The Five Hallie Rubenhold

Resenhas - The Five

1 | 2 | 3 | 4 | 5

laiscunhaf 14/02/2024

Imortalidade a quem merece
"A perda destas cinco vidas é claramente uma tragédia. Você pode ver com certa aversão o estilo de vida das envolvidas. Quaisquer que sejam as drogas que elas usaram, qualquer que seja o trabalho que elas faziam, ninguém tinha o direito de fazer mal àquelas mulheres, muitos menos de matá-las."

Este livro é um trabalho jornalístico muito bem elaborado, as informações são passadas com embasamento, com comprovações. E quando não temos essas comprovações, Rubenhold deixa claro que o que está sendo dito são suposições.

Além disso, foi cumprida a premissa do título e da introdução, não dando foco algum ao assassino. Afinal, ele foi um criminoso horrível, não deveria ter atenção, muito menos fãs, como vemos por aí.

A maior conclusão que tirei deste livro é como era o próprio inferno ser mulher nessa época, as opções de conseguir dinheiro, a vulnerabilidade sofrida, os abusos e desrespeitos. Todas elas sofreram tanto, para no final terem seus nomes associados a "apenas prostitutas", no intuito claro de invalidar a vida delas, visto que estamos falando de 1888.

Pensando por esse viés, deixo aqui minha reflexão: será que os investigadores e policiais fizeram isso para tentar minimizar os crimes, e assim diminuir a incompetência deles mesmos por não conseguirem descobrir a identidade do assassino?

[2024]

Jessica 08/01/2024

Halle traz um livro em formato de documentário contando sobre a vida de 5 mulheres que tiveram suas vidas tiradas tragicamente. Através de pesquisas em jornais, autos e depoimentos coletados na época, na autora traz uma obra rica em detalhes.

Na época, essas mulheres foram consideradas como prostitutas, porém não é o que a história dela conta. Elas eram mulheres e tinham uma vida. Eram mães, esposas, irmãs e filhas. Onde devido as condições em que viviam foram rotuladas, sem ao menos poder se defender.

A vida dessas mulheres não foi fácil e a levaram a fazer escolhas ou mesmo por conta da sociedade na época, não serem aceitas. O que nos traz para a nossa realidade, onde há tipos de preconceito ainda sobre a mulher, misoginia e violência.

Não irei me prolongar para não dar spoiler, mas se gosta de true crime e leituras com fatos históricos, recomendo.

Rafa 27/11/2023

Mais que vítimas: humanas
As mulhetes assassinadas por Jack, o estripador, sempre foram contadas como prostitutas e, adivinhem, mem todas eram!

Este livro, além de trazer a tona a humanização das vítimas ao invés da glorificação de um assassino (o que infelizmente é AMPLAMENTE feito hoje em dia), traz a história pessoal de cada uma, pessoas e como viviam seu cotidiano na Londres em 1800.

Basicamente, o livro retrata toda a dinamica de uma era, seja por leis, costumes, hábitos e, o principal de todos: o pensamento. A época em que ocorreram os crimes, é de se esperar que agissem de maneira retrógada, levando a pensar que uma mulher andando a noite na rua desacompanhada significava que estava se prostituindo.

Foi muito legal imergir na era vitoriana dessa forma, e mais ainda, imergir na bida dessas mulheres que, por muito tempo, ninguém nem soube seus nomes.

Uma reparação histórica e um retrato muito cuidadoso do passado, achei muito bom.

Maria V 06/11/2023

Enaltecido pela mídia, Jack Estripador é lembrado por livros, filmes, jogos e até excursões. E enquanto o foco e o glamour ficam no assassino, suas vítimas são menosprezadas pela história.

Ao detalhar a vida na sociedade londrina do século 19 percebi como os conceitos que temos hoje (midiaticamente) desse período são tão generalistas e limitados.

Uma coisa que fica bem clara ao longo de The Five é que cada uma das mulheres assassinadas não foram apenas vítimas de seu assassino, mas também de uma sociedade que não às amparavam e na qual eram constantemente diminuídas e maltratadas. Se hoje ainda vivemos em uma sociedade extremamente misógina, imagina a 130 anos atrás.

Todas elas tiveram uma vida repleta de micro e macro violações, de diferentes tipos de violência e essa talvez seja a parte mais assustadora dessa história.

Esse era um dos livros que eu mais ansiava por ler e cada momento com ele foi incrível e devastador. É uma leitura que recomendo a todos sem exceção.

Bruna 04/11/2023

Livro de história sobre a época vitoriana
Levei meses para terminar de ler esse livro. Não que seja um livro ruim, longe disso, porém ele é mais para um livro científico onde narra como era (terrível) a época vitoriana. As informações sobre as mulheres assassinadas são apenas suposições, já que naquela época o sexo feminino não era nem tratado como ser humano. Por esse motivo para mim foi uma leitura arrastada, e tudo do mesmo nas 5 histórias, mulheres sofridas, que se entregam ao álcool e tentam sobreviver a Londres.
A conclusão da autora é a melhor parte do livro, pois ali ela expõe de forma resumida o livro inteiro, com uma
narrativa mais atual.

Maddu Bookstan 31/10/2023

Todo mundo deveria ler !
Apesar de não ser acostumada a ler biografias, quando vi esse livro, soube que precisava lê-lo. O livro é como um trabalho de conclusão de curso (TCC) numa pesquisa toda baseada nas vivências da época, na vida das mulheres em si e nas informações sobre elas que foram apagadas do mundo graças a importância que as pessoas dão aos assassinos.
Apesar dos relatos serem contados, à medida que você lê e a pesquisadora afirma que tal pessoa foi confrontada, é possível, aos leitores que são mais chegados a histórias, imaginar que a autora pudesse mesmo ter entrevistado essas pessoas que faleceram a tanto tempo, é uma pesquisa mágica.
Particularmente, Elizabeth foi quem mais tocou meu coração, em sua história eu tive vontade de abraçá-la e salvá-la de uma vida tão difícil e da morte. Apesar disso, polly, Kate, Mary Jane e Anne também mereciam o mundo. Além de ver a vida das vítimas, o livro também chama atenção para as condições precárias que havia na era vitoriana, ele traz uma realidade crua que acaba com aquela coisa romantizada nos filmes e nos livros de romance. É incrível.

Jéssica 28/07/2023

Um assassino que virou celebridade
É repugnante pensar que pessoas se fantasiam de Jack, que existem muitas referências à esse monstro. Enquanto as vítimas foram apenas retratadas como prostitutas que mereceram morrer e que deveriam agradecer por terem feito parte dessas 5 vítimas. O machismo e as referências do século XIX de como tratar uma mulher infelizmente ainda vive entre nós.
O livro é sensacional, traz à vida toda trajetória dessas 5 mulheres e mostra que elas eram filhas, esposas, mães e companheiras e que desde o nascimento já foram desfavorecidas na vida simplesmente por serem mulheres.
Foram guerreiras!
Super recomendo!! 10 estrelas ?
Tonco.books 29/07/2023minha estante
????

Luiza Sant'Ana 21/06/2023

Maravilhoso e dolorido
Li esse livro fascinada com a história e ao mesmo tempo com o coração apertado pelas mulheres. A história de Annie em especial me marcou a ponto de sonhar com ela de noite. Leiam, vale cada segundo de leitura.

Selkie 08/06/2023

The Five
"As vítimas de Jack, o Estripador, nunca foram ?apenas prostitutas?; elas eram filhas, esposas, mães, irmãs e companheiras. Elas eram mulheres. Elas eram seres humanos e, certamente, isso basta."

Esse livro retrata a vida das cinco vítimas canônicas de Jack Estripador. A autora fez uma pesquisa completa sobre cada uma delas desde sua infância até a noite de suas mortes. Tudo de forma respeitosa e contemplativa, tentando compreender seus sentimentos, pensamentos e medos que nunca tiveram a chance de serem ouvidos.

Foi uma ótima leitura. Confesso que demorei muito para ler por não conseguir engatar na leitura mas fico feliz por ter lido até o final. O que eu gostaria de ressaltar foi uma afirmação da autora que nunca me passou pela cabeça. Jack se tornou uma lenda, um personagem da cultura pop que muitos chegam a admirar por sua inteligência que o deixou impune. Mas ao fazerem isso, simplesmente ignoram as vítimas e tudo o que elas foram.

Bruna 04/05/2023

O livro tem uma sensibilidade impressionante se tratando de uma história real sobre os assassinatos. A forma como a autora conta a história da vida de cada uma das mulheres, lembrando da essência da humanidade delas e todos os desvios que levaram cada uma delas até Whitechapel é muito respeitosa, nunca em um lugar de julgamento. Tive um pouco de medo que ela acabasse se demorando nos assassinatos em si, com descrições fortes e todo tipo de coisa, mas esse é o assunto de menos destaque. Cada uma foi lembrada por quem era.

Angel 02/04/2023

Uma história triste!

Mas importante para conhecermos que foram as vítimas do Estripador e desmistificar a história de que eram prostitutas e que por isso foram punidas.

Prycilla0 26/03/2023

Uma leitura necessária, as 5 vítimas, foram mulheres pobres da classe trabalhadora, mães, tiveram maridos ou companheiros, com exceção de Mary Jane, a última vítima, de quem pouco se sabe, mas que tudo aponta precisou se prostituir. A vida para essas mulheres além da pobreza, era cheia de preconceito, misoginia e de uma sociedade vitoriana que as via como supérfluas.
Elas não tinham perspectivas para uma vida melhor, eram educadas para se tornar empregadas e submissas. Lei não existia para ajudar essas mulheres se por acaso seu marido morresse, ou quando eles abusavam delas, a única opção foi procurar ajuda nas ruas, e por isso foram "tachadas" de prostitutas. Livro bem complexo que mostra a tristeza que foi a vida de cada uma das vítimas, e não a grandeza que foi o assassino que até hoje é venerado por muitos.

Viviane 13/03/2023

Aqui vamos conhecer as cinco vitimas de Jack o estripador, narrada com mais detalhes sobre cada uma das vítimas.

Kellys 08/02/2023

5 vidas ceifadas da existência, por motivo torpe desejo de matar, 5 mulheres se tornaram apenas histórias piadas, 5 mulheres que foram diminuídas e ridicularizadas pela sociedade mulheres injustiçadas mesmo depois da morte, 5 mulheres que não podem se defender das palavras que as atacaram mesmo dentro de caixões
Polly
Annie
Elizabeth
Kate
Mary Jane

Todas tinham muitos pontos em comum já precisam dormir na rua, bebiam muito talvez pra esquecer de uma vida que tinham porém não se orgulhavam de estar onde estavam, todas perderam alguém querido, todas se frustraram com a vida, e todas foram dadas como mulheres da vida.

Após a suas vozes se calarem poucos falaram por elas, poucos a defenderam, mas também poucos sabiam das suas histórias poucos sabiam pelo que elas já haviam passado, amores destroçados, famílias acabadas.

Ainda sim isso não dava o direito de serem feitas de escória, de serem tiradas o fôlego da vida, e o seu assassino que desconhecido pra elas fui a última imagem vista por aquelas mulheres.

Uma história forte, tocante, revoltante e triste. Uma leitura de impacto e com um pesar tão grande.

Rita363 05/02/2023

Incrível!
O livro já me pegou nas primeiras páginas, achei a escrita da autora bastante fluida, o que não é tão comum em livros desse tipo. Gostei bastante dos detalhes históricos sobre a Londres da época, sobre como as coisas funcionavam para a classe trabalhadora, especialmente para as mulheres. Acho essa leitura indispensável para os fãs de true crime, porque mostra uma abordagem bem diferente. Se você espera ler sobre os detalhes sangrentos dos crimes, isso você não vai encontrar, mas sim um panorama sobre a vida das vítimas com a riqueza de detalhes possível devido a muito do conteúdo dos inquéritos ter se perdido ao longo do tempo. Enfim, trabalho incrível da autora, merece muito mais reconhecimento. Só um detalhe, a edição tem alguns errinhos, mas eu não prejudicam em nada a experiência.

1 | 2 | 3 | 4 | 5