A Morte de Daomé

A Morte de Daomé Carol Camargo

Resenhas - A Morte de Daomé

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Alline 21/04/2024

Misto de admiração e angústia
Qualquer coisa que verse sobre a escravidão me atinge em lugares muito sensíveis, mexe muito comigo. Uma angústia, um sentimento de impotência, de desgosto com a humanidade, um asco...
Apesar desse incômodo, o conto é muitíssimo bem trabalhado, sensível e percebe-se todo o estudo e respeito em cada página.

Mirelle56 02/02/2024

Eu decidi que esse ano eu daria oportunidade para leituras de ficção, de culturas diferentes, de lendas e cultos populares de outros povos. Eu não estava dando nada por esse livro, e ele simplesmente entregou TUDO. Eu sempre tive muita curiosidade sobre o que cultuava o povo negro antes de serem corrompidos pelos europeus e pelo catolicismo, essa história deu uma boa amostra.

I L Oliveira 22/01/2024

Recomendo a leitura!
Conheci a história através do audiobook do skeelo e eu gostei bastante desse conto, e da narração e efeitos sonoros impecaveis do ebook no skeelo. A história é bem rápida de ser lida, ouvi o conto inteiro enquanto treinava, mas nem por isso ela deixa de ser profunda. A autora é pesquisadora acadêmica de movimentos migratórios africanos então não é de se estranhar o conto ser justamente de uma comunidade que foi invadida por colonizadores que caçaram povos nativos a fim de escraviza-los. Essa história é um retrato breve, mas poderoso, contado sobre a perspectiva de uma guerreira amazona que teve sua vida interrompida por conta dos colonizadores que se achavam superiores por sua cor de pele e comentaram todas as atrocidades já conhecidas por todos. A autora foca na cultura, religião e na luta de todos os negros que foram escravizados e estavam no navio negreiro. Vale a pena a leitura.

Joceli 14/01/2024

Meu Deus como eu odeio tráfico humano
Na verdade, quando eu leio esse livro a vontade é que todo mundo que se beneficiou da escravidão direta ou indiretamente sofra mt :)

Hoje tem gente gastando um carro popular numa bolsa, porque a família ?que trabalhou muito pra construir um patrimônio? fez parte de tudo isso???

Gabii Bilk 30/12/2023

Queria mais
Uma história de uma mulher que está sendo treinada para ser uma guerreira de seu povo e como isso não ocorre como todos esperavam.

A história é poderosa, pesada em alguns quesitos e te deixa querendo mais, queria mais alguns capítulos e detalhes, renderia uma história bem longa com esse fim aí, gostei muito.

Virlanna1 23/12/2023

Eu ouvi o audiobook e
AMEI!! A história é forte, é emocionante e faz arrepiar. Eu amei. E os efeitos que botaram no audiobook melhoraram ainda mais a história.

Ianara8 03/12/2023

Incrível
Uma leitura rápida, mas muito necessária. A forma como a autora junta o contexto com fantasia é muito bem colocado. Os elementos culturais, a descrição dos acontecimentos e sentimentos, tudo é muito bem escrito. Impossível não se emocionar

Ann4lvess 21/11/2023

O livro em si é bom, porém o livro tem partes meio "sem pé, sem cabeça", sabe? Completamente aleatório.

Diana 09/11/2023

’A morte de Daomé’ traz elementos da cultura afro em conto fantástico
A morte de Daomé, da gaúcha Carol S. Camargo, é uma chuva de verão em um dia de calor extremo. Trata-se de um conto apenas, mas com uma premissa que me deixou com vontade de quero (muito) mais. Ouvi pelo Skeelo, então devo elogiar também a narração, que acrescentou efeitos sonoros e a cadência perfeita para a história.

Nesta obra, Lisha está sendo treinada para entrar no temido exército de guerreiras de Daomé, porém, antes da sua iniciação, seus planos são interrompidos por contrabandistas que invadem o reino em busca de escravos. A ação começa cedo e Lisha me cativou já nas primeiras decisões, em busca de salvar a família.

Cativa em um navio para uma terra desconhecida, a personagem precisa fazer sacrifícios e consegue a importante ajuda de loas - as divindades vodu que protegem seu povo. A liberdade é uma expressão bem abstrata nesta obra, mas a vingança que gostaríamos de sentir minimamente vem.

Carol traz um conto de fadas clássico com elementos da cultura africana que merecem a própria ambientação. A narrativa é fluída e o desfecho certeiro. Já estou ansiosa para conhecer outros trabalhos da autora.

Rafaela.Scher 04/11/2023

Este livro é incrível e emocionante, você sente todas as emoções na pele, como se estivesse no livro

huntero 03/11/2023

Lista vive em Daomé desde que nasceu com sua mãe e irmão. E quer servir a sua tribo com todas as suas forças. Mas homens vão tirar a paz de seu povo e muitos vão pagar por estarem lá na hora errada.

@vanessachrisostomo 03/11/2023

Não me chamou a atenção
Nesse audiobook bem curtinho, conta a trajetória de Lisha, sendo treinada para entrar para o exército de guerreiras de Daomé.

ephemelis 26/10/2023

Quando peguei o audiobook eu nao sabia que seria um conto bem curto, achei que seria um livro extenso com muitos elementos narrativos complicados, mas apesar disso é bem legal e tem acontecimentos bastante grandiosos

Laiza.Mafra 12/10/2023

Um conto lindo sobre um povo forte lutando pela liberdade. A escrita é fluida e envolvente. Uma pena que são poucas páginas, eu adoraria ler mais dessa história.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6