A Morte de Daomé

A Morte de Daomé Carol Camargo

Resenhas - A Morte de Daomé

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Cicin 13/04/2021

Ao olhar para capa, fiquei curiosa com a história, comecei a ler sem saber o que me esperava. O conto tem uma narrativa que de prende desde o primeiro momento, e que conta muita coisa, além de passar uma mensagem, nessas 35 páginas.

Fernanda 12/06/2022

Que conto!!
Fiquei impressionada de encontrar uma trama tão forte, profunda e intensa em tão poucas páginas. Os elementos religiosos, culturais e ancestrais foram muito interessantes de (re)conhecer nesse conto??
Amei conhecer a escrita da autora e estou ansiosa para conhecer outros trabalhos dela.

huntero 03/11/2023

Lista vive em Daomé desde que nasceu com sua mãe e irmão. E quer servir a sua tribo com todas as suas forças. Mas homens vão tirar a paz de seu povo e muitos vão pagar por estarem lá na hora errada.

Jessica Sena 25/05/2021

Uma leitura necessária
Uma história que faz pensar, faz doer, faz sentir. É tão inacreditável que tantas pessoas passaram por situações assim, de serem sequestradas, torturadas e mortas, simplesmente por serem quem são, pela cor da pele. E revoltante saber que ainda acontece tanta coisa abominável, todos os dias, o racismo sempre matou, e vai continuar matando, enquanto não houver justiça. Esse livro precisa ser lido. Apesar de tudo, é uma história bem escrita, com elementos fantasiosos e muito inspiradora.

jul¡a 10/05/2021

é muito bom omg
eu amei a escrita dele é tão boa sabe, me deu uma paz incrível
confesso que me confundi uns nomes mas enfim KKKKKK
eu achei que passou uma vibe "antiga", não do tipo de época mas do tipo histórico, meio era dos descobrimentos onde ainda tinham escravos etc e eu me senti tão bem juro amei muito!!

Amanda.Riselli 01/02/2023

Sobre A Morte de Daomé
#4ªDeContos

Mais um conto da Increasy que me conquistou completamente! Com uma escrita envolvente e tocante, Carol Camargo nos apresenta o reino de Daomé, onde vive Lisha - uma garota que está sendo treinada para entrar no temido exército de guerreiras do rei, composto por mulheres respeitadas por todos e tão mortais cuja reputação ultrapassa as fronteiras. Lisha ainda não tinha passado pela cerimônia que lhe daria oficialmente o título de amazona de Daomé, mas isso era apenas uma questão de tempo. Porém, numa noite de tempestade, tudo muda quando contrabandistas invadem a vila e capturam vários de seu povo para serem levados em navios negreiros e escravizados em longínquas terras desconhecidas. Agora, em pleno alto mar, Lisha terá que unir forças junto ao príncipe Balogun e a amazona Faizah para conseguirem a liberdade de volta.

Não faziam ideia de que uma mulher de Daomé era treinada para lutar até a morte. Ela era a morte.

É impossível não se comover com todo horror e caos impostos ao povo de Daomé devido a essa brutal invasão, além dos maus-tratos e condições desumanas com que os prisioneiros foram submetidos durante a viagem de navio. A gente sente na pele todas as dores e sofrimento e sangra junto com os personagens diante de tanta crueldade. Eu fiquei bastante admirada com a persistência e resiliência do príncipe Balogun e com a força e valentia de Lisha e Faizah - armadas principalmente da própria coragem e sede de justiça. E na torcida para que o motim obtivesse sucesso, mudando os caminhos de toda tripulação.

Além das batalhas, a trama também é enriquecida com a presença de dialetos africanos, espíritos ancestrais e divindades cultuadas pelos povos dessa terra e traz um pouco de como se dão os treinamentos das mulheres que querem se tornar futuras amazonas.

O desfecho é surpreendente e satisfatório, provando que a nossa liberdade começa quando a gente deixa de ter medo!

Janaína 16/05/2021

Luta e resistência desde sempre.
Essas poucas páginas nós dá um panorama da cultura da região tratada na história e também trata do tráfico negreiro. É uma história fictícia que trata da realidade. Um bom livro pra introduzir essas questões (escravismo, tráfico, cultura e religiosidade Daomé).

hadley1 14/07/2022

conto rápido e reflexivo
Comecei a leitura sem grandes expectativas mas a cada página ficava envolvida com a estória.
Esse conto é extremamente fluido, abordando um pouco da cultura africana, e assuntos importantes como racismo e desigualdade.

Dani 06/05/2021

De doer o coração pensar em tantas mortes e sofrimento do povo negro.
E pensar que essa luta ainda tá longe de terminar...
" A liberdade de um homem é um dos seus maiores bens, tire isso e não sobra mais nada..."

Ianara8 03/12/2023

Incrível
Uma leitura rápida, mas muito necessária. A forma como a autora junta o contexto com fantasia é muito bem colocado. Os elementos culturais, a descrição dos acontecimentos e sentimentos, tudo é muito bem escrito. Impossível não se emocionar

Lari Guimarães - @lendocomanatureza 06/12/2022

Não esperava nada, mas entregou absolutamente TUDO!
Eu não conhecia ainda essa autora, nem tinha visto ninguém falar dessa obra, por isso estava sem expectativas antes da leitura e fui na fé pra ver o que ia dar. E deu bom!

Eu comecei e parece que a leitura voou! Essa obra é diferente de tudo que eu já li, amei demais a protagonista e a força dos personagens. Uma ficção fantástica nacional que entrega tudo e precisa ser mais reconhecida, assim como a autora, que agora eu já sou fã!!

Lorrane 03/05/2021

Comecei a ler por um desafio de "um conto nacional por dia", não dava nada pela história, mas o enredo e narrativa te prendem. E o "plot twist" no final foi digno demais para a personagem.

@emcadacapa 25/05/2021

MARAVILHOSO
Reindo de Daomé, Africa Ocidental. Lisha sonha em ser uma amazona do palácio. Porém em meio ao som da tempestade há algo de errado acontecendo, o Principe está gritando, todos correndo? Daomé está sendo atacada.

Um conto de 35 páginas, mas que carrega uma mensagem gigantesca. Carol Camargo consegue prender o leitor na história de forma impressionante.

A Morte de Daomé fala sobre escravidão, sobre liberdade, sobre a religiosidade africana e sobre tantas coisas que apenas lendo para conseguir entender. Traços fantásticos dentro da triste história do racismo violento na época dos navios negreiros... Mais um conto favoritado!

Gabizoca 18/03/2021

Amei
A única razão de eu ter ficado triste é de ter acabado. Que livro precioso, a história envolvente e merece destaque. A personalidade da guerreira se manteve superficial, por mais que ela seja uma protagonista forte não teve tanto aprofundamento, porém todo o ambiente externo foi muito bem construído.

Queria uma continuação do mesmo universo, com o foco em outro personagem principal. Acredito que seria formidável se transformasse em um série de contos.

Lílian 23/04/2022

Um conto que tinha potencial pra um livro
Geralmente eu reclamo dos livros que poderiam ser só uma novela, um conto, ou ter umas 200 páginas a menos.
Não é o caso deste, que é um conto, mas tem tantas brechas a serem exploradas sobre a cultura do antigo reino do Daomé, a autora poderia trazer introduções/explicações mais profundas sobre os zangbetos, as Amazonas, o processo e fato histórico de como o Daomé (atual Benim) participou desse processo, da luta dos escravizados... Enfim, são escolhas de quem escreve e percepções de quem lê.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6