Intolerância religiosa Sidnei Nogueira

Resenhas - Intolerância Religiosa

Carla.Cerqueira 16/12/2023

Leitura necessária
Todo brasileiro tinha que ler. É muito forte, revelador e da esperança de que um dia podemos ter uma sociedade mais empática.

Karoline141 05/10/2023

Boa leitura!
O autor deste breve livro é um líder religioso do Candomblé, que aborda discussões cruciais relacionadas à Intolerância Religiosa. Conforme destacado pelo autor, no contexto brasileiro, a intolerância é mais acentuada em relação às religiões de matriz africana, e isso não é mera coincidência; podemos, portanto, falar em Racismo Religioso.
Apesar de alguns momentos de divagação ao longo da leitura, o livro oferece uma visão abrangente do Candomblé, ressaltando a importância de adotar uma perspectiva afrocentrista. Além disso, conclui destacando o potencial das epistemologias presentes em religiões como a Umbanda e o Candomblé. A figura de Exu e a encruzilhada desafiam os paradigmas ocidentais.

Bru 10/08/2023

Leitura necessária para conhecer ou ampliar conhecimento sobre a história das religiões afro-brasileiras, ou as chamadas das comunidades tradicionais de terreiros (CTTo).

Traz dados que facilitam o entendimento.

Essencial!

Sel 12/07/2023

Letramento racial
A conclusão do livro foi surpreendente para mim. Trouxe um ponto de vista que ando procurando há muito tempo. Uma nova possibilidade de viver no mundo.

Carol 23/05/2023

Estímulo à reflexão
Sidnei Nogueira faz uma análise espetacular sobre intolerância religiosa, em um momento marcado por diferentes níveis de confrontos e desrespeitos pelas diferenças.

Este livro e o "Crer ou não crer", do Padre Fábio de Melo e Leandro Karnal, se complementam. O mesmo ocorre com o livro "Sociologia das religiões", de Jaen-Paul Willaime. A análise é críticas dos autores desses livros focam em diferentes pontos que nos fazem refletir sobre nossa realidade e nossas crenças e se completam.

Não devemos nunca ficar em apenas um tipo de análise, reflexão. É muito importante ler texto maravilhosos, como esse do Sidnei Nogueira, para ampliar nosso conhecimento.

Elba.Fernanda 18/05/2023

Um livro muito bem escrito com inúmeros dados que comprovam as teorias apresentadas pelo autor. Excelente leitura para quem busca mais conhecimento sobre os motivos que levam à intolerância religiosa, principalmente em relação às religiões de origem africana.

skuser02844 17/05/2023

Fatos e dados
Um livro científico, baseados em dados, acontecimentos ao longo da história, ele traz um pouco das religiões de matriz Africana, em especial o candomble. A partir dele é possível se aprofundar mais, ele proporciona um norte.

Thayane28 07/02/2023

Ótimo livro para iniciar o estudo do tema
Esse livro no formato de bolso é excelente para nos introduzir na temática da intolerância religiosa bem como traz a luz a discussão do racismo religioso, tão evidente hoje nos debates políticos.

Sucinto, atende aquilo que propõe.

Mila 21/01/2023

Intolerância religiosa
Hoje no dia 21 de janeiro dia de combate a intolerância religiosa, conclui e aqui estou a refletir sobre o quão religiões de matriz africana é perseguida no Brasil, o que se sabe é que toda e qualquer atividade desenvolvida por negros é vista como impura. Dentro da religião temos perseguição a pessoas de santo, terreiros invadidos, destruidos e incendiados. Não se vê por aí pessoas de outros cultos serem agredidas e mortos, o nome disso é intolerância e preconceito.

Bibliotecadabri 19/12/2022

Intolerância religiosa
Sidnei Nogueira apresenta em seu livro "Intolerância religiosa" um histórico da intolerância religiosa no Brasil, discutindo acontecimentos importantes da história da humanidade marcados pela dominação religiosa, como o Império Romano, Idade Média e Nazismo. A partir disso, o autor discute esse conjunto de ideologias e atitudes ofensivas a crenças, rituais e práticas religiosas consideradas não hegemônicas.
Nós somos criados nessa lógica racista da branquitude que criminaliza o diferente e, mais especificamente, o negro. Tudo aquilo que vem da cultura negra ou indígena é identificada como algo negativo, marginalizando esses grupos na tentativa de apagar a história e marca desse povo. Racismo é crime e intolerância religiosa também. E, nós últimos quatro anos, observamos um movimento de criminalizar o diferente, de crimes de ódio.
O livro, que além de ser pequeno tem uma leitura simples, abre o olhar diante desse contexto e nos faz repensar vários conceitos que são formados desde a infância. Precisamos de uma educação antirracista para tentar modificar as estruturas.

Levi_Motta 12/10/2022

Bom pra começar
Como eu ainda não estudei tanto a questão da intolerância religiosa, eu achei um excelente livro introdutório. Vou usar ele como base para estudar outros, vai ser muito útil.

Gabriel1994 04/10/2022

Sempre panfletarei as obra da coleção feminismos plurais pra todos, pois sinto que são extremamente necessários.

Se aprofundar em debates como esse faz com que nossas discursões e opimos sejam mais leais mesmo. Indico muito o livro.

Antonio Gonçalves 22/05/2022

Mais uma obra importantíssima da linha feminismos plurais. Sidnei Nogueira, neste livro, desmitifica a ideia de intolerância religiosa quando tratado da religião de matriz africana, impondo o racismo religioso como demarcador principal, sendo o termo que melhor responde a ideia de "intolerância" sofrida pelas religiões não hegemônicas; com isso, vai dando corpo e uma lógica centrada para aquilo que a sociedade, hoje, conhece por "intolerância religiosa", o que seria esse tolerar? Por que o correto é dizermos racismo religioso? São essas e outras perguntas/dúvidas que serão respondidas por Sidnei, afim de trazer um esclarecimento para que seja implementado politicas que visem de fato a problemática preponderante da nossa sociedade.

"Um espaço de existência, resistência e (re) existência" .

Amanda 10/03/2022

Espetacular
Diante de tanta ignorância que estamos vivendo num país com uma diversidade cultural tão vasta, compreender a Intolerância Religiosa reforça ainda mais nosso dever, enquanto ser humano, de lutar (por) e respeitar a crença do outro. Livro maravilhoso e necessário! ?

V i c t o r y 04/02/2022

Leitura bem essencial, nos apresenta os significados, as crenças, desconstrói pensamentos antes colocados...