Fora de Mim

Fora de Mim Martha Medeiros

Resenhas - Fora de Mim

rafa moreno 30/12/2010

Angustiantemente bom.
Um livro de mulher pra homem. Adorei a maneira como a personagem narra sua vida como numa carta para o ex-homem da sua vida. O leitor se sente responsável por toda a dor e sofrimento dela, mas consegue compreender o luto e acompanha toda e nenhuma recuperação.
Eu, como homem, aprendi muito sobre como as mulheres vêem um relacionamento e um término. Acreditem são visões completamente diferentes, mas muitas vezes o sentimento é o mesmo.
Esse livro me dá vontade de amar, só pra ter ciúmes, só pra fazer surpresas, pra terminar e voltar, quero amar novamente.
Josi 14/06/2020minha estante
Nossa, fiquei com vontade de ler. Obrigada pela resenha e pela empatia!

Jessica 29/05/2022minha estante
Começando já com expectativas boas ?

Eriane0 24/02/2023minha estante
Estou lendo pela segunda vez após uns anos e olha está doendo bem mais do que eu me lembrava, acho que com a idade e amadurecimento conseguimos enxergar novos pontos que antes não enxergava.

claudioschamis 13/02/2011

Martha Medeiros que conheci pessoalmente na ocasião da noite de autógrafos do livro "Fora de Mim" é um encanto de pessoa. Simpática, coridal e sorridente.

"Fora de Mim". O que falar desse livro? Lembro que quando li postava no Facebook alguns trechos que mexeram comigo de alguma forma. Confesso que quando me dei conta ia acabar transcrevendo o livro quase que por inteiro. Como pode isso? Martha conseguiu essa façanha. Claro que escrevi para ela contado isso e até a "acusando" de ter invadido a minha mente e lido várias passagens que ela usou em seu livro. Como assim? Melhor comer assado.

Martha conseguiu nesse livro falar justamente o que eu e o que muitas pessoas sentem quando se trata de relacionamento. É impressionante. Situações, ações, pensamentos, tudo é viável, nada é inventado. Nada é impossível. Que atire a primeira pedra quem NUNCA passou por algo assim, ou quem NUNCA, agiu ou pensou assim da maneira que Martha relata.

Um livro pequeno, são só 131 páginas que valem por 700. Tudo na medida certa. E não pensem que se lê o livro em um dia. Pode-se até ler, mas esse livro, pelo menos no meu caso, foi degustado, lido lentamente. Como se a cada parágrafo - em alguns casos - ou capítulo, tivessemos que parar para refletir, analisar, nos refazer da porrada levada. Diria até que é uma terapia, só não tem o divã.

É um livro que te deixa realmente como o título: "Fora de si".
oleitor 26/11/2012minha estante
Quando estava indo para Paraty e esperava o ônibus na rodoviária, resolvi passar na livraria e comprar um livro. Comprei o Montanha Russa da Martha Medeiros e gostei tanto que na volta resolvi comprar mais um exemplar para dar pra minha amiga que nunca tinha lido nada dela, mas que adorou igualmente.

claudioschamis 27/11/2012minha estante
Vou começar uma promoção no face na minha página (Viciados em Livros) que vai sortear o livro que ela vai lançar essa semana.

Thainá @thaii.limab 30/07/2022

"já admito que não é necessário estar apaixonado em todas as etapas da vida, desde os 14 até os 99 anos. paixão é a força motora que justifica nossa existência, mas a perseguição desenfreada por esse privilégio nos torna dementes, viramos parasitas de uma obsessão. (...) claro que é excelente ter com quem compartilhar nosso erotismo, desejos, gargalhadas, mas não é preciso se sentir incompleta na falta desse alguém."

vic 23/08/2021

Uma mulher real com dores reais
?Fora de mim? narra sobre a percepção de uma mulher após o término de seu casamento de 16 anos, a dor da separação, a redescoberta pessoal, superação e reflexões sobre o que seria o amor.

Jitirana 21/04/2020

Mergulhando no universo feminino
Fora de mim
Martha Madeiros

Depois de muitas indicações resolvi ler Martha Madeiros
Escolhi "Fora de mim" por ser um livro leve e de fácil compreensão.( Disseram-me)
Pensei: mamão com açúcar
Se vou começar Martha que seja com uma leitura bem leve realmente
Povo!!!
Só n desisti nos 10% da leitura pq meu marido que é muito comprometido com leitura
me aconselhou a dar uma chance pelo menos de 50%
Sério, em qualquer outra ocasião eu teria levado de boa.
Mas considerando nosso estado atual e minha busca em fugir da realidade,
foi impactante demais.
Além das preocupações atuais me vinham enxurradas de neuroses antigas.
E lá estava eu imersa na leitura com todas as dores e aflições que ela me mergulhava página a página.
O livro é realmente muito bom
Martha usa muito bem as palavras ao dar voz à dor e tantos outros sentimentos que só sentimos e muitas vezes n sabemos nem seu nome.
Ele nos proporciona um mergulho em nossas dores e confusões mentais tão comuns em nosso universo feminino.
Fim das contas
Amei a leitura

Luiza.Andrade 01/04/2021

Luto de um amor
Me redimindo depois de uma crítica. Valeu essa leitura de Martha Medeiros, muito boa.
Uma mulher sobrevivendo a todas as fases de um luto amoroso até se reencontrar a si mesmo. Quem nunca?

Lizi 01/02/2014

De perder o fôlego!
Quando falo perder o fôlego, tô falando em sentido literal. A escrita afobada, precisa e quase sem pontuação (que demonstra o desespero da personagem)me fazia virar uma página por minuto e sentir quase o mesmo desespero que ela. ''É a história de uma mulher muito centrada, que se vê às voltas com um romance inesperado, com um homem impulsivo, aventureiro e explosivo.''
O livro transmite perfeitamente a mais agonizante dor e desespero de sofrer por amor. A narrativa dos momentos dela sozinha em casa e tudo o que ela pensava, até mesmo a parte de pegar a escova de dentes dele, que seria cômica se não fosse tão triste. Livro profundo e excelente.

Wilderlane Oliveira 15/11/2020

Um livro profundo que pode desencadear gatilhos em quem já passou pelos processos de separação, amores mal resolvidos e relacionamentos abusivos. Superar essas questões não é fácil, porém possível. Temos que nos reencontrar para evitar ciclos viciosos. O livro retrata todas as nuances de dor, dúvidas, incerteza e superação.

Nanda 19/01/2015

"É a pior morte, a do amor"
“Nunca sofri um acidente de avião, mas já ouvi relatos de sobreviventes. Eles percebem a perda de altitude, a potência enfraquecida das turbinas, o desastre iminente, até que acontece a parada definitiva da aeronave e ouve-se um barulho fora do normal...Então, após o estrondo, sobe do chão um silêncio absoluto. Por alguns segundos, ninguém fala, ninguém se move. Todos em choque. Não se sabe o que aconteceu, mas sabe-se que é grave. Alguma coisa que existia não existe mais.”

E foi assim que Martha Medeiros me conquistou logo no primeiro livro...com esta descrição no início do livro em folhas acinzentadas e letras brancas que me fizeram ler praticamente sem respirar. O trecho acima que descreve o momento da queda de um avião, na verdade se remete aos instantes que antecedem o fim de uma relação e as sensações iniciais que o rompimento provoca. E Martha escreveu as 131 páginas com a propriedade de quem já viveu esse momento. E não há nada como ler um livro ou ouvir uma música e sentir a verdade em cada palavra.
Marcia 08/05/2017minha estante
Super indico. Alias sempre dou de presente aos amigos que necessitam. ..fases....muito bem descrito e comparado ????------______fim #amoresmorrem

Marcia 08/05/2017minha estante
null

Anna Laitano 29/06/2013

Mais um problema de expectativas
Sempre ouvi muitas pessoas falarem sobre os livros desta autora, então nutria uma curiosidade por conhecer-la. Um dia, topei com uma oferta e decidi dar uma chance. Pena que o resultado foi decepcionante.

Em Fora de mim temos uma mulher recém-separada que passa pela obsessiva negação, raiva, depressão e todos os outros sintomas de um fim de relacionamento. O livro é basicamente um monólogo, a maior parte se passa nos pensamentos e devaneios da narradora, tendo poucos diálogos. Também é dividido em três partes, das quais, para mim, a primeira foi a pior. O problema é que a protagonista é irritante.

A ideia é boa, e por estarmos vendo a situação pelo ponto de vista da narradora, poderíamos ser cativados por suas emoções, mas ao invés disso me senti irritada e perplexa. Ela é obsessiva, fraca e chega a um estado tão lamentável em alguns momentos, que tive vontade de fechar o livro e desistir. Acho que as mulheres já são suficientemente vistas como as que sofrem e se descabelam com o fim do relacionamento, e por mais que a história retrate uma parte realmente existente das população feminina, não deixa de ser um pouco degradante. Quero dizer, em um momento ela chega ao ponto de ficar cheirando a escova de dente que o ex-marido deixou para trás. Sério, dá para acreditar?!

Felizmente, as coisas melhoram um pouco quando a protagonista começa a superar a separação. A narração passa a ser permeada de frases interessantes, mas que ainda assim não salvam a má impressão inicial que causou (pelo menos, em mim). A protagonista — cujo nome sequer é referido durante as mais de cem páginas — continua a se apegar a coisas banais durante um bom tempo, além de demorar terrivelmente para finalmente seguir em frente de verdade, e quando finalmente o faz a narração é rápida e superficial.

Quanto à edição, devo dizer que não gosto muito da capa, porque remete à ideia de uma história de terror ou suspense (especialmente quando associada ao título). Por outro lado, embora as folhas sejam brancas, as letras são grandes e o espaçamento (tanto entre as linhas quanto das margens) permite uma leitura confortável. A única parte não tão confortável aos olhos é a cor da capa de trás, que é daquele amarelo neon, um pouco esverdeado e extremamente doloroso à vista.

Consigo imaginar este livro como uma peça de teatro que se bem adaptada, pudesse realmente ficar boa, mas não gostei da ideia apresentada em livro. Não me convenceu e diminuiu consideravelmente a minha vontade de conhecer mais da autora, pelo menos por enquanto. Provavelmente darei outra chance a ela futuramente, mas Fora de mim não é o começo que eu recomendo, caso você, assim como eu, nunca tenha lido nada de Martha Medeiros.

site: Para mais resenhas acesse: www.queridaprateleira.com.br
Erika 27/02/2016minha estante
Muito boa sua resenha crítica!

Leninha Sempre Romântica 24/11/2010

Fora de mim é um livro de leitura única, quase poética, trata o leitor como um confidente, e nos desvenda seus segredos, dores, amores.
Um pequeno livro, mas de uma grandeza sem tamanho.
O livro é dividido em três partes, o início nos mostra os traumas, a dor, o sofrimento de uma mulher abandonada e desiludida. Na segunda parte vemos como tudo começou. Como um relacionamento começa fadado ao fracasso, como ele pode destruir e nos tornar dependentes.
E na terceira parte vemos o desfecho, como os personagens estão hoje. Sinceramente achei a melhor parte do livro, que acaba nos dando uma lição.

Em nenhum momento do livro espere conhecer os personagens pelo nome, pois eles não são identificados assim, mas a relação leitor/personagens é tão forte que isso se torna insignificante.
Para que nome com tamanha narrativa, com tamanha sensibilidade.

A autora consegue inovar, na forma de desabafo ela coloca em palavras toda a emoção a dor, o sofrimento que vem com o término de um relacionamento.

Não poderia deixar de citar umas das frases do livro que me tocou:

Meu rosto está murchando. Um dia serei uma velha bem seca com cara de mal, mas por enquanto ainda estou sintonizada com a menina inocente dos retratos do colégio, que não acreditava que os sentimentos precisassem de tantas conexões para serem explicados.

Essa mostra a visão da personagem sobre o casamento:

"Casar é uma satisfação para a sociedade". Por mim, usaria esse termo pela metade, diria apenas: "É uma satisfação."

Recomendo como um aprendizado, nada melhor do que experiências alheias para nos abrir os olhos!

Laiza0 01/09/2022

Fora de mim
Que livro minha gente!

Essa narrativa da Marta Medeiros me lembrou muito "Dias de Abandono" da Ferrante, mas com um tom mais poético, melancólico e sufocante.

Os parágrafos longos com os fluxos de pensamentos da personagem me fizeram parar leitura em muitos momentos, mas o anseio de quer saber o que ia acontecer me fazia retomar o livro.

Uma mulher vulnerável, entregue a um amor que a construiu, a consumiu, a embriagou e por fim a abandonou. O que fazer com o fim de um relacionamento depois de tudo vivido ?

Como prosseguir depois do vício criado pelo cheiro e trejeitos do outro? Esse livro é triste, mas lindo.

Apenas leiam!!!
Karina.Rocha 12/09/2022minha estante
Você conseguiu entender a ordem cronológica dos eventos? Pq eu confesso que adorei as histórias, mas lia como 3 contos que tinham algumas coisas em comum, mas não consegui kjntar tudo em uma personagem só.

Laiza0 19/09/2022minha estante
Eu entendi como três fases da vida da personagem, cada uma delas pautada por um relacionamento diferente, mas sempre fazendo digressões com o primeiro relacionamento.

Maria 07/10/2022

sincero
É o primeiro livro da Martha Medeiros que eu leio e não deixou a desejar! Gostei muito de como parece que a narradora está apenas contando sua história de vida pra gente, num café de fim de tarde, revelando seus sentimentos e pensamentos mais intímos.
É uma história bem bacana sobre encerrar ciclos (de qualquer tipo) e que conta com umas passagens tão reais que me fizeram refletir e me identificar. É uma leitura que vale a pena para todos!

Raquel 06/01/2011

Não posso dizer que foi o melhor livro da Martha Medeiros que já li, mas com certeza ele mostrou uma forma diferente de ver um término de namoro. Demonstra o amadurecimento de uma mulher ao perceber que talvez o relacionamento já começou errado.
Entretanto, se você acabou um namoro recentemente, sugiro que não leia "Fora de Mim" ainda, visto que você poderá entrar em depressão crônica apenas nas primeiras páginas.
Vejam bem, o amadurecimento que mencionei antes apenas dá as caras na terceira parte do livro.