O protocolo russo

O protocolo russo Grigory Rodchenkov

Resenhas - O protocolo russo

Arthur1202 16/03/2024

O livro trata da revelação sobre o maior esquema de doping envolvendo atletas olímpicos.

O Dr. Grigory Rodvhenkov, que participou do documentário Ícaro, vencedor do Oscar na categoria melhor documentário, narra sua história com o esporte, conta sua trajetória acadêmica e o caminho percorrido até se tornar responsável pelo laboratório russo de análises antidoping.

A leitura é muito leve e fluida para os amantes dos esportes e seus bastidores.

Inlectus 24/11/2023

Interessante
Parece que para o governo russo a vitória não tem preço e vale qualquer preço. O simbolismo as vezes sustenta, as vezes derruba regimes.

Xandhy 04/04/2023

Excelente leitura, uma obra que trás o testemunho de quem participou bem de perto o mais esquema de doping Russo, escândalo Mundial. Vale a pena ler esse livro para saber como funcionava o esquema de doping.

jsilveira 26/01/2023

Excelente livro
Corajoso e inteligente. Mesmo pagando um preço absurdo, ao revelar para o mundo como funciona a realidade paralela do totalitarismo russo e sua desonestidade, ele abre o jogo sobre a maior fraude da história dos esportes.

Vinder 05/02/2022

Recomendo bastante esse livro, principalmente para os que gostam de esportes e olimpíadas. Agora fica fácil entender o motivo da Rússia ter sido banida dos principais eventos esportivos após o escândalo de Sochi 2014.

Beta Oliveira 15/01/2022

"Roupas sujas e esportes têm muito em comum”.

Em menos de um mês, no dia 4 de fevereiro, começam os Jogos Olímpicos de Inverno em Pequim 2022. Assim como em Tóquio 2020, não terá a participação da Rússia como país. Os atletas poderão competir como Comitê Olímpico Russo.

O motivo desta punição é contado neste livro por um dos mentores do mais detalhado esquema de doping de atletas para competições internacionais de alto nível que foi descoberto (infelizmente preciso acrescentar as próximas palavras), até o momento.

O livro expõe o mau uso da inteligência e da tecnologia, quando turbinadas pela ganância, pela vaidade e pelo desejo de mais poder. É um tapa na cara, um tapa muito necessário e o relato de uma batalha que não tem fim. E deixa claro que, mais uma vez, a vida real dá uma LAVADA na ficção!

O texto completo está no Literatura de Mulherzinha.

site: https://literaturademulherzinha.com.br/2022/01/15/o-protocolo-russo-dr-grigory-rodchenkov/

Mundo da Vavah 22/08/2021

"Você já deve ter ouvido a fábula da raposa e do galinheiro. Bem, eu era a raposa, construí o galinheiro. E, então, comi as galinhas."

Alguns podem lembrar, outros não, mas em 2015 acompanhamos um série de escândalos envolvendo o dopping de atletas olímpicos, revelando que a Rússia estivera manipulando diversos exames toxicológicos. E é justamente o que acontecia neste esquema que vamos descobrir neste livro.

Dr. Grigory Rodchenkov, corredor profissional e químico de formação, é quem nos apresenta e relata esses acontecimentos mostrando o sangue competidor existente na Rússia e que dominava toda e qualquer atitude dos envolvidos no esquema, desde os próprios atletas, passando por toda equipe que os segue e muitos outros personagens até mesmo os mais inimagináveis.

Neste relatos, encontramos situações difíceis de "entender", o governo Russo sempre encontrou uma forma de "recompensar" os compatriotas exemplares e se for um cidadão que possa lhes trazer uma boa recompensa a oferta é ainda melhor. Um governo que aceita e incentiva o uso de drogas para melhores desempenhos e que cria esquemas como, laboratórios inteiros e completos para manipular e burlar qualquer teste, ou seja, o céu é o limite para quem deseja ganhar.

"Os assassinos do FSB tinham muitas maneiras diferentes de silenciar os 'inimigos do Estado', e envenenar aqueles inimigos fazia parte do programa patrocinado pelo Estado e desenvolvido ao longo de décadas."

E dessa forma, passamos a refletir e questionar até que ponto a competição se torna uma obsessão. Através de uma narrativa cronológica, acompanhamos tudo que Grigory vivenciou até o momento de seu exílio após muitas ameaças. Aprendemos muito sobre o corpo humano, a ação das drogas sobre ele e como mencionei anteriormente, esquemas políticos difíceis de engolir. Um livro rico em detalhes, muito didático e técnico mas que vale a pena a dedicação de sua mente em busca de um conhecimento e descobertas novas, muito longe de ser o melhor do ser humano, mas sim, um dos piores lados da faceta do homem.

Mars Henrique 28/06/2021

@folhadepolen
Em 2014 aconteceram os Jogos Olímpicos de Inverno, evento esportivo realizado em Sochi, Rússia, e foi nesse evento que ocorreu um dos maiores esquemas de doping da história esportiva, e o Dr. Grigory fazia parte dos envolvidos, juntamente com um grupo grande com pessoas até mesmo de alto escalão do governo russo.

Em O Protocolo Russo vamos acompanhar, pela visão do Dr. Grigory Rodchenkov, como foi elaborado todo o esquema de Sochi, já que começou bem antes quando Grigory era atleta durante sua juventude e usava as drogas para conseguir mais disposição nos treinos.

Fora todo o esquema do doping, vamos conhecendo mais sobre a cultura russa, especialmente como o Governo "permite", e até contribui, que os atletas façam uso de produtos farmacológicos para melhorar o desempenho no esporte.

O livro possui, em alguns momentos, uma linguagem mais técnica onde o Dr. Grigory explica sobre a parte química e farmacológica do esquema com o qual ele trabalhava, pois devido os avanços tecnológicos o risco de detecção das substâncias usadas pelos atletas era alto, por esse motivo o protagonista deste livro deixa o leitor tomar conhecimento a respeito.

Por mais que não seja uma leitura tão fluida, pois encontramos muitas informações ao longo da obra, é um livro que nos alerta para o assunto. Quem gosta do assunto, ou até mesmo tem curiosidade, O Protocolo Russo é um prato cheio. Super recomendo, tentei resumir um pouco da história, mas é complicado já que há muitas informações relevantes nessas 224 páginas.

A imersão realmente acontece quando estava lendo, consegui um complemento das informações desse livro no Documentário sobre o esquema que está disponível na netflixbrasil e se chama Ícaro. O documentário complementa as palavras de Grigory Rodchenkov e vice-versa. Caso tenham a chance, leiam e assistam.

Aline Godoi 28/06/2021

Nunca mais assistirei nenhuma competição com os mesmos olhos
Em 2015 começou uma sucessão de escândalos de doping, revelando que a Rússia vinha manipulando diversos exames toxicológicos, e O Protocolo Russo trás a história contada por quem controlava todo o esquema dentro dos laboratórios.
Saindo da zona de conforto e entrando no mundo dos esportes, mas fora dos holofotes, nos campos de treinamento, no dia-a-dia dos atletas, encontramos em O Protocolo Russo os mínimos detalhes do sistema de doping que envolvia não uma ou duas equipes, mas a federação inteira, havia muito tempo, tudo narrado pelo ex-diretor do Centro Antidoping de Moscou, Grigory Rodchenkov.
Durante a leitura, foi interessante perceber que o envolvimento não era só da equipe técnica com os laboratórios, mas sim de toda a rede política. A intenção era vencer a todo custo. E não era uma coisa recente, o início do esquema vem desde a antiga URSS .
Com um clima conspiratório, acompanhamos todos os detalhes das fraudes, e ao finalizar o livro não tem como assistir qualquer competição sem imaginar as possíveis trapaças que os atletas estejam praticando.

Livros da Julie 13/06/2021

A perda da inocência sobre competições esportivas
-----
"um 'delator' é um homem que habita em um limbo ambíguo, em que o orgulho perverso de suas realizações antiéticas do passado coexiste com o desejo de expor o sistema corrupto que o nutriu com sucesso por muito tempo."
"quem teria previsto que o Muro de Berlim seria derrubado durante a minha vida, ou que a outrora onipotente União Soviética deixaria de existir? Mudanças radicais acontecem quando menos se espera."
"o esporte é a verdade. Uma verdade ocasionalmente corrompida, mas mesmo assim um belo ideal."
"Doping, ou fraude, era o que os nossos adversários faziam. Os atletas soviéticos eram patriotas, puros e honestos, defendendo a glória eterna do comunismo."
"Atletas, sobretudo os campeões, não costumam ser muito inteligentes."
"se você não se metesse em confusão e não reclamasse da sociedade soviética, você e sua família eram agraciados com um apartamento à beira-mar em um resort no Mar Negro, incluindo todas as refeições."
"os marinheiros não tinham direitos. Os acidentes a bordo eram guardados em segredo, e os piores eram mantidos no freezer."
"A força da vida fora da Cortina de Ferro, capaz de enfraquecer a ideologia política, era um dos motivos pelos quais a União Soviética limitava as viagens ao exterior e permitia que somente funcionários 'confiáveis' visitassem o Ocidente. E aqueles funcionários eram obrigados a deixar um` familiar em casa, por via das dúvidas."
"O stalinismo - a era das 'confissões' induzidas por tortura, seguidas de longas penas de prisão ou pior - não era um passado assim tão longe."
"Quem pode mais, chora menos."
"Eis o que acontece quando você cumpre as regras: você perde."
"Rússia e Estados Unidos são como planetas completamente diferentes. Há uma distância civilizacional gigantesca entre os dois países, que acho improvável que seja reduzida, ou até mesmo compreendida, no futuro próximo."
-----
O protocolo russo foi o livro do mês de abril da leitura coletiva da Faro Editorial promovida pelo @clubeliterarioferavellar (#ClubeLiterarioFerAvellar).

Em um misto de autobiografia e reportagem, o livro trata do "sistema" que institucionalizou a fraude no controle antidoping na Rússia e que levou à criação do maior esquema de doping de que já se teve conhecimento, executado em 2014 durante os Jogos de Inverno de Sochi e cujo protagonista foi o próprio autor.

Corredor profissional e formado em química, Grigory Rodchenkov foi nomeado diretor do Centro Antidoping de Moscou em 2005 e, por uma década e cinco Olímpiadas (de Verão e de Inverno), foi o principal responsável por operações que visavam a obtenção de resultados falso-negativos nos testes de doping dos atletas russos, contando com o acompanhamento e a benção das principais autoridades do país, dentre elas o próprio Presidente Putin.

Indícios de fraude começaram a ser apontados por organizações internacionais e as descobertas vieram à tona, o que resultou na suspensão ou na participação limitada da Rússia em várias competições internacionais desde então, incluindo os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio em 2020, adiado para este ano. Devido ao rumo tomado pelas investigações e temendo pela sua vida, Grigory decidiu fugir em 2015 para os Estados Unidos, onde ainda se encontra exilado e vivendo às escondidas, ameaçado de prisão e morte pelo governo russo.

O livro foi construído de forma extremamente didática. Após uma introdução sobre o autor e um resumo da narrativa, há uma explicação sobre os principais termos do doping esportivo, incluindo as substâncias utilizadas e os tipos de detecção, o que nos ajuda a entender o assunto. A seguir, vem uma lista com os principais "personagens" da história, suas relações com Rodchenkov e seus locais de trabalho. Depois inicia-se a a biografia propriamente dita, na qual o autor rememora sua juventude e sua carreira, até o começo do seu envolvimento com a burla do controle antidoping.

A história de Grigory passa então a se confundir com a história da fraude russa, culminando na operação de Sochi, idealizada e executada por ele. Ao final do livro há um passo a passo com as etapas e o nome dos envolvidos na operação e uma lista das abreviaturas citadas ao longo do texto, com uma breve explicação.

Ao contrário do que se poderia esperar, O Protocolo Russo está longe de ser um livro maçante. Ele tem uma escrita fluida e instigante, que fomenta a curiosidade e cria um suspense de prender a respiração enquanto se aguarda o desenrolar dos fatos. O autor consegue transmitir emoções com grande facilidade e sentimos a mesma tensão e apreensão que ele deve ter sofrido durante os jogos olímpicos e as investigações.

Aos poucos compreendemos melhor a lógica que sustenta o doping esportivo. O livro expõe não só os (controversos) benefícios para um atleta de alto nível, ao ajudar o corpo a suportar a pesada carga de treinamento e o cansaço extenuante, como também o lado negro do vício, em que nada nunca é suficiente. Recorre-se às drogas para se superar e render mais do que o humanamente possível, para fugir da pressão psicológica exercida pelos treinadores e pela sociedade, para garantir aqueles milésimos de segundo que farão a diferença entre a medalha de ouro e a de prata. Os campeões russos possuíam um incentivo adicional: formavam uma classe superior, com direito a moradia e remuneração.

Citando vários atletas como exemplo, o autor mostra que o uso de substâncias proibidas é mais comum e frequente do que se imagina. No entanto, os laboratórios de controle servem mais para acobertar do que para apontar os casos, pois "estão sempre atrasados em relação aos esportistas que se dopam, produzindo principalmente resultados falso-negativos". As limitações eram exploradas e os resultados positivos, adulterados. Grigory revela os meandros do esporte naquele país e a filosofia do governo: orientar o uso controlado do doping para que todos estivessem "limpos" na época das competições. Valia tudo para proteger os heróis da nação e promover os ideais e as ilusões de uma Rússia poderosa, influente e ganhadora de medalhas.

O autor registra a escassez de alimentos e a violência que se seguiram à perestroika e a queda do regime soviético, bem como as parcas condições de vida, as dificuldades de consumo e os mercados negros que existiam antes na URSS. Certos itens eram uma raridade, livros eram proibidos e jornais, censurados. Notícias internacionais verdadeiras não chegavam à população e notícias falsas eram plantadas. A desinformação era importante arma de defesa dos países socialistas e de ataque aos demais.

O Protocolo Russo é uma crítica ao governo e ao sistema esportivo, ao jogo político que incentiva a vitória a qualquer custo, aos organizadores de eventos que fazem vista grossa e abrandam punições, aos espectadores que aplaudem níveis de excelência sobre-humanos e anseiam por performances utópicas. Sem falar na lógica econômica perversa: "o controle antidoping significava escândalos, que afetavam a popularidade do esporte, os patrocinadores, o comparecimento potencial de público e as receitas de televisão".

Em última instância, o autor põe em xeque toda a credibilidade do esporte. Termina-se o livro com uma sensação de desesperança, de descrença no autêntico espírito desportivo e em todas as grandes performances que já ocorreram. Muitos dos resultados excepcionais das últimas décadas podem ter sido alcançados de forma desonesta. Será que algum atleta já competiu totalmente livre dos efeitos de qualquer substância? Será que a probidade ainda tem vez neste mundo?

Como diz George Orwell, escritor citado em várias passagens e de quem Grigory é fã, "em uma época de mentiras universais, dizer a verdade é um ato revolucionário". Vale a pena assistir ao filme "Ícaro", no qual Rodchenkov fez sua delação. Ganhador do Oscar 2018 de melhor documentário e disponível na @netflixbrasil, o filme ajuda a visualizar tudo o que aconteceu no livro, embora os detalhes possam ser de difícil compreensão sem a leitura.

site: https://www.instagram.com/p/CP_oXMMjm1f/