A sujeição das mulheres

A sujeição das mulheres Stuart Mill

Resenhas - A sujeição das mulheres

Ribeiro 18/01/2023

Uma introdução
Um livro introdutório interessante, no qual explica alguns mecanismos de poder sobre a mulher, principalmente o casamento e os laços dominadores que são criados entre contentes e mulheres. A relação sociedade e igreja também é abordada para mostrar ao leitor que a mulher em muitos aspectos é apenas uma peça manipulável no tabuleiro das relações sociais.

Babs 01/09/2022

É um livro muito útil para pesquisa; consegui selecionar diversos trechos que contribuem muito para meu tcc, só achei um pouco complicado de entender em alguns momentos. Mas posso dizer que compreendi 80% do livro.

Mama 16/11/2021

Livro interessante
Apesar de ser extremamente machista aos olhos atuais, acredito que para o início do século XIX este livro deve ter sido revolucionário. Foi difícil terminar a leitura, pois as frases machistas me desestimularam, mas a visão mais progressista do autor, comparada a da época, me fez terminar. É uma ótima fonte de pesquisa.

Lusia.Nicolino 09/02/2021

Só avança bem quem conhece o caminho percorrido
Publicado há mais de cento e cinquenta anos, Mill defende que as mulheres deveriam ter plenos direitos sobre bens e propriedades, voto, profissão, acesso à cultura e as artes.
Nesse livro ele desenvolve sua ideia através de um paralelo entre a luta dos indivíduos pela liberdade política dos homens diante dos déspotas e a dependência das mulheres frente aos homens, sejam eles pais, irmãos, e, principalmente, na vida adulta, maridos.
Um tema que pode até parecer ultrapassado hoje – ainda que não seja em muitas culturas – mas, estamos na Inglaterra do século XIX.
Mill, à frente de seu tempo, descreve a emancipação feminina e suas capacidades intelectuais com muita propriedade, alertando que as restrições impostas é que impedem o desenvolvimento e a presença das mulheres em todos os setores.
Evoluímos desde então, principalmente em termos legais, rompendo algumas barreiras. Há muito o que avançar ainda e, só avança bem, quem conhece o caminho percorrido. Por isso, entre as suas leituras, encaixe essa que é uma grande obra do pensamento universal!

site: https://www.facebook.com/lunicolinole