Mensagem

Mensagem Fernando Pessoa

Resenhas - Mensagem

1 | 2 | 3 | 4

@bibliotecagrimoria 10/04/2021

Mesmo não sendo meu tipo de poesia predileto, é preciso reconhecer que a beleza dos versos ao tratar da história de Portugal é inquestionável.
A obra traz muitas referências a personalidades históricas portuguesa. Muitos fatos reais e também míticos atribuídos às personalidades retratadas nos versos.
Uma leitura excelente pra quem aprecia os clássicos.

Caroline Gurgel 06/04/2021

Excelente para ser lido junto aos Lusíadas
Fernando Pessoa, obviamente, dispensa apresentações. É dos grandes de nossa língua. Meus comentários aqui são apenas sobre o momento certeiro - durante a leitura de Os Lusíadas - que Mensagem chegou em minhas mãos.

Através de Camões, estou imersa no mundo português há quase 3 meses. A leitura d’Os Lusíadas tem sido, sem dúvidas, a experiência mais edificante que já tive com a língua portuguesa - sem falar em todo o aprendizado sobre as grandes navegações e a história daquele país.

Neste contexto, chega Mensagem, que, fininho, me convida a abri-lo e folheá-lo. Lá estão os reis e heróis portugueses, que eu acabara de conhecer melhor através da grande epopéia portuguesa, agora na voz de Pessoa. Que maravilha! O momento não poderia ter sido melhor para sua leitura.❤️

Deixo aqui o meu preferido - e certamente o mais famoso da obra:

Ó mar salgado, quanto do teu sal

São lágrimas de Portugal!

Por te cruzarmos, quantas mães choraram,

Quantos filhos em vão rezaram!

Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!

Valeu a pena? Tudo vale a pena

Se a alma não é pequena.

Quem quer passar além do Bojador

Tem que passar além da dor.

Deus ao mar o perigo e o abismo deu,

Mas nele é que espelhou o céu.

site: @historiasdepapel_

becaesousa 06/03/2024

Não sou fã de poesia, mas a verdade é que Fernando Pessoa é uma leitura obrigatória para todo aquele que se preze

Isis.Miguel 30/03/2021

?Vale a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.?

Um pouco da história de Portugal de forma poética e deslumbrante...

Fernanda.Prates 31/07/2022

Mais um livro completamente perfeito do meu poeta preferido. Fernando Pessoa consegue emocionar e deslumbrar sem precisar de muito, suas palavras são acessíveis e ao mesmo tempo tocam em um lugar único dentro de cada um.
Mensagem é um compilado de boas poesias que respiram a história de Portugal e renovam a vontade de que o país volte a ser grande como fora outrora.

Ana 18/05/2022

Poema divido em três partes: brasão, mar português e o encoberto, bem curtos, sucintos e fácil compreensão.

Taci.Souza 08/04/2024

"Ó mar salgado, quanto do teu sal são lágrimas de Portugal!"
Uma leitura rápida que faz um resgate em verso da história de Portugal, destacando seus reis e famosos exploradores e navegadores. A poesia de Fernando Pessoa é lírica, melancólica e tocante. Em versos simples, sinceros e curtos, ele declama a beleza de sua pátria amada.

Mila 20/01/2023

Este livro de poesias foi meu primeiro contato com Fernando Pessoa.

A minúcia, estudo e sutileza nos detalhes me cativou e surpreendeu. As poesias são feitas com todo cuidado e muito bem pensadas pelo autor.

Apesar da bela escrita, as poesias não me tocaram profundamente e por isso não dei nota total. Porém não posso penalizar o livro severamente por isso, é preciso considerar toda a dedicação do autor e por isso nota 4. Apesar dos pesares a experiência foi boa.

LauraFF 20/05/2023

Biografia Portugal
Fernando Pessoa nos oferece um livro onde cada poema se refere ou a um episódio ou a uma figura importante na construção de Portugal, é genial, deve-se levar em conta o ufanismo e a importância da religião.
Além disso essa versão tem notas de rodapé que trazem esclarecimentos sobre o personagem que inspirou a poesia, experiência completa mesmo se lhe falta acúmulo sobre a história de Portugal
Se tornou um dos meus favoritos, uma biografia poética do Estado português

Rojard 17/05/2021

Fantástico o Pessoa. Que cabeça mais linda. Único filho que ele viu nascer: mensagem. De utilidade pública: história e poesia derramando!

Andréia 05/07/2022

Poesias inspiradoras
Fernando Pessoa sempre é ótimo de se ler, as poesias dele são sempre cheias de significados. Livro pequeno, mas muito bom de ler

Gab 13/01/2022

Mestre Português
Fernando Pessoa é talvez, junto com Camões, os grandes pilares da literatura em língua portuguesa.
Nesse livro de poemas sobre Portugal e suas aventuras no mar, Pessoa passa pelos grandes nomes do país e nos ensina um pouco mais sobre nossos queridos descobridores.

daiana 27/06/2022

Fernando Pessoa e Cachorro Pessoa
Não curto muito poesia, mas depois que aprendi a ler achei ok, mas esse é uma pataquada.
Sinceramente, só li por conta de ser leitura obrigatória do vestibular, acho que terminei em uns 40 minutos.
Conta a história de Portugal com as navegações e sempre exaltando mds como eles são guerreiros, ah tenha santa paciência
Nós últimos poemas tem algumas coisas interessantes até, gostei bastante de Nevoeiro.
Enfim, não é uma leitura que mds você vai sair outra pessoa, mudou nada aqui, e se não fosse a Fuvest nem teria lidokkkkk

Vini Laux 06/11/2023

Peróla da "terrinha"
Primeira obra de Pessoa que tenho o prazer de conhecer, e me pareceu bem interessante. O ufanismo português, em relação às Grandes Navegações e o papel que Portugal desempenhou nesse período, é absolutamente rico de histórias no imaginário popular e, essas histórias, são mais enriquecidas com a melancólica "saudade de um tempo que não viveu" do autor. Uma era de heróis, para os portugueses obviamente, que desbravaram corajosamente o desconhecido, traçando uma rota que não teria mais volta. Isso valeu para os dois continente que, enfim, se encontrariam de maneira nunca antes vista.

1 | 2 | 3 | 4