Não acorde o passado

Não acorde o passado Lisa Jackson

Resenhas - Não acorde o passado

Bruna.Campos 29/02/2024

Me surpreendeu!
Vi várias resenhas mencionando que esperavam mais supernatural, quando na verdade o suspense policial prevalece, e isso realmente acontece, mas isso não tira o brilho do livro!
Desde o início fiquei com várias "pulgas atrás da orelha" e da metade do livro em diante quase enlouqueci de tanta curiosidade, criei umas 5 teorias e errei todas ? umas delas até cheguei perto, mas não acertei em cheio!
A leitura flui muito bem e o suspense te deixa preso na história até o final!

Nih 30/04/2021

Muito bom !!
Um livro muito gostoso de ler, cheio de suspense, reviravoltas e mistério.. A leitura é bem rápida e envolvente, não da para largar até saber o final.. Vale super a pena, recomendo !!

Jaque @blogmalucadoslivros 30/04/2021

Um suspense com boas reviravoltas
Não acorde o passado é uma leitura eletrizante que mistura suspense e sobrenatural. Mas não se engane, nesta obra nada é o que parece. Meu segundo contato com a escrita da autora e dessa vez, ela me surpreendeu.

A PREMISSA:
Sarah não teve uma infância fácil; sua irmã desapareceu e ela ainda teve que crescer sem o amor de sua mãe, que nunca perdia uma oportunidade de ser cruel. Anos depois Sarah decide voltar para a Mansão em que cresceu para recomeçar com suas duas filhas.

A Mansão têm fama de ser mal assombrada. Apesar disso, Sarah estava animada com este recomeço até sua filha caçula dizer que viu o fantasma de uma mulher na Mansão. Como se isso não fosse suficiente, a vida de Sarah começa a virar de cabeça para baixo quando os adolescentes da cidade começam a desaparecer.

Sarah precisa lutar contra as lembranças de seu passado e proteger suas filhas, mas a resposta para tudo pode estar mais perto do que ela imagina.

O QUE EU ACHEI:
Há alguns anos atrás conheci a escrita da Lisa e confesso que não foi uma experiência boa. Desta vez fico feliz de dizer "não acorde o passado" foi uma trama que me prendeu do início ao fim. O suspense dessa história é um daqueles que nos deixa ansiosos para desvendar tudo que está acontecendo na trama.

Outro ponto positivo foi que a autora conseguiu me surpreender bastante com o final e com a resolução de tudo. Quando eu pensava que a trama estava tomando um rumo previsível, ela conseguiu reverter tudo. Sarah é uma personagem interessante, bem trabalhada e cheia de camadas. Personagens assim sempre tornam a leitura ainda mais eletrizante e imprevisível pra mim.

"Não acorde o passado" é um suspense com um leve toque sobrenatural. Digo isso porquê esperava um pouco mais de sobrenatural na história mas o rumo que ela tomou foi mais para o lado do suspense. Porém, como foi uma leitura fluída e eletrizante, confesso que fiquei satisfeita mesmo assim.

Recomendo para quem gosta de um suspense com boas reviravoltas e cheio de segredos.

site: https://www.instagram.com/p/COTjbs9jDai/

Gramatura Alta 22/04/2021

Mais de um século atrás, aconteceu uma tragédia na mansão Pavão Azul, localizada em uma região isolada, entre fazendas rurais: uma mulher chamada Angelique foi assassinada pelo esposo em uma noite de tempestade. Os corpos nunca foram encontrados, e depois desse evento, coisas estranhas e inexplicáveis começaram a acontecer na mansão. Muitos juram que o fantasma de Angelique vagueia em busca de vingança.

Nos dias atuais, Sarah, herdeira da mansão junto com seus irmãos, retorna para o lugar, vinda da cidade grande, em busca de um recomeço. Ela se recupera do fim do casamento e de uma relação de assédio com seu chefe. Sarah pretende reformar a mansão e vender pelo melhor preço que conseguir. O dinheiro será dividido entre os irmãos e ela. Entretanto, existem alguns problemas: o primeiro é a resistência das filhas, Jade, de dezessete anos, e Gracie, de doze anos. Para as duas garotas, ir morar no que elas chamam de “o fim do mundo” é o pior dos destinos.

O segundo problema, é que Sarah teve uma infância traumática na mansão. Vivia uma relação intempestiva com a mãe, e sua irmã, Theresa, desapareceu em uma noite de tempestade, quando Sarah pensa ter visto o fantasma de Angelique. Como Sarah só tinha cinco anos de idade, na época, ela, agora adulta, não tem mais certeza da realidade daquela noite, se realmente viu um fantasma ou se tudo não passou da sua imaginação. Mas quando chegam na mansão, Gracie, a filha mais nova, sente uma presença e jura ver uma criança nas janelas de um dos quartos. E isso reativa todo o medo de Sarah.

Em paralelo a esses eventos, dois homens sequestram uma garota da cidade perto de onde fica a mansão. Eles possuem um chefe e a missão de conseguirem mais quatro garotas. Uma delas, em especial, se mostra a vítima perfeita, uma garota recém chegada na cidade, o nome é Jade. Agora, como esses eventos se conectam com o que acontece na mansão e na tragédia de cem anos atrás, o leitor só descobre no fim da leitura.

Ao contrário do que parece, NÃO ACORDE O PASSADO não é uma história de terror e sim de suspense. Os poucos trechos em que é sugerida a presença de uma entidade do além, é apenas isso mesmo, sugerida, nunca fica evidente. E nenhuma delas causa qualquer medo. Entretanto, as partes em que várias garotas são sequestradas e mantidas em cativeiro, sob tortura e ameaças de morte, são tensas e causam o desconforto necessário para impactar a leitura, colocar no leitor a ansiedade de chegar logo a respostas. E esse é o objetivo de um livro de suspense.

Sarah, Gracie e Jade são as personagens principais e são desenvolvidas o necessário. Sarah acaba sendo aquela mãe/heroína que tenta resolver o mistério da mansão ao mesmo tempo que salva as filhas. Gracie tem o seu papel como uma espécie de ponte entre a realidade e a tal entidade paranormal. A maioria dos eventos estranhos acontece com ela. Jade, das três, é a que mais me conquistou. Ela é dark, rebelde, tem a construção de uma personalidade forte e decidida, cheia de atitude. A forma como se comporta na escola, se impondo, é bastante encorajadora para aqueles que sofrem bullying.

Existem outras tramas além das duas citadas acima, como o romance de Sarah com um colega de escola no passado, o tal chefe assediador dá as caras e causa alguns problemas, a revelação de uma paternidade que era mantida em segredo, a relação de Sarah com os irmãos e com a mãe. Tudo tem uma certa importância na construção do mistério, principalmente com a parte do sequestro das garotas.

O final da história e do mistério é um pouco corrido, mas satisfatório. Apesar de eventos paralelos que não parecem ter nada em comum, eles têm, sim, uma forte ligação. E a existência do fantasma acaba tendo um propósito. NÃO ACORDE O PASSADO acaba sendo uma leitura que satisfaz, que entretém, com uma narrativa ágil e de fácil leitura, e com três personagens interessantes, por quem o leitor ganha empatia e consegue se importar de forma bastante natural. Leitura mais do que recomendada.

site: http://gramaturaalta.com.br/2021/04/22/nao-acorde-o-passado/

Ket 31/05/2021

Melhor deixar o passado dormindo mesmo...
Olha, não sei se li no tempo errado, mas achei entediante. Longo demais para personagens tão sem graça, muitos enredos diferentes e duas tramas paralelas que nem pareciam fazer parte da mesma história. Acho que teria dado mais certo se a autora tivesse apostado OU só no teor sobrenatural OU só no suspense criminal.
Tava tão interessante que, no final, quando a autora revelou o nome do criminoso, eu nem lembrava mais que o personagem já havia aparecido rsrsrs

P.s: não sei se eu que não tenho mais paciência (a idade, né), mas pelo amor de deus a autora escreveu a adolescente mais insuportável que já tive o desprazer de ler!!!
Marianna 16/06/2021minha estante
É o 4º livro que leio da Lisa Jackson, e como fã, devo lhe dizer que, se você algum momento ler novamente algum livro dela, pegue um bloquinho ou caderno ou sei la e anote os personagens centrais pois todos que são mencionados, sempre terá 1 ou terão 3 vilões e com toda certeza, é sempre da ''família".

O livro é bom, gostei. A minha nota foi 4,5.

Ket 24/06/2021minha estante
Oi, Mari. Obrigada pela dica. Mas o esquecimento se deu mais pelo fato de a trama ter sido enfadonha do que pelo número de personagens, mesmo... Mas vou tentar mais um pelo menos.

Marianna 27/06/2021minha estante
Olá, Ket. Obrigada pelo feedback.

Monise Nunes 05/10/2021minha estante
eu tô lendo agora e a leitura tá chatona só pela existência da personagem adolescente insuportável

Jéssica 14/01/2022minha estante
Senti exatamente as mesmas coisas. O drama adolescente no meio da história ficou totalmente chato e deslocado, só serviu pra ser irritante. Aquele Cody que contribuiu 0 pra história kkkk e também não faço ideia de quem é aquele personagem que é o vilão. Muita história pra não chegar em lugar nenhum

Ket 14/01/2022minha estante
Pois é! Ela trabalhou tanto o drama da filha que eu estava esperando que isso fosse, no mínimo, fazer parte do mistério... que nada! Era só capítulo jogado fora mesmo kkkkkk

Isis Costa 17/08/2022

Menos fantasmas e mais suspense policial
Não me recordo se li outros livros da autora, mas gostei bastante desse. O livro tem uma proposta sobrenatural, porém, acabou por ser apenas um suspense policial. A trama começa com toda a pegada de fantasma e assombrações, porém, Lisa acabou envolvendo o sequestro das garotas e assim desenvolveu somente uma das partes e o sobrenatural proposto no enredo inicial ficou perdido e sem um desfecho.

Sarah, Gracie e Jade são as personagens principais e são bem desenvolvidas. Sarah acaba sendo aquela mãe/heroína que tenta resolver o mistério da mansão ao mesmo tempo que salva as filhas. Gracie tem o seu papel como uma espécie de ponte entre a realidade e a tal entidade paranormal. A maioria dos eventos estranhos acontece com ela. Jade, das três, é a que mais me conquistou. Ela é dark, rebelde, tem a construção de uma personalidade forte e decidida, cheia de atitude. A forma como se comporta na escola, se impondo, é bastante encorajadora para aqueles que sofrem bullying.

Tati.Lima 19/04/2021

Sobre esse livro...
Eu gostei bastante, uma história muito interessante q funcionou muito bem para mim, me prendeu do início ao final do livro...com muitos segredos a serem desvendados e uma pitada de terror...com certeza recomendo essa leitura, q flui muito bem e rápido...

Tícia 12/04/2021

Comecei “Não desperte o passado” já agourando que a história seria uma jararaca mal matada.
Obviamente que não se trata de esconjuro prematuro, mas de uma lógica conclusão depois de testemunhar os leitores se dividindo entre “deu pro gasto” e “trocim de tacar pedrada”.
Um ou outro até falou que teve bão, mas como sou propensa a desgraças literárias, já me preparei pro ranço.

Bem, fiquei na turma do “deu pro gasto”. A história não é medonha, mas também não é um petit gâteau.
Até falo dos pontos positivo e negativo mais relevantes, porque sou ordeira assim.

Positivo:
- a história te prende. Você entra numa paranóia de desconfiar de geral porque a autora enfiou uma penca de personagem que se encaixaria no perfil do vilão encapetado. Aí, quando chegou lá no final, eu sequer tinha cogitado aquele sujeito. E muito menos cogitado o desfecho do mistério ligado a tal Mansão Azul.
Ainda não sei se tudo era óbvio e eu fui “A” sonsa que deixou passar ou se a autora é quem teve a perícia de ludibriar bem ludibriado.

Negativo:
- a história teria sido bem melhor se não fosse tão prolixa. Certeza de que as primeiras 150 páginas foram um castigo por todas as vezes que eu disse que faria dieta nas segundas e comi dois pães pra afrontar. Sabe uma enrolação? Mas uma farta enrolação descabida? Se o livro tivesse umas 250 páginas, grandes chances de ter sido bem melhor.
E outro ponto que não poderia deixar de mencionar é que a autora meio que cagou nessa de enfiar sobrenatural e policial na mesma história. Sei lá, tô com preguiça de explicar.

Enfim...
Acho que “Não desperte o passado” é o tipo de livro que vai permanecer num limbo literário, aquele lugar indefinido de “história boa, mas esquecível”, que pode agradar uns e emputecer outros.
Mais ou menos isso.

Se recomendo?
Se você tiver uma paciência infinita, dá pra encarar de boa.

;)

Ket 12/04/2021minha estante
Estou lendo (na metade) e achando essa história do fantasma total deslocada no resto do enredo.

Tícia 12/04/2021minha estante
Nem me fala, Ket. Mas vou me abster de comentar se não vai voar spoiler sem perceber pq eu sou linguaruda. :P rs

Tícia 12/04/2021minha estante
Pois é, achei o livro tão mais ou menos que, inclusive dei novo nome a ele ( Não DESPERTE o passado ) na Resenha.
Só rindo mesmo.

Natalia1831 04/03/2021

Thriller com terror
Não Acorde o Passado, é o recente lançamento da Bertrand Brasil, mais uma grande história contata pela Rainha do suspense romântico: Lisa Jackson.
Sarah Stewuart McAdams, é uma mulher de 38 anos , divorciada, com duas filhas e atrás de um recomeço.
Com o fim do seu casamento, Sarah, acabou tento um envolvimento superficial com Evan Tolliver, seu chefe na construtora onde trabalhava na cidade de Vancouver - Canadá, porém no terceiro encontro, logo esse envolvimento se mostra um erro, por conta do comportamento obsessivo de Evan, então, Sarah, arquiteta formada, pede demissão e se muda com as filhas para sua cidade natal: Stewuart Crossing's, cidadezinha encrustada no meio das montanhas do Estado do Oregon - EUA, e que foi fundada pelos antepassados de Sarah. Com planos de um novo começo para a sua vida , e tento como foco a ampla reforma da casa onde nasceu, a mansão de três andares, chamada Pavão Azul, que pertence a sua família há gerações. Embora tenha que conviver com as contantes reclamações da filha mais velha Jade , que acusa a mãe de estar estragando sua vida ao levá-la para morar no meio do nada, também tem o apoio da filha caçula, Gracie, que está curiosa com a casa, após pesquisas na Internet, que revelaram uma lenda local, onde os tatataravós de Sarah, se enfrentaram numa luta pela vida, no terraço da casa, e ambos acabaram caindo para a morte, rumo as profundas e escuras águas do Rio Columbia, que circunda a propriedade da Mansão Pavão Azul. Lenda está, que Sarah, quando criança, sempre acreditou ser verdade, pois coisas estranhas acontecerem em sua casa ainda em sua infância e mesmo antes de nascer. O que Sarah, não esperava e que esse passado cheio de mistérios e medos estivesse de volta.
Lisa Jackson, consegue durante as 434 páginas do livro nos prender no suspense e no ambiente de terror. Onde acabamos por , página a página, descobrir que o terror verdadeiro são os vivos, os mortos só querem a verdade trazida à tona.
Livro excelente de ler, um thriller com doses de terror sobrenatural escrito com maestria.
Personagens crives em suas mentes doentias e um aviso que jamais devemos subestimar o perigo e todos os alertas. . .

Alan (@coracaodeleitor) 15/04/2021

Hoje iremos conversar sobre o super lançamento da @bertrandbrasil , ?Não acorde o passado? que foi um livro que me surpreendeu demais.

Sarah decide voltar a velha mansão em que viveu sua infância junto com suas filhas. Elas não estão super empolgadas porém Sarah precisa de um recomeço.

Ao chegar lá suas filhas começam a alegar que sentem presenças e uma delas até diz ter visto uma pessoa no lugar. Logo descobrimos que uma mulher foi brutalmente assassinada ali quase um século atrás. É isso pode ser o início de algo.

Sarah também precisa lidar com os traumas e lembranças que foram gerados ali muitos anos atrás. Não bastasse tudo isso , adolescentes começam a sumir pela cidade é Sarah se preocupa com suas filhas.

A resposta de muita coisa pode estar em seu próprio passado e ela terá que correr contra o tempo para descobrir e que está ocorrendo e resolver antes que o pior aconteça.

Acho que aqui temos um ótimo suspense que tende levemente ao terror. Senti como se em alguns momentos estivesse encerrado hahaha. É isso é ótimo porque reflete a escrita da autora.

Acho que ela segurou bem o livro mesmo tendo tantos elementos. Foram coisas que acabaram se completando e no final fez sentido.

Gostei da construção de Sarah, pois assim como nós no começo ela está perdida, então vamos conhecendo a situação e vivendo junto com ela, o que nos deixa ainda mais imersos no livro.

Gostei do desfecho e acho que muitos irão ficar surpresos. Indico para os fãs de um bom suspense.

Pamella.Criisttina 02/11/2021

Leiam sem medo
A história gira em torno de alguns mistérios, um sobre o passado da casa, outro sobre o presente onde tem o sumiço de uma jovem , e outra , e outra .... Até que conseguem se livrar e entregar o cara ( que ngm suspeita) para a polícia ...

Duda @pagesofduda 12/05/2022

Demorado
Mtos personagens, mto demorado para desenrolar. Daria um ótimo filme, desses que seriam melhores que os livros.
Fran.Bombassaro 02/08/2022minha estante
To achando a meeeeesma coisa

Ivy (De repente, no último livro) 29/03/2021

Gostei bastante
Eu gostei bastante deste thriller da Lisa Jackson, me manteve presa á suas páginas do princípio ao fim e conseguiu me surpreender bastante em seus momentos finais.
Cheio de tensão e de reviravoltas, a narrativa é ágil porque a autora vai intercalando diversos pontos de vista de personagens protagonistas, além de apresentar dois plots distintos. Primeiro um mistério do passado, um possível assassinato sem solução e um fantasma em busca de justiça, enquanto um predador sequestra jovens em uma cidadezinha pacata do interior. Foi angustiante acompanhar a narrativa das vítimas através do ponto de vista de Rosalie, a primeira garota sequestrada, ao mesmo tempo em que temos um vislumbre também dos pensamentos do vilão.
A personagem principal é a Sarah e suas duas filhas. A mais velha uma adolescente rebelde tentando aceitar uma mudança radical de vida. E a mais nova uma garotinha sensível que acredita ver espíritos. Em meio a isso, a própria Sarah e segredos de família que vão se revelando aos poucos, á partir do momento em que ela decide retornar para a antiga mansão "assombrada" da família.
Apesar de ser um livro de bastante páginas, a leitura foi rápida e viciante, não senti as páginas passarem e me vi imersa por completo na trama. As revelações finais foram bem imprevisíveis pra mim e apesar de ter intuído o desfecho de um dos plots da trama, mesmo assim achei que foi bem conduzido e narrado de maneira direta e coerente. Vale a pena conferir. Bom thriller.

site: www.noultimolivro.blogspot.com

Amanda @litera.pura 21/06/2021

Algum fã de mistério por aí? Então vem conhecer esse livro que tem fantasmas, assassinatos, pessoas desaparecendo e uma antiga casa cheia de segredos.
Sarah Stewart cresceu na Mansão Pavão Azul e suas lembranças dessa época não são boas. Muitos problemas familiares, uma mãe que a desprezava, o desaparecimento da meia-irmã... e o fantasma de uma mulher assassinada naquele local quase um século atrás, que apenas Sarah conseguia ver.

Já adulta, Sarah resolve retornar à mansão, dessa vez com suas duas filhas, para fazer uma reforma naquele local que ficou abandonado por tanto tempo. Mas, logo que chegam, todas as lembranças ruins e sensações estranhas voltam. Tudo piora quando Gracie, sua filha mais nova, jura estar vendo uma mulher morta andando pela casa. Além disso, as adolescentes da cidade começam a sumir e a polícia não tem nenhuma pista do que está acontecendo. Dividida entre o medo dos fantasmas e a preocupação que as filhas sejam as próximas vítimas dos misteriosos desaparecimentos, ela ainda precisará de muita coragem para enfrentar seu próprio passado e descobrir que a verdade é muito mais dolorosa do que ela jamais ousou imaginar.

Esse livro me conquistou desde as primeiras páginas, uma mistura perfeita de terror e ação. Tem uma casa mal assombrada e fantasmas atormentados, mas também tem muito drama familiar, segredos e uma mãe preocupada com o destino das filhas. A escrita da autora conseguiu me transportar para aquela mansão antiga e escura, me deixando bem assustada e chocada com as reviravoltas. Alternando entre os mistérios do passado e do presente, o livro vai nos dando pequenas pistas, mas ainda assim fui feita de trouxa. É uma trama bem complexa, que surpreende e nos entristece.

Gostei muito! Ao final da leitura, fiquei com duas vontades: de assistir uma adaptação sobre essa história e de morar em uma mansão mal assombrada também (eu gravaria os fantasmas e colocaria nos stories pra vocês verem, eu juro!).

site: http://www.instagram.com/litera.pura

Nathy 21/06/2022

problemas familiares
eu gostei desse livro por ele ser o mais clichê envolvendo o gênero do terror
familia problemática, casa mal assombrada,
sequestros e assim vai.

Sarah resolve voltar pra casa onde a família dela sempre morou desde que ela e os irmãos eram pequenos, ela volta com suas duas filhas, uma rebelde e a outra, uma menina bem curiosa.
Depois de descobrir inúmeros segredos da sua família mais do que bizarra, ela ver fantasmas na casa, ainda tem mais a história dos sequestros de garotas
rolando na cidade pra Sarah se preocupar.
Obviamente, no fim descobrimos que o sequestrador é alguém conhecido e claramente maluco, mas acaba sendo preso e finalmente Sarah e suas filhas podem voltar a ter uma vida normal.