Klara e o Sol

Klara e o Sol Kazuo Ishiguro

Resenhas - Klara e o Sol

Jusrnt 15/11/2021

Lento, porém lindo e reflexivo
Eu terminei o livro em lágrimas, confesso que tive um pouco de dificuldade para engatar a leitura porque, principalmente no início, o livro possui um ritmo um pouco lento, entretanto com o avançar da leitura fui ficando cada vez mais envolvida pelas personagens e ansiando saber mais sobre elas e seus desfechos. Com certeza um livro que me levou a diversas reflexões não só sobre a vida e a humanidade, mas também sobre o futuro que teremos...

Heidi Gisele Borges 11/11/2021

História delicada, tão gostosa de ler, tão bem descrita sem exagerar nas descrições.

Virei fã do autor e quero ler mais, sem dúvida!

Cla 02/11/2021

O livro não é ruim, mas não funcionou muito para mim. Achei bastante arrastado, a ambientação poderia ser melhor e os personagens não me fizeram torcer em nenhum momento por eles..

Clara Oficial 30/10/2021

Livro bonito, lento mas bonito. É uma história sensível e delicada, quem gosta de muita ação e movimento talvez não vá gostar muito. Eu só consegui apreciar de verdade quase na metade porque começou a fazer mais sentido pra mim.
É o tipo de livro que se virar um filme vai ter uma fotografia linda. Pelo menos na minha cabeça tudo parecia muito bonito ?

poemlau 20/10/2021

incrível
"Havia, sim, algo muito especial, mas não dentro de Josie. Era dentro das pessoas que a amavam"

O livro é simplesmente incrível, a leitura flui maravilhosamente, através dos olhos de Klara, Ishiguro soube descrever o mundo de maneira excepcional e cativante. Me apeguei a todos os personagens, todos eles foram de alguma forma aprofundados e amei isso.
Porém o mais marcante foram as reflexões que Klara fez ao decorrer da história, simplesmente perfeitas.

isadorasx 20/10/2021

aaaa que leitura boa, linda, completa. a escrita do autor transformou uma história super simples em algo único, especial, delicado. klara e o sol é escrito sobre o ponto de vista da klara, uma AA que se recarrega através da energia do sol. de inicio, klara observa o mundo através da vitrine de uma loja de robôs, até que josie e sua mãe a compram e a levam para casa. a partir daí, klara inicia uma amizade sincera com josie, que é uma adolescente solitária devido uma doença grave. por se recarregar a partir da energia do sol, klara acredita fielmente que o sol é capaz de curar josie de sua doença, e com isso, faz um acordo com o sol a fim de salvar sua amiga. gostei muito de observar a inocência da klara ao se adaptar com as relações humanas e achei a coisa mais linda ela desenvolver empatia com as pessoas que conheceu. amei demais!!!!

Lucianalg 17/10/2021

Emoções humanas
Os livros de Ishiguro são de uma delicadeza sem fim. Klara, a amiga artificial, tem a inocência de quem está vendo o mundo e tentando entender.

Ana 17/10/2021

leves desesperos e pesadas reflexões

Klara é uma inteligência artificial, mas tem tanta sensibilidade que se torna impossível não humanizá-la; é que Kazuo Ishiguro tem um modo tão simples e tão bonito, de contar uma das maiores complexidades da vida: as relações sociais.

Ishiguro elabora páginas cheias de suspense para falar de coisas que naquele mundo criado por ele, seriam cotidianas. Por vezes, se torna sufocante porque ficamos em estado de alerta, esperando que algo grave aconteça. A verdade é que naquele mundo, acontecem coisas graves o tempo todo, é que assim como o nosso mundo, por lá também existe desigualdade social, maldade, relações por interesse e a finitude da vida. Assunto sufocante, seja no universo real ou no ficcional.
Me encanta quando um autor explora a essência humana, e mostra as pequenas corrupções e maldades cotidianas, das quais estamos tão acostumados, a ponto de nem percebê-las.
Enfim, a história é permeada por leves desesperos e pesadas reflexões. Podemos pensar essa obra como uma fábula moderna, com alguns tons moralizantes implícitos. Entretanto, se eu tivesse que simplificar uma das morais da história, eu diria que é também sobre a falta de reciprocidades e considerações nas relações, sobretudo, nas amizades.

Klara, foi minha companheira por várias e várias tardes ensolaradas e ela vai continuar na minha memória.
Klara ilumina a história, tanto quanto o sol.

Diana Gomes 02/10/2021

Escrita simples e uma história de profundidade gigantesca
Esse é o famoso livro pão: aquele que você termina a leitura e ainda passa um tempo com a história fermentando e crescendo cada vez mais na sua cabeça. A escrita do Kazuo Ishiguro é deliciosa e funcionou super bem comigo. O livro foi fluido, mesmo com os capítulos longos (que na verdade, não temos a divisão por capítulos e sim por partes).

A Klara é uma amiga artificial com habilidades de observação muito grandes e ter o livro narrado por ela foi algo muito certeiro. O olhar de inocência e por vezes infantil e dócil de alguém que não entende a natureza humana e quanto mais observa mais se percebe que é tudo muito confuso.

Eu poderia passar horas falando dos vários pontos desse livro que o autor coloca pra gente pensar e se questionar sobre o ser humano, sobre nossas emoções, nossas relações, sobre ética e mais tantas coisas.

É um livro com uma história de escrita simples mas com uma complexidade muito grande. Não é nada inovador e diferente das inúmeras ficções científicas que temos por aí, mas tem uma peculiaridade em trazer a tona esses questionamentos que já mencionei de uma forma muito única e sutil.
Não sei se foram as minhas expectativas, mas eu terminei com a sensação de que estava faltando algo, que eu estava esperando algo durante toda a leitura que não veio?

Leiam, vale muito a pena. Kazuo Ishiguro é um autor no qual vou ficar de olho a partir de agora.

day 19/09/2021

Tocante
?Talvez todos os humanos sejam solitários .Ou pelo menos possam se tornar .?
Uma história de amizade de um robô é um humano ? será que foi amizade para o humano ?
Um livro que nos faz pensar em como nos seres humanos somos tão complexos ?
Mas,será que somos empáticos ? Ou só usamos coisas e as descartamos ?
Um livro profundo ? me fez repensar ainda mais a minha vida ,minhas escolhas e como eu trato as pessoas a minha volta ?.
Valeu muito a pena ler .

Laura.Bianchini 14/09/2021

Uma narrativa permeada de reflexões
Acredito que foi um livro muito diferente de tudo o que eu já li.
A narrativa em primeira pessoa evidencia os pensamentos e análises de Klara, uma AA - espécie de robô-, enquanto os elementos políticos e sociais desse tempo são apenas pincelados de forma secundária. Achei muito curioso que as reflexões suscitadas pela obra não estão exatamente explícitas, mas certamente estão lá.
Os AAs foram desenvolvidos para auxiliar no desenvolvimento das crianças, mas principalmente para afastar a solidão delas, o que indica um progressivo isolamento das futuras gerações, evidências do que já presenciamos na atualidade. Ademais, o livro aborda uma questão central no campo da bioética, que só é explicitamente revelada no decorrer do livro, mas envolve a relação entre os ''elevados'' e os ''não elevados. Sem contar na referência sutil à ambientação política desse tempo, elemento que eu gostaria que tivesse sido mais desenvolvido. Tudo isso é envolto em uma sutil camada de mistério, que me prendeu completamente.
O ponto levantado sobre no que consiste a essência humana foi muito tocante. O que nos particulariza? O que nos torna únicos, insubstituíveis?
Me apeguei à Klara desde o início, foi um livro que me provocou muitas emoções e reflexões. Mas ainda preciso refletir mais sobre o final, sobre o que significou tudo aquilo. Ainda sim, um livro maravilhoso!

Babih 13/09/2021

Um livro que fala muito de amizade, e até onde voce iria pra ver a pessoa que voce ama bem.
Me surpreendeu bastante com a profundidade do livro.

Lú Ribeiro 10/09/2021

Delicado e denso, ao mesmo tempo...
O Autor tratou de temas difíceis existentes nas relações humanas, porém de maneira suave e amorosa. Deixando assim, o livre leve e fluído.
Reflexivo e importante para os dias atuais.

Edu 01/09/2021

Até que começou bem, mas...
Uma ficção com uma proposta mega interessante que te fisga de jeito logo no início. Lembra os melhores filmes com personagens dotados de inteligência artificial.

Li metade em um dia. Depois desngringolou completamente. Dos caminhos que a história poderia ter seguido, o autor escolheu a mais rasa, sem sal e pouco inventiva para o universo criado.

A história poderia ser adaptada para um filme ou uma série, com mudanças essenciais na história da metade para o final e com certeza ia ser sucesso.

Se você está procurando algo água com açúcar para ler, continua sendo uma opção razoável.