Klara e o sol Kazuo Ishiguro

Resenhas - Klara e o Sol

clarafs 08/12/2023

Klara e o sol
Com certeza merece um nobel
? O livro retrata uma realidade futurística onde acontece uma nova "revolução industrial", as inteligencias artificiais se proliferaram mais ainda e a humanidade se tornou dependente delas. As "AA's" são amigas artificiais criadas para combater a solidão e auxiliar em doenças psicológicas humanas, além de ajudarem nos cuidados. A Klara tem uma habilidade especial muito requisitada, a capacidade da observação, e por meio dela vamos aprendendo os comportamentos da natureza humana que ela observa e relata.
? Apesar de eu achar que a nossa sociedade está caminhando para um lugar pior do que o que é descrito, creio que o autor foi muito inteligente em retratar de um jeito mais leve já que quem narra é um ser super inocente que observa tudo como uma novidade. Isso colabora para que todos os misterios e linguagens do livro não sejam obvios, fazendo com que mesmo que não sejam falados, entendemos os acontecimentos.
? O livro é repleto de críticas que nos mostram para onde estamos caminhando e pq precisamos ter medo do nosso futuro, é um livro para se pensar e refletir muito. Mostra uma parte da natureza humana que não queremos ver de um jeito completamente confortável. A escrita é leve e fluida, mostrando o melhor da literatura.
? Ao longo do livro várias dúvidas surgem, como: "o que é ser 'elevado'?" eu cheguei à conclusão que ser elevado é pagar para ser colocado um chip na pessoa, um chip que teoricamente aumentaria as capacidades intelectuais e ficou tão comum que quem não tem o privilegio de ser elevado sofre muito em decorrência ao preconceito.
? Os personagens são muito bem construídos de modo que todos os comportamentos deles expressam a realidade dos relacionamentos e ações humanas.
? O livro traz a tona reflexões sobre conceitos como o amor, a humanidade, a bondade, a empatia...
? Sinceramente é o livro crítico mais fofo que eu já li, apesar dos pesares, a cada palavra eu sentia como se fosse um abraço e a cada frase eu sentia mais carinho pela Klara.
? O autor teve a habilidade de expressar exatamente o que ele queria passar por meio de uma escrita impecável.

milenavifer 28/11/2023

Não gostei
É o primeiro livro que leio do autor. Apesar da ideia do livro ser boa, achei a história como um todo meio fraca.

Maria V 28/10/2023

E em poucas páginas Ishiguro conseguiu me fazer com que eu me apaixonasse por uma IA. Ou melhor, uma AA.

A escrita dele é sensacional, cheia de reflexões e melancolia que vão te puxando cada vez para dentro da história. Apesar de ser uma escrita envolvente, esse não é um livro para ser lido com pressa e sim devagar e com calma para que todos os elementos dessa história conseguem ser absorvidos.

Até agora esse foi o livro mais triste que li do autor, mas gostei muito de todos os livros que já li dele.

ana ju 04/09/2023

Klara e o sol
Livro que me tirou da ressaca literária sendo ficção científica, milagre!
Achei o universo muito bem criado, algumas partes confusas mas nada fora do comum.
Fiquei tão encantada pela Klara, uma inteligência artificial que despertou tanta empatia e carinho, a forma como ela fazia de tudo para agradar e se sacrificar pela Josie, é lindo, e ao mesmo tempo triste, levando em consideração o final..

beca 17/08/2023

Klara
Foi um prazer conhecer a Klara e me conectar com ela.
Não teria melhor AA não só pra Josie, mas no geral! Ela foi linda do começo ao fim

luisguedes 08/08/2023

O que nos torna únicos?
Nessa história, exploramos um mundo tecnológico onde as IAs fazem parte do dia a dia das pessoas. A época e o local dos eventos não são claramente definidos, mas isso não tem um impacto forte na história. O foco está em Klara, uma IA robótica que aguarda junto com outras IAs até serem compradas. A trama se desenvolve a partir do momento em que Klara é adquirida por Josie, uma garota muito solitária que deseja que a IA seja sua amiga.

A narrativa é apresentada da perspectiva de Klara, que observa diariamente os conflitos que envolvem sua nova família. A compreensão de Klara sobre o mundo é limitada pelos conhecimentos que ela possui como IA, o que frequentemente a leva a ter uma visão literal e ingênua de sua realidade. Não acredito que seja uma referência do autor ao escrever esse livro, mas para quem jogou "Detroit: Become Human", Klara lembra muito a robô Kara. Já o comportamento de Klara faz muitas referências às três leis da robótica propostas por Isaac Asimov.

O livro provoca muitas reflexões atuais sobre os limites que a inteligência artificial pode alcançar. Chegará o momento em que o contato humano será substituído por robôs? É algo para se pensar.

No geral, a história é bastante leve e agradável. Gostaria muito que fosse adaptada para o cinema em forma de filme ou animação. Sem dúvida, foi uma ótima primeira escolha para conhecer o trabalho desse autor incrível.
ramosdaph10 09/08/2023minha estante
fiquei interessada em ler agora!!!!

Laurinha 25/07/2023

Diferente do que eu costumo ler, mas muito gostosinho. É leve, utópico e até mesmo nos faz refletir sobre a humanidade e sobre quem somos!

Alessandra 25/07/2023

É uma leitura leve e envolvente que nos traz reflexões sobre a fé e amor de maneira simples. É um livro legal para discussões sobre ética e inteligência artificial já que o assunto está em alta.

Tem vários detalhes em aberto quanto a ambientação distópica, então muita coisa eu só imaginei mesmo: Tipo, não entendi a coisa de pessoas elevadas mas imaginei ser algo mutação genética humana; não tem explicação pra doença porque tanto faz a doença o foco é a fé da AA no Sol; a ideia de "castas" sociais para manter pessoas pobres e não elevadas dissociadas da burguesia, e até cheguei a imaginar o Rick como um personagem que utiliza sua inteligência tipo numa sociedade secreta pra lutar contra esse sistema. Também imaginei o final como uma espécie de sucata que só deixam as AAs jogadas lá pra aproveitarem de alguma forma, e achei bem triste não poder "desligar" a AA, ela só fica lá sozinha remoendo as memórias do que ja viveu e ao meu ver, isso fala muito mais sobre solidão do que todos os aspectos levantados durante o livro.

Silvia Sousa 24/07/2023

O que eu li?!?!
Sinceramente fiquei com cara de John Travolta Perdido no rolê, esse leitura foi confusa, pois na narrativa tem bastante descrição mas nenhuma é o universo da narrativa (um futuro distante ok, ajudaria mais contextualizar os núcleos), eu amei a Klara, até mesmo a louca obsessão dela pelo sol, e o Rick. Além de confusa, tbm fiquei na bad, pq? Não posso falar. É isso!

Evy 19/07/2023

Achei interessante
Gostei bastante dessa leitura, achei envolvente, fiquei intrigada em uma boa parte da leitura. O autor vai explicando o mundo aos poucos e isso foi me deixando envolvida.
É interessante como a gente se apega à Klara e vai tentando entender as emoções junto com ela. Os outros personagens eu não consegui me conectar.
Em certo momento fiquei sem entender o rumo da história e a ligação da Klara com o sentimento da fé, mas aos poucos fui refletindo e pude ver sentido nas ações dela.
Gostei da escrita do Kazuo e pretendo ler outros livros dele.

procrastinatoria 18/07/2023

Simples e bonito
Apesar de simples, esse é um livro bem bonito, tanto que me emocionei algumas vezes. O plot não é meramente sobre uma inteligência artificial, mas também sobre a solidão humana, sobre amar incondicionalmente e estar disposto a se sacrificar por esse amor, e sobre a beleza que é viver.

Também gostei muito da escrita do autor, principalmente o fato de ele não deixar tudo 100% explícito, inclusive muitos termos e situações a gente só passa a entender quase no final do livro, junto com a Klara. O autor nos torna tão desinformados quanto ela sobre algumas coisas.

Não é um livro perfeito, mas a leitura é tão fluída que vale a pena a experiência.