Baixo esplendor

Baixo esplendor Marçal Aquino

Resenhas - Baixo esplendor

@limakarla 21/12/2022

Eu leria qualquer coisa desse homem
É impressionante como a escrita do Marçal Aquino é alucinante de tão boa! Todos os personagens são interessantes, com complexidades, com uma construção impecável e nos faz desejar ler mais e mais a cada capítulo. É mesmo como se acompanhássemos uma boa novela, envolvente e instigante. Sou completamente apaixonada!
bibiteodora 21/12/2022minha estante
afe quero ler agora

@limakarla 21/12/2022minha estante
É perfeito!

renneboldo 28/12/2022minha estante
Bom demais

Luciano Otaciano 01/12/2021

Livro bom, mas não espere muito da obra!
Sempre tive curiosidade em conhecer a escrita do autor, sendo assim fui desbravar seu livro. Já tinha ouvido sobre as obras de Aquino antes – principalmente sobre o sucesso Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios – e a curiosidade era enorme. Com o burburinho em volta do primeiro romance depois de 16 anos, aproveitei o hype para começar a me aventurar pelas obras do autor. Já começo falando, então, que Baixo Esplendor não foi nada do que eu estava esperando. Foi bom e ruim ao mesmo tempo e já vou explicar o motivo. Confira abaixo!
Acompanhamos a história de Miguel, um agente da Inteligência da polícia civil que está se infiltrando em uma quadrilha de ladrões de carga. O interessante é que Miguel não é o nome verdadeiro do nosso personagem e, para o desespero dos leitores futriqueiros, nós nunca ficamos sabendo como ele realmente se chama. O problema inicial deste livro é conseguir entender como a narrativa se desenvolve. A falta das marcações de diálogo pode ser uma pedra no sapato de alguns leitores. Particularmente, gosto desse estilo de escrita – mais ou menos o que lemos em Pessoas Normais, de Sally Rooney – e não tive muitas complicações relacionadas a esse desenvolvimento especificamente.
O que me impediu de mergulhar na história foi a linha temporal. Simplesmente, não há uma indicação de que estamos lendo uma cena do passado ou até mesmo uma do futuro. Aquino faz quebras nos capítulos – que são um pouco extensos, diga-se de passagem – e deixa nas mãos do leitor a capacidade de encaixar determinada cena na cronologia dos eventos. Confesso que demorei umas 80 páginas para conseguir, de fato, adentrar na narrativa. Porém, depois desse início um tanto conturbado, engatei direto na leitura e só parei quando cheguei na página dos agradecimentos. Dá pra entender o hype em cima da escrita de Marçal Aquino. Apesar da fluidez da história, o autor não poupa quando o assunto é pegar o leitor com sua escolha de vocabulário. Não que seja uma leitura difícil – pelo contrário -, mas a escrita tem o seu quê de requinte.
Contudo, uma bela escolha de palavras não é tudo, não é mesmo?
Senti falta de uma profundidade maior nos personagens. Principalmente, no interesse amoroso de Miguel, Nádia. Não temos uma grande cena ou um diálogo marcante que inicie o relacionamento deles. Quando nos damos conta, os dois já estão nus no sofá e aproveitando a intensidade da nova paixão. A própria relação de Miguel com Ingo, o chefe da quadrilha, não é tão desenvolvida. Tudo parece muito “fácil” para o protagonista. Logo já se envolve com os ladrões e se torna o braço direito do chefe sem nenhuma pulga atrás da orelha. Poderia, sim, ter um pouco mais de páginas para que esses pequenos detalhes fossem mais trabalhados. No fim das contas a obra tem o seu brilho. Em resumo, BAIXO ESPLENDOR é uma ótima pedida para quem gosta de romances policiais e de ser desafiado por uma leitura que, de início, te joga num breu até você encontrar certas respostas. Espero que tenham curtido a resenha. Até a próxima!
Diego 18/12/2021minha estante
Acabei de terminar a leitura e adorei o livro! E minhas únicas ressalvas são as mesmas que você levantou. Em alguns momentos fiquei confuso com a linha temporal e também achei que o romance de Miguel e Nádia podia ser mais aprofundado. No mais, baita livro

Luciano Otaciano 19/12/2021minha estante
Que bom que curtiu. O livro é muito bem escrito realmente!

Rodrigo 21/11/2022

Rubem Fonseca não morreu
Baixo esplendor é mais um ótimo livro do consagrado autor Marçal Aquino, lançado após um hiato produtivo de 11 anos. Enfim, a espera compensou; o livro, ambientado nos anos 70 numa capital que me pareceu São Paulo, começa morno e se apresenta inicialmente como um romance noir a la Rubem Fonseca, no qual um agente da polícia infiltrado (Miguel, que visualizei na pele do Marcos Palmeira 30 anos mais novo) se aproxima do líder de uma quadrilha especializada em roubo de cargas, a fim de levantar todo o esquema e prender os criminosos.

Contudo, acaba conhecendo a irmã do líder, Nádia (imagine Paola Oliveira de cabelo loiro), e desse encontro surge o casal mais visceral dos últimos tempos na literatura brasileira, até onde eu posso dizer e tenho lembrança. Não vou entrar em detalhes, mas a relação dos dois é altamente inflamável, com o agente se alternando perigosamente nos papéis antagônicos de bandido e policial, e ao mesmo tempo envolvido até a alma com a Paola loira, gata, tarada e arriada os 4 pneus e mais o estepe.

Apesar do enredo policial não ter me empolgado o tempo todo, com muitas idas e vindas cronológicas, Marcos e Paola sustentaram a trama até o fim, que por sinal é inesperado e que me deixou com um nó na garganta. Em resumo, mais uma obra brasileira que salva um ano de leituras fracas e grandes frustrações.

Obs: há de se prestar atenção nessas idas e vindas no tempo; uma delas é um kinderovo que explica o que acontece no final, mas que na hora passa despercebido.
Alessander.Oliveira 21/11/2022minha estante
??????????????

Jackeline.L 17/07/2022

Essa leitura foi uma surpresa para mim, tendo em vista que sempre tive vontade de ler, mas demorei um pouco para adquirir o livro.
Gosto da forma que a história se desenrola e envolve o leitor, tiveram momentos que não queria parar de ler para saber o que aconteceria com os personagens.
Um ponto é que gostaria que tivesse mais páginas, fiquei com vontade de saber mais detalhes sobre determinada parte ou alguns momentos que fiquei na expectativa de acontecerem, mas de qualquer forma, gostei dessa leitura.
DANILÃO1505 17/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Filha de Atena 30/03/2024

Como o amor pode nos mudar completamente
Uma novela muito intrigante sobre o submundo das drogas no Brasil na época da ditadura militar. Mostra muito sobre táticas de investigação de infiltrados.
Nao tem muito oq dizer sem dar spoilers mas assim leiam!! Pq é perfeito e arrasador

@buenos_livros 26/04/2021

Baixo Esplendor - Marçal Aquino ??
?Não foram poucas as vezes em que ele parou e tentou imaginar o quanto ainda lhe restava de sorte. Era, como se sabe, dado a superstições. Acreditava que cada pessoa vinha ao mundo com uma quantidade limitada de sorte e que uma hora essa reserva podia se esgotar.?
. Baixo Esplendor (2020)
. Marçal Aquino ??
. Romance / 261p.
. @companhiadasletras
. Uma leitura vertiginosa com personagens e diálogos extremamente bem construídos. A narrativa prende do início ao fim em um roteiro pronto para a teledramaturgia, no melhor estilo dos grandes romances policiais brasileiros. Sem dúvida um livro que irei recomendar sem medo de errar.
. ?????????

Eduardo Santos 07/05/2021

Não é tão bom quanto o antigo mas a leitura é tranquila, não senti que houve muita emoção.

Marcus.Vinicius 10/05/2021

Literatura brasileira contemporânea
Uma grata surpresa. Marçal Aquino é um dos escritores brasileiros contemporâneos, que depois de um longo tempo sem publicar nada, volta à baila com Baixo Esplendor. O enredo é cinematográfico: Miguel, um policial, infiltra-se, em missão, numa quadrilha especializada em roubo de cargas. Só que a missão sofre a interferência de uma paixão avassaladora e carnal, entre Miguel e Nádia, essa última, irmã de Ingo, chefe da quadrilha. Será que o envolvimento amoroso de Miguel com Nádia atrapalhará os rumos da missão? Com uma narrativa rápida, direta, crua, a história se desenvolve num ótimo ritmo, com cenas de tensão, sexo, intrigas, e vários ingredientes que compõem um excelente thriller policial. Recomendo fortemente!

Dri - @leiturainsone 15/05/2021

Um bom romance
Miguel é o codinome de um policial infiltrado numa quadrilha de ladrões de cargas. Sua missão era simples: conquistar a confiança de Ingo, o chefe do bando, e passar as informações pro delegado acabar com a quadrilha. Porém, Miguel se apaixona perdidamente pela irmã de Ingo e essa relação pode colocar a missão em risco.

O livro é classificado como romance policial. Mas eu não concordo, é a história de um romance. Eu não sou muito fã de romance água com açúcar, só me interessei por esse livro porque conheço a escrita do autor e sei que as histórias dele nunca se limitam a uma única temática.

Então se você gosta de romance, crimes, investigação, e uma pitadinha de mistério, vai fundo nesse livro.

Mas não leia a sinopse fornecida pela editora, porque ela engana: promete uma trama eletrizante com a ditadura brasileira como cenário de fundo. Porém, a ditadura aparece muito diluída na história, dá quase para ler sem perceber que se passa naquela época. A história é muito mais sobre um homem solitário que se perde num personagem e se vê arrependido de ter que voltar para sua vida real. É um drama contado numa narrativa que vai e volta no tempo, te oferecendo migalhas de uma história para vc interpretar o que realmente aconteceu ali. É muito mais sobre conflitos humanos envolvendo amor, amizade, tensão, paixão e traição, do que ditadura.

Para quem já leu Eu receberia as piores notícias de seus lindos lábios: esse livro é beeem mais leve, com uma história mais bonita, mas igualmente incômoda por mostrar que nem sempre as coisas acontecem no melhor momento da nossa vida... [Aquele final...]

Claudio 21/05/2021

Livro policial pra devorar!
Um livro policial cheio de sensualidade. Um personagem principal incrível e personagens secundários que não ficam atrás.

Malé 07/06/2021

Venci o preconceito
Estava com receio de ler esse livro, já que não tinha curtido muito ?eu receberia...? do mesmo autor.
Gostei bastante e foi bem gostoso e rápido (pra mim) de ler.

Anderson 12/06/2021

Impossível largar.
Marçal Aquino mais uma vez mostrando ser um dos grandes escritores contemporâneos brasileiros, construindo uma trama que nos prende do início ao fim.

Miguel, um investigador da polícia civil, se infiltra em uma quadrilha de roubo de cargas, mas ao conhecer a irmã do chefe da quadrilha, se apaixona loucamente e inicia um relacionamento que pode vir a atrapalhar os rumos da investigação.

Lucas.Macedo 10/07/2021

Bom livro!
Eu sou muito fã do Marçal Aquino, por conta do livro "Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios", então fui ler com muita expectativa.

Confesso que demorei um pouco para me conectar com a história, mas, com o decorrer da história e do aumento da presença da relação de Miguel com Nádia, o livro me cativou.

Gostei bastante do livro, apesar de, em alguns momentos, não ter achado o ritmo da narrativa tão fluido como eu gostaria.

Rafael V. 23/07/2021

Leitura leve
Para que gosta de romance policial com uma leitura leve e bem fluída, além de se passar no Brasil e ser escrito por um brasileiro já reconhecido no meio literário e cinematográfico, vai gostar muito deste livro.