A des-educação do negro

A des-educação do negro Carter G. Woodson

Resenhas - A des-educação do negro

Lu 19/05/2021

Muito boa a leitura. Traz muitas reflexões sobre as vivências do negro nos Estados Unidos segregaciosta.
Além de apresentar os problemas vividos, o autor, negro, traz sugestões e opiniões do que poderia ser feito.
É bom entender o contexto histórico em que a obra foi produzida para que se aproveite melhor as questões abordadas.
Recomendo!

Richard 18/11/2022

Ótimo livro para entender como o opressor nos ensina.
Livro essencial para pessoas pretas que fazem alguma licenciatura ou que querem entender a importância de termos pessoas pretas com uma real autodeterminação e com trabalhos que realmente são em prol do seu povo.

Roni 08/05/2022

Quando o opressor educa o oprimido
Embora o tema exposto no livro pelo sr Woodson, seja o sistema educacional americano em sua época que "Deseducava" o Negro ou o alienava, o livro é atual e diz respeito à cada negro, não só no EUA, como na Europa, Americas ou qualquer outro lugar onde o Negro é incluído em um sistema de "ensino" criado pelo opressor.
É chocante ver como, não podendo mais dominar o corpo, foi criado todo um sistema para fosse possível dominar a mente do Negro. Fazê-los pensar que eram inferiores, incultos, que não poderiam pensar por se só, criar, sentir-se indigno foram peças fundamentais para que o projeto de dominação tivesse sucesso. O livro é bastante profundo e toca em assuntos sensíveis e bem atuais.
Não posso deixar de falar do prefácio do Emicida, Soberbo.
Vale a pena a leitura

Rosana 10/09/2022

Reflexivo
Leitura reflexiva, porém, cansativa.
Importante para pensarmos a atual condição e manutenção do negro na sociedade.
Como professora, fortaleceu a certeza de que devo sempre trazer a história do negro com suas vitórias e conquistas. Suas belezas e grandiosidade. É preciso mostrar e fomentar a percepção de igualdade entre as pessoas no processo de formação do educando.