A odisseia de Hakim

A odisseia de Hakim Fabien Toulmé

Resenhas - A odisseia de Hakim

Bia Amaral 14/03/2024

Marcante
Li em um dia porque precisava saber a resolução da jornada do Hakim. Essa história com certeza vai ficar comigo para sempre! Uma aula de geopolítica e história mas, acima de tudo, uma aula de empatia. Incrível

Wagner47 15/01/2024

Compaixão pelo Número 645
Se o volume anterior é aflitivo, Toulmé consegue aumentar seu próprio nível. Como dito anteriormente, a gente sabe que Hakim e seu filho reencontram sua família, mas as decisões tomadas pelo protagonista (ou a inatividade em algumas delas) nos atingem mesmo assim.

Acredito que esse seja o melhor volume que abrange a xenofobia que o primeiro livro pincela. E o melhor de tudo é que isso é sentido pelo leitor em páginas silenciosas, em olhares violentos ou em caras tortas (sendo mega entendíveis em traços simples).

Gostei muito do final também. Toulmé poderia encerrar de forma feliz com o reencontro, mas isso foi um novo ponto de partida. O autor não deixa passar em branco os novos desafios que Hakim terá daqui pra frente.

Já li outras duas obras do autor ("Não era você que eu esperava" e "Duas vidas", ambas incrivelmente boas e já resenhadas aqui). E novamente um simples quadro transpassou todo o sentimento dessa Odisseia, assim como aconteceu nos dois livros anteriores.

Toda a carga da trilogia explode em um simples abraço.

Vicente 13/04/2021

Excelente
Chegando ao fim dessa jornada ou melhor odisseia. Afinal foram quase três anos de viagem da Síria até a França. Através de entrevistas com um personagem real, Fabien Toulmé conta com muita sensibilidade, a história de Hakim, jovem sírio que tem sua vida totalmente destruída pelo simples fato de ter ajudado manifestantes. Para não ser preso ou morto, a única saída é deixar o país. Com isso vamos convivendo com o personagem e suas dificuldades e provações que fazem parte do caminho. Graphic Novel com um tema bem atual, emociona e faz pensar.

Bastos 06/09/2022

Sinceramente sem palavras pra essa trilogia, finalmente a jornada de Hakim chega ao fim e é surreal toda dor e dificuldade que teve que passar, mesmo pois de tudo isso ainda é visto como um invasor por alguns. São milhares de refugiados que passam por situações como essa ou até piores.

A trilogia é extremamente emocionante, com uma jornada inimaginável para nós e que nos faz perceber o quão privilegiados somos.

Gusta . 24/01/2023

Boa vida, Hakim.
Eu realmente não sei o que falar sobre essa história, é cruel, mas ao mesmo tempo divertida. Gostei muito de acompanhá-la.

É muito triste toda essa situação... Enfim. É de lamentar por cada pessoa que morreu, buscando a liberdade, ou/e ainda sofre com tudo isso.

Obrigado Fabien por essas odisseias, foram excelentes, lindas de cruéis, mas desenhos sensacionais.

Uma boa vida a Hakim, e de certa forma, um adeus...

_lendogibi 25/04/2023

SENSACIONAL!
Isso aqui tem que ser lido por todo mundo, é um relato muito forte que nos faz entender oqe refugiados passam, e com isso podemos ter mais empatia.

A verdade é que reclamamos de barriga cheia, apesar dos problemas que temos aqui no Brasil nada se compara com você ser obrigado a deixar sua família, sua vida, suas raízes para trás por conta de uma guerra.
Hakim é um sobrevivente, um super herói.

É forte, é tocante, é necessário!

Bruno.Rafael 27/09/2023

Hakim e o poder de transformação
Nossa, que história espetacular!
A última parte da odisseia começa na Grécia, e Hakim e seu filho tentam chegar na França para reencontrarem Najmed, sua esposa. No volume 2 parecia que eles já teriam passado pelo pior, mas Hakim nos avisa que ainda teria muitas situações difíceis pela frente, e ele estava certo. No volume 3, vemos situações que parecem improváveis de terem acontecido, principalmente quando passam pela Hungria. Que caos! O país o qual, durante o trajeto, teve a menor empatia com os refugiados. O que eles passaram por lá, nenhum ser humano merece passar, ainda mais pessoas que estão fugindo obrigatoriamente de seus países em busca de melhores condições de vida. Pareciam até criminosos pelo olhar alheio. Mas no fim, superação. Essa viagem certamente foi transformadora para Hakim e seu filho Hadi. Fico pensando se teria a força e a coragem desse Sírio para superar todos os desafios que ele enfrentou. Mas como ele disse, seu filho foi sua força motriz.
Além deles, nós também, leitores, saímos dessa leitura transformados. Só um ser humano sem empatia e sem emoções não seria impactado por toda a história envolvendo, não só o percurso de Hakim, mas de todos os refugiados descritos e não-descritos na HQ. É um aprendizado enorme sobre a situação dos migrantes e refugiados e uma história que se leva para a vida. O autor, Fabien, tem muito crédito nisso, pois soube, assim como em suas outras obras, transmitir as sensações e reflexões necessárias para o leitor, sem aumentar nem diminuir o sofrimento alheio. Ele também foi muito criativo e perspicaz nas introduções e na parte final da história, nos mostrando que o fim da história de Hakim ainda está se desenrolando. Muito boa essa dinâmica que ele deu à HQ.
Espero que essa história seja transformadora para todos que a leiam, e que a percepção que temos sobre os refugiados mude. Elas não querem roubar seu emprego, não querem seu dinheiro, só querem ser felizes e buscar qualidade de vida para suas famílias, e esperam que um dia seus países estejam em clima de paz. Essas pessoas esperam que sejam um dia reconhecidas pelo que elas são, e não pelo rótulo que a sociedade lhes impõem.

Livia Barini 15/02/2024

Belíssimo
Nesta trilogia Fabien Tolmé, com muita sensibilidade, nos conta a história de Hakim, um refugiado sírio. Como era a sua vida antes da Primavera Árabe, como viu o início das manifestações em seu país, o que ele e a família sofreram durante o início dos conflitos e como a vida de todos foi se despedaçando a medida que a guerra se instalava.

Acompanhamos a sua jornada em busca de emprego e um lugar seguro para morar e poder ajudar a família que ficou para trás. Vemos o quanto ele é desprezado e usado por aqueles que enriquecem explorando a desgraça alheia. E enfim, vemos sua jornada por vários países em uma fuga perigossísima para salvar a si mesmo e ao filho, com o objetivo de reencontrar sua esposa.

É triste saber que há muitos Hakins espalhados pelo mundo neste exato momento. E que a sua luta não se encerra ao serem acolhidos em outro país. Essa luta continua, cercada de preconceito e dificuldades financeiras.

Um livro necessário e muito bonito. Recomendo a leitura.
Monique 16/02/2024minha estante
Simplesmente amo essa trilogia!

Sidnei 31/03/2021

Hakim
Com essa leitura encerro a triologia de Hakim, uma aventura que seria épica se não fosse tão real e tão arrasadora, no pior sentido. Você é arrancado de sua vida, por um motivo torpe - torpe quando o poder corrompido atinge as familias que levam uma vida comum em algum país e são forçados a sair de suas casas, seus empregos, suas famílias na busca de sobreviver, sendo tratados em vários momentos como vagabundos, usurpadores e mendigos.

Que lição. E que tristeza. Hakim nesse terceiro volume continua sua busca pela esposa com seu filhinho a tira colo de apenas 1 ano e meio, passando pelos piores percalços possíveis, quantos Hakins não existiram? Quantos não alcançaram seus objetivos? Quantos ficaram pelo caminho mortos em algum buraco ou no fundo de algum lago ou mar? Essa história de vida é arrebatadora e emocionante contada por um autor tão sincero e corajoso ao expor o simples e real,

Encerro aqui também a leitura de todas as HQs do Toulmé que foram publicadas no Brasil, certamente é um dos meus favoritos.

Maíra 22/08/2021

Exercício de empatia
Embarcar na odisseia de Hakim é um exercício humanizador e de empatia. É aprender a olhar para o imigrante fora do senso comum e tirando o véu do preconceito. Fabien Toulmé fez um trabalho excelente retratando e divulgando o périplo do Hakim. Quanto mais gente tiver contato com a história, melhor.

Sueli Yano Suga 18/04/2021

Tocante
História tocante. HQ importante e que nos ajuda a conhecer um pouco sobre a primavera árabe e a situação de os migrantes sírios passaram.

Helo 20/06/2021

Tocante
Cheguei ao fim dessa Odisseia, feliz por Hakim e sua família terem conseguido se instalar na França, feliz por estarem criando laços com o país e refazendo sua vida. Triste por não poder acompanhar mais essa história tão rica e cheia de lições.
Que a consciência e empatia que esse livro me trouxa também chegue ao coração de outras pessoas.

Phelipe.Pompilio 06/06/2022

Uma leitura essencial.
Nesse último volume foi difícil de segurar as lágrimas. É muito importante entender tudo o que essas pessoas passaram e ainda passam para ter um pouco de dignidade e um lugar para reconstruir a vida que lhes foi tomada.

AsereT 07/08/2022

Sensível e extremamente importante
A série foi uma marca me reaproximar dos quadrinhos. Toulmé consegue narrar a história de Hakim com uma sensibilidade maravilhosa e nos ajuda a ter noção de todos os acontecimentos que podem ocorrer nessa viagem. Incrível. Uma história que deve ser contada para nunca ser esquecida e repetida.