Poderosa Liberdade

Poderosa Liberdade J. Marquesi

Resenhas - Poderosa Liberdade

1 | 2 | 3 | 4

Ratinha de Biblioteca 08/04/2024

Um romance de época que se passa no Brasil e na Ingleterra de 1853 e a protagonista é uma mulher negra, recém liberta da escravidão. Premissa muito interessante! É o livro II de uma série, mas pode ser lido de forma independente.

Am'oonchild 04/03/2024

Poderosa História
Esse é um livro muito bem feito desde a introdução dos personagens aos detalhes do contexto histórico.

Eu nunca tinha lido um romance de época que se dispusesse a apresentar o Brasil como parte da narrativa e por mais que não tenha sido o melhor Brasil, claro, devido a escravidão, esse é um período da nossa história que não pode ser apagado e acho que aqui foi bem abordado. Apesar de que, em alguns momentos, quando personagens brancos se repetem dizendo "Eu sinto muito" a Marieta ou se lamentam da situação do país, fique um ar de culpa branca meio ridículo, do tipo "Você ficar sentido não vai mudar o sofrimento que pessoas negras passam ali todos os dias, faça algo de verdade sobre isso, reaja", assim como fica contraditório Joaquim fechar negócio e lucrar em cima do café que vem do trabalho escravo, mas ser contra o sistema, eu compreendo que são cenas e conversas utilizadas para demostrar o discernimento de personagens bons, que não teria muito o que se fazer contra o funcionamento de todo um país na época e a autora, num geral, soube expor o assunto, com cuidado, sem passar pano e tendo impacto sobre a história.

Sobretudo, é óbvio, na vida de Marieta, a mulher negra que consegue sua liberdade de volta e é nossa maravilhosa protagonista. Achei que ela foi incrível em todos os seus nuances. Da sua firmeza de manter laços culturais importantes, da sua confiança, demonstração de amor próprio. Assim como também em seus momentos de fragilidade, inseguranças e medo sobre o mundo a sua volta e de onde é o seu lugar.

Joaquim, o belo português, é igualmente um bom protagonista. Seus pensamentos e morais são um respiro, é o famoso homem fictício que faz o mínimo, mas que te faz suspirar de amor porque é, pelo menos, este mínimo que você gostaria de ver em um homem real, sabe? Portanto, me encantou ele cultivar amizades femininas, por exemplo, eu adoro quando o ciclo pessoal do protagonista não se resume a outros homens e ele também realiza gestos românticos lindos (o dente-de-leão foi uma das demonstrações mais meigas que já li, na moral).

E, acima de tudo, os dois funcionam como casal, você sente o amor, a química, as dores e o fogo que os envolve, eles possuem ótimos diálogos, momentos de tensão e reencontros. Inclusive, adorei a narrativa intercalada com o passado e o presente até o ponto exato onde vai haver o "acerto de contas". Eu como uma pessoa com dificuldade de engolir paixões que acontecem dentro de poucas dias, acreditei firmemente no amor deles e comemorei cada segundo.

Por último, deixo registrado minha alegria com personagens secundários como Lily (os questionamentos dela sobre amor e a ausência do desejo de se casar foram acréscimos muito bem-vindos) e Lady Kat (SPOILER: No instante eu que a vi com a dama de companhia a dúvida se plantou na minha mente e eu amei receber a confirmação de que, sim, as duas eram um casal, a gente sempre sabe! e eu adorei que o Quim foi até o último segundo respeitoso sobre manter o segredo dela).

Sally 18/08/2023

Uma história de amor e luta
A história de Marieta e Joaquim me tocou demais. Aqui, temos a história desse casal, que sofreu muito anos atrás e se vê com uma nova possibilidade de viver esse amor.
Mari e Kim se conheceram quando ela ainda era cativa, e o amor que surgiu era considerado impossível, por ele ser um fidalgo português.
Muita coisa aconteceu e foram separados.
No início do livro, Marieta ganhou sua liberdade como presente da Guta (Helena Augusta, protagonista do primeiro livro da série) e se vê livre, em um novo país, com uma nova língua para aprender e um futuro inteiro pela frente.
A questão é que ela e Kim voltam a conviver e percebem que o amor que viveram nunca morreu, apesar de ambos terem ficado com o coração partido. Será que agora eles teriam chance de viver esse amor? E o motivo da separação quando eram jovens?
A autora tratou dos sofrimentos da Mari de maneira exemplar, com delicadeza, realidade e responsabilidade. Foi muito importante ver como a Mari se sentia e entender suas angústias, assim como seu desejo de se expressar e ser quem era, sem esconder suas raízes.
Do mesmo jeito, ver como o amor de Kim era forte, bem como o seu senso de responsabilidade e confiabilidade foi incrível. Os dois têm uma química inegável e passam por novas provações, mas amei como tudo foi feito!
O final é lindo, o epílogo é um amor e o capítulo bônus me deixou chorando de emoção!
Os personagens secundários são bem desenvolvidos e já quero ler o próximo. Por favor, Ju Marquesi, faz o livro da Lily!!!

Helloysa.Carvalho 28/06/2023

Livro chato
Livro chato personagem chato, mais um livro na minha estante sem graça com Ploc chatos repetitivos mais um livrinho de romance merecia zero estrelas mas ainda fui generosa e daí meia estrela autora tinha tudo pra fazer esse livro ser perfeito mas ela cagou no livro todinho que livro chato do 🤬 #$%!&

manu 23/03/2023

Kim é um comerciante português e vai no Brasil em busca do seu próximo acordo lucrativo. O que ele não esperava era sair de lá completamente apaixonado.

Ele conhece Marieta, uma das escravas do local. O amor a primeira vista! Os dois se conectam instantaneamente e se apaixonam perdidamente. Até que ele tenta comprar sua alforria com um acordo impossível feito pelo dono de Marieta, o que acaba distanciando os dois por anos enquanto ele vai em busca de cumprir o contrato.

Marieta se casa, vira viúva e recebe sua liberdade. Ela resolve acompanhar sua grande amiga Helena para Londres e trabalhar como sua dama de companhia. Mas, mesmo com sua liberdade em mãos, a sociedade não vai deixar de ser preconceituosa com uma mulher negra ex-escrava.

O caminho dos dois se encontra novamente, porque Kim é um dos parceiros comerciais do Conde Hawstone, marido de Helena, mas a vida não vai facilitar nenhum pouco essa reconciliação.

Adorei o jeito como a Marieta foi retratada. Mesmo sofrendo vários preconceitos durante toda a sua vida nunca abaixou a cabeça e enfrentou todos eles até encontrar o seu final feliz.

Kim é um homem que pensa a frente do resto da sociedade. E, apesar de eu achar que ele fez muitas coisas erradas (só pelo fato de ele não ter tentado falar com Marieta nenhuma vez durante anos para contar sobre o acordo) ele é um cara muito bom.

Gostei muito da premissa, mas dei uma nota baixa porque achei muito enrolado, apesar de ser um livro pequeno.

A mesma cena é retratada dos dois pontos de vista várias vezes. Achei meio desnecessário e que isso ocupou um espaço do livro que poderiam ter sido desenvolvidas outras cenas. Mas adoro esse tipo de romance de época que é continuação com os personagens do livro anterior.

Jaque 15/03/2023

Busca da liberdade
Se achei que iria gostar deste livro, foi pouco. Ele retrata a luta das mulheres pela tão sonhada liberdade. Liberdade por igualdade, liberdade para escolher com quem casar, liberdade da invisibilidade, liberdade da escravidão. São tantas firmas de liberdade que só quem sofre a privação que sabe o que significa esta causa. Marieta é uma escrava que vive um grande amor com Kim. Mas não conseguem ficar juntos e muitas mágoas são acumuladas. Com o passar dos anos ela é libertada e o destino os une novamente para viverem o grande amor.

julianacleto 18/02/2023

Maravilhoso
Que livro lindo! Gostei mais desse do que o primeiro da série. Nesse livro a Ju trouxe de maneira mais delicada as cenas hot, o que havia me incomodado muito no anterior. A autora abordou a escravidão e o racismo sofrido pelos negros libertos naquela época, e que infelizmente persiste muito até hoje. Marieta é a personagem que traz representatividade. A reta final do livro me levou as lágrimas em alguns momentos. Cenas emocionantes de deixar o coração quentinho.

Yasmin Almeida 11/02/2023

Mais um pra conta ...
Sou completamente apaixonada nos livros da Juliana, acompanho ela desde o início e apesar de ter levado pouco mais de 1 mês pra ter Poderosa Liberdade, adorei a história, a temática, ter o Brasil como plano de fundo...
Terminei com um gostinho de quero mais, e aquele final trouxe um quentinho pro coração.

Alice 28/12/2022

É a primeira vez que leio um romance de época nacional tão intenso quanto esse, precisei parar de ler pra refletir várias vezes e amei a leitura. Leiam!

Rachel 27/12/2022

Em ?Poderosa liberdade? segundo livro da série acompanhamos o final feliz de Marieta e Kim. Quando se conheceram, Marieta era escrava na fazendo do barão, pai de Helena. Ele, um português que foi ao Brasil visando a exportação do café e conheceu o amor da mulher mais linda que seus olhos já tinham visto. O destino os separou. Depois de livre, Marieta da Silveira resolve recomeçar em Londres, onde sua amiga Helena agora morava, nesse recomeço encontrou o homem que tinha sido o amor da sua vida, mas que havia partido seu coração.

Grazi_girassol 11/12/2022

Gostei bastante, mas acho que faltou algumas coisas.
Vou dividir em duas partes, as partes positivas e negativas. Bem, começarei pelas negativas e em seguida os positivos.

? Achei a história teve muitos acontecimentos corridos.

? Acredito que não havia necessidade de repetir as mesmas cenas pela visão do outro. Da para intercalar os narradores sem ser repetitivo.

? Pelos acontecimentos serem muito rápidos, há um dificuldade maior em se apegar aos personagens e ao romance deles.

? Uma história bem diferente das de costume.

?Aborda minorias.

? Personagem feminina independente.

? Uma história de amor interracial.

Achei muito bacana, a primeira vez que leio um romance de época com a personagem principal sendo negra. Achei uma leitura rápida e recomendo.

Maria9296 31/05/2022

Kim e Marieta ?
"Quem dera se todas as pessoas que tiveram a vida que eu tive pudessem ter esse final feliz."

Já começo essa resenha dizendo que eu AMEI esse livro.

Tudo nele é perfeito.

Ju Marquesi abordou nesse livro um tema muito sensível que é o período pós escravidão e ela fez isso com muita sensibilidade e realidade. O ano é 1858 e as discussões que tem nessa obra é ainda a realidade.

Eu amei os personagens e o desenvolvimento de cada um. Marieta é uma mulher extremamente forte e segura de si, apesar de todas as problemáticas e o preconceito que a sua cor traz, ela não deixa se abater e luta pelo o seu lugar na sociedade, sem perder a sua essência e a sua cultura, enaltecendo o lugar de onde veio.

Joaquim Ávila é um homem a frente do seu tempo, com um pensamento mais evoluído do que muitos da época, luta ao lado de Marieta pelo o minimo de liberdade que ela merece. Ele é um homem apaixonante que lutou pela a mulher que ama, apesar de todos os tropeços no meio do caminho.

É um livro super apaixonante e apesar de eu ter demorado a pegar no ritmo da leitura, eu amei ele.

Apenas LEIAM

1 | 2 | 3 | 4