Poderosa Liberdade

Poderosa Liberdade J. Marquesi

Resenhas - Poderosa Liberdade

1 | 2 | 3 | 4

manu 23/03/2023

Kim é um comerciante português e vai no Brasil em busca do seu próximo acordo lucrativo. O que ele não esperava era sair de lá completamente apaixonado.

Ele conhece Marieta, uma das escravas do local. O amor a primeira vista! Os dois se conectam instantaneamente e se apaixonam perdidamente. Até que ele tenta comprar sua alforria com um acordo impossível feito pelo dono de Marieta, o que acaba distanciando os dois por anos enquanto ele vai em busca de cumprir o contrato.

Marieta se casa, vira viúva e recebe sua liberdade. Ela resolve acompanhar sua grande amiga Helena para Londres e trabalhar como sua dama de companhia. Mas, mesmo com sua liberdade em mãos, a sociedade não vai deixar de ser preconceituosa com uma mulher negra ex-escrava.

O caminho dos dois se encontra novamente, porque Kim é um dos parceiros comerciais do Conde Hawstone, marido de Helena, mas a vida não vai facilitar nenhum pouco essa reconciliação.

Adorei o jeito como a Marieta foi retratada. Mesmo sofrendo vários preconceitos durante toda a sua vida nunca abaixou a cabeça e enfrentou todos eles até encontrar o seu final feliz.

Kim é um homem que pensa a frente do resto da sociedade. E, apesar de eu achar que ele fez muitas coisas erradas (só pelo fato de ele não ter tentado falar com Marieta nenhuma vez durante anos para contar sobre o acordo) ele é um cara muito bom.

Gostei muito da premissa, mas dei uma nota baixa porque achei muito enrolado, apesar de ser um livro pequeno.

A mesma cena é retratada dos dois pontos de vista várias vezes. Achei meio desnecessário e que isso ocupou um espaço do livro que poderiam ter sido desenvolvidas outras cenas. Mas adoro esse tipo de romance de época que é continuação com os personagens do livro anterior.

thaismag 10/05/2021

Quase 1 mês sem conseguir ler. Arrumei tempo pra mais um livro maravilhoso da Ju Marquesi.
Fiquei com vontade de reler o primeiro e ansiosa por um livro de Lily.
Como não apaixonar por Joaquim?!
Já disse e repito: Leiam os livros dessa mulher!
Linda 10/05/2021minha estante
Como eu faço pra ler o livro no app

Aisha Andris @AishandoBooks 01/07/2021

Muita representatividade e mulheres incríveis
“Poderosa Liberdade” traz a história de Marieta, uma escravizada que finalmente será libertada por sua melhor amiga Helena, a mocinha do livro anterior, e embarcará com ela para a Inglaterra, para trabalhar como dama de companhia. E lá, Marieta acabará se reencontrando com Kim, o homem a quem entregou seu coração no passado e que a iludiu com falsas promessas de amor e liberdade. Ou será que ele teve motivos fortes para não voltar para ela?
Esse é um romance que tem um desenvolvimento mais lento, em que a narrativa se alterna entre passado e presente, mostrando como Marieta e Kim se conheceram e se apaixonaram, e também como estão após cinco anos longe um do outro. Muita coisa aconteceu nesse período: Kim enriqueceu e construiu sua vida na Inglaterra, e Marieta acabou se casando com outro homem por ordem do seu “dono” e ficando viúva algum tempo depois. Agora os dois estão muito diferentes, mas logo no primeiro encontro percebemos que o amor deles continua tão vivo quanto antigamente. A gente fica louco para descobrir por que Kim não buscou Marieta como havia prometido e para vê-los sentar, conversar e resolver suas pendências.
“Poderosa Liberdade” é um livro maravilhoso que traz um casal apaixonante, mas que me conquistou, sobretudo, pela representatividade e pela importância dos temas trabalhados ao longo da história, como o racismo e a luta das mulheres por espaço na sociedade. Marieta é uma personagem muito forte, que se impõe bastante. Ela não abaixa a cabeça e não permite que ninguém a humilhe. Mesmo em um país com uma cultura completamente diferente da dela, Marieta mostra o orgulho que tem das suas raízes. Ela veste a moda europeia, sim, porém também usa seu turbante, suas tranças e a coroa de cachos negros como a noite com que nasceu. Isso é lindo de ver! Mas o melhor de tudo é que Marieta não está sozinha, o livro traz outras personagens igualmente incríveis, como as irmãs do Hawk e Cat, uma viscondessa viúva que funda um jornal para dar voz às mulheres. Eu amei esse plot, mesmo sendo secundário. Enfim, super recomendo essa leitura! Tenho certeza que vocês não vão se arrepender de dar uma chance.

site: https://aishando.home.blog/

Jeh Xavier @dramatica.literaria 13/03/2021

"Um coração partido nunca ficaria inteiro de novo."

Durante sua vida Marieta foi escravizada junto com os seus, por um golpe do destino ela conseguiu receber um pouco de estudo quando o Barão da fazenda à colocou para fazer companhia a sua filha. Mas quando a garota foi para um colégio longe dali, Marieta voltou para junto dos outros escravizados.

Marieta sempre teve dentro de si uma vontade imensa de conhecer o mundo. Quando ela conhece Joaquim, um português que veio fazer negócios no Brasil, ele desperta nela desejos e sentimentos antes nunca sentidos. Nasce a esperança de poder ser livre e viver esse amor, mas o destino acaba afastando os dois e Marieta promete nunca mais entregar seu amor a ninguém.

Anos se passaram, Marieta foi obrigada a se casar com outro escravo e agora é viúva. Helena, filha do barão, volta ao Brasil e compra a liberdade de Marieta e a convida para ser sua dama de companhia em Londres. Agora em uma nova terra, com novos costumes, Marieta precisa encontrar seu caminho sem perder a essência de quem é e em meio a todas essas mudanças ela reencontrará Joaquim seu amor do passado. Será o amor capaz de superar mágoas do passado?

Estou completamente apaixonada por essa história e seus personagens. Marieta é uma mulher incrível, forte e corajosa que já enfrentou muita coisa na vida e não tem medo de lutar por respeito e seu direito de existir. Joaquim é aquele mocinho que conquista nosso coração, meu mais novo crush, com seu sotaque português e lealdade é impossível não se apaixonar por ele. Ele se mostrou um homem bondoso, leal e apaixonado e cada cena dele com Marieta deixava meu coração transbordando amor.

A autora abordou temas como a escravidão e a luta feminista. Confesso que quero ver mais desse grupo de mulheres e suas lutas, uma em especial me chamou muita a atenção e espero que a autora traga a história dela.

Eu poderia ficar aqui escrevendo inúmeros elogios para essa obra, só vou dizer para vocês que leiam esse romance lindo, bem construído e com temas importantes. Vem se apaixonar por Marieta e Joaquim também.

Thah Rosa 29/03/2021

Poderoso mesmo
Um livro poderoso que conta a historia de Marieta, uma escrava que recebe sua liberdade e vai morar em Londres com sua amiga Helena (do 1o livro Poderoso Destino).
La ela encontra um país que nao era escravocrata porém um lugar cheio de preconceitos, em que ela precisa mostrar para todos o orgulho que tem de suas origens e o faz maneira linda e corajosa. La ela tambem conhece mulheres que estão tentando lutar por seus direitos e seus lugares em um mundo machista e patriarcal. Além de reencontrar tambem seu grande amor: Joaquim de Avila.
Joaquim conheceu Marieta no Brasil e tentou de todas as maneiras possiveis conquistar a liberdade dela, porém foi enganado por o antigo dono da Fazenda em que ela morava, da mesma maneira que Marieta foi engana achando que Joaquim a enganou e que a abandonou.
Quando se reencontram o passado volta a tona e o que ja era forte volta com mais força.

O romance deles é lindo de se ler.
Joaquim é um personagem apaixonante demais. Ele nao tem medo e quer enfrentar tudo independente do quao dificil vai ser para ficar com Marieta nesse mundo que nao aceita diferenças.

Um livro forte, impactante, com discursos e discussoes valiosas, que se encaixam muito bem nos dias atuais em que ainda temos muito preconceito e muito machismo.

Flor do deserto 19/10/2021

Favorito nós 10%
Vamos começar a resenha falando que eu favoritei esse livro antes dos 10%. Sim, isso aconteceu. E sabe, por quê? Porque autores nacionais sabem fazer livro bom com maestria. Logo no começo há alguns comentários de uma influencer preta que fez a leitura sensível do livro e disse que estava maravilhoso. Já me ganhou só por aí! A autora teve uma enorme preocupação em retratar temas aos quais não são da sua alçada com responsabilidade e respeito. Aqui temos uma mulher preta, Protagonista de um romance de época dos melhores que eu já li e fora daquele clichê horroroso do negro escravizado. Apesar de retratar a escravidão com todo seu contexto histórico por boa parte da história se passar no Brasil. É uma história de auto descoberta da personagem, descobrindo sua liberdade como uma mulher da alta sociedade, sendo tratada como igual entre os outros e aprendendo a não abaixar a cabeça para os preconceituosos. Tudo aqui é bem construído, inclusive os personagens secundários que ganharam meu coração com uma facilidade impressionante. Helena, Hawk, Lady Lily, Lady Catherine e tantos outros que fizeram parte da jornada de crescimento de Marieta e que a acolheram da melhor forma mostrando que poderia ser quem é, com sua cultura e costumes. E o romance?! É lindo de se ver. É pedir demais um Joaquim? O livro é 100000/10 e o plot me deixou chocadíssima. Perfeito, PERFEITO
cass.brandAo 22/10/2021minha estante
você vai me fzr ler mesmo??? aaaaaaaa

Flor do deserto 11/11/2021minha estante
Óbvio que vou kkkkkkk

80 26/06/2021

Amei ler um livro em que a protagonista é negra, gostaria que tivesse outro livro para contar que os amigos da Marieta também conseguiram a liberdade.

@viagementrelivros 15/05/2021

Resenha por Viagem entre Livros
Marieta da Silveira era, finalmente, uma mulher livre. Após ser escravizada por toda sua vida, Mari está mais do que pronta para recomeçar. Por isso ela logo aceita o convite da melhor amiga Helena, que agora é uma condessa, para ser sua dama de companhia em Londres. E sua nova vida já é repleta de desafios: aprender um novo idioma e as regras da sociedade inglesa, além de aprender a conviver com uma sociedade que ainda tem muito preconceito por ela ser apenas quem é: uma mulher de origem simples, e de pele preta.
Mas esses são os desafios que Marieta já esperava enfrentar. E os enfrenta com garra e cabeça erguida. O que ela não contava era ter que reencontrar seu primeiro e único amor: Joaquim.
Mesmo tantos anos depois, Mari ainda sente a dor e a desilusão que o empresário português deixou em seu coração. Mas, se ainda há sentimentos... será que há espaço nessa nova vida, para dar uma segunda chance para o amor?
??
Que livros, meus amigos, que livro. Marieta é incrível. Exemplo de garra, determinação, inteligência, força e doçura. Eu amei cada momento dela, desde sua fé, seu amor pelo seu povo e por seus amigos, sua vontade de viver e de mudar seu destino, seu orgulho de suas origens e de ser quem ela é. Ela marca esssa força por onde passa.
E Joaquim é aquele mocinho que a gente não resiste e quando vê o coração já é todo dele. Fofo, intenso, dedicado, apaixonado. Sem medo de se entregar ao amor.
O livro interca alguns capítulos do presente com cenas do passado em que eles se conheceram, até que a gente consiga montar o quebra cabeça completo da trama. O contexto histórico é incrível e bem fundamentado. Amei cada momento de reprensentatividade que a história trás, como a da cultura africana, com a Mari usando seu turbante no cabelo em pleno jantar da aristocracia inglesa.
Durante a história vemos sim, muito do racismo enfrentado por ela, mas Marieta não abaixa a cabeça nenhuma vez, e conta muito com o apoio das pessoas a sua volta também.
A escrita da autora é bem detalhada, e portanto mais lenta, mas também bastante intensa e emocionante. Temos vários personagens secundários, mas meu destaque vai para Lady Lily, porque já quero uma história para ela!
Enfim, só o que posso dizer é que vocês precisam ler esse livro! Um romance de época diferente, surpreendente e maravilhoso

Yasmin Almeida 11/02/2023

Mais um pra conta ...
Sou completamente apaixonada nos livros da Juliana, acompanho ela desde o início e apesar de ter levado pouco mais de 1 mês pra ter Poderosa Liberdade, adorei a história, a temática, ter o Brasil como plano de fundo...
Terminei com um gostinho de quero mais, e aquele final trouxe um quentinho pro coração.

Nanda 08/05/2022

Esperava mais do livro, embora ele seja bom! Conheci ele por aqui mesmo, vasculhando outros livros no mesmo estilo. Porém, descobri que teria um outro anterior e que seria de melhor entendimento lê-lo primeiro. Fiz isso e gostei bastante do outro, só que me foi apagando a vontade de ler esse daqui. Acredito que este não tenha sido o momento certo de ler ele, o que pode ter impactado nas estrelas que retirei!?

estantedaju 27/04/2021

👒 Romance de época nacional? Temos!
📚 Poderosa Liberdade, segundo livro da série Poderoso Destino conta a história de Marieta da Silveira.

🇧🇷 Seu primeiro amor deixou um gosto amargo de decepção e mentira. Apesar de achar que aquele seria diferente, que a libertaria e a trataria além do estigma que seu povo sofria, Joaquim era como todos os outros, e deixara apenas dor, sofrimento e uma grande ilusão.

🇬🇧 Quando finalmente consegue sua liberdade, Marieta está decidida de que nunca mais alguém poderia prender tanto seu corpo quanto sua alma, mas, ao recomeçar, agora em Londres, a busca pelos seus sonhos continua não sendo fácil, e ela precisa manter a cabeça erguida para lutar contra os julgamentos de uma sociedade racista.

🍒 Mais um romance de época nacional que surpreende com representatividade, muitas reviravoltas e um prefácio emocionante! Já conhece a escrita de J. Marquesi?

💕 Esse foi um livro que me ganhou 100% pela capa maravilhosa, e eu adorei conhecer!

site: https://www.instagram.com/p/COLyhQCD9SF/

Bi Faria 29/03/2021

| Resenha
Capa maravilhosa! E foi uma leitura envolvente e especial por por trazer uma história com personagem negra que enfrenta de cabeça erguida tudo o que vivenciou e sofreu. É favorito de 2021!
Esse foi o meu segundo contato com a escrita da autora e eu não poderia estar mais feliz por encontrar uma história que mostra a realidade da escravidão nas fazendas de café e como o negro era tratado, além de apresentar um romance que quase não vemos representado na época.
Marieta é uma mulher forte que já sofreu muito na vida, escrava na fazenda Santa Helena, viveu o que era não ter vida própria e liberdade.
Ao se requisitada para acompanhar a filha do Barão, Helena Augusta, ela teve a oportunidade de estudar e perceber como mundo ia além da senzala e apesar de estar bem sofria por seu povo sem direito a nada.
Os anos iam passando e o medo do Barão escolher seu marido para casar ia aumentando, sem amor, era somente para gerar mais escravos para a fazenda.
Ela só não imaginava conhecer Joaquim, um português amigo do filho do Barão que estava fazendo negócios para o café.
A primeira vez que se viram foi inusitado, ele na sombra a vendo dançar se sentiu hipnotizado, ela ao sentir a presença de um homem branco e estranho sentiu seu espaço invadido.Mas como ela também tomava conta da casa foi inevitável não conversarem.
A atração existia e Joaquim pensou em várias possibilidades, mas a decepção de Marieta ao final fora grande.
Passado muitos anos de tudo que viveu boa parte de sua vida, agora ela era livre, uma mulher alforriada com muitas marcas e que queria ver seu povo da mesma forma.
Quando Helena transformou sua vida também a convidou para morar em Londres e ela que sempre sonhou em conhecer lugares depois do oceano se deu a chance de viver e aprender outra cultura, sem nunca deixar suas lembranças de lado do que talvez não foi amor com Joaquim.
Com costumes bem diferentes e sendo uma dama de companhia ela não imaginava encontrar Joaquim e que o amor que achou ter acabado, estar ainda mais forte. Restando a ambos se darem a chance de conversar, saberem a versão de ambos os lados e se permitirem viver esse amor. @astral.cultural @j_marquesi

Camila1282 09/10/2021

Dente de Leão.
Fala de um amor quase impossível, mais que o tempo o transformou em realidade.
Marieta uma escrava, foi criada junto a Helena filha do barão do café.
Uma mulher forte, que chorou pelo seu primeiro amor, achando que ele tinha enganado e mentido para ela, se casou com quem seu patrão mandou, sem reclamar, até que um dia, devolveram sua liberdade.
Ela se viu indo pra Inglaterra, agora viúva indo viver com sua amiga, em uma cidade desconhecida, com uma língua estranha e tantas regras de etiqueta. E ainda tendo o seu grande amor morando bem pertinho e primo do dono da casa, onde está trabalhando como dama de companhia .
Ela tem traumas pela vida que teve, sente se inferior.
Mais em outros pontos acho que ela seja uma mulher empoderada, que não receio de ser quem é mesmo recebendo olhares tortos.
Joaquim não vai perder a chance de viver seu grande amor.

*-Quem me dera se todas as pessoas que tiveram a vida que eu tive pudesse ter esse final feliz-*
Marieta.

1 | 2 | 3 | 4