Sim, Não, Quem Sabe

Sim, Não, Quem Sabe Becky Albertalli...

Resenhas -

Sol 23/03/2022

Me encantei com a garra e força que os jovens tem dentro de si e podem usar para tantas causas boas nesse mundo.
E este livro, em resumo, abordou sobre como a política pode afetar os caminhos de nossa sociedade e quanto é necessário todos terem acesso a informação.
Que a gente nunca desista de lutar pelo melhor e pelas vidas de todos os seres desse mundo.

Antiheroicc 17/06/2023

Leitura necessária
Vou avisando, esse livro é basicamente todo sobre política e muito pouco romance, então não vá esperando um super romance, o livro é mais focado na política.
Adorei, me fez abrir meus olhos para coisas relacionadas a política que eu n me ligava antes, os personagens são uns fofos, adorei a troca de culturas entre os personagens. A Sophie uma querida ??

Mari_Cardinho 15/01/2024

Sim, não, quem sabe
Não sei nem como começar a explicar o quanto amei esse livro!!
Na história acompanhamos Maya, uma garota muçulmana que em meio a uma fase meio turbulenta no casamento dos pais e a vontade de ganhar um carro deles, aceitará ir bater de porta em porta para prospectar votos para a campanha de um senador local junto a um garoto.
Em paralelo acompanhamos Jamie, um garoto Judeu, que vive em meio as bagunças da organização do bat mitzvá da irmã e o pedido de sua mãe para que ele realize o brinde no dia (mesmo sabendo de seu medo de falar em público), além das loucuras na organização da campanha de Jordan Rossum e os incessantes pedidos de seu primo para que ele se voluntarie para ir prospectar votos para ajudar a campanha.
Por meio das insistências de ambos os lados, motivadas por diferentes questões, os dois começarão a bater de porta em porta juntos e o que de início pareceu ser algo chato e entendiante, se mostrará como uma ferramenta de mudança e engajamento político na região em que eles vivem, além de ser um meio que tornará ambos cada dia mais próximos.

Jenni 18/04/2022

Surpreendente
É uma história engraçada e ao mesmo tempo reflexiva, acompanhamos a Maya que é mulçumana e tem que lidar tanto com o racismo , quanto o afastamento da melhor amiga e a separação dos pais , ela é uma garota forte e decidida, luta pelas suas ideias , mesmo que no começo não goste de mudanças. Do outro lado temos o Jamie que é judeo e tem que lidar com a insegurança, gostei que nessa história o personagem que tem mais vergonha é um menino, normalmente as meninas que são retratadas como fofas e tímidas, mas nessa história acompanhamos o Jamie na sua luta para se sentir seguro sendo ele mesmo e seguir seu sonho de ser uma figura política .
Gosto da pegada de política que o livro traz de forma leve , questionamentos importantes sobre intolerância religiosa , nazismo , partido republicano e democrata . Gostei ainda mais quando descobri que é baseado praticamente em uma história real das autoras , a obra não é sobre vencer e sim sobre lutar .
O romance entre a Maya e o Jaime é muito fofo , acontece de maneira mais lenta e não é o foco , mas com as diferenças religiosas é muito bonito ver eles naquela caminhada de autoaceitação juntos .

claramserpa 16/09/2022

Sim não quem sabe.
Depois de séculos enrolando para ler (porque eu simplesmente não conseguia ler mais de dois capítulos por dia), consegui terminar! E caramba, que livro bom. Gostei muito do decorrer da história e da maneira que os personagens se encaixam.
Todo capítulo do Jamie eu me identificava um pouco mais com ele. Ele é super ansioso, está sempre pensando sobre tudo ao seu redor, é bem envergonhado e tímido, e não consegue parar de pensar por um mínimo segundo. E eu sou bem assim também, então adorei a forma que me vi nele.
Achei a Maya uma personagem extraordinária, que acredita e luta pelos seus direitos. Ela é super inteligente e gentil, porém um pouco ingênua e me irritou em uma certa cena, mas tá tudo bem. Eles dois juntos são espetaculares e eu amei o livro.

Aventuras Literárias 15/09/2021

Um amorzinho
Sabe aquele romance clichê adolescente?
"SIM, NÃO, QUEM SABE" é um desses.
Amei a escrita das autoras e os temas abordadas: política, preconceito, ciber bullying, timidez, amizade, homossexualidade e entre outros. As autoras souberam pincelar bem cada uma das temáticas para criar essa obra incrível!

O que dizer de Jamie???? Esse personagem é simplesmente um amor, eu quero casar com ele hahaha.?

A Maya também é encantadora ??

Enfim, amei a leitura! Foi um dos melhores romances que li esse ano ?

Beatriz 11/09/2022

Sobre perseverança e dedicação
Acho que esse é de longe o livro mais fofo que li esse ano! O jamie e a maya são personagens extremamente cativantes e ingênuos que dão uma lição linda de perseverança.

É um clichê adolescente mas que te dá um quentinho no coração, sabe?!. Adorei a mensagem que passaram com a persistência dos protagonistas. ?Sempre há uma esperança, agarre-se nela!?

Lola Chambrety 10/10/2022

Only the young
Uma vez a Taylor Swift cantou ?só os jovens podem salvar a gente? e essa é exatamente a energia desse livro.

Quando um governo repleto de discursos de ódio baseados em ideais antissemitas, nacionalistas e racistas está prestes a ser eleito, dois jovens do ensino médio se unem para pedir votos de porta em porta.

Qualquer semelhança com a realidade não é mera coincidência, e eu juro que esse é o livro perfeito para trazer a discussão política para os leitores mais jovens e, é claro, vem com uma pitada deliciosa de romance.

Maya é uma garota muçulmana que está tendo o pior Ramadã de todos. Jamie é um menino judeu desajeitado que um dia quer ser um grande político. Eles não tem muita coisa em comum, mas um verão pedindo votos pode despertar um sentimento tão forte quando o desejo de mudança que vibra em seus corações.

Você PRECISA ler esse livro principalmente se:
a) você é um jovem que curte política e quer aprender mais; ou
b) um jovem que odeia política porque acha uma coisa chata.

pelpastel 06/08/2023

Extremamente cativante!!
Buscando por uma leitura leve, encontrei essa maravilhosa história de amor. maya e jamie são muito fofos, quero um love pra mim assim ?

ana jú 26/12/2023

Sim, não, quem sabe
Comecei a ler esperando nada na real, bem despretensiosa, mas recebi maisssss. Maya, uma muçulmana paquistanesa americana e Jaime, um judeu americano se reencontram em uma campanha política com a proposta de pedirem votos de porta em porta.

Maya não tinha muito interesse em participar mas se fizesse ganharia um carro de seus pais, e Jamie tinha sua família totalmente engajada na campanha então não havia muito para onde correr.

Ao desenrolar do livro eles vão se conectando tanto pessoalmente como com as causas políticas e vão desenvolvendo seus interesses nesse meio social, percebendo preconceitos e ataques envolvendo as minorias e pessoas próximas a eles, assim, eles se interessam cada vez mais e se empenham em conseguir mais votos para o seu candidato, os dois começam a se encontrar todos os dias e a compartilhar suas vivências, desenvolvendo amor um pelo outro.

Eu gostei bastante do livro por ter abordado temas importantes do nosso cotidiano, e por tentar instigar os jovens a lutarem pelos seus direitos, terem mais empatia com o próximo e coragem de não desistir da mudança. O romance foi mais uma consequência de todo o esforço deles em meio a campanha. Achei um bom livro, só não dei mais estrelas pq não tô mais curtindo taanto esse gênero, mas adorei :)