VIDAS ROUBADAS: DE QUEM É A CULPA?

VIDAS ROUBADAS: DE QUEM É A CULPA? Joseli Medeiros

Resenhas - VIDAS ROUBADAS: DE QUEM É A CULPA?

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Jessica.Cacko 01/04/2024

Livro favoritado
Sinceramente, não sei nem como falar sobre esse livro. Tentando começar do começo, o favoritei, um Pu... livro bom esse, me deixou com muitos sentimentos, me trouxe muitos gatilhos, mas eu amei ele e TODOS deveriam ler, não porque o favoritei ou porque recomendo e sim porque é um livro que traz MUITAS reflexões, informações e alertas sobre as nossas crianças.

São menos de 80 páginas com uma estória forte de quebrar o coração, Sabrina perdeu o pai e vive com sua mãe e irmã, porém depois de um tempo sua mãe resolve "casar" novamente, todos morando na mesma casa como uma família (PERFEITA E COMPLETA) menos para sabrina, que logo de cara tem uma certa implicância anda lado a lado com sabrina, após um tempo a mesma passa a ser abus4d4 sexu4lm3nt3 pelo padrasto e terá que enfrentar muitas coisas, não só ela mas sua irmã também não estará imune da maldade do ser humano.

A  leitura é fluida, muito envolvente e em cada capítulo temos um alerta sobre o tema do livro, do tipo " A CADA 11 MINUTOS UMA CRIANÇA/ADOLESCENTE É ABUS4D0 SEXU4LM3NT3", o livro trás muitos gatilhos e é informado logo nas primeiras páginas como um alerta. Não recomendo para quem é sensível mas recomendo para todos aqueles que têm filhos.

No título tem uma pergunta " de quem é a culpa " e aqui deixo a minha resposta da mãe, da vaca da mãe! Já presenciei uma história  igualzinha a do livro e garanto que é muito revoltante, dói, e dói muito saber que existem pais desse tipo e que o sistema de justiça é falho em todos os sentidos.

Sobre o final do livro, gostaria de uma continuação mais aprofundada sobre a visão da mãe, seria interessante saber o que passa na cabeça de uma pessoa como ela.

A.P. Oliver 03/03/2024

Uma obra que mexe profundamente com o leitor
“Vidas Roubadas: De quem é a culpa?” é aquele tipo de livro que vai sacudir o leitor, puxá-lo e tirá-lo da zona de conforto. Vai cutucar a empatia e trazer profundas reflexões.

Não é uma leitura sossegada, pois a temática aqui tratada só não inquieta os sem coração. No entanto, a obra traz à baila um assunto que precisa ser encarado de frente. Precisa ser trazido para o debate público. Precisa ser motivador de mudanças por parte de todos.

E não é esta a função maior de um livro: mexer com o leitor?

Precisamos cuidar das milhares de Sabrinas e Stellas espalhadas pelo mundo.

A autora Joseli Medeiros conseguiu fazer isso com muita sensibilidade e responsabilidade.
Vidas Roubadas, apesar de sua grande importância, possui gatilhos. É vital que o leitor atente para eles para que sua experiência seja consciente e imersiva.

Barbara1630 12/02/2024

Um livro necessário
De leitura fácil entretanto, desperta vários gatilhos.
Um livro necessário para entendemos a destruição de crianças que vivenciam o abuso sexual.
Forte, impactante e reflexivo!

Karol 10/01/2024

Primeiro quero agradecer a @indielivros pela lc maravilhosa
Também tenho que elogiar a autora por ter escrito esse livro maravilhoso ?, ela arrasou demais.

A cada página lida, eu queria entrar na história e dar na cara da mãe das meninas, como uma pessoa pode ser tão cega assim?
Queria pegar as meninas e colocar num potinho e guardar, proteger desse mundo cruel.

Caso veja ou esteja passando por alguma situação assim, converse com alguém de sua confiança ou ligue por Disque 1

Alec22 31/12/2023

A maldade humana está completamente inserida nessas páginas.
Um livro necessário, uma escrita e uma leitura única.

"O mundo que se revelou a mim, não gostei nem um pouco, e não desejo a ninguém, mas, hoje percebo que toda mulher, se não passou, vai passar por alguma coisa parecida. Parece que fomos feitas para isso, para sermos objetos sexuais ou propriedade de alguém.?

mandyepsousa 20/12/2023

Triste
É triste dizer que tudo isso é realidade, infelizmente nós mulheres passamos por tanta coisa e ainda sim somos tiradas como mentirosas, culpadas... esse livro relatou algumas coisas que aconteceram cmg e que por sorte eu consegui evitar que algo de pior acontecesse. Mas, mesmo assim o peso do trauma caminha cmg.

NayaraMaurisso 14/11/2023

Vidas Roubadas
“Vidas Roubadas: De quem é a culpa?” é o primeiro livro que eu leio do gênero, uma história com um tema muito sensível e o pior, só aumenta os casos. O abuso de vulnerável vem da onde a gente menos espera, pai, tios, vô e padrastos são a maior porcentagem, e onde a criança deveria se sentir segura e feliz, acaba se sentindo literalmente num filme de terror.

Medo, culpa e vergonha rondam, e a criança fica à mercê. Eu diria “não tenha medo, peça ajuda”, mas, e se sua própria mãe te culpa de seduzir o parceiro dela? E até os vizinhos compram essa mentira? O que você faria?

Saber do assunto, muitos podem entender, mas, você conhece o lado das vítimas? Pelo que elas passam? Como elas reagem desde o inicio ao fim?
Nesse livro você embarca na visão de Sabrina, que além de sofrer 5 anos também presencia sua irmã mais nova ser abusada. Vitimas que tiveram sua vida alterada, sua infância tirada e um amadurecimento prematuro como consequência.
Crianças que via a rua como segura para dormir.
É triste saber que isso é muito comum.

Joseli Medeiros soube detalhar um assunto tão delicado sem ser rude ou censura. Trouxe experiências ouvidas, estudou e passou essa informação para quem quer entender mais sobre o lado da vítima. Soube trazer o que o título dizia sem ao menos forçar a história.
“Vidas Roubadas” = um efeito dominó, derrubou um, não para mais;
“De quem é a culpa?” = Para a maioria é o padrasto, mas para a justiça a vítima também.

“Já não sei se Deus é justo
Inocentes são presos
Na melancolia dos crimes alheios
Injustiça tira a luz
A escuridão consome
Toda luz.
A Justiça foi arrebatada [...]” - Romântico eke roma Segundo ela poeta

Marcos.Pujol 14/11/2023

Impactante, chocante e todos deveriam ler!!!
Que livro, tô em choque até agora, um livro que me impactou muito, a Sabrina sofreu o que sofreu, depois do ocorrido tenta dar a volta por cima, junto com a irmã mais nova!
Enfim, um livro que foi um verdadeiro soco no estômago, todos deveriam ler, ainda mais homens deveriam ler, pra entender o impacto e ver como uma mulher sofre, ainda mais quando se trata de duas crianças, que o livro aqui relata! Um livro muito necessário, deveria ser leitura obrigatória, escreva mais livros, que lerei mais ??

Cecí 13/11/2023

Leia...
O livro " Vidas Roubadas", de Joseli Medeiros, é uma leitura profundamente impactante que explora corajosamente o tema sensível do abus0 sexu@l infantil.
A escrita super envolvente e realista, a jornada emocional de Sabrina e Stella, duas jovens vítimas de um @buso terrível por parte de seu padrasto.
Sabrina uma protagonista de apenas treze anos, ela perdeu seu pai muito cedo e vive apenas com a mãe e irmã. É nesse momento que sua mãe decide colocar um homem dentro de casa, seu novo namorado, Adalberto e é aí que o pesadelo começa.
Sua irmãzinha Stella não lembra do pai direito e por isso aceita um "novo pai", mas Sabrina promete honrar a memória do pai e não aceita o novo relacionamento de sua mãe.

Após um certo tempo Adalberto começa a 4bus4r de Sabrina, a pobre menina vê sua adolescência sendo destruída dia após dia e diante das ameaças infelizmente nada pôde fazer... E a história não termina por aí, tem muitas coisa por vir...

A temática livro proporciona uma oportunidade crucial para reflexão sobre questões sociais, sensibilizando os leitores para a realidade de muitas vítimas. A narrativa pode oferecer insights sobre as nuances psicológicas envolvidas, desafiando preconceitos e promovendo a empatia. Ao abordar esse tema delicado, o livro pode contribuir para a conscientização e o diálogo sobre a importância de combater o @ssedi0 em todas as suas formas.

Raquel450 13/11/2023

VIDAS ROUBADAS ? DE QUEM É A CULPA?
Joseli Medeiros, foi brilhante na escrita desse livro, Com uma narrativa bastante necessária.

Com um livro marcante, cheio de temas fortes e bastante difícil de se ler. Mas que são necessários para nos mostrar qual é a realidade de muitos por ai.

?A cada 11 minutos uma criança é violentada no Brasil. 85% dos casos não são denunciados.?

?A criança tem medo do agressor, o que dificulta o relato. A vítima tem vergonha de falar sobre o assunto por não entender o que está acontecendo. As vítimas se sentem culpadas. As vítimas são predominantemente meninas a partir de cinco anos de idade.?

De acordo com a frase: "O silêncio diante da injustiça é o grito mais alto da opressão."

A frase significa que quando nos calamos diante de uma injustiça, estamos permitindo que a opressão continue e se intensifique. É um apelo para que não permaneçamos em silêncio, mas sim nos posicionemos e lutemos contra as injustiças para promover mudanças significativas.

O número de emergência para casos de estupro pode variar de acordo com o país. No Brasil, o número de emergência para qualquer tipo de emergência é o 190 (Polícia Militar). Além disso, é importante buscar apoio e orientação em serviços especializados, como os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), que podem oferecer suporte e encaminhamento adequado.

"Juntos somos fortes."

inque 12/11/2023

Luta
Eu amei o livro.Ele traz uma história de luta e perseverança em busca de justiça para melhorar a vida da irmã e alertar as pessoas sobre um assunto tão importante, que é a violência contra crianças e adolescentes. A história mesmo sendo pesada ela tambem traz a amizade de duas irmãs para combater e alertar esse ato tão devastador.A autora escreveu uma história que nos impacta e ao mesmo tempo tem a amizade de duas pessoas que se amam.

Lidia154 11/11/2023

Inferno em casa
Vidas roubadas De quem é a culpa? é um livro que leva o leitor a refletir sobre questões importantes e urgentes, levantando a voz contra a violência doméstica e o abuso sexual, e destacando a importância de se buscar ajuda e apoio em situações de vulnerabilidade. A história promete chocar e emocionar, mostrando a forçade Sabrina, enquanto ela busca uma luz no fim do túnel em meio a um cenário de terror e desespero. Recomendo esta leitura para tds. Contém gatilhos.

Carla1153 10/11/2023

Muito real e doída
Vidas roubadas: De quem é a culpa?

A autora Joseli Medeiros nos coloca diante de um livro com temas fortes e bastante sensíveis.
Conta a história de duas irmãs menores de idade, que vivem com a mãe após a morte do pai. Tudo começa dar errado para elas quando a mãe leva um namorado para morar em casa.
A história é narrada do ponto de vista da Sabrina, a irmã mais velha. Elas vão ter de lidar com situações jamais imaginadas por pessoas da sua idade. No local onde deveria receber afeto e segurança, só encontrou abandono e violência. As piores coisas que poderia encontrar e ficar calada. E para piorar a situação que já era bem ruim, sua irmã poderia sofrer as mesmas mazelas .
Os temas abordados no livros sao extremamente sensíveis como assédio psicológico, violência doméstica, abuso sexual, abandono.
A narrativa nos envolve de tal maneira , que nos transporta para as várias situações vividas pelas personagens, de uma forma bastante realista.
Apesar de curto, o livro nos faz pensar no imenso sofrimento causado pelas situações vividas pelas menores envolvidas. Temos que parar algumas vezes para respirar e voltar a ler.
A pessoa que deveria protege-las , o local que teriam a maior segurança, é onde mais sofrem. Abandonadas, elas têm que se apoiar uma na outra.
A história é pesada porém bem real e condizente com a realidade vivida por vários menores dentro da própria casa.
O livro é pontuado de estatísticas para mostrar a realidade da situação.
As emoções são grandes durante todas a leitura que vai desde a perplexidade da perda inocência das meninas, passando pela raiva do abandono e atitude materna, o ódio extremo do abusador e a felicidade do reencontro das duas irmãs .
A história toda é um verdadeiro "sacode" que nos faz pensar e serve de alerta para ficarmos atentos aos sinais de abuso em suas diversas formas de apresentação.
Parabéns a autora pela forma de abordagem dos temas pesados de uma maneira que atrai o leitor.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6