A Megera Domada

A Megera Domada William Shakespeare

Resenhas -

Isabellecavalcanti 06/12/2021

Amei de verdade!!!! Claro que não seria uma livro que eu gostaria de fosse escrito atualmente, mas amei que percebi as inspirações dos filmes e da novela de o cravo e a rosa. E pelo que eu entendi eu era a única que não sabia que dá inspiração de o cravo e a rosa hahah

Karlla2 05/05/2022

A megera domada
Shakespeare é perfeito!! Tô amando ler suas obras literárias! Eu conseguir entender a mensagem que ele realmente quis passar diante da personagem principal

Bíh948 02/03/2024

O final estragou
Foi uma experiência muito diferente pra mim porque eu nunca tinha lido um livro em formato de peça, mas achei muito divertido! Em diversos momentos parecia que eu estava assistindo uma peça mesmo. Não sei se por conta da tradução, mas também achei a linguagem bem fácil de entender. Foi muito legal finamente ler algo do Shakespeare, que eu tinha muita curiosidade de conhecer. Ainda mais quando uma das personagens tem o meu nome kkkkkk Então não consegui evitar de me imaginar como ela.

O começo do livro é muito bom, esse negócio de ser uma peça dentro de outra é genial. Os personagens são super engraçados, principalmente a Catarina e o Petrúquio. A premissa é muito legal também.

O problema pra mim começou no meio e principalmente no final, quando você começa a entender o nome do livro. Ela é realmente domada por ele, mudando toda a sua personalidade e largando tudo em que acreditava em prol de ser uma mulher e esposa sumissa. Aquele discurso dela no final, falando que todas as mulheres deveriam servir aos seus maridos, porque essa é sua única função, sem questionar ou desobedecer. Isso me doeu tanto, me deixou super incomodada e com um gosto ruim na boca.

Longe de mim querer que um livro escrito no século XVI seja super avançado em questões de gênero e isso não estragou Shakespeare pra mim por enquanto. Mas não dá pra deixar tudo que eu acredito de lado. Até porque o livro é daquela época, mas eu não. E também acho muito improvável que ele tenha escrito o livro em forma de sátira ao "machismo".

Achei que também faltou uma conclusão para a história daquele cara que estava assistindo a peça no início. Queria saber o que aconteceu com ele quando descobriu que era tudo encenação.

Apesar dos pesares, por conta da experiência com o começo ter sido muito boa eu dei uma nota não tão ruim.

Luisa 06/11/2023

A Megera Domada
Tudo começa com um rico chamado Batista que tinha duas filhas, a mais velha Catarina que pelo seu temperamento forte, não tinha muitos pretendentes quanto sua irmã caçula, Bianca. Ela tinha muitos pretendentes, mas Batista não queria conceder a mão de Bianca a qualquer homem sem sua filha mais velha, Catarina, se casasse primeiro. Foi aí que aparece Pretrúquio, que estava disposto a fazer qualquer coisa pra conseguir a mão de sua amada Catarina.
Severino.Nasciment 06/11/2023minha estante
Hum...Pela descrição, foi daí que criaram a novela O Cravo e a Rosa.

Gabi 04/01/2022

Gosto de shakespeare, pórem confesso que só estava lendo esse por conta de 10 coisas que eu odeio em você, mais descobri que apesar da inspiração não tem muito em comum. No geral é fácil a leitura e gostei até da narrativa.

Lara Tine 26/05/2021

Até o gênios podem ser machistas e misóginos.
Antes de ler eu já estava relativamente ciente do assunto da peça e do o seu contéudo, absurdamente machista, mas mesmo assim conseguiu me surprender a que ponto. Tem a questão de que era outra época e mentalidade, não anula que é uma obra do Shakespear com toda as suas habilidades de escrita que fez dele um dos maiores gênio da nossa história, que tirando a parte machista é divertido com personagens que se destacam, mas tudo isso não conseguiu me tirar alguele gostinho amargo quando terminei de ler. Infelizmente isso aparece como um mancha de tinta énorme no meio duma bela pintura e não tem como minha nota não ser influenciada por isso.

Rayraw 04/08/2021

Aqui mulheres de gênio forte devem se calar
Sei que devemos levar em consideração a época em que tal obra é escrita, porém odiei o contexto machista de a megera domada. Amo ler peças e admito que fui presa pelas páginas iniciais desta, porém, lá pela metade, rumando para o final, fica simplesmente insuportável! as mulheres são postas como subservientes dos homens, nenhuma palavra bonita e requintada pode fazer isso parecer aceitável.

Alessa 29/03/2022

Finalmente criei a coragem pra ler kkk
Um livro que de fato me surpreendeu. Super engraçado! De fato, a escrito é bem rebuscada, mas mesmo assim é fluído.
Recomendo, pra quem gosta de comédia e livro clássicos.

duda1307 19/06/2022

Divertido
Achei um livro fácil de ser lido, é em formato de peça. Apesar de que não achei nada demais do livro. Li pois foi o que inspirou um dos meus filmes preferidos: ?10 coisas que odeio em você?.
É um livro extremamente machista, provavelmente pela época em que foi feito, mas certamente seria cancelado hoje em dia. A trama é divertida.

Camila.Mendes 02/09/2023

A megera domada
A verdadeira guerra dos sexos. Já inspirou vários filmes , um deles é o filme 10 coisas que odeio em você. Por ser um livro antigo, deve ser lido de mente aberta, pois , dependendo da posição política algumas coisas podem ser consideradas como machistas.
Mas é um clássico interessante e com muita comédia !

deborahg 20/01/2022

pra rir de doer a barriga
sou muito suspeita para dar minha opinião, já que sou completamente apaixonada por ?10 coisas que eu odeio em você?, o filme que é inspirado nesta obra. mas descobri que a peça original é beeem diferente.

são pensamentos muito arcaicos, como era comum naquela época, então algumas frases são visitas como problemáticas hoje, o que, em partes, eu concordo.

mas é tudo tão divertido. a trama toda, como a história de fato começa, os encontros de Cate e Petrúquio. tudo mesmo. me diverti demais, muito mais do que eu imaginava.

enfim, apesar de alguns conflitos de ideais, eu amei muito essa leitura, de coração.

Vinicius 04/02/2022

Descontraido
Quando trata-se de Shakespeare , eu sou suspeito para falar ... Simplesmente amo !
Ao contrário de outras narrativas dele , essa apresenta uma linguagem simples e fácil, tornando a leitura rápida. A distribuição textual está de acordo com os textos teatrais , a trama é bem elaborada ,apesar de apresentar uma realidade bem adversa a atualidade.
Posso dizer que me diverti ao ler , em alguns momentos eu me acabei de rir .
Enquanto estava lendo fique sabendo que ele influenciou a novela "O Cravo e a Rosa" o que achei algo muito Interessante , e que eu não havia conhecimento.

Maria 21/04/2024

A novela é melhor
Acabei o livro, e vou dizer, esperava bem mais. Talvez seja pela linguagem antiga e formal ou pelas tantas prescrições e exageradas avaliações da minha professora de Espanhol que esse livro, prometeu, prometeu e não entregou muita coisa.
Claro, tem seus momentos divertidos em algumas partes. Mas na minha opinião a novela "O cravo e a Rosa" é bem melhor que a obra original, que no caso é esse livro. Como o livro se passa em um tempo mais antigo, a Catarina não tem personalidade nenhuma, já que naquela época as mulheres não deveriam ter personalidade nenhuma. Só no começo que ela tem alguma voz ativa de verdade, no resto, ela casa com o Petrúquio e LITERALMENTE DO NADA vira uma mulher submissa e comportada que tem medo do marido????
Petrúquio não tem nem um carisma na história, ele é literalmente o que a Catarina diz, louco, que está sempre batendo nos criados e chingando Deus e o mundo.
Por eu gostar bastante da novela, achei que o livro iria ser tão interessante quanto, mas não me agradou nada.
Claro, por ser uma leitura obrigatória da minha escola talvez eu já tenha um preconceito encubado.
Afinal, quem gosta de livros de épocas assim facilmente vão achar uma comédia fascinante. Entretanto eu não sou esse tipo de pessoa.