A Fada

A Fada Carolina Munhóz

Resenhas - A Fada

Rebeca 08/12/2011

Depois desse livro...Não vou mais julgar os livros pelos titulos.
Achava que este livro era idiota,a história de uma fadinha...
Mais é uma empolgante história,de uma garota que descobriu que era uma fada ao completar dezesseis anos,e por recompensa recebe o pai morto, uma mãe sumida e uma tatuagem.
E ainda descobre seu amor,e no final, tem que abrir mão dele para governar fairyland.
É. . .As aparencias enganam.

Sara 25/05/2021

A fada
Um livro escrito quando a autora tinha apenas 16 anos, a história tem até potencial e bem interessante mas os acontecimentos acontecem de uma maneira abrupta, os personagens são mal desenvolvidos tirando a melanie,
a escrita pode interessar bastante para uma leitura infanto juvenil, a ambientação em Londres é bem interessante e cliches clássicos de contos de fadas, uma leitura que ajuda quando alguém está em ressaca literária pois é bem leve e pode ser lido em um dia apenas.

Débora Renata 05/06/2012

A Fada

"Minha família sempre esteve presente na lista sagrada, que define quem pode ultrapassar a área restrita."

O livro conta a historia de Mel, um fada que vive na dimensão dos humanos para poder descobrir seu verdadeiro destino, nisso ela conhece seu primeiro amor, Arthur, um jovem cheio de mistérios. Juntos eles crescem, amadurecem e descobrem que alem de apaixonados são herdeiros de ma grande historia, descobrindo assim seus segredos e desvendando seus destinos neste mundo.

"Acendi um incendo e uma vela. A fumaça do caldeirão e do incenso me induzia a um transe profundo e a chama da vela e o fogo do caldeirão me aqueciam, deixando-me confortável."

" Ao fechar meus olhos um flash pareceu, cmo se fosse uma visão, e apenas uma imagem surgiu: olhos expressivos, masculinos, olhando em minha direção. Lindos olhos!"

Mel é uma fada adolescente, que perdeu seu pai e foi deixada sosinha nesta dimensão, confusa e insegura sobre tudo o que esta acontecendo em sua vida, Mel tenta entender o porque das coisas serem tão complicadas para ela e o porque de sua mão ter deixado ela sosinha.

"... quando me virei, vi uma luz muito forte e rápida vindo em minha direção."

" No minuto seguinte, só senti uma dor muito forte e o gosto de sangue na boca."

A cada página, as duvidas de Mel aumentam, mas ao encontrar Arthur, ela passa a encaixar as peças do quebra cabeça. Eles vivem um lindo romance cheio de amor e é claro um tanto meloso, afinal são 2 adolescentes vivendo intensamente sua primeira paixão.

"Ficamos ali, abraçados, observando a bela lua. Tudo que estava passando em minha mente desapareceu e só consegui sorrir."
Mas nem tudo é perfeito, e como em todo relacionamento, eles tem duvidas e brigas, o que deixa Mel muto triste e confusa.

"Mas ele realmente parecia querer se vingar, ... . Sem eu perceber, ele atirou três shurikens: duas passaram reto, pois no ultimo segundo me virei, mas uma passou de raspão e me fez um pequeno corte no rosto."

Mas isso também ajuda a entender melhor o que se passou com seu amado. E torna ainda mais forte e intenso o seu romance.

"- Foi nesse Céu que pediram um Anjo?"

E é claro que em todo romance temos as belíssimas frases de efeito, mesmo elas sendo muito bregas (rs rs rs , quem nunca falou algo brega quando estava apaixonado) e melosas. E nossa querida Caroline não deixou isso de forra, o que da um ar engraçado e save ao texto.

"- Eu te amo, Mel! - Também te amo, muito! - disse dando um beijo. - Muito... - outro beijo. - Muito!"

Um amor para ser lembrado, uma lenda para nunca ser esquecida. Tudo em A Fada é contado de forma madura e sem muitos arrudeios, uma leitura simples e cativante, onde encontramos um misto de ocultismo e fé, numa harmonia perfeita.

"- O que aconteceu com você? Respirei fundo e disse: - Cumpri minha missão, meu amor! - Sua missão? E qual é ela?"

Muitos mistérios são desvendados, muitos segredos vem a tona, senas chocantes são retratadas no livro, afinal muita coisa que não esperamos que vai acontecer acaba acontecendo. Nem sempre o que achamos que seria o nosso futuro, é o que realmente ele nos reserva. Carolina nos choca a cada capitulo e deixando agente de queixo caído.

"- Amor, você sabe o quanto eu te amo? - Perguntei. - Claro que sei!
O mesmo que eu, muito! - Então você promete que nunca me esquecerá? ... - Promete, Arthur? ... - Eu prometo, meu grande amor!"

Mas uma coisa é certa e a Carolina deixa isso bem claro no livro, tudo o que vivemos de bom, deve ser lembrado e assado para frente. Sempre seremos lembrados por alguém e nossa felicidade estará sempre nos esperando em algum lugar.

"Ao dar meu passo final, nossas roupas mudaram, e não sentíamos mais o frio; sentíamos o calor gostoso do lugar mais mágico de todas as dimensões."

" Bem-vindo a FairyLand, meu amor!

**********************************

Ainda encantada com a historia e de cara com lido final do livro.

Super recomendo!
Parabéns Carolina!

Beijos
Renata

Leitora Viciada 18/01/2013

Este livro rendeu à Carolina o Prêmio Jovem Brasileiro de 2011 e depois de ter lido e me apaixonado por O Inverno das Fadas, seu segundo romance (resenha), eu não aguentava mais de ansiedade para ler seu romance de estreia A Fada.
A autora, embora jovem, batalhou muito para que o livro A Fada fosse publicado. Ela confiou em seu trabalho e conquistou o sucesso perante a mídia e o público leitor.

Agora o livro ganha uma edição definitiva lindíssima pelo selo Fantasy da Casa da Palavra. Acho que ele não poderia receber um tratamento melhor. A capa está deslumbrante com a fada brilhante de costas iluminando uma trilha em meio a uma floresta. No centro de sua visão uma silhueta masculina encaixa-se exatamente no meio do lampião ao longe.
A imagem simboliza o grande caminho a ser desbravado pela fada Melanie, que possui uma missão na Terra a ser cumprida antes de assumir o trono em Fairyland. A floresta mostra a enorme ligação da magia com a natureza. O esboço do homem seria parte de seu destino? Sim, existe um homem em seu caminho. Estará lá para ser guiado ou guiá-la?
Além da bela imagem, o título parece feito de luz, assim como as borboletas presentes na contracapa: Tão reais que parecem saltar do papel! E o fato do "A" inicial e final estarem "cortados" na verdade é uma jogada de marketing. Ao colocar um livro ao lado do outro nas livraras percebe-se claramente que todos se completam e se ligam. Seria outra interpretação de Melanie se sentir incompleta e buscar por si própria?
O livro é realmente muito bem diagramado e trabalhado. Existem milhares de borboletas enfeitando-o.

A Fada não ganhou apenas um visual à altura do conteúdo nesta edição pela Fantasy - Casa da Palavra; ganhou um conto extra com trinta e seis páginas. O título é Outra Vez na Escuridão - História baseada no romance O Inverno das Fadas e é uma noveleta (acho uma longa história para ser apenas um conto) com a Leanan Sídhe Sophia.
Esta "fada negra" é a protagonista de O Inverno das Fadas e aqui a Carolina nos mostra uma história sombria, melancólica e dramática. A vítima é uma jovem cantora britânica que alcançou o estrelato com sua personalidade e voz fortes e consagrou-se eternamente como a diva do pop jazz. Óbvio que o leitor descobre em quem Carolina se baseou para criar Jade. É uma homenagem bela e ao mesmo tempo um alerta ao perigo de uma vida sem regras e inconsequente.
Uma história tão madura e intensa que já seria o motivo para eu comprar esta edição de A Fada. Adorei ler mais páginas com Sophia, uma personagem que realmente me cativa. Adoraria futuramente ler mais dela.

Mais antes de Outra Vez na Escuridão temos o romance A Fada com sua nova revisão.
A primeira surpresa que tive ao ler A Fada é que Carolina realmente é talentosa, pois não parece ser uma história escrita por uma moça tão jovem. Não que a história seja tão madura quanto O Inverno das Fadas, mas a facilidade que a autora tem em escolher as palavras e trazer magia às páginas é visível logo no começo.
A Fada é um livro juvenil, intenso, cheio de sentimentos exagerados, como todos os adolescentes são. Já O Inverno das Fadas, por ser mais sombrio e explícito, é para o público jovem adulto. Talvez isso tenha sido influenciado pela idade que Carolina tinha ao escrever cada um dos livros.
Notei também que a escritora evoluiu muito na forma de transportar os sentimentos para a história e delinear personalidades.

Melanie é uma fada que sofre e possui dúvidas profundas em relação ao seu futuro. Ela é a Princesa das fadas, mas sabe que tem uma missão a cumprir na Terra. O problema é que sua vida sofreu uma reviravolta chocante e a fada está perdida e ao mesmo tempo com os sentimentos à flor da pele.
Ela não carrega o fardo mortal de Sophia de O Inverno das Fadas, mas ter um aniversário como o último a deixou deprimida e a modificou para sempre.
Seu pai faleceu e sua mãe a abandonou. E ela recebeu uma marca e a descoberta de que é uma fada, precisa encontrar seu rumo, cumprir a sua missão e assumir o trono em Fairyland. Tudo isso de uma só vez.
Melanie não sabe por onde iniciar essa jornada dura e se sente fraca.

A autora utiliza da Fantasia, magia e de uma fada para expor vários sofrimentos adolescentes do mundo real. Através das perdas de Melanie, o leitor percebe que não está sozinho, que infelizmente a vida é difícil e que podemos a qualquer momento perder nosso porto seguro e ter de enfrentar o mundo.
Particularmente me liguei à dor de Melanie, pois perdi minha mãe aos quinze anos de idade e meu pai aos vinte e um. Então ela perder o pai logo no próprio aniversário e ser abandonada pela mãe me emocionou muito. A protagonista pode ser uma fada, porém seus dilemas e sentimentos são reais como os de qualquer outro adolescente que enfrenta traumas. A dor é real.

Outro ponto abordado pela autora é o amor juvenil. Uma paixão arrebatadora, um romance do tipo que parece eterno, forte, inconsequente. Um amor impossível de ser controlado, que chega a ser possessivo e ciumento e em outros momentos carinhoso e aconchegante. Opostos que se atraem e se repelem a todo instante. Uma relação marcante e única como o primeiro amor. Qual adolescente que não sofre um amor intenso?
Melanie se envolve com um rapaz incomum, assim como ela. Ele também possui o psicológico abalado, obrigações a serem seladas e um fator que o diferencia dos humanos comuns. Um rapaz bruxo, de uma família muito poderosa e tradicional no meio mágico.
Um relacionamento fugaz e faminto. Um bruxo e uma fada se apaixonam loucamente e precisam descobrir cada um o seu caminho e seu papel na vida.

E esse é o terceiro ponto crucial nas entrelinhas: A busca pelo "eu", as dúvidas pessoais, traçar o próprio destino. Como todo adolescente, a fada e o bruxo precisam assumir cada um o seu papel e suas respectivas responsabilidades.
Enquanto cada um guarda as suas dores, eles explodem em um romance. Mas eles sabem que precisam ir além e encontrar cada um seu verdadeiro caminho.

Além de ser um livro sobre a adolescência, perdas sofridas nessa fase, o primeiro grande amor e a busca pelo futuro e pela própria essência, existe magia.
Mágica, feitiços, seres e mundos sobrenaturais enfeitam a trama transformando os receios de uma adolescente nos receios de uma adolescente fada, deixando o livro mais interessante e atraente ao jovem leitor.
Atraente também está a narrativa da Carolina. Mesmo com os temas abordados, ela é descontraída, leve e agradável. Não é cansativa e o romance arrebatador é intenso como os amores e dores adolescentes.
A Fada foi dividido em vinte e cinco capítulos e um epílogo. Existe também outra divisão paralela, que é pela data. Independentemente da numeração dos capítulos, estes são acoplados as datas. Tudo começa em 20 de fevereiro e vai até... Não posso contar!

E para quem acha que tudo ocorre rápido e intensamente demais em A Fada, pense em como são os sentimentos, hormônios e impulsos juvenis. Depois acrescente o peso da magia e Fantasia e então sim analise o livro.
Ele cumpre o seu papel, que é entreter o público juvenil com Fantasia e seres sobrenaturais e fazer esse público se identificar com os temas abordados..

Após ler e analisar A Fada e O Inverno das Fadas tenho algumas conclusões: Carolina evoluiu muito como escritora, mas já possui o dom; cada um dos livros foi escrito em uma época diferente, tanto da vida e idade da autora quanto o momento cultural e editorial; cada um possui um público alvo diferente; ambos são ótimos e atingem seus objetivos; Carolina Munhóz ainda será uma escritora melhor e de mais sucesso se continuar seu trabalho nessa linha.
Por ter vinte e oito anos de idade, gostei mais de O Inverno das Fadas, porém A Fada me fez perceber e relembrar de tanta coisa que aconteceu comigo há dez anos atrás, quando eu tinha a idade de Melanie.

Ana 16/08/2020

Decepção
Comprei esse livro há alguns anos, quando eu vi um livro nacional, sobre criaturas mágicas e ainda com essa capa linda resolvi comprar porém quando fui ler foi uma frustração.
O livro tem um ótimo enredo mas não foi bem executado pois a narração é extremamente confusa. Muitas coisas sem nexo, sem explicação e ?jogadas? na história.
Acredito que, se o livro fosse mais bem escrito, eu indicaria para outras pessoas porém sua falta de sentido não dá vontade de continuá-lo ou de indicá-lo para alguém

Silmara.Rocha 03/07/2020

É uma história interessante, mas deixou a desejar, o desenrolar do final poderia ter sido mais elaborado.

Paulinha - @ladaminhaestante 31/08/2021

Bom, mas não ótimo
Mel completa maioridade e ganha 2 presentes: a perda dos pais e a descoberta de pertencer à realeza do mundo das fadas.

Agora, ela precisa descobrir sua missão na dimensão dos humanos e cumpri-la o quanto antes, para que possa retornar à dimensão das fadas para governar.
O coração de Mel está partido, pois amava muito o pai e com isso, não consegue focar no que importa: sua missão.

Depois de muito drama e conflitos internos, ela decide ir em busca de respostas, para descobrir e cumprir o que precisa. Após o conselho do única casal de amigos que tem, ela parte para a floresta munida dos ingredientes necessários para o trabalho.

Nesse momento, surge em sua vida, alguém importante para o seu crescimento e amadurecimento: Arthur Wales, que também pertence à uma raça diferente - bruxos.
A convivência com Wales vai abrindo os olhos de Mel para a vida que a aguarda e um encontro inesperado durante a Festa de Ano Novo das Bruxas dá uma sentença para o cumprimento. Ou é o que Mel acha.

Anos depois de "cumprir" sua missão, ainda sente que algo falta para que tudo esteja completo. E mais uma vez, outro encontro inesperado limpa sua visão para a verdadeira missão de sua vida, o cumprimento de seu destino.

A história, em si é até bacana. Mas a protagonista é muito irritante e dramática na maior parte da história, pra quem completou 18 anos. É muito "coitadinha" o tempo inteiro, o que acaba deixando um pouco a desejar. Mas de um modo geral, pra quem curte fantasia com mundo das fadas, até vale a pena. É uma história leve e bem desenvolvida, tornando-se rápida de ler.

AndreLSarausa 12/10/2013

Resenha - A Fada
Melanie Aine completa 18 anos e uma coisa muito estranha acontece. Seu pai morre no mesmo dia, e também aparece uma tatuagem de fada em suas costas. Ela descobre que é a Princesa das Fadas, e que tem um missão para cumprir, só falta descobrir qual é.

Ela mora em Londres e só tem dois amigos na vida. Mas logo ela conhece um homem e se apaixona perdidamente por ele e ele por ela. Ela começa a se apaixonar mais e mais, e começa a descobrir sua verdadeira missão, e faz de tudo para cumpri-la.

Falei pouco, né? É porque realmente não tem mais o que ser dito sobre a história.
A Fada é um livro com uma capa LINDA, a diagramação então nem se fala, mas o principal, que é a história, está faltando. Eu simplesmente amei a história, fala de amor, magia, descobertas...
Porém ela foi mal desenvolvida. Tudo o que está escrito ali seria facilmente resumido em 50 páginas.

Muita coisa ficou sem explicação e os romances aconteceram MUITO, mais MUITO rápido.
As descrições foram realmente escritas com maestria, na verdade, o livro todo foi perfeitamente escrito, porém faltou a história em si. Se ele tivesse sido mais desenvolvido, se tivesse falado sobre o reino das fadas, o que acontece no meio dos acontecimentos, daria 500 páginas facil.

Resumindo: Um livro lindo, com uma ótimo história que foi mal desenvolvida. Não me prendi a leitura, foi um livro que conseguia facilmente para de ler.
Mas, ainda assim, recomendo para quem quer uma história para relaxar e ler um domingo de chuva com um chá quente e uma coberta (Resumi a perfeição).

site: http://www.viajandonoslivros.com/2013/03/resenha-fada.html

Camilly.Eduarda 27/01/2021

Palavras que definem bem este livro na minha opinião: Mágico, surpreendente e emocionante!

g_barrenha 23/09/2022

Não é que o livro não seja bom, ele é... Mas é algo como um "potencial jogado fora" ou simplesmente não foi explorado.
Acho que teve algumas coisas mal executadas que fez, pouco a pouco, minhas expectativas com o livro diminuírem. Talvez tenha sido um erro da minha parte esperar tanto.
Enfim, é razoável (como a nota diz), mas eu com certeza não leria de novo.

Karol Almeida 28/07/2020

Senhor Jesus! O que foi isso?? Eu li 5 livros dessa autora antes desse. Tinha fadas. Tinha leprechauns... muitas viagens. Mas eram bons!! Esse livro... o que foi isso?? Parabéns pra mim por ter conseguido terminar a pulso. Para eu dizer que um livro foi ruim, tem que não fazer sentido algum. E esse livro não faz sentido nenhum!! As ideias são simplesmente jogadas sem explicação nenhuma ao leitor. Quem me conhece sabe que eu aaaaaamo um romance adolescente clichê... mas esse instant love foi demais pra mim. Em 3 dias (o livro é dividido em dias) nossa mocinha conhece o rapaz, vai morar com ele, imagina o casamento, abandonar o futuro pelo rapaz... o rapaz tenta matar ela mas... tudo bem, afinal ela ama ele né??? AAAAI SENHOR. NÃO DEU. SIMPLESMENTE NÃO. Li muitas fanfics muito (MUUUUITO) mais bem escritas que esse livro. Então temos um final mais ou menos, que parecia ser um pouco mais sensato, e acaba chegando um epílogo que faz o livro afundar de vez. Decepcionada.

Thi 08/08/2020

Adorável!!
Pra quem gosta de livro que tenha magia, eu recomendo !! A história é gostosa de ler, e quase um clichê. KKKK

jeeeh.carool 30/06/2020

[Opinião] @love_books2
Confesso que fiquei um pouco decepcionada com a leitura, esperava um pouco mais, porém, a história é bem fofinha e chega bem perto daquele clichê que estamos acostumados.