Castelo de Sombras

Castelo de Sombras M.S. Fayes




Resenhas - Castelo de Sombras


48 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4


Paty.Moreira 05/03/2024

Leitura jovem
Um conto de fadas moderno. Com direito a herói de prancha que salva mocinha da morte iminente.
Um descuido que termina na confusão de uma tentativa de suicídio. Apesar que há sim um suicídio na história. Temos uma protagonista com um quadro de depressão, temos as idas ao profissional na área de doenças mentais, clínica que mais parece um SPA.
Eu gostei da história mas queria mais. Foi só uma ideia sabe de como pode ser, de como pode tratar.
comentários(0)comente



Paula Maffini 28/06/2023

A história começa quando Tillie está lidando com o suicidio de sua melhor amiga Katy, que antes disso não falava mais com ela. Ao ir para a beira de um penhasco de frente pro mar para esclarecer os pensamentos, acaba caindo acidentalmente e um surfista a salva. Os pais de Tillie, preocupados com ela, pensam que foi uma tentativa de suicidio e decidem que ela precisa se tratar. E ao mesmo tempo, esse surfista, Patrick, não consegue tirar da cabeça a menina que salvou. Será que se encontrariam novamente?
Essa história mesmo tendo bastante romance, não é o foco da história, e sim o caminho de Tillie por esse período conturbado. É um livro que trata sobre depressão, bullying, violência e outros tópicos delicados.
Acho que a autora escreveu muito bem, que mesmo trazendo assuntos delicados, conseguiu fazer isso com leveza sem tirar a seriedade dos assuntos.
comentários(0)comente



Fe 08/03/2023

“Castelo de Sombras”, de M. S. Fayes
“Castelo de Sombras” da M. S. Fayes é um dos meus favoritos da escritora, inclusive fiz a releitura dele em setembro com as meninas da #lcabacaxipsiciana para o setembro amarelo. Não consegui resenhar na época, mas resolvi trazê-lo para vocês mesmo assim, pois é uma leitura que vale a pena ser compartilhada.

Esse livro é um presente, a Martinha pega temas super pesados como a depressão, o bullying, o suicídio e consegue tratar com uma destreza, uma sensibilidade sem igual.

Sabemos que a depressão é uma doença que está cada vez mais presente na vida das pessoas, especialmente dos jovens, e portanto merece atenção… merece ser entendida e tratada como doença, coisa que infelizmente nem sempre acontece. Por isso, esse livro é tão importante e incrível. De forma sutil, ele nos mostra que não tem hora ou idade, classe social ou regra para que essa doença apareça. Ela é taciturna, chega de mansinho, quase imperceptível, até que se instala e o estrago está feito.

Tenho certeza que você, assim como eu, aprenderá muito com essa leitura, principalmente a ter mais empatia! Afinal, não sabemos o que se passa realmente nas profundezas de cada ser…

Bom, vamos embarcar nessa comigo e conhecer melhor a história da Tillie e de seu Castelo de Sombras?!

"Dedico este livro a todas as pessoas que já foram deixadas à deriva por uma marola de tristeza, mas que voltaram à praia com uma onda de esperança."

Tillie Bennet é uma jovem sensível, doce e madura. Sabe aquela personagem que você quer colocar num potinho e proteger?! Tillie. Passando por momentos pra lá de conturbados, com a morte de sua amiga, carregando uma culpa que não é sua, sofrendo silenciosamente e sendo perseguida… Tillie se retraí e mergulha num estado sombrio que consome seus pensamentos e sua vida de forma que nem ela se reconhece mais.

"A depressão não tem um rosto. Não tem uma expressão definida."

A preocupação dos pais e a vigilância constante de seus 3 irmãos super protetores fazem com que ela se sinta sufocada, no entanto é essa presença que fará toda diferença para a sua recuperação. Sem entender ao certo o que se passa, ela apenas se distancia cada vez mais.

"Havia me perdido em um mundo só meu, onde emoções não poderiam me assombrar."

Num momento de descuido, Tillie cai de um penhasco na praia e se não fosse pelo lindo surfista que a socorre, ela teria certamente se afogado. Esse episódio contribui para que a preocupação com Tillie aumente ainda mais e num momento de desespero, sua família resolve interná-la, acreditando que o acontecido fora uma tentativa de suicídio.

"Foi através do fôlego de vida que pude compartilhar com ela que percebi que eu segurava o meu."

Apesar de certa resistência inicial, na clinica a jovem tem a oportunidade de ser acompanhada pela Dra. Griffin, que a acolhe não só como paciente, mas como uma amiga que precisa de ajuda, fazendo-a enxergar que está doente. A partir do momento em que Tillie aceita e entende que está com depressão ela procura maneiras de lhe dar com a doença da melhor forma possível, a começar pelo tratamento indicado pela doutora. Claro que ela não faz nada sozinha e o apoio da família é essencial, mas conseguimos perceber que Tillie quer lutar, quer melhorar, quer viver!

"Enquanto houver vida, há esperança."

Patrick é uma raridade e extremamente necessário na vida de Tillie. Ele chega para iluminar a vida da menina e lhe dar mais uma razão para entrar nessa briga com tudo! Pat é um personagem marcante, intenso. Sua energia e bom humor emanam, e ele consegue trazer mais alegria e vida para a turbulenta existência de Tillie. Quando vocês lerem e virem a família dele vão entender melhor, com certeza. Ah, ele é filho da Dra. Griffin.

É uma linda história de amor, que cresce e amadurece diante das dificuldades. Ele é o tipo que não foge à luta e está sempre ali para acolher, ajudar e puxar, se preciso, a mão de sua princesa.

"…nas piores ondas, nas mais turbulentas, eu quero ser aquele que vai te estender a mão e te puxar para fora do tubo. Que não vai deixar você sufocar, nem afogar no que quer que esteja te consumindo… Quero ser aquele que vai estar sempre ao seu lado, porque você nunca… nunca vai estar à deriva outra vez."

Tillie é uma força da natureza, apesar de não se dar conta disso. Ela passa por diversas provações durante a história. Além da depressão, ela lida calada com a perseguição de alguns colegas na escola, que só fica pior com a morte de sua amiga. É uma parte importante e que me deixou extremamente indignada, cheia de raiva , mais ainda por saber que isso é uma constância na vida de algumas crianças/adolescentes… mas eu não posso falar muito, pois vou acabar dando spoiler. E também quero deixá-los com a pulga atrás da orelha para que leiam.

"Não havia um sentimento de vingança latente em mim. Havia apenas o desejo de sobrevivência. E de mostrar que ninguém tem o direito de tentar destruir a vida de outra pessoa pelo simples desejo de querer fazer isso."

É uma leitura necessária e real, que gera empatia e conhecimento sobre um assunto tão delicado e tão mal interpretado. A depressão, infelizmente, ainda é vista por muitos como “frescura” ou “besteira” e precisamos mudar esse pensamento, dar voz aqueles que precisam e escutar quando necessário. Hoje, vemos nossos jovens cada vez mais reclusos, introspectivos, solitários e até mesmo vulneráveis… estudos apontam um crescente de adolescentes depressivos e suicidas, por isso precisamos discutir o assunto, colocar em pauta, conversar. E isso, a Martinha faz de um jeito maduro e muito sensível, porque ela tem lugar de fala nessa história e eu a admiro demais pela coragem de acordar todos esses sentimentos novamente para nos trazer essa linda história.

Olha, eu chorei, eu sorri, me arrepiei, suspirei, gritei e quis até socar alguns personagens pelo caminho, e indico essa leitura de olhos fechados. ❤ LEIAM! Só leiam, por favor! É uma lição de amor, empatia e superação. Posso dizer que aprendi muito com esse livro e espero ter instigado certa curiosidade em vocês.

site: https://ateaultimapagina.wordpress.com/2022/11/28/resenha-castelo-de-sombras-de-m-s-fayes/
Jeffez 08/03/2023minha estante
????????




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Jessica.Franco 23/12/2022

Forte e verdadeiro
Que existam mais pessoas no mundo como Patrick, apesar de novo com uma cabeça surpreende. Amigo, namorado incrível. Que as pessoas pensam antes de querer prejudicar as outras pois pode haver danos irreparáveis.
comentários(0)comente



Bruna.Bookstagram 20/12/2022

Não aceite menos que um Patrick na sua vida
Tillie é uma garota que acabou de perder a sua melhor amiga. A sua vida começa a ficar fragilizada e com o psicológico muito abalado por conta desses acontecimentos ao ponto de desenvolver uma doença que é a depressão.

Em um mal entendido envolvendo o surfista Patrick, a família da moça acaba levando-a menina clínica psiquiátrica achando que a mesma estivesse tentando dar fim a sua vida e uma feliz coincidência acaba levando Tillie para o caminho de Patrick novamente.

Não dá pra fazer uma resenha muito específica do livro porque qualquer detalhe podemos encarar como um spoiler. Mas a construção da relação de Patrick e Tillie é muito natural, a forma com que ele cuida dela é a coisa mais preciosa que existe.

A forma que Tillie encara a sua doença, é admirável, porque claramente ela não quer viver na escuridão e deixar que a depressão a consuma.

O livro tem alguns gatilhos sobre a depressão, bullying e suicídio. Aliás, a forma com que o bullying é colocado no livro é de uma maneira bem cruel, faz chorar, até mesmo se você nunca passou por isso. Muita gente acha que esse tema é uma bobagem, mas não pode ser encarado assim, as pessoas podem ser muito maldosas e isso pode levar alguém a encerrar a própria vida.

Eu tô apaixonada por esse livro, ele é perfeito, e espero que tenha o físico dele porque quero comprar. É uma obra linda, intensa, bem escrita e desenvolvida.
Priii Reis 20/12/2022minha estante
Livro perfeito ?




Anja.Escarlate 26/10/2022

Incrível
Com protagonistas fofos o livro aborda temas sérios de forma leve e fluída com gostinho de quero mais
comentários(0)comente



Kally 13/10/2022

Lindo, leve e poderoso
É um livro de romance lindo e leve mas ao mesmo tempo muito poderoso, ele trata de assuntos delicados, que quando se escreve tem que ter muita emoção e empatia, ele fala sobre depressão e bullying, quando eu li ele foi nem forte pois eu estava saindo de uma recaída da minha depressão, e ler um livro onde a personagem principal trata isso é no mínimo intenso, mas a delicadeza e empatia que a autora descreve tudo é impressionante.

O romance entre o casal é gostoso e carinhoso demais de ler.

Eu super recomendo a leitura, eu amei ??
comentários(0)comente



Maria7609 08/07/2022

Castelo de Sombras
Uma releitura que reforçou meu amor por esse livro.

M. S. Fayes conseguiu abordar tópicos extremamente delicados de uma forma leve e, ainda assim, deixando clara sua importância.

Tillie e Pat são, simplesmente, o casa mais fofo que eu conheço, um carinho que surgiu tão rapidamente e intensamente que parece irreal, mas vemos que ambos tem uma ligação incrível.

Valeu a pena passar por essa experiência literária novamente! ?
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Priii Reis 16/02/2022

Forte, verdadeiro, pessoal e muito real.
"Eu não queria morar no reino de sombras que havia construído em minha própria mente. Queria respirar e voltar a sentir que era uma garota normal como outra qualquer."

"Tillie Bennet, é uma jovem que já sentiu na pele a dor e as emoções de forma tão profunda, que por vezes é difícil exprimir através de sua voz e ela prefere manter o silêncio. O seu passado tem muitas cores que distorceram o colorido de sua vida através de um acontecimento que marcou sua memória.

Quando sua vida está prestes a mudar, o que você faz? Você se apavora diante das possibilidades, desistindo do que tiver que acontecer? Ou enfrenta de cabeça erguida e aceita de braços abertos, sabendo que a partir dali nada mais será o mesmo?
Tillie se vê mergulhada num torpor sombrio construído pela própria mente, até que, em um dia pouco atípico dentre todos seus dias tão iguais, uma pequena esperança começa a surgir assim como um novo amigo através de uma atitude inesperada - Patrick Griffin, um garoto de sorriso fácil e olhos atentos que consegue enxergar a garota por trás do escudo criado em sua cabeça. Mas ela vai deixar ele se aproximar e quebrar esse escudo? Talvez seja o momento certo de pedir ajuda... E se deixar ser ajudada pode ser a melhor solução.
A depressão não tem um rosto. Não tem uma expressão definida."

Nessa história temos um presente para Tillie, seu Salvador de muitas maneiras que mudaria a vida dela por completo PATRICK( PAT),e apesar de também ser novo tem palavras e jeitos que deixariam qualquer adulto com inveja. Ele é sensível, amável, responsável, maduro foi o trunfo, a luz do livro e para a própria Tillie é o tipo de pessoa que você sonha encontrar na vida nos dias ruins.

"...nas piores ondas, nas mais turbulentas, eu quero ser aquele que vai te estender a mão e te puxar para fora do tubo. Que não vai deixar você sufocar, nem afogar no que quer que esteja te consumindo... Quero ser aquele que vai estar sempre ao seu lado, porque você nunca... nunca vai estar à deriva outra vez. "

Tem também a familia de Tillie super atenciosa e preocupada Mãe, Pai e três irmãos super protetores (eu queria uma família assim.) Claro que a própria Tillie vai entender que proteção demais sufoca e que crescer é necessário e tem custos.

Temos os amigos de Patrick (PAT) Dale, Scott, Marcy Jane.Que foram muito mais amigos da Tillie do que todos da escola que ela cresceu ainda mais depois de seus problemas e assim vemos como nem todos estão presentes quando necessitamos.

"Você conhece os seus verdadeiros amigos quando eles se postam ao seu lado nos seus melhores momentos, mas mais ainda, quando seguram a sua mão nos seus dias mais sombrios."

A importância da terapeuta nesse livro e o modo como explicava e falava de forma simples e calma, fez com que o tratamento fosse realizado como qualquer cura que precisamos para dor de cabeça, corpo.. Etc e isso é muito importante porque o pré conceito comtra remédios pode fazer a pessoa achar que sozinha ela consegue mas é uma soma de terapias que juntas pode mudar todo o processo e *não antes do que definido por um médico*.

"Significa que não aceita viver sendo escrava do que quer que a sua mente tenha programado para você. "

Ler sobre depressão em que a pessoa que escreveu tem lugar de fala,é como ler o próprio diário dessa pessoa.E no fim do livro a autora fala sobre como lida com a sua depressao, e que criar Tillie foi sofrido por lembrar e também um orgulho por sobreviver.
Precisamos (sim todos) conhecer algo nem que seja com uma história criativa, para entender a gravidade que gera na vida das pessoas. Ainda mais quando se trata de algo que poucos sabem já que a sociedade julga como "besteira", " preguiça", "drama". Isso é muito real! Além desse tema o livro fala do suicídio,bullying,como tratar, como lidar quando a pessoa está assim. Entender os sinais antes que seja tarde, denunciar o bullying antes que a vítima não aguente mais viver. É sobre responsabilidade social.
comentários(0)comente



Quesia12 06/02/2022

Que livro lindo e necessário, a história de Tillie é pesada porém é a realidade de muitas pessoas. O livro é incrível aborda temas sensíveis mas é tão gostoso de ler e tão rico em informações. Eu amei!??
comentários(0)comente



Cidiane 31/01/2022

Castelo de sombras
Adorei o livro a escrita da Martinha é muito fluida, gostosa, sensível e profunda.
Uma história Linda, Emocionante que tirou de mim várias lágrimas, umas de revolta, umas de raiva só que muitas de Alegria e Amor, super recomendo.
comentários(0)comente



Nath 23/12/2021

Fascinante!
E aqui está mais um para entrar na lista de favoritos.
O jeito como os temas foram abordados, as palavras, os diálogos. Tudo foi feito com perfeição.
Uma leitura incrível de apreciar.
comentários(0)comente



48 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR