Castelo de Sombras

Castelo de Sombras M.S. Fayes

Resenhas - Castelo de Sombras

1 | 2 | 3 | 4

Pâm Possani 21/02/2021

Breve comentário por enquanto (será atualizado)
Aqui vamos conhecer Tillie Bennet, que é uma jovem que, apesar da pouca idade, já sentiu na pele a dor e as emoções de forma tão profunda, que por vezes é difícil exprimir através de sua voz. O seu passado tem muitas cores que distorceram o colorido de sua vida através de um acontecimento que marcou sua memória. Tillie se vê mergulhada num torpor sombrio construído pela própria mente, até que, em um dia pouco atípico dentre todos seus dias tão iguais, uma pequena esperança começa a surgir assim como um novo amigo - Patrick Griffin, um garoto de sorriso fácil e olhos atentos que consegue enxergar a garota por trás do escudo criado em sua cabeça. Mas ela vai deixar ele se aproximar e quebrar esse escudo? Talvez seja o momento certo de pedir ajuda... E se deixar ser ajudada.

Castelo de Sombras é um lindo romance que trata de forma leve, mas não com menos importância ou que não demonstre cenas, explicações e desenvolvimento do tema de depressão. Porém, a autora escreve com maestria e muito cuidado, para entender um pouco nos próprios personagens aos quais desenvolve demonstrando compaixão, empatia, com situações cotidianas que podem mostrar o quanto o amor, o apoio, o carinho e o simples ouvir podem ser muito importantes tanto para a pessoa quanto para aqueles que estão ao seu redor.
Adri 28/02/2021minha estante
Perfeição PURA

Pâm Possani 28/02/2021minha estante
LINDO DEMAIS

nicks 03/03/2021minha estante
Gnt, eu juro, eu sou nova no app, instalei hj msm, eu queria muito ler o livro, mas tipo, não aparece nem pra comprar, nem pra ler, alguém me ajuda? Como eu faço pra ler?

Adri 03/03/2021minha estante
Oieee, la no meu ig @starringbooks na minha bio, é só clicar que tem a opção para KU ou compra na editora.. :*

Bruna.Bookstagram 20/12/2022

Não aceite menos que um Patrick na sua vida
Tillie é uma garota que acabou de perder a sua melhor amiga. A sua vida começa a ficar fragilizada e com o psicológico muito abalado por conta desses acontecimentos ao ponto de desenvolver uma doença que é a depressão.

Em um mal entendido envolvendo o surfista Patrick, a família da moça acaba levando-a menina clínica psiquiátrica achando que a mesma estivesse tentando dar fim a sua vida e uma feliz coincidência acaba levando Tillie para o caminho de Patrick novamente.

Não dá pra fazer uma resenha muito específica do livro porque qualquer detalhe podemos encarar como um spoiler. Mas a construção da relação de Patrick e Tillie é muito natural, a forma com que ele cuida dela é a coisa mais preciosa que existe.

A forma que Tillie encara a sua doença, é admirável, porque claramente ela não quer viver na escuridão e deixar que a depressão a consuma.

O livro tem alguns gatilhos sobre a depressão, bullying e suicídio. Aliás, a forma com que o bullying é colocado no livro é de uma maneira bem cruel, faz chorar, até mesmo se você nunca passou por isso. Muita gente acha que esse tema é uma bobagem, mas não pode ser encarado assim, as pessoas podem ser muito maldosas e isso pode levar alguém a encerrar a própria vida.

Eu tô apaixonada por esse livro, ele é perfeito, e espero que tenha o físico dele porque quero comprar. É uma obra linda, intensa, bem escrita e desenvolvida.
Priii Reis 20/12/2022minha estante
Livro perfeito ?

Nayara - @nay.e.os.livros 25/08/2021

Castelo De Sombras
Tillie é uma jovem de 18 anos que está terminando o ensino médio, mas que não anda nada bem. Os últimos tempos foram muito difíceis para ela, enfrentou uma grande perda e não está conseguindo lidar com isso e seguir em frente.

Por causa desse momento retraído e cheio de sombras que ela está vivendo, sua família fica o tempo todo em cima dela, tentando fazer com que ela reaja, mesmo Tillie achando que não tem nada de errado com ela.

Em um momento de descuido na praia ela acaba sofrendo um acidente e quase morre, mas é salva por um surfista que estava por ali. Após esse episódio, a família de Tillie fica preocupada com a possibilidade de que ela tenha tentado suicídio, e resolvem internar Tillie em uma clínica por uma semana, para que possam avaliar e cuidar dela, já que eles estão muito preocupados e com medo de toda a situação.

Lá na clínica através da doutora Griffin, Tillie descobre que o que ela tem é depressão, e começa um tratamento para tentar se manter bem. Na clínica ela também se reencontra com seu surfista herói Patrick, os dois acabam trocando telefones.

Depois que é liberada da clínica, Tillie recebe um convite de Patrick para saírem juntos e dali começa uma amizade que logo vira um amor lindo e muito fofo de se ver.

Patrick trás uma luz, um fôlego de vida novo para Tillie. Com seu jeito irreverente, divertido e carinho ele acaba ajudando Tillie aos poucos a sair das sombras e voltar a viver.

Suspirei várias e várias vezes nas cenas da Tillie e do Patrick, eles construíram aquele tipo de relação linda e que nos deixam com o coração super quentinho.

Uma história difícil, com vários gatilhos, mas super necessária. Sobre depressão, escolhas, superação, amizade, família. A autora tratou tudo de uma forma forte e ao mesmo tempo sensível, nos mostrando dois personagens que tinham depressão, mas que escolheram caminhos diferentes sobre o que fazer com a doença, e como aceitar

Paty.Moreira 05/03/2024

Leitura jovem
Um conto de fadas moderno. Com direito a herói de prancha que salva mocinha da morte iminente.
Um descuido que termina na confusão de uma tentativa de suicídio. Apesar que há sim um suicídio na história. Temos uma protagonista com um quadro de depressão, temos as idas ao profissional na área de doenças mentais, clínica que mais parece um SPA.
Eu gostei da história mas queria mais. Foi só uma ideia sabe de como pode ser, de como pode tratar.

Dreza 10/03/2021

Perfeitamente necessário
O livro é simplesmente perfeito e aborda um tema que acredito que todos precisam conhecer para desmistificar muitos assuntos.
Leitura mais do que indicada

Fe 08/03/2023

“Castelo de Sombras”, de M. S. Fayes
“Castelo de Sombras” da M. S. Fayes é um dos meus favoritos da escritora, inclusive fiz a releitura dele em setembro com as meninas da #lcabacaxipsiciana para o setembro amarelo. Não consegui resenhar na época, mas resolvi trazê-lo para vocês mesmo assim, pois é uma leitura que vale a pena ser compartilhada.

Esse livro é um presente, a Martinha pega temas super pesados como a depressão, o bullying, o suicídio e consegue tratar com uma destreza, uma sensibilidade sem igual.

Sabemos que a depressão é uma doença que está cada vez mais presente na vida das pessoas, especialmente dos jovens, e portanto merece atenção… merece ser entendida e tratada como doença, coisa que infelizmente nem sempre acontece. Por isso, esse livro é tão importante e incrível. De forma sutil, ele nos mostra que não tem hora ou idade, classe social ou regra para que essa doença apareça. Ela é taciturna, chega de mansinho, quase imperceptível, até que se instala e o estrago está feito.

Tenho certeza que você, assim como eu, aprenderá muito com essa leitura, principalmente a ter mais empatia! Afinal, não sabemos o que se passa realmente nas profundezas de cada ser…

Bom, vamos embarcar nessa comigo e conhecer melhor a história da Tillie e de seu Castelo de Sombras?!

"Dedico este livro a todas as pessoas que já foram deixadas à deriva por uma marola de tristeza, mas que voltaram à praia com uma onda de esperança."

Tillie Bennet é uma jovem sensível, doce e madura. Sabe aquela personagem que você quer colocar num potinho e proteger?! Tillie. Passando por momentos pra lá de conturbados, com a morte de sua amiga, carregando uma culpa que não é sua, sofrendo silenciosamente e sendo perseguida… Tillie se retraí e mergulha num estado sombrio que consome seus pensamentos e sua vida de forma que nem ela se reconhece mais.

"A depressão não tem um rosto. Não tem uma expressão definida."

A preocupação dos pais e a vigilância constante de seus 3 irmãos super protetores fazem com que ela se sinta sufocada, no entanto é essa presença que fará toda diferença para a sua recuperação. Sem entender ao certo o que se passa, ela apenas se distancia cada vez mais.

"Havia me perdido em um mundo só meu, onde emoções não poderiam me assombrar."

Num momento de descuido, Tillie cai de um penhasco na praia e se não fosse pelo lindo surfista que a socorre, ela teria certamente se afogado. Esse episódio contribui para que a preocupação com Tillie aumente ainda mais e num momento de desespero, sua família resolve interná-la, acreditando que o acontecido fora uma tentativa de suicídio.

"Foi através do fôlego de vida que pude compartilhar com ela que percebi que eu segurava o meu."

Apesar de certa resistência inicial, na clinica a jovem tem a oportunidade de ser acompanhada pela Dra. Griffin, que a acolhe não só como paciente, mas como uma amiga que precisa de ajuda, fazendo-a enxergar que está doente. A partir do momento em que Tillie aceita e entende que está com depressão ela procura maneiras de lhe dar com a doença da melhor forma possível, a começar pelo tratamento indicado pela doutora. Claro que ela não faz nada sozinha e o apoio da família é essencial, mas conseguimos perceber que Tillie quer lutar, quer melhorar, quer viver!

"Enquanto houver vida, há esperança."

Patrick é uma raridade e extremamente necessário na vida de Tillie. Ele chega para iluminar a vida da menina e lhe dar mais uma razão para entrar nessa briga com tudo! Pat é um personagem marcante, intenso. Sua energia e bom humor emanam, e ele consegue trazer mais alegria e vida para a turbulenta existência de Tillie. Quando vocês lerem e virem a família dele vão entender melhor, com certeza. Ah, ele é filho da Dra. Griffin.

É uma linda história de amor, que cresce e amadurece diante das dificuldades. Ele é o tipo que não foge à luta e está sempre ali para acolher, ajudar e puxar, se preciso, a mão de sua princesa.

"…nas piores ondas, nas mais turbulentas, eu quero ser aquele que vai te estender a mão e te puxar para fora do tubo. Que não vai deixar você sufocar, nem afogar no que quer que esteja te consumindo… Quero ser aquele que vai estar sempre ao seu lado, porque você nunca… nunca vai estar à deriva outra vez."

Tillie é uma força da natureza, apesar de não se dar conta disso. Ela passa por diversas provações durante a história. Além da depressão, ela lida calada com a perseguição de alguns colegas na escola, que só fica pior com a morte de sua amiga. É uma parte importante e que me deixou extremamente indignada, cheia de raiva , mais ainda por saber que isso é uma constância na vida de algumas crianças/adolescentes… mas eu não posso falar muito, pois vou acabar dando spoiler. E também quero deixá-los com a pulga atrás da orelha para que leiam.

"Não havia um sentimento de vingança latente em mim. Havia apenas o desejo de sobrevivência. E de mostrar que ninguém tem o direito de tentar destruir a vida de outra pessoa pelo simples desejo de querer fazer isso."

É uma leitura necessária e real, que gera empatia e conhecimento sobre um assunto tão delicado e tão mal interpretado. A depressão, infelizmente, ainda é vista por muitos como “frescura” ou “besteira” e precisamos mudar esse pensamento, dar voz aqueles que precisam e escutar quando necessário. Hoje, vemos nossos jovens cada vez mais reclusos, introspectivos, solitários e até mesmo vulneráveis… estudos apontam um crescente de adolescentes depressivos e suicidas, por isso precisamos discutir o assunto, colocar em pauta, conversar. E isso, a Martinha faz de um jeito maduro e muito sensível, porque ela tem lugar de fala nessa história e eu a admiro demais pela coragem de acordar todos esses sentimentos novamente para nos trazer essa linda história.

Olha, eu chorei, eu sorri, me arrepiei, suspirei, gritei e quis até socar alguns personagens pelo caminho, e indico essa leitura de olhos fechados. ❤ LEIAM! Só leiam, por favor! É uma lição de amor, empatia e superação. Posso dizer que aprendi muito com esse livro e espero ter instigado certa curiosidade em vocês.

site: https://ateaultimapagina.wordpress.com/2022/11/28/resenha-castelo-de-sombras-de-m-s-fayes/
Jeffez 08/03/2023minha estante
????????

Laura 28/03/2021

Que livro incrível! Já me ganhou logo na dedicatória ??
Em Castelo de Sombras a gente acompanha a história de um dos casais mais lindos que eu já vi. Tillie e Pat constroem uma trajetória tão intensa e tão perfeita que é difícil colocar em palavras o quanto eu amei esse livro!
M. S. Fayes foi impecável na escrita, abordou o tema da depressão com maestria, dando a devida importância em cada pontinho que constitui a doença e o tratamento dela! O romance em si também foi escrito sem nenhum defeito! Pat é um cara incrível, que apoiou a Tillie em todos os momentos e que fez de tudo pela saúde mental da amada, e a Tillie é uma personagem super bem elaborada e que demonstra uma força de dar orgulho!
No decorrer da história, alguns segredos e suspenses ainda são revelados, o que contribui ainda mais para prender a nossa atenção a história!
Se eu sou apaixonada por esse livro? Com certeza, sim! Além da doçura do romance ele ainda carrega a importância sobre falarmos da depressão e sobre o bullying de certa forma!
Enfim, super recomendo a leitura (mas se você for uma manteiga derretida como eu, prepara os lencinhos)

?E foi por vê-la respirar que passei a respirar também. Foi através do fôlego de vida que pude compartilhar com ela que percebi que eu segurava o meu. Foi ao vê-la abrir os olhos lindos e enevoados que percebi que os meus estavam turvos por nunca terem visto a beleza de um amor tão puro? Só pra vocês terem um gostinho da perfeição que é esse livro!

Nath 23/12/2021

Fascinante!
E aqui está mais um para entrar na lista de favoritos.
O jeito como os temas foram abordados, as palavras, os diálogos. Tudo foi feito com perfeição.
Uma leitura incrível de apreciar.

Ale Salvia @estantedaale 26/02/2021

"Castelo de Sombras" no blog Estante da Ale
Aqui, conheceremos a história de Tillie, uma jovem garota que está passando por uma fase conturbada de sua vida, mas que encontra em Pat, um surfista bem humorado, todo aquele apoio e esperança que precisa para voltar a sorrir.

Não, não é um livro sobre o amor tudo pode, tudo salva. É uma versão realista da depressão e que mostra a importância de termos alguém que simplesmente nos ouça, nos apoie, nos dê aquela sensação de aceitação pelo que somos, independente de nossas falhas e deficiências. Afinal, nós somos seres humanos, passíveis de erros e acertos, somos compostos por sentimentos bons e ruins e está tudo bem.

Logo de início, vemos uma protagonista totalmente fragilizada e sem rumo. Entretanto, quando ela enxerga a importância de assumir sua doença e de pedir ajuda, vemos sua força e coragem. Tillie é o tipo de garota que eu queria ter como melhor amiga. Divertida, inteligente, ela nos mostra que a depressão pode estar onde você menos espera. Tillie nos ensina a sermos mais empáticos.

É importante destacar que de maneira nenhuma encontrei gatilhos que me fizessem sofrer. Eu me senti abraçada com a delicadeza da narrativa e tenho certeza que quem sofre com essa doença vai se identificar muito com as diversas fases que Tillie passa. Não é uma leitura simples ou fácil, mas vale a pena para todos vermos que não estamos sozinhos, que há saída do castelo de sombras.

Porém, é claro que o livro não é só essa parte pesada não. A presença de Pat vai fazer você se jogar de cabeça nesse relacionamento cheio de carinho, de parceira e cenas fofas! Pat é PERFEITOOOOOO e te garanto que você vai gostar dele logo em sua primeira aparição. Está para nascer um mocinho mais lindo, se é que isso é possível. Algo que gostei bastante também foi sua relação com os pais e irmão, existe uma cumplicidade e transparência muito saudável, isso reflete muito na índole dos irmãos. Aliás, se tivermos o livro do Carrick, eu JURO que não iria reclamar. rs #FicaADica

Falando também da narrativa do livro, Fayes super acerta intercalando cenas fofas, românticas com a dolorosa vida real. É uma obra super sensível e que demonstra muito respeito. Durante a leitura, em diversos momentos, eu tinha que parar para respirar, porque a verdade me atingia bem no estômago, sabe? Tirava o ar por ver o quanto aquilo conversava com o que já passei. E assim... Peço desculpas se parece que estou voltando a citar a depressão, mas não é isso. É a vida. Tanto a Tillie (enquanto personagem) quanto "Castelo de Sombras" em si (como um romance com começo, meio e fim) são mais do que esse fator. A obra é como uma xícara de chocolate quente após um dia frio e exaustivo. É como um abraço daquela pessoa que te ama e que te conforta.

Confesso que não sei como passar mais emoções nessa resenha, porque nada parece fazer jus a obra. Eu amei amei amei e só consigo favoritá-la. Em alguns momentos, foi impossível segurar as lágrimas, eu estava totalmente absorta e apenas digo que é um dos melhores livros da minha vidaaaaaaaa!

site: http://estante-da-ale.blogspot.com/2021/02/livro-castelo-de-sombras.html
Adri 28/02/2021minha estante
Essa sensação que tive Alê!!! Qualquer palavra não consegue resumir o quanto esse livro é PERFEITO!

Priii Reis 16/02/2022

Forte, verdadeiro, pessoal e muito real.
"Eu não queria morar no reino de sombras que havia construído em minha própria mente. Queria respirar e voltar a sentir que era uma garota normal como outra qualquer."

"Tillie Bennet, é uma jovem que já sentiu na pele a dor e as emoções de forma tão profunda, que por vezes é difícil exprimir através de sua voz e ela prefere manter o silêncio. O seu passado tem muitas cores que distorceram o colorido de sua vida através de um acontecimento que marcou sua memória.

Quando sua vida está prestes a mudar, o que você faz? Você se apavora diante das possibilidades, desistindo do que tiver que acontecer? Ou enfrenta de cabeça erguida e aceita de braços abertos, sabendo que a partir dali nada mais será o mesmo?
Tillie se vê mergulhada num torpor sombrio construído pela própria mente, até que, em um dia pouco atípico dentre todos seus dias tão iguais, uma pequena esperança começa a surgir assim como um novo amigo através de uma atitude inesperada - Patrick Griffin, um garoto de sorriso fácil e olhos atentos que consegue enxergar a garota por trás do escudo criado em sua cabeça. Mas ela vai deixar ele se aproximar e quebrar esse escudo? Talvez seja o momento certo de pedir ajuda... E se deixar ser ajudada pode ser a melhor solução.
A depressão não tem um rosto. Não tem uma expressão definida."

Nessa história temos um presente para Tillie, seu Salvador de muitas maneiras que mudaria a vida dela por completo PATRICK( PAT),e apesar de também ser novo tem palavras e jeitos que deixariam qualquer adulto com inveja. Ele é sensível, amável, responsável, maduro foi o trunfo, a luz do livro e para a própria Tillie é o tipo de pessoa que você sonha encontrar na vida nos dias ruins.

"...nas piores ondas, nas mais turbulentas, eu quero ser aquele que vai te estender a mão e te puxar para fora do tubo. Que não vai deixar você sufocar, nem afogar no que quer que esteja te consumindo... Quero ser aquele que vai estar sempre ao seu lado, porque você nunca... nunca vai estar à deriva outra vez. "

Tem também a familia de Tillie super atenciosa e preocupada Mãe, Pai e três irmãos super protetores (eu queria uma família assim.) Claro que a própria Tillie vai entender que proteção demais sufoca e que crescer é necessário e tem custos.

Temos os amigos de Patrick (PAT) Dale, Scott, Marcy Jane.Que foram muito mais amigos da Tillie do que todos da escola que ela cresceu ainda mais depois de seus problemas e assim vemos como nem todos estão presentes quando necessitamos.

"Você conhece os seus verdadeiros amigos quando eles se postam ao seu lado nos seus melhores momentos, mas mais ainda, quando seguram a sua mão nos seus dias mais sombrios."

A importância da terapeuta nesse livro e o modo como explicava e falava de forma simples e calma, fez com que o tratamento fosse realizado como qualquer cura que precisamos para dor de cabeça, corpo.. Etc e isso é muito importante porque o pré conceito comtra remédios pode fazer a pessoa achar que sozinha ela consegue mas é uma soma de terapias que juntas pode mudar todo o processo e *não antes do que definido por um médico*.

"Significa que não aceita viver sendo escrava do que quer que a sua mente tenha programado para você. "

Ler sobre depressão em que a pessoa que escreveu tem lugar de fala,é como ler o próprio diário dessa pessoa.E no fim do livro a autora fala sobre como lida com a sua depressao, e que criar Tillie foi sofrido por lembrar e também um orgulho por sobreviver.
Precisamos (sim todos) conhecer algo nem que seja com uma história criativa, para entender a gravidade que gera na vida das pessoas. Ainda mais quando se trata de algo que poucos sabem já que a sociedade julga como "besteira", " preguiça", "drama". Isso é muito real! Além desse tema o livro fala do suicídio,bullying,como tratar, como lidar quando a pessoa está assim. Entender os sinais antes que seja tarde, denunciar o bullying antes que a vítima não aguente mais viver. É sobre responsabilidade social.

bia.xavier 18/03/2021

Veni, Vidi, Vici
Me emocionei, ri, e me surpreendi com a força da Tillie em aguentar tudo que ela passou. Um livro com temas pesados e que precisam ser tratados, mas de uma leve e precisa. Pat meu mais novo crush literário que menino maravilhoso.
Ju Martins 23/03/2021minha estante
fiquei com vontade de ler

bia.xavier 23/03/2021minha estante
É lindo!

Eu_Romanceando 26/02/2021

Este livro pode conter gatilhos como suicídio, depressão e bulling

?A depressão não tem um rosto. Não tem uma expressão definida. ?

Em Castelo de Sombras vamos conhecer Tillie, ela é uma adolescente que passa a se sentir perdida dentro si depois do afastamento e morte de sua melhor amiga, porém um mal-entendido faz com que sua família resolva tomar medidas drásticas que incluem uma internação em uma clínica.

O lado bom desse evento é que é através dele que Tillie conhece Patrick Griffin. Com seu sorriso brilhante e olhar penetrante ele a ajuda a enfrentar esse monstro invisível e que paralisa sua vida, a deixando a deriva.

Além de lutar com a doença ela precisa também enfrentar o preconceito e a ignorância da maioria das pessoas.

??Tem um monte de adolescentes e pessoas morrendo porque se recusam a se tratar por causa de preconceitos bobos, Tillie. Que são apenas isso. Pré-conceitos de algo que acham que a sociedade vai ditar...

Pat é maravilhoso, aquele tipo de pessoa que todos gostaríamos de conhecer e estar ao seu lado, seja como amigo ou namorado. Ele apoia, escuta, protege, incentiva, aceita e ama a Tillie exatamente como ela é.

?Porque o amor se constrói. Ele não é meramente um sentimento. Ele também é decisão. Você decidiu amar Tillie Bennett. ?

Sobre o livro, uma das coisas que mais me impressionou é que é cada vez mais comum encontrar alguém que sofra de depressão, e que também a maioria das pessoas ao nosso redor não percebe, não apoia e ainda tem preconceito sobre a doença, principalmente por ela ser silenciosa.

Vendo a Tillie, uma adolescente bonita e cheia de vida quem poderia imaginar? Outro ponto também era o bulling que ela vinha enfrentando na escola e que quase terminou em tragédia.

? ... ninguém tem o direito de tentar destruir a vida de outra pessoa pelo simples desejo de querer fazer isso.?

Esse é aquele tipo de livro que devemos ler, sentir e panfletar. Que nos emociona, que nos faz chorar, que nos traz lições e por fim deixa nosso coração cheio de amor e esperança. Tillie encontrou em Pat e em sua família o apoio e força necessários para seguir em frente e lutar, mas quantos não conseguem? Quantos enfrentam o preconceito e a ignorância? Todos os dias lutam para viver e encarar coisas que poderiam ser simples para todos os outros. Se precisar de ajuda, não hesite em pedir!

? Quero vencer os obstáculos que a vida coloca na minha frente, de cabeça erguida. A fase sombria que passei ficou para trás... vai levar um tempo para eu realmente poder dizer que estou curada? Vai. Poxa... nem sei se algum dia vou poder falar isso, mas uma coisa é certa: eu venci a depressão. E estou vencendo a cada dia. Devagarinho... ?

Cleane Aquino 06/03/2021

Castelo de Sombras
Uma das coisas que me encantou nesse livro, além do maravilhoso romance que ele contém, foi a forma como a autora abordou temas tão complexos e delicados.
Depressão, suicídio, bullying, violência física e psicológica aparecem nessa história... E você pode pensar "nossa, pesado", mas eu diria que ela soube dosar um perspectiva de realidade desses temas e, ainda assim, imprimir uma sensibilidade que torna a leitura apaixonante.

Tillie não é somente uma jovem com depressão. Ela é uma menina linda e mais forte do que imagina. Ela é inspiradora.

Patrick é o responsável pelos momentos mais leves e fofos da história, ele é um protagonista daqueles que a gente quer tirar do papel. Gentil, atencioso, carinhoso demais, irreverente, compreensivo e tão apaixonado que toca o coração de quem tá lendo.

Há também personagens secundários incríveis, que dão um toque ainda mais especial à história.

A escrita da autora é mais um ponto forte. Precisa, fluída, absolutamente envolvente. Realmente terminei a leitura encantada.

Maroca @leiturasdamaroca 06/03/2021

Resenha: Castelo de Sombras
Esse é um livro Young Adult e vamos conhecer Tillie, uma menina de 18 anos que sempre foi muito feliz e que depois de uma situação muito triste, teve sua vida abalada e toda a alegria que sempre foi sua companheira, a abandonou.

Depois de um evento traumático, seu caminho cruza com o de Patrick Griffin e ela percebe que coisas boas ainda podem acontecer. Mas se entregar a coisas boas não é algo fácil, então a Tillie precisa se relembrar sempre que ela merece viver e ser feliz.

Com esse desejo de se permitir, Tillie e Pat se aproximam, constroem uma relação de amizade, mas que logo evolui para algo mais, já que eles se sentiam atraídos e queria viver esse sentimento.

Além de abordar o romance entre eles, o romance de M.S. Fayes vai além e aborda temas extremamente importantes e que merecem ser debatidos.

A autora aborda o bullying e as consequências que ele pode gerar na vida de quem sofre as agressões, existem caminhos diversos, mas todos eles são marcados pela dor. Ao abordar essas consequências, percebemos como esses sentimentos de dor afetam a saúde mental das vítimas e aqui ela trata de temas como depressão e suicídio.

Acredito que muitos se preocupem com os gatilhos que a história pode trazer, mas garanto a vocês que a autora conseguiu trazer leveza, sensibilidade e muita empatia ao nos contar a história de Tillie e Pat. Mostrando o que é importante, necessário e essencial, através desse livro a autora conseguiu colocar em palavras como pessoas que passam por situações assim se sentem, quando muitas vezes elas não conseguem fazer isso.

Quando li essa história, pensei em como esse é o tipo de livro que você quer dar de presente para muitas pessoas, principalmente para aquelas que não compreendem o que é a depressão na vida de alguém.

Uma história de amor, dor, esperança, amor próprio, amizade... Uma história real, em todos os sentimentos, que merece ganhar o mundo!!

site: https://www.cadernodeumapsiciana.com.br/2021/02/resenha-castelo-de-sombras.html
Lidi Cavicchio 07/03/2021minha estante
Amei a resenha Maroka, vc conseguiu em poucas linhas, traduzir tudo o que esse livro representa... Apenas leiam... ??

Stela 07/03/2021minha estante
Adorei a resenha, Mara!!!

1 | 2 | 3 | 4