As inseparáveis

Resenhas - As inseparáveis

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Juliana Ascoli 11/01/2024

Não leia o prefácio
O livro é excelente, mas ter lido o prefácio estragou a experiência literária. Sim, foi inspirado em fatos e pessoas da vida da Simone, mas ainda assim, acho que era melhor não ter sabido de tudo pelo prefácio.

Slaman 29/09/2023

Angustiante e real
Os sentimentos são descritos de forma tão clara que me fazem sentir o que elas sentem
A angústia
A pressão
A sensação de ser eternamente uma pecadora ao passo de que duvido da minha própria fé
O livro me deixou absolutamente presa nos sentimentos e lembranças dela
E me sinto em luto por agora

Licre 19/09/2023

Excelente leitura
Que livro bom, ótimo. Um real 5 estrelas. Simone retrata nesse livro, nas personagens Sylvie e Andrée, de forma lúdica, a sua vida e relação com a querida e inseparável amiga Zaza.
O crescimento delas, de sua relação, à pressão da sociedade, familia e igreja, os amores e sofrimentos, tao profundos, tudo descrito de forma a colocar o leitor ali, junto delas.
Me chamou muito atenção como apesar de ser tão diferente de todos, a Andrée/Zaza sofrer tanto com a pressão em si. Temos visto personagens com características parecidas serem os mais disruptivos, mas como a trama não é apenas ficção, a realidade ali exposta, escancarada, é que na verdade são esses os que mais sofrem.
Que tristeza ler e saber que uma alma como a de Zaza tenha partido tão cedo, mas ao mesmo tempo Simone a fez presente, e a carregou em si e nessa obra.
Deixo uma citação falando sobre as obrigatoriedades da religião e o sentimento que até hoje é carregado e atribuído a crianças e adolescentes sem nem mesmo saberem do que se tratam direito.

?(?)Meu olhar acompanhou as gêmeas; estavam atarefadas e sentiam-se im-portantes; na idade delas a religião é um jogo divertido. Eu tinha brandido auriflamas, jogado pétalas de rosas diante do padre que, ataviado de ouro, carregava o Santíssimo Sacra-mento; havia ostentado um vestido de primeira comunhão e beijado grandes pedras violeta nos dedos dos bispos; repositórios embolorados, altares do mês de Maria, presépios, procissões, anjos, incensos, todos aqueles aromas, aquelas atividades, aqueles ouropéis cintilantes haviam sido o único luxo de minha infância. E, no deslumbramento de tanta magnificência, como era agradável sentir acima de nós uma alma branca e radiante como a hóstia no coração do osten-sório! Depois, um dia, alma e céu se entenebrecem, e vemos, instalados em nós, remorsos, pecado, medo. Mesmo quando se limitava a considerar o aspecto terreno das coisas, Andrée levava terrivelmente a sério o que acontecia ao seu redor; como poderia deixar de ser tomada pela angústia quando encarava sua vida sob a misteriosa luz do mundo sobrenatural?
Enfrentar a mãe talvez fosse revoltar-se contra Deus: mas, submetendo-se a ela, talvez se mostrasse indigna das graças que recebera. Como saber se, amando Pascal, não estaria servindo aos desígnios de Satã? A cada instante, a eternidade estava em jogo, e nenhum sinal claro indicava se o que se estava fazendo era ganhá-la ou perdê-la! ? Pág 92.

Fran 14/08/2023

Uma homenagem a uma amiga
Essa foi minha primeira vez consumindo a obra de Simone de Beauvoir. Adorei muito o jeito que ela escreve, nessa obra, em que há forte inspiração biográfica, ela narra sua versão de forma tão íntima e expressando de maneira tão genuína seus sentimentos e impressões que é como se nós contasse pessoalmente a história.

Em As Inseparáveis, Simone faz uma homenagem a uma grande amiga sua de infância. Deixando registrado essa história de amor e carinho, eternizando-o na literatura. Não há um conflito, ou uma aventura a ser vivida e isso torna a história um pouco monocromática, sem grandes emoções. Mas a maneira como Simone escreve é instigante e envolvente.

Gostei bastante e me animei para ler outras obras dela.

Jessica1248 16/07/2023

Em alguns momentos refleti sobre a subjetividade da relação das duas, no fim, entendi que a individualidade tanto as uniu, quanto as separou. Triste que Andrée/Zaza só tenha encontrado liberdade na morte. De qualquer forma, valeu a pena ter lido!

Suzana Mendonça 09/07/2023

Uma história de amizade
Em uma autobiografia, Simone de Beauvoir narra a relação de amizade com sua colega de turma, elo que se estendeu da infância até a fase adulta.

É possível ver uma faceta diferente da autora em comparação com suas outras obras, uma vez que demonstra todo o afeto e o carinho que nutria por sua melhor amiga, principalmente ao jogar conforme as tortas regras estabelecidas pela família da amiga com o intuito de preservá-la.

As Inseparáveis parece representar a semente plantada na trajetória da autora que acabou por desencadear a elaboração de O Segundo Sexo.

Luana.Carrilho 08/07/2023

Bela e triste amizade
"é certo que o mundo não se explicava sem Deus, mas Deus não explicava grande coisa, e, de qualquer modo, a gente não entendia nada." (P. 39)

Achei um livro bonito e triste. É um livro autobiográfico e não sei se por causa disso achei um pouco lento, mas vale a pena a leitura por ser rápida.

camiscaarvalho 24/06/2023

Minha primeira experiência de contato com texto da Simone de Beauvoir, antes disso só havia lido Tête a Tete. Texto muito bonito, sensível e sincero. Já estou com Memórias de uma moça bem comportada na fila.

Camila.Wolf 14/06/2023

Conhecendo um pouco da história da autora
O livro conta a relação da Simone com sua amiga de infância, as dúvidas, as inquietações na forma como as mulheres eram vistas e tratadas, na relação com Deus e a religião.

Jessie.Correa 02/05/2023

Simples e cruel como a vida
Beauvoir resgata as suas próprias memórias de juventude neste romance intenso e realista.
As obrigações sociais, políticas e religiosas podem nos sufocar até a morte? Leia e descubra!

Kiki 27/03/2023

Íntimo e amplo
As inseparáveis é um livro tão íntimo e tão amplo. Simone de Beauvoir através de sua história privada, nos mostra a história de uma geração de mulheres que tinham (e ainda têm) seus destinos construídos e embasado em uma sociedade patriarcal e machista.
Livro lindo, delicado e sutil.

bruna 26/02/2023

A história é simples, direta, mas me prendeu por um dia inteiro. Além da relação das duas, um dos grandes pontos do livro é o retrato das mulheres de Paris daquela época, das forças sociais e especialmente da religiosidade. Mas, definitivamente, o que faz do livro tão interessante é ser escrito pela Simone de Beauvoir e poder ver nele tão claro em sua formação com as influências do que ela viria a ser.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6