Manual de Epicteto

Manual de Epicteto Epicteto de Hierápolis

Resenhas - Manual de Epicteto

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Gaab '-' 23/04/2024

Um ótimo exemplar sobre como alcançar a felicidade/leveza espiritual que perdurou entre os anos... escrito de Epicteto(c. 50 - 120 d. C.) este é um verdadeiro manual com a filosofía da arte do bem viver...

Não devemos dizer como ser ou o que fazer, e sim ser e fazer dando exemplos em nossas ações....

Maechler 14/04/2024

Um livro interessante
Ganhei um livro em um ?clube do livro? de uma pessoa que não conheço, a proposta era mandar seu livro favorito, achei o livro bastante interessante, em alguns momentos a forma com que as coisas foram escritas deram um nó na minha cabeça, em outros fizeram total sentido. Achei que valeu a leitura.

Carlos531 25/02/2024

O Manual de Epicteto, do Epicteto
"O Manual Do Epicteto" é uma obra filosófica estóica que oferece orientações sobre como viver uma vida ética e equilibrada.
Sendo uma boa e rápida leitura, a clareza e concisão do manual tornam-no uma leitura valiosa para quem busca sabedoria atemporal.

Viviani.Bontorin 25/02/2024

Estoicismo de epicteto
Epicteto traz em seu manual informações de como viver uma vida estoica. Com ensinamentos antigos que podemos colocar no nosso dia a dia com muita facilidade. Uma breve reflexão de quem somos e como querermos viver.

moneytr33s 15/02/2024

?não te digas filósofo nunca, nem fales em máximas na presença de ignorantes, mas age de acordo com essas máximas. assim, num banquete, não ensines como é preciso comer, mas come de maneira conveniente.?

?O manual de Epicteto" é uma obra atemporal que oferece um guia prático para uma vida plena e significativa. escrito no século I d.C., suas lições sobre a filosofia estoica continuam a ressoar nos tempos modernos. Epicteto nos lembra da importância de focar no que podemos controlar, cultivar a virtude e aceitar serenamente o que não podemos mudar. sua abordagem pragmática e acessível torna este livro uma leitura essencial para quem busca sabedoria e equanimidade no mundo contemporâneo.

Madruga - Caractere 04/02/2024

Manual...
... no sentido real daquilo que se deve ter sempre à mão.
Livro curto, bem traduzido, em edição bilíngue, notas complementares bem elaboradas.
Se quiser espiar o que há por trás das portas do estoicismo, esse livro é uma boa abertura.

Sagrav 27/01/2024

"Não sao as coisas que perturbam as pessoas, mas o pareceres a respeito das coisas; por exemplo, a morte nada tem de amedrontadora, mas o parecer sobre a morte é que é amedrontador"

Manu5 13/01/2024

Maravilhoso
Um livro muito bom, com muitas reflexões sobre a vida, dinheiro, família, amor etc.
Pra mim o melhor estoico é Sêneca, mais epicteto tbm é muito bom.

Irineu.Dias 09/01/2024

Rápido e simples
Livro para se ler em um dia, mas com ensinamentos para se levar para o resto da vida. Uma filosofia simples e fácil de entender.

Alberto.Tisbita 31/12/2023

Pragmatismo filosófico
Esta obra incorpora aquilo que prega: contra toda a costumaz verborragia filosófica, é sucinta, direta, e demonstra a soberania da prática sobre a teoria. Seria, dessarte, uma excelente porta de entrada ao Estoicismo, não fosse pela opção dos tradutores em verter o texto sob forte viés arcaísta, sacrificando a aplicabilidade em função da forma.

Igualmente paradoxal é escolha da editora por reproduzir integralmente o texto grego original. Presume-se que esta tenha sido motivada pelo intento de inflar o livro a fim de obter um volume mercadologicamente mais aceitável. Ao leitor brasileiro médio, contudo, metade do material é peso morto e, portanto, indiferente, mas entusiastas da filologia sofrerão grandemente com distrações evitáveis. Nesse sentido, as notas de rodapé são mais que suficientes.

Quanto ao conteúdo em si, seria anacrônico julgar o autor por seu escravismo ? sob o qual ele mesmo padecera ? ou misoginia. Seus ensinos seguem aplicáveis em grande medida, cabendo ao leitor a rejeição, o aprofundamento, ou, sobretudo, a prática dos valores condensados por Epicteto que assimilar nessas condições. Tal filtro, sim, está subordinado a si e sob seu poder.

Bruna 25/12/2023

Uma leitura inspiradora que oferece uma perspectiva filosófica prática e atemporal sobre como viver uma vida significativa, lidar com as adversidades e cultivar a virtude.

Mais um livro sobre estoicismo aprovado.

Filipe 13/12/2023

Estoicismo bom
O livro é bonzinho, traz um estoicismo que pode ser implementado na atualidade, como por exemplo não corrigir uma pessoa em uma festa. Embora tenha muitos ensinamentos parecidos, o livro traz diversas coisas à tona para refletir. Você bebe só água, mas não tem necessidade de contar à ninguém. Ensinamentos interessantes e bem rápidos, mas que podem levar para a vida e consequentemente viver ela de um jeito mais leve.

Thay 10/12/2023

Tem algumas reflexões interessantes, que eu até pretendo aderir em minha vida, mas outras são completamente absurdas e só podem ser entendidas com o contexto em que viveu Epicteto. É um bom livro.

Marianna131 05/12/2023

Apesar de ter sido escrito à 55 a.C o livro é muito atual e nós trazendo a refletir sobre boas maneiras e formas de se conviver em sociedade. Vale a pena ler e reeler várias vezes.

1 | 2 | 3 | 4 | 5