Manual de Epicteto

Manual de Epicteto Epicteto de Hierápolis

Resenhas - Manual de Epicteto

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Fernando.Lovato 11/08/2022

Introdução amigável a ética estoica
--> Pontos positivos:
. Linguagem amistosa
. Foca em questões práticas. Exemplo: não censurar pessoas numa festa.
. Introdução ao pensamento estoico de uma maneira facilitada. Não é preciso ser filósofo de carreira para entendê-lo.
. O fato da edição ser bilíngue com o original agrega ao produto. Para quem manja de grego antigo pode verificar o original com a tradução a qualquer momento.

--> Pontos negativos:
. Pode ser mal interpretado por pessoas que fazem anacronismo. Epicteto era misógino o que é completamente compreensível para a época dele.
. Embora seja um livro de "ética", ele é voltado para uma busca de uma felicidade individual, ou seja, não debate "ética" numa esfera social mais ampla. O que seria interessante para complementar a obra.

William LGZ 28/08/2023

Uma boa porta de entrada ao estoicismo
Depois de meu ego ter sido destruído por conta de um livro que li não muito tempo antes desse, talvez o menos indicado fosse ler outra obra de filosofia porque poderia me deixar ainda mais ansioso com o quão pequena minha vida poderia ser em relação ao Universo.

Só que minha esperança era, já atemorizado por isso, aprender mais formas de pensar que pudessem me conformar a respeito dessa dura realidade.

E o autor conseguiu, através de lições práticas sobre o modo que uma pessoa deve se comportar diante dos acontecimentos do dia-a-dia para alcançar a própria felicidade, me mostrar um caminho para isso.

Ao parar de se lamentar por coisas que não são subordinadas à nós como o corpo e bens para focar naquilo que você realmente pode controlar, que são seus pensamentos e ações, é possível sim encontrar a paz de espírito.

Por ser bem prático e escrito de uma forma não tão rebuscada, é excelente como uma introdução e talvez até merecesse uma nota maior minha por realmente ser sucinto em sua abordagem sem perder a qualidade.

Porém toda essa praticidade de manual fez com que ele também perdesse sua profundidade e não me ajudasse de forma mais intensa, o que pude confirmar lendo os próximos dessa coleção que me auxiliaram muito mais, mesmo assim ainda o sugiro pelos pontos positivos apontados mais acima.

Guira 12/06/2022

Estoicismo sempre à mão
Epicteto foi um filósofo grego, feito de escravo em
Roma, não sabia ler e escrever. Seus ensinamentos e práticas estoicas foram transcritos por seus alunos, tais como estarmos em conformidade com as leis da natureza, fazermos o melhor possível dentro das condições que nos foram dadas e não permitir que emoções destrutivas como a ira e o ressentimento nos governem. Manual para ser lido e consultado com alguma frequência.

Lucas Lobo 07/02/2022

Estoicismo
Um livro necessário, pois tem grandes ensinamentos. Dá pra ler em um dia.
É um livro que pode ser a porta de entrada pra você conhecer a Filosofia do Estoiscimo.

"Mas se tu ainda não és um Sócrates, ao menos deve viver como uma pessoa que quer ser um Sócrates."

Manu5 13/01/2024

Maravilhoso
Um livro muito bom, com muitas reflexões sobre a vida, dinheiro, família, amor etc.
Pra mim o melhor estoico é Sêneca, mais epicteto tbm é muito bom.

Maechler 14/04/2024

Um livro interessante
Ganhei um livro em um ?clube do livro? de uma pessoa que não conheço, a proposta era mandar seu livro favorito, achei o livro bastante interessante, em alguns momentos a forma com que as coisas foram escritas deram um nó na minha cabeça, em outros fizeram total sentido. Achei que valeu a leitura.

a n a 27/02/2022

razoável
gostei de alguns pontos porém não me conectei muito com o livro, creio que pela escrita rebuscada demais e as idéias exageradas demais. não sou fã do estoicismo que desconsidera a sociologia (apesar de saber que "não existia" sociologia nessa época) e isso acontece na maioria dos trechos do Epicteto, são pouco práticos e desconsideram a política, o que me incomodou.
na abordagem dessa filosofia acho os livros "meditações" e "cartas de um estóico" muito melhores.

denis.caldas 16/06/2021

Celeuma
O termo 'moda' refere-se a algum costume, opinião, até vestuário, que está em voga no momento; para mim, reles 'idiotes' na concepção original grega (indivíduo vulgar, comum), inclusive termo muito utilizado no Manual pelo discípulo Flávio Arriano, o estoicismo na atualidade não passa de moda.

Por que digo isso, oh indubitável guru? Porque, inclusive eu, afegão médio, aderi momentaneamente nessa modinha, pensando ser a solução para os problemas atuais, tão agravados por genocidas [sic], pandemia, aquecimento global e polarização política. Por isso agarrei com unhas e dentes o lançamento da Edipro, além do Meditações de Marco Aurélio, para sorver diretamente da fonte. E vejo que há uma celeuma em torno do assunto, porque quem se diz 'estoico', no mundo atual, nada mais do que um hipócrita reverberando uma filosofia em voga; para mim, o verdadeiro estoico nem sabe que o é, pois é uma pessoa simples, desapegada, humilde, sábia e que, muitas vezes, nem tem whatsapp.

Claro, a edição da Edipro é primorosa, bilíngue em grego e português, traduzida por um doutor filósofo da USP, mas não sei se a sociedade atual não merece o estoicismo, ou se o estoicismo não se encaixa mais no mundo ocidental e, até mesmo, no oriental das grandes massas. Por outro lado, também, não sei se nos desenvolveríamos se todos fossem estoicos, porque talvez é essa ambição (a boa, não a ruim em forma de ganância) é que nos move para frente; o estoico, para mim, acaba sendo um conformista. E não um conservador, cético por natureza, mas alguém que passa e vê passar, sem se mover. Sei lá, me desculpem, mas foi essa a impressão que fiquei com o Manual.

Carolina 13/07/2023

"O que perturba os homens não são as coisas, e sim as opiniões que eles têm em relação às coisas. A morte, por exemplo, nada tem de terrível, senão tê-lo-ia parecido assim a Sócrates. Mas a opinião que reina em relação á morte, eis o que a faz parecer terrível a nossos olhos. Por conseguinte, quando estivermos embaraçados, perturbados ou penalizados, não o atribuamos a outrem, mas a nós próprios, isto é, às nossas próprias opiniões."

Roberta 27/03/2021

"Se alguém entregasse teu corpo ao primeiro que aparecesse, te sentirias irritado com isso; mas se tu entregasses tua própria inteligência à primeira pessoa com quem topasses para que ela, te ultrajando, o fizesse mergulhar na perturbação e confusão, não te envergonharia com isso? "

Lenon, André Lenon 08/09/2022

Um Classico do pensamento estoico obrigatório pra quem quer entender e também pra quem quer aprender conceitos básicos de como se viver uma vida plena.

Alberto.Tisbita 31/12/2023

Pragmatismo filosófico
Esta obra incorpora aquilo que prega: contra toda a costumaz verborragia filosófica, é sucinta, direta, e demonstra a soberania da prática sobre a teoria. Seria, dessarte, uma excelente porta de entrada ao Estoicismo, não fosse pela opção dos tradutores em verter o texto sob forte viés arcaísta, sacrificando a aplicabilidade em função da forma.

Igualmente paradoxal é escolha da editora por reproduzir integralmente o texto grego original. Presume-se que esta tenha sido motivada pelo intento de inflar o livro a fim de obter um volume mercadologicamente mais aceitável. Ao leitor brasileiro médio, contudo, metade do material é peso morto e, portanto, indiferente, mas entusiastas da filologia sofrerão grandemente com distrações evitáveis. Nesse sentido, as notas de rodapé são mais que suficientes.

Quanto ao conteúdo em si, seria anacrônico julgar o autor por seu escravismo ? sob o qual ele mesmo padecera ? ou misoginia. Seus ensinos seguem aplicáveis em grande medida, cabendo ao leitor a rejeição, o aprofundamento, ou, sobretudo, a prática dos valores condensados por Epicteto que assimilar nessas condições. Tal filtro, sim, está subordinado a si e sob seu poder.

Tatuska 28/02/2022

Conselhos éticos estoicos compilados, uma compilação de preceitos práticos. Imagina encontrar ensinamentos sobre tolerância, coragem, justiça, simplicidade, benevolência, discrição, paciência, boa convivência e autoaceitação em apenas uma obra? Aqui tem!

Alice 19/02/2023

Manual do Epicteto
Primeira vez lendo alguma coisa de filosofia, não sei muito bem o que achar. Tô muito chateada pq não tô conseguindo ler tanto, hater do ensino médio ?

Carlos 22/12/2022

Manual de Epicteto
Obra base do estoicismo e um dos melhores livros que já li sobre o tema. De fato, trata-se de um manual para a vida.

1 | 2 | 3 | 4 | 5