Rebecca

Rebecca Daphne du Maurier

Resenhas - Rebecca

1 | 2 | 3 | 4

Marcia 27/03/2024

Minhas impressões sobre o livro
Rebecca - A mulher inesquecível da escritora Daphne du Maurier .
Uma das raras vezes que gostei mais do filme que do livro.
Gostei da história, tem uma reviravolta no caminho que me surpreendeu mas a narrativa achei um pouco arrastada em alguns trechos.
Comparando com o filme, dessa vez gostei mais do filme apesar de ter algumas diferenças. O filme não é 100% fiel ao livro.
Vale a leitura e vale assistir o filme.
A história se passa na mansão Mandeley onde vive uma jovem recem casada com o viúvo Maxim de Winter. A jovem é de origem humilde, era dama de companhia e passeava num hotel com a patroa quando conheceu Maxim. Eles se apaixonaram e rapidamente se casaram. Foram morar na mansão onde tudo era novidade para jovem e um pouco assustador devido sua ignorância a esse modo de vida. Um mundo de riqueza que ela desconhecia.
Mas o problema é que a casa e os os empregados ainda viviam como a falecida - Rebecca- deixou e sua memória está bem forte na mansão.
Tudo do jeito que Rebecca deixou ha 1 ano... Apesar de ja ter morrido ela ainda esta muito "presente" na mansão.
A forma como ela morreu é estranha, ninguem fala muito sobre sua morte , existe um certo mistério.
"À medida que o enredo se desenvolve, a jovem terá de redefinir a sua identidade num cenário em que os sonhos ameaçam tornar-se pesadelos?"
Valeu!
Regis 27/03/2024minha estante
Já vi o filme e é triste saber que a obra original não está no mesmo nível. Vou deixar no final da lista. Rsrsr
Gostei muito da resenha, Márcia!

giovanna 01/01/2024

Tolerate it não me preparou o suficiente
Serio assim sem palavras! demorei mtooooo pra acabar pq realmente a narrativa eh bem arrastada e o climax so aparece no finalzinho. mas qndo engatei amei muito a historia. eu nao tava preparada serio! muito bom

jmpearl 05/09/2023

O maior problema aqui é a escrita arrastada da autora, que torna a protagonista chata e faz metade do livro ser muito lento. aos que querem começar rebecca e estão lendo isso, recomendo começar junto outro livro bestinha pra intercalar. e tem a questão do plágio sobre a qual não posso falar já que ainda não li a sucessora

Schaiany.Alves 20/06/2023

Inesquecível para quem?
Um viúvo aristocrata e bonitão resolve se casar com uma jovem dama de companhia, que acabou de conhecer em uma viagem a Monte Carlo. Maxim de Winter chega como uma espécie de príncipe encantado misterioso e salva a mocinha das garras de sua odiosa patroa. Conhecemos a história através da narração da tímida órfã de 21 anos, que cai de amores pelo seu salvador misterioso de 42.

A receita já é bem batida: mocinha tímida, desastrada e com complexo de inferioridade que se apaixona pelo cara rico, bonito, importante socialmente, charmoso e muito seguro de si. O diferencial, nesse caso, é que a mocinha - que não tem o seu nome revelado durante toda a história-, vai se sentir absolutamente intimidada por Rebecca, a falecida esposa de seu atual marido.

A presença de Rebecca é ainda muito marcante naquela propriedade. Suas flores preferidas ainda são utilizadas para decorar os cômodos da casa, seus pratos preferidos ainda fazem parte do cardápio, sua caligrafia ainda pode ser vista nas anotações espalhadas pela escrivaninha da biblioteca. Não há uma só pessoa que, ao ser apresentada à atual senhora de Winter, não mencione o quão maravilhosa era Rebecca, aumentando ainda mais o seu complexo de inferioridade e o seu sentimento de não-pertencimento.
Em verdade, a atual esposa de Maxim se sente uma intrusa na própria casa, ao ponto de se sentir coagida pelos empregados.
É preciso que o leitor se esforce sempre para lembrar que a moça é alguém recém-saída da adolescência, órfã, tímida e com sérios problemas de ansiedade e autoestima. Só assim é possível engolir algumas atitudes absurdas (ou a falta delas).
É bem nítido, no entanto, que para ela tudo se resume aos sentimentos do esposo. Ela não tem forças para assumir a sua posição de senhora de Winter porque crê, piamente, que no coração de Maxim só há espaço para Rebecca.
O livro tem algumas boas reviravoltas, mas a primeira delas eu diria que é um tanto óbvia. Não teve exatamente os contornos que eu imaginei que teria, mas também não posso dizer que fui surpreendida.

A obra carrega todas as características marcantes do romantismo, então se prepare para páginas e mais páginas descrevendo minuciosamente o chão, o teto, a cor, o cheiro, a textura e todos os mínimos detalhes de qualquer ambiente ou coisa. Você vai ficar sabendo até qual foi o sabor do bolo servido no chá da tarde e qual a temperatura da água utilizada. As descrições se repetem e isso pode ser um tanto cansativo. Se a personagem for ao bosque três vezes, três vezes o bosque será exaustivamente descrito.
Não obstante a isso, não achei o livro cansativo. Foi uma leitura rápida, talvez porque tenha me deixado curiosa em relação ao desfecho. Criei bastante simpatia por alguns personagens (e antipatia por outros na mesma medida). É uma leitura que recomendo.

Bianca 20/06/2023

Meu Deus que livro foi esse?
Eu fiquei tão irritada com essa leitura mas ao mesmo tempo totalmente envolvida com a história e curiosa pra saber o que iria acontecer nas próximas páginas.
Com toda certeza valeu a pena a leitura apesar de ela quer bem arrastada.

Nayara364 19/06/2023

Rebecca me surpreendeu, toda a ambientação e a "rivalidade" entre a ex-esposa morta e atual esposa. Gostei da construção da personagem da nova esposa que era tão ofuscada por Rebecca que não tinha nome. Personagens incriveis e uma história com reviravoltas que representa a as variadas facetas dos seres humanos.

Rebeca257 23/04/2023

Li esse livro antes de iniciar a leitura de A Sucessora pra ver se a história do plágio é real. Bom, não gostei muito. A história é muito arrastada e boa parte do tempo não acontece nada, o final me deixou um pouco presa mas 80% do livro eu quis largar. Espero que a versão Brasileira seja melhor

Vivi.Montarde 31/12/2022

O livro, que foi publicado pela primeira vez em 1938, é um romance gótico sobre uma jovem que se casa com um viúvo quase 20 anos mais velho e vai morar na residência dele, chamada Manderley. Lá ela vive uma atmosfera sufocante e opressiva pela presença da tal Rebecca, a primeira esposa falecida, que parece que não morreu de tanto que se faz presente. Os objetos de Rebecca estão espalhados pela casa e todos só falam de Rebecca, que ela era linda, maravilhosa, sabia fazer tudo perfeitamente bem e por aí vai. A história é muito boa, mas o início é bem arrastado e pra mim muitas páginas ali não fazem falta. Depois do plot twist, que realmente é surpreendente, porque não há nenhuma dica do que seria, a leitura prende muito e fica difícil largar.
Sandro.Gomes 31/12/2022minha estante
Já assisti o filme, um clássico dos anos 40

Vivi.Montarde 01/01/2023minha estante
Queria ver esse dos anos 40, mas não achei em nenhum lugar. Vi só o mais novo que fizeram esse ano e está na netflix.

Sandro.Gomes 14/01/2023minha estante
Vivi pode assistir no YouTube no Cine Antiqua

Vivi.Montarde 16/01/2023minha estante
Vou procurar. Obrigada ?

@laisbello 19/10/2022

Amei
???????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????..

Bruna 08/08/2022

O livro seguiu um caminho bem arrastado, imitando a história de A Sucessora mas Sme o primor de escrita da Carolina Nabuco que trabalhou tão bem os aspectos sociais da época e a parte psicológica. Aqui fica muito exposto a solidão da personagem que é tímida demais para assumir qualquer posição e acaba vagando como uma sombra pela mansão. É como se a autora tivesse gostado de A Sucessora mas quisesse uma versão mistério/suspense e por isso arrastou tanto a história na falta de comunicação e excesso de descrição dos ambientes para que quando surgisse com o plot twist, ele causasse surpresa. Absolutamente nada no livro indicava o que seria revelado no final. Não deu pistas, nem gerou dúvidas no leitor do que teria acontecido. Era sempre muito óbvio e explicitado desde o início o luto de todos que haviam conhecido Rebecca. Há uma explicação no final para isso mas não me convenceu. O livro brilha mesmo é nos 20% finais, depois do plot twist. É quando ele finalmente fica original e cria uma tensão no leitor sobre como vai acabar a história.
O livro poderia ser bem mais curto pra mim teria sido melhor.

Leticia.Figueiredo 05/08/2022

Achei o desenrolar da história e o desfecho até que bem interessante, mas a leitura foi um pouco arrastada. Eu esperava mais.

Ana Carolina 24/07/2022

Rebecca
A história é um pouco parada, mas é muito bom o livro você fica preso para saber o que acontece na próxima página.
A leitura super vale a pena.

1 | 2 | 3 | 4