Interseccionalidade

Sirma Bilge

Resenhas - Interseccionalidade

thaismbrito_ 09/03/2024

Muito bom!
Um livro muito bom para quem busca compreender o significado de interseccionalidade e sua aplicação no dia a dia. Como acadêmica, o livro me deu bons insights!

Apesar de achar a linguagem simples, o assunto em si já é complexo e sinto cada vez mais a necessidade, como diria bell hooks, de democratizar os conceitos progressistas e a linguagem feminista.

Recomendo!

Geisalanis 21/02/2024

Não é que o livro é ruim mas a leitura é bem difícil. E eu sinto que não entendi nada vou reler do início ao fim

Douglas.Bonin 08/05/2023

Uma introdução
A escrita não se pretende acadêmicista, mas apresenta diferentes abordagens para a interseccionalidade. Gostei bastante da parte que trata sobre a Fifa. Acredito que irá me ajudar grandemente no TCC.

Salino 23/02/2022

Necessário
O conceito proposto por Collins e Bilge urge inserir-se na sociedade de forma reflexiva e prática - como o estudo em escolas, por exemplo. Ao longo da obra, as autoras buscam provar como um problema social se relaciona com outro, trazendo diversos termos análogos à Interseccionalidade e utilizando instituições conhecidas (como a FIFA) para nos aproximar dessa proposta sociológica. A questão da imigração é apenas um fator étnico ou há outras problemáticas inseridas em seu meio? Ambas tentam dialogar com o leitor sobre esse e mais temas presentes na sociedade.

Uma leitura esclarecedora e imprescindível para entendermos acerca de como as desigualdades e preconceitos se dão.

Igor.Costa 19/03/2021

Um conceito, realidade que se cruzam!
O livro é trabalhado em cima de um conceito que no fundo nasceu da realidade, moldado na práxis e desenvolvido no meio acadêmico.

Somos muitos, e cada vez mais. Apesar de humanos, somos formados em diferentes berços culturais e trazemos em nosso corpo diferenças, que muitas vezes incomodam, quando na verdade deveriam ser a nossa verdadeira força.

Diante do cenário da humanidade, as brilhantes autoras apresentam caminhos, pontos que unem e podem ser utilizados para a construção de um mundo melhor.

Precisamos continuar a tentativa de evoluirmos como seres humanos, diferentes, múltiplos e, aprender, em muitos casos reaprender, a respeitar cada indivíduo como peça fundamental daquilo que realmente somos, humanidade, uma vez que não existe ?indivíduo? como ?único?, suficiente.

Em busca desse entendimento sobre as relações sociais, o livro trás a interseccionalidade como uma ferramenta analítica em prol dessa construção.