Gótico Mexicano Silvia Moreno-Garcia

Resenhas - Gótico Mexicano

Barbara.Duarte 03/04/2021

Gótico e Mexicano
Nunca que iria esperar uma história com uma áurea de mistério e terror com características tão ímpares.

Real nunca li um livro assim, os detalhes da cultura mexicana, a personalidade forte e livre da protagonista, o rumo investigativo e instigante da história, tudo assustador e tenebroso, a cada descoberta um queixo caído, qdo a gente acha q não poderia ficar mais bizarro, fica?, uma história encantadora e muito bem pensada

A paisagem e o cenário Gótico da história dá uma imersão fascinante, aquela típica história de terror q todos qremos ler um dia.

Adorei desvendar os mistérios que levaram Noemi até a prima, e a cada descoberta me chocava com a forma da estética do livro, tudo foi pensado perfeitamente para combinar com a história, edição perfeita demais!

Amei todos os detalhes, e fico feliz por ter conhecido essa história.

Valeu cada centavo ? kkkk

Pra resenha do alecrim dourado q falou q o Livro pegou no tranco a 70% só digo, meu amor vc qria esse plot no início do livro?! Hahaahahah aí nem precisava ter livro, faz um conto e acaba a história....
Nina 04/04/2021minha estante
Mds q eu quero ler??????

Mariana 15/06/2021minha estante
Um dos melhores livros que eu já li, chocada queria uma continuação ??

Barbara.Duarte 17/06/2021minha estante
Vontade de ler mais livros dessa autora.

Mariana 17/06/2021minha estante
Eu também, fui pesquisar sobre e ela tem mais livros, porém, nenhum publicado no Brasil

Gabs 03/07/2021minha estante
Achei maçante as 15 primeiras páginas só hahaha de resto... engoli

Maria 08/11/2021minha estante
Esse livro é incrivel ?

Jéssica 04/01/2022minha estante
EXATAMENTE!!!! O livro é tão diferente, tão bom, tão bonito e ao mesmo tempo tão bizarro. É um misto de sentimentos durante a leitura que não te deixam parar de ler porque você precisa desvendar aqueles mistérios!!!

1 livro por mes2 17/04/2022minha estante
Eu pensei que fosse bom, mas me enganei... ele é maravilhoso!!!

Mys 05/06/2022minha estante
Eu não dava nada por ele, e ele vale tudo ????

Camila 24/08/2022

Essa foi uma leitura bem diferente que tive esse ano: uma mistura de horror com realismo mágico.
A ambientação da história me chamou atenção desde o início e eu fiquei imersa nela. Eu me sentia no lugar.
Muitas vezes enquanto eu estava lendo, me lembrava de jogos do estilo survival horror (que eu amo... então acabei ficando ainda mais interessada).
Ficamos bem curiosos com o que está acontecendo e porque aquela família age daquela forma, com tantas regras.
Vou pensar no final desse livro por um bom tempo...
Queria mais histórias assim!
victoria 24/08/2022minha estante
eu leio esse livro e consigo sentir o cheiro do mofo

Camila 24/08/2022minha estante
Eu também! Chega a incomodar kkkkkk

Matheus Oliveira 30/08/2022minha estante
Obrigado pela resenha Camila e entusiasmo! ???

Josevan 19/11/2022minha estante
Adoro as literatura gótica! Estou ancioso para poder colocar essa obra em minha coleção. Obrigado pelas observações, pois me ajudou a escolher entre outras obras do gênero.

Camila 20/11/2022minha estante
Tomara que você goste tanto quanto eu! ?

Queria Estar Lendo 15/10/2021

Resenha: Gótico Mexicano
Gótico Mexicano, livro de Silvia Moreno-Garcia publicado por aqui pela editora DarkSide Books, é exatamente o que seu título diz: um horror gótico ambientado no interior do México de 1950, onde uma mulher precisa enfrentar estranhos acontecimentos para ajudar sua prima.

Depois que o pai de Noemí recebe uma estranha carta de sua sobrinha recem-casada, Catalina, ela é enviada para o interior do México afim de averiguar as alegações da prima e convencer Virgil, o marido, a consultar um psiquiatra.

No entanto, quando Noemí chega em High Place, a casa da família, logo percebe que tem algo errado. A casa é decadente, tomada por fungos, com empregados estranhamente calados e muitas histórias de fantasmas sobre a família.

Com ajuda do médico da pequena vila e de uma curandeira, Noemí desvenda do passado trágico da família de Virgil - britânicos que se instalaram no México no fim do século passado a fim de explorar uma mina de prata que, hoje, está alagada e fora de funcionamento.

No entanto, quanto mais Noemí investiga a família, se passado e as alegações da prima, mais confusa ela fica. Tentando fazer com que tudo siga um sentido lógico, ela acaba colocando a própria vida em risco.

Fiquei completamente obcecada por Gótico Mexicano assim que ele foi lançado lá na gringa. E quanto mais tweets de Silvia Moreno-Garcia eu via, mais empolgada ficava. O horror é algo que descobri gostar apenas recentemente, mas Silvia trata ele com maestria.

O bizarro é levado a um novo nível em Gótico Mexicano e eu amei simplesmente tudo na história. A forma como os personagens são descritos e construído, como cada cena conduz a história. Aliás, como cada cena que existe no livro tem um propósito, o que faz com que tenhamos um fluxo constante de revelações e informações importantes aparecendo na história.

Também gostei muito do ritmo da narrativa. Como menciona acima, cada cena tem propósito, não teve nenhuma que estava ali sem acrescentar algo a história, e isso fez com que não se quebrasse o ritmo. É claro que o início ainda é um pouco lento, mas faz sentido, uma vez que muito da história é sobre percepção.

É uma espécie de slow burn na construção, então não tem muitas cenas de ação. Mas quando chegamos no clímax, a ação segue uma crescente maravilhosa e tudo vai nos surpreendendo. É o tipo de história que vai deixando pequenos pedados pelo caminho e no fim você fica MAS É CLARO e tudo faz sentido.

Particularmente, acho que Gótico Mexicano faz isso muito bem. Essa coisa de apresentar informações de forma constitente e na hora certa, para que tudo faça sentido quando chegar a grande revelação, mas sem entregar muito.

Tem coisas que um leitor mais atento pode perceber desde o começo, especialmente com as conversas sobre eugenia e superioridade racial. Mas de forma geral, tudo me foi uma grande surpresa.

Noemí é uma protagonista que eu amei desde o primeiro segundo. Ela é um socialite, mas inverte a ideia de que garotas bonitas, que gostam de moda e da vida social são fúteis e burras. Ela quer estudar, se interessa por antropologia, ama a família ferozmente não aceita que façam menos dela por ser bonita ou uma mulher, em uma época onde isso é tudo que basta para ser subestimada.

Teve alguns momentos que eu fiquei NOEMÍ PELAMOR DE DEUS por causa de seu comportamento, mas é compreensível que ela agisse de certa forma, considerando a cultura e a época em que a história se passa.

Os habitantes de High Place basicamente todos me deram asco, odeio eles com muita força - menos o Francis, talvez. Vrgel, seu pai Haward e a tia Florence são muito bem escritos e tem um quê de vilões de novela mexicana (se novelas mexicanas mexessem com o sobrenatural) e eu simplesmente amei isso. Queria poder entrar na história e arrastar a cara deles em um muro de chapisco? Sim! E por isso eles foram personagens interessantíssimos de se ler.

Já o Francis eu ainda não sei bem como me sinto. Acho que foi um dos personagens mais complexos de Gótico Mexicano, devido as suas motivações e personalidade. Mesmo assim, ainda não tenho certeza nenhuma sobre ele.

O horror bizarro que Silvia Moreno-Garcia criou, no entanto, é o ponto alto da narrativa. A forma como ela desenvolveu tudo de forma "crível", como se realmente pudesse ser algo que existisse no nosso mundo, foi incrível e arrepiante.

E, embora eu não possa falar muito do clímax para não dar spoilers, eu absolutamente amei toda a sequência e como até na última página - literalmente - eu não sabia ao certo o que esperar, tamanha a sensação de incerteza da narrativa.

Além disso, um ponto que vale a pena ressaltar que é Silvia Moreno-Garcia é mexicana, atualmente morando no Canadá, e o intuito em escrever Gótico Mexicano foi trazer uma representação sem estereótipos de personagens mexicanos - além de explorar a relação de colonização. Coisas que, na minha opinião, ela fez muito bem.

Enfim, amei Gótico Mexicano do início ao fim e já quero ler todos os livros da Silvia. Então comprem, leiam, amem e indiquem aos amigos, para que mais histórias dela cheguem por aqui!

Lá no IG eu e a Denise fizemos uma live discutindo Gótico Mexicano. Você pode assistir abaixo. A live é com spoilers, mas os primeiros 30 minutos não e avisamos quando os spoilers vão começar, para que você possa parar antes. Se você não leu o livro ainda, realmente recomendo que não busque por spoilers, a leitura vai ser muito mais gratificante!

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2021/10/resenha-gotico-mexicano-silvia-moreno.html

Jessie / @livrosmeusmimos 23/08/2021

Deliciosamente cômico e gótico
" Noemí especulava se High Place tinha roubado suas ilusões, ou se estavam mesmo fadadas a se dissipar com o passar dos anos. "

O livro possui uma vibe gótica deliciosa de acompanhar, ficamos entretidos e curiosos com o que está acontecendo e o porquê .

Me envolvi bastante com a história, contudo não fui surpreendida no final. Pois já imaginava o que iria acontecer, porém mesmo o final não sendo surpreendente, vale muito conhecer a história pela riqueza de detalhes e ambientação.

Eu super indico esse livro, tenho certeza que vocês irão se divertir bastante com essa leitura.

" O futuro, pensou ela, era imprevisível, bem como suas circunstâncias. Tentar adivinhar o que estava por vir era absurdo."

site: https://www.instagram.com/p/CS6iW6zLKBk/

-Koraline 30/07/2023

Sabe aquele livro que você lê e sente que não absorveu nada da leitura? Então, pra mim, Gótico Mexicano foi assim. Eu não consegui me importar com absolutamente ninguém, e até o fim do livro eu só me lembrava dos nomes da protagonista e da sua prima. Desde o início do livro, a autora aponta características para Catalina que eu não consegui enxergar na personagem, e por isso não consegui me importar com ela, e mesmo o centro ter sido ter sido a protagonista, também não me conectei com ela. Apesar da maldição ter sido interessante, sinto que foi mal desenvolvida, e que os outros persogens da família teriam tido o mínimo de importância se o livro fosse maior. O gênero do livro é realismo mágico, e foi impossível não comparar com A Herança da Orquídia Divina, e meus deuses, como esse livro foi muito melhor. Apesar disso, eu ainda tenho interesse em ler seu outro livro. Espero não me decepcionar com esse também.
Carla 30/07/2023minha estante
Tbm me decepcionei muito com essa leitura. E além dos pontos que vc falou, fiquei bem irritada com os erros de revisão da obra. A edição é linda, mas a Darkside deixou a desejar nessa publicação.

Carla 30/07/2023minha estante
Peguei a dica do Herança...não conhecia. Se publicarem no Brasil, de fato gótico e latino, recomendo The Hacienda.

Ma 16/10/2023minha estante
Eu só terminei o livro por curiosidade, achei que demorou muito pra apresentar de fato o que acontecia na casa, a Catalina é insignificante no livro, e a Noemi é uma personagem muito chata.

Carla 17/10/2023minha estante
Muitas expectativas frustradas nesse livro...?

LucAlio.CAmara 17/07/2023

Gótico Mexicano
Noemí é enviada para High Place para saber o que está acontecendo com sua prima Catalina que é casada com Virgil, que é filho de Howard um antigo dono de uma mineração de prata. Enfim, a missão de Noemí e saber sobre o estado de saúde de sua prima, mas ela encontra pela frente a Florence a "General" da casa que a impede a Noemí de se encontrar com a prima. A Florence vira um impecilho na vida de Noemí e essa casa deles que Noemí se hospedou é amaldiçoada e cheio de mistérios do qual faz a Noemi ter sonabolismo e alucinações. Howard literalmente é um monstro. No decorrer do livro fica mais esclarecedor porque Noemí e Catalina estão presas na casa e teem alucinações.

Eu particularmente não assisto filme de terror e esse terror é nojento de toda a forma. No entanto, o final me deixou com o coração mais confortável.
RECOMENDO!

Pamela 04/02/2022

Apesar da capa e da edição serem lindíssimas eu não gostei dessa leitura.

Achei um livro fraco de leitura não fluida. Insisti por muita gente gostar desse livro mas não faz meu tipo.
Gostei sim da protagonista e do pouco romance que trouxe esse livro, porém não gostei da história principal, achei fraca, sem informações concretas e um pouco sem pé nem cabeça. Acho que muitos assuntos foram só jogados e não comentados ao longo do livro.

Não recomendo a leitura porém essa é a minha opinião.
Fiquei decepcionada.

Paraíso dos Livros 09/07/2021

Resenha | Gótico Mexicano – Silvia Moreno – Garcia

Em Gótico Mexicano, conhecemos Noemí Taboada uma jovem determinada, independente, residente da Cidade do México, que foge dos padrões esperados pela sociedade de 1950. Amando fazer suas próprias escolhas e não se importando com a opinião dos outros, permitindo-se sonhar.

Um determinado dia, seu pai recebe uma carta de sua sobrinha Catalina, que gera um alerta, pois sua escrita parece sem sentido e também um pedido de socorro. Preocupado, o pai de Noemí, pede para moça ir até a casa de sua prima verificar o que está acontecendo, em troca seu pai diz que permitirá que ela faça sua tão sonhada faculdade, mas de qualquer maneira, o amor por sua prima Catalina a faz seguir adiante. E assim embarcamos no grande mistério deste livro!

Ao chegar na cidadizinha de El Triufo, Noemí descobre que sua prima mora em uma mansão isolada da família Doyle, chamada High Place. Eu não sei vocês, mas só o fato de a casa ter um nome já soa um pouco assombroso, sugerindo uma pitada de terror e claro que nesse livro não é diferente. Além disso, a família Doyle não se mostra muito receptiva, ditando suas regras, permitindo que Noemí veja Catalina apenas em momentos breves e falando pouco sobre sua origem. Esses fatos intrigantes geram curiosidade em Noemí, que investiga detalhadamente os fatos.

O livro possui muitos elementos que tornam a leitura intrigante, e a medida que Noemí busca informações, soluções que possam ajudar na cura de sua prima, que foi diagnosticada com tuberculose (mas que Noemí suspeitar ser um grande erro) as coisas vão saindo controle, sendo revelado segredos obscuros e cruéis sobre a mansão assombrada e a família Doyle.

Noemí é uma personagem extremamente persistente, que não desiste de desvendar os fatos e isso é algo muito cativante, porque ela lutar até o fim para ajudar sua prima, sendo leal e fazendo o possível para descobrir as maldades dos integrantes da High Place.

Os cenários, os personagens e os acontecimentos são descritos com muita precisão, sendo possível imaginar as cenas impactantes da história. A narrativa apresenta uma crescente evolução, o que torna a leitura viciante, e conseguimos desvendar os fatos junto com a protagonista, fazendo as peças se encaixarem no momento certo. Quando as coisas começam a fazer total sentindo, a vontade de terminar a leitura e saber como tudo acabará é grande. Pois, infelizmente Noemí entrou em um conto sombrio, conectando-se a coisas que não queria e que precisa encontrar uma maneira de quebrar seus vínculos.

Gótico Mexicano é um livro cheio de reviravoltas, amor, conflitos, traição, que reuni elementos marcantes, tornando sua narrativa memorável e aterrorizante. #Recomendo

Karina 09/07/2021

Resenha | Gótico Mexicano – Silvia Moreno – Garcia

Bel 28/10/2023

Parece que tem 500 páginas
Pontos positivos:o inicio que é bem viciante,um personagem interessante.
pontos negativos:a história se torna complexa desnecessáriamente,a personagem principal(que antes ao mesmo tinha personalidade) torna-se completamente burra,a maioria dos personagens são superficiais(tirando o do marido que é muito bem construido) e tem pelo menos 500 personagens na história o que seja a ser ridiculo,a explicação final é um lixo e a história do nada agrega um romance tão brega que chega dar até vontade de rir,em geral gotico mexicano é cansativo,esgotante e com potencial totalmente desperdiçado.

Thais.S 19/03/2024minha estante
Se encaixa em qual gênero esse livro amg???

Allexyaamorinn 20/03/2024minha estante
Eu considero mais um mistério/suspense

Gabi 03/11/2021

Olhaaaaa, o cogumelo!!!
Livro rapidinho de ler, com premissa interessante, mas com um final tão maluco que tu pensa: "a autora tomou uns chás de cogumelo, não é possível".

Com certeza medo é muito pessoal e nessa história eu senti zero medo, mas o nojo.... ahhhhh, o nojo... Tem umas cenas bem repugnantes!!!

Valeu a experiência.

Maíra Marques 27/02/2022

Esperava mais suspense, mais ação e até mais romance. O início e o final são bons, mas metade do livro é sempre os mesmos acontecimentos, com uma ou outra variação (ritmo bem lento, o que diferencia de outros livros do gênero que li).
Gostei da construção dos personagens habitantes do High Place, de um personagem biológico coadjuvante/protagonista e da Noemí.
A escrita é fluída (inclusive bem traduzido), mas a Dark peca na revisão.

Rafilds 17/01/2022

Um chá de cogumelos ?
Suspense com bons personagens e boa ambientação. Em alguns momentos achei meio viajado demais mas nada que tenha prejudicado a experiência da leitura.
Hellen 17/01/2022minha estante
hahahahaha

Rafilds 18/01/2022minha estante
??

Giu :) 02/06/2022

Gótico Mexicano
Gostei da leitura e da experiência, o livro prende bastante então foi bem bacana acompanhar a história. Curti o misto de experiências e a condução da narrativa, fiquei feliz com o final.
Stephanie 03/06/2022minha estante
Super amo ??

Giu :) 03/06/2022minha estante
@Stephanie, eu gostei bastante, e a Noemi e o Francis super aquecem o coração. Sério, muito bom.