Gótico Mexicano

Gótico Mexicano Silvia Moreno-Garcia

Resenhas - Gótico Mexicano

Daniele Zanão 05/06/2024

Um final feliz merecido após tanta coisa medonha
Essa foi a leitura mais medonha e interessante que eu fiz nos últimos tempos. Se o Skoob não tivesse o péssima hábito de censurar palavrões provavelmente eu usaria vários xingamentos pra dizer como esse livro é insano de bom.

Primeiro de tudo, eu nunca fui o tipo de pessoa que sente medo por causa de algum livro, mas lendo esse livro me peguei diversas vezes me sentindo tensa e assustada.

A base histórica, os elementos da cultura mexicana (que por sinal me desperta muito interesse) e toda as informações envolvendo química, história, cogumelos e fungos foi muito interessante.

Gostei muito da Noemi, ela é uma personagem incrível, cheia de vida e personalidade. Gostei também do fator humano nela, ela é extrovertida, carismática, inteligente e perspicaz mas também tem características humanas, medos, julgamentos e defeitos.

O francis é definitivamente um dos meus personagens protegidos e queridos, de imediato gostei dele e mesmo tímido e contido ele teve uma evolução incrível na história, senti muito carinho por ele.

Sobre a descrição e a ambientação da casa a escritora é insana na hora de escrever, o livro é realmente medonho, bem detalhado e acima de tudo criativo, a narrativa é a histórias dos personagens secundários são interessantes e complementares. Confesso que tinha uma visão negativa da coitada da Ruth no início, até um tom de julgamento, mas ao decorrer da história ela se tornou uma personagem realmente admirada e apreciada (a bicha era corajosa).

Sobre a Agnes a história dela foi realmente muito perturbadora pra mim assustadora de verdade e eu senti um dó genuíno de toda a maldade que fizeram com ela.

O livro trata de temas muito pesados, acredito que se você for sensível a alguns temas ele possa despertar gatilhos fortíssimos então recomendo a leitura mas ficar muito atento aos seus limites.

De resto eu realmente gostei mesmo com as cenas gore e perturbadoras não sendo exatamente a minha praia. Gostei demais desse livro, gostei da criatividade e odiei cada um dos personagens miseráveis e maldosos nele, odeio todos os trezentos direitos humanos que eles infringiram. Mas amei o final, amei que foi feliz pra os personagens que realmente mereciam e amei que o francis não foi esquecido, amei que ele provavelmente finalmente vai ter uma família e ser rodeado de amor de verdade.
Confesso que queria mais um capítulo só pra ler mais sobre eles voltando a ter uma vida normal (e o francis experimentando ela pela primeira vez tbm).

heyheilig 04/06/2024

Gótico Mexicano: Uma Jornada Assombrosa e Instigante
Em Gótico Mexicano, Silvia Moreno-Garcia nos transporta para uma atmosfera gótica arrepiante no México dos anos 50. Acompanhamos Noemí Taboada, uma jovem inteligente e independente, que se vê envolvida em um mistério obscuro ao receber um pedido de ajuda de sua prima Catalina, que vive reclusa em uma mansão decadente com o marido inglês e sua família.

Uma Narrativa Envolvente e Suspense Constante

A trama se desenrola de forma gradual, revelando pistas e segredos na medida certa, enquanto constrói uma atmosfera de suspense e tensão constante. A autora nos prende do início ao fim com sua escrita envolvente e descrições vívidas que transportam o leitor para dentro da história.

Personagens Cativantes e Bem Desenvolvidos

Noemí se destaca como uma protagonista forte e inteligente, desafiando as expectativas da época em que vive. Sua busca por respostas a leva a questionar as crenças e superstições que cercam High Place, confrontando o sobrenatural com ceticismo e determinação.

Os personagens secundários também são bem desenvolvidos, cada um com suas próprias histórias e motivações. A autora explora temas como relações familiares, colonialismo, racismo e machismo de forma sutil e instigante, enriquecendo a narrativa e convidando o leitor a reflexões mais profundas.

Um Horror Bizarro e Atmosférico

O horror em Gótico Mexicano se manifesta de forma bizarra e atmosférica, utilizando elementos folclóricos mexicanos e lendas sobrenaturais para criar uma experiência única e arrepiante. A autora utiliza descrições vívidas e detalhes sensoriais para intensificar a sensação de medo e desconforto.

Uma Crítica Social Poderosa

Mais do que um romance de terror, Gótico Mexicano é uma crítica social contundente. A autora explora temas como a violência colonial, o racismo estrutural, a misoginia e o machismo, denunciando a opressão e a injustiça presentes na sociedade da época.

O casamento de Catalina com Virgil Doyle é visto como uma oportunidade para "melhorar a raça" da família, reforçando a crença na superioridade branca. A autora expõe como essa lógica eugenista justifica a exploração e a subjugação de outros grupos sociais.

Uma Leitura Gratificante e Recomendável

Gótico Mexicano é um romance de terror gótico que se destaca pela narrativa envolvente, personagens cativantes, uma atmosfera sombria e arrepiante, e uma crítica social poderosa. A autora nos convida a refletir sobre o passado e a lutar por um futuro mais justo e igualitário.

Tilim 03/06/2024

Tem mistério, tem ação, tem fantasia, tem ciência, tem romance, tudo que um ótimo gótico merece! E, principalmente, a personagem principal é excelente!

Delma 30/05/2024

Gótico Mexicano
Não é meu estilo de leitura. Demorou um pouco para embalar. Começa a ficar interessante lá pelo final mesmo?

Tyff 24/05/2024

Recomendo
Achei um pouco devagar no começo, mas ao fim vi que era necessário pra toda a ambientação. Gostosinho de ler, intrigante e lindo para as visões de quem tem um bom imaginário.

Nathan C.Melo 20/05/2024

Subestimado
Que perfeição!! vi tanta gente falando mal e não consigo entender, a escrita fluida, narrativa perfeita, os fatos históricos sobre a revolução e história do México, a trama, o horror dele uma delícia de ler, o plot a ambientação o final!! e ainda serviu uma migalha de romance que eu não sabia que precisava

Mirane.Carvalho 14/05/2024

Sorte que foi presente
Detestei a leitura, não faz , não encaixa no meu gênero literário. Detesto leitura misteriosa demais, assombrada, meio terror com suspense barato. Estilo os filmes da Flashstar anos 2000. Minha opinião!

Rfgaugustin 14/05/2024

Gótico mexicano é uma narrativa com elementos fantásticos, trazendo associações com the last of us, desejo de imortalidade, fantasmas e visões.

Noemí é avisada pelo pai que a prima recém-casada mandou uma carta pedindo ajuda e apresentando sinais de confusão mental alegando ver fantasmas.

Ela então vai ao encontro da prima e encontra uma casa com pessoas um tanto quanto soturnas e suspeitas.

O patriarca da família é eugenista, está acamado, bem doente e tem um comportamento bem estranho.

A história da família é envolta em segredos e os envolvidos apresentam uma certa dificuldade em deixar a casa.

Com o tempo, a Noemí apresenta os mesmos sintomas da prima e começa a questionar sua própria sanidade. Em meio a esse contexto, o marido da prima começa a se insinuar e um dos parente dele se apaixona por ela.

Sonhos estranhos/ memórias são destravados, a casa se comunica e a narrativa passa a se encorpar.

A história é bacaninha, bem desenhada, fluída. É um bom livro para passar o tempo.

Thaisa 18/04/2024

Noemí, uma bela e jovem socialite que vive na Cidade do México nos anos 50, recebe uma importante missão: após Catalina, uma prima próxima, se casar com um desconhecido e mudar rapidamente para uma pequena cidade do interior, ela escreve uma carta para a família totalmente confusa, estranha e enigmática, demonstrando estar com a saúde mental abalada e pedindo a companhia de Noemí. É assim que ela embarca em uma viagem para a cidadezinha, conhecendo a nova e antipática família de Catalina, afim de passar algumas semanas neste macabro casarão enquanto tenta ajudar, de alguma forma, a prima, que além de ter sido diagnosticada com tuberculose, recita palavras incompreensíveis e frases pouco coesas - mas seu marido, o aristocrata Virgil Doyle, parece não estar abalado pelo comportamento da esposa...
Noemí, então, recorre à outros meios para ajudar Catalina, mas quanto mais ela revolve este casarão e seus moradores, mais acontecimentos estranhos irão se revelando; e entre sonhos febris e incoerentes, uma inexplicável conexão com antigas moradoras e as falas e os atos indizíveis de membros da família, Noemí cairá, mais e mais, em um buraco do qual talvez não consiga sair.
O título é perfeito, já que a ambientação gótica e a cultura mexicana são importantes na construção narrativa. Além disso, a autora decide apresentar uma trama com diversas camadas, desde a superficial, onde encontramos uma história de terror clichê, até uma grande analogia sobre a sociedade machista, racista e xenofóbica, abordando temas como o colonialismo, o sexismo, a luta pelo poder, a mentalidade de colmeia, os relacionamentos abusivos, a toxicidade familiar, a objetificação da mulher, o absurdo da eugenia, a sororidade como libertação, entre outros.
Garcia também utiliza elementos como a abelha e a cobra para representar o mal que ronda essa casa e como o sobrenatural pode ser muito menos assustador do que a crueldade humana.
Gostei bastante da escrita da autora, apesar de achar que, em alguns momentos, a história se arrasta mais do que deveria e poderia ser muito mais concisa.
Também é importante mencionar que "Gótico Mexicano" presta homenagem à diversas obras marcantes do horror (pela narrativa ou pelas temáticas) e é possível vislumbrar uma amálgama de "O Papel de Parede Amarelo", de Charlotte Perkins Gilman, "O Bebê de Rosemary", de Ira Levin, "Drácula", de Bram Stoker, "O Caso de Charles Dexter Ward", de H. P. Lovecraft, "A Assombração da Casa da Colina", de Shirley Jackson, entre muitos outros.
No geral, além de ter gostado bastante do livro, achei ele necessário e intrigante, já que a autora soube como explorar o cenário mexicano da época e transformar os pesadelos da vida real em uma narrativa fever dream aterrorizante em toda a sua loucura.

Thaina271 17/04/2024

Gente?
Que livro impecável, nunca achei que sentiria medo de palavras!! É simplesmente insana a história, cheia de suspense e terror sem igual. A cada hora que lê a história vai ficando mais pesada e inacreditável.

Daniela742 16/04/2024

Que sabor!!
A escrita do livro é um pouco lenta, então para quem não gosta, realmente pode ser um problema. Mas como eu até mesmo prefiro narrativas mais lentas, essa não foi uma questão para mim. Na verdade, a minha experiência com esse livro foi uma leitura muito envolvente e deliciosa.
Entretanto, na minha opinião, o ponto alto desse livro é o subtexto sobre racismo, desigualdades de gênero e de classe. Todo o debate sobre o silenciamento, objetificação das mulheres e eugênia foi o que me fez amar esse livro.

Júh 14/04/2024

Gótico mexicano foi um livro bem cansativo pra mim ler, mas que no fim a leitura valeu a pena, já que eu me aventurei em um gênero que eu não leio muito.

gepaes 05/04/2024

Um livro para agradar a minha eu de 15 anos, fã de um terror aterrorizante mas não traumatizante. Pra colocar uma cerejinha no topo da história viciante, a Silvia me da um casal fofo.
Perfeito!
Leiam!
Eu vos comando em nome dos fungos!
Vaz.Dek 05/04/2024minha estante
---O empurrão que eu precisava pra criar coragem e ler esse querido