O Caso Evandro

O Caso Evandro Ivan Mizanzuk

Resenhas - O caso Evandro

Clio0 09/01/2022

O livro O Caso Evandro é uma versão mais bem tratada do inquérito policial ocorrido nos anos 90, no Paraná.

A história que ganhou fama nacional - o sequestro e morte do menino - pode avivar a memória daqueles com mais de trinta anos. Especialmente porque o autor faz várias menções e, em certos momentos, até transcrições de reportagens da época.

O texto em si é limpo; Mizanzuk retirou o pendor de sua opinião presente nos últimos episódios do podcast e o clima sensacionalista da série. Há também transcrições completas dos depoimentos a que ele se refere e fotos dos locais.

Uma característica a ser ressaltada é que não há pseudônimos ou omissões já que tudo foi retirado de entrevistas ou dos autos dos processos, ou seja, é possível reconhecer nomes da política atual e várias conexões que aqueles da região podem facilmente identificar.

Concordar ou discordar com a tese do autor sobre os fatos ocorridos é, talvez, mais um resultado geográfico ou etário do que argumentativo. Juízos que hoje são lugar comum em certos meios, definitivamente não o eram na época.

A única ressalva fica justamente pelo teor: não é para os fracos de espírito... ou estômago.

Contudo, leitura interessante. Recomendo.
lauraods1 09/01/2022minha estante
Um dos que quero ler esse ano, pois acompanhei o podcast.

GIPA_RJ 10/11/2023minha estante
Houve alguma reviravolta neste caso no mes passado (Outubro/2023)

Rosangela Max 08/07/2022

Muitas dúvidas e suposições, quase nada de esclarecimentos.
No começo achei um pouco confuso a forma que o autor escrevia, mas depois foi melhorando. Não sei se foi devido a uma melhora no desenvolvimento da escrita ou se eu é que fui me adaptando a escrita dele.
Como é comum em livros-reportagem, nesta também há muitos personagens, datas e relatos de documentos, o que pode tornar a leitura um pouco cansativa. Além disso, o tema é sensível, tendo crianças como vítimas e adultos como a representação do mal que um indivíduo ou um grupo podem causar (tanto da parte dos supostos mandantes e executores dos crimes quanto da parte dos que tentaram e tentam até hoje acobertá-los).
O autor fez um ótimo trabalho em descrever os fatos, porém, a teorias de conspiração que livro apresenta só deixa o leitor mais perdido. Por várias vezes cheguei a perder o fio da meada. Claro que o autor não tem nenhuma culpa sobre isso, porque os casos em si (do Evandro e do Leandro) são um grande mistério e cheios de contradições.
A leitura foi boa para conhecer as circunstâncias em que ocorreram as investigações e os julgamentos, mas não espere por desfechos.
Gostei da humildade do autor em confessar seu amadorismo e da forma que ele contou como foi efetuada toda a pesquisa para a gravação dos episódios do Podcast, a escrita desse livro e a gravação da série para TV.
Li apenas o livro e achei o resultado muito bom.
Recomendo a leitura.

Lenas 21/08/2022

Leitura muito boa mas que talvez não valha a pena pra quem já ouviu o podcast ou viu o documentário, todos os 3 (livro, documentário e podcast) são muito completos.

Lais David 17/06/2021

Uma peça importante da história judical brasileira
O Caso Evandro tece uma linha fina entre a recente democracia e os obscuros dias da ditadura. A violência policial, a recorrente tortura e trágica morte do menino Evandro são partes da tragédia destrinchada nas mais de 400 páginas da obra. Ivan entrega um trabalho excelente e uma investigação minunciosa e imparcial, e o podcast com certeza ficará marcado como um dos maiores trabalhos investigativos da história recente.
ana 18/06/2021minha estante
Eu gosto muito do trabalho que o Ivan fez no podcast do caso. Vendo você ler esse livro também fiquei com vontade.

Adriano 27/06/2022

Enquanto eu acompanhava os episódios do podcast "O caso Evandro", ficava pensando em como tudo aquilo era ao mesmo tempo fascinante e assustador, e sobre quantas vidas foram afetadas com tudo que ocorreu. Quando eu soube que o genial Ivan Mizanzuk lançaria também um livro sobre o caso, fiquei esperando ansiosamente a pré-venda, e o comprei logo nos primeiros dias. E foi uma das melhores coisas que fiz, ainda que o sentimento que fique ao final da leitura não seja exatamente positivo. Sim, há ao menos algum tipo de justiça, mesmo que após 30 anos, possibilitada pelo autor, e sua fonte anônima, que trouxeram à tona as tão impactantes fitas exibidas no episódio 25 do podcast... Mas há também o sentimento de impotência, por sabermos que a atuação do grupo Águia, mais do que devastar a vida de 7 inocentes, bem como de seus familiares e amigos, provavelmente também acabou de vez com as chances do caso ser solucionado.
Algo que me marcou profundamente, foi estar lendo esse livro durante esse mês de junho de 2022, quando Leandro Bossi, cujo caso de entrelaça constantemente com o de Evandro, foi identificado, naquele que deve se tornar um dos episódios mais vergonhosos de nosso país...
Que nunca esqueçamos de casos como o de Evandro Ramos Caetano e de Leandro Bossi, e que um dia, quem sabe, possa haver alguma justiça para suas famílias, por mais que seja difícil ter esperanças nesse momento.
Eric Luiz 27/06/2022minha estante
Recomendo muito a série da GloboPlay sobre o caso Evandro.

Adriano 27/06/2022minha estante
Comecei a assistir agora a pouco Eric Luiz.

Marcianeysa 29/07/2021

Perfeito
O livro trata sobre um assassinato ocorrido nos anos 90 no interior do Paraná. Já tinha ouvido o podcast e assistido a série, o livro é mais completo completo e fascinante.

Brendha.Bozatski 14/01/2022

Super recomendo para quem gosta de casos de crimes reais assim como eu. Achei bastante confuso em várias partes pela riqueza de informações e detalhes, mas com o decorrer da história fica fácil memorizar os fatos e os nomes. É fascinante a forma como autor conseguiu colocar todos os acontecimentos em apenas 400 páginas e deixar tudo detalhadado para que o leitor entendesse de forma clara e objetiva. Amei demais!

Carol Jusvi 23/11/2022

Ainda lembro a primeira vez que ouvi algo sobre o caso Evandro. Eu já ouvia o podcast projeto humanos, mas em uma madrugada de insônia, lá pelas 3h da manhã, decidi ouvir o primeiro episódio da nova temporada. Ter a oportunidade de relembrar o caso através da leitura me transportou para as mesmas sensações que tive ao ouvir o podcast. Primeiro a convicção da culpa, depois as dúvidas e por fim as novas descobertas. Esse caso é triste, frustrante, e reflete a irresponsabilidade e amadorismo presentes em diversas esferas de poder.

Samuel.Machado 22/03/2023

Tortura nunca mais?
Trabalho incrível do Ivan Mizanzuk. O que ele fez durante os anos em que ele se dedicou à investigação e ao podcast ?o caso Evandro? deveria sempre ser enaltecido e mantido vivo no imaginário popular brasileiro, para que histórias tenebrosas como essa nunca voltem a se repetir, embora já seja algo comum no Brasil.

Depois de terminar esse livro, eu tenho a certeza da inocência dos 7 acusados. No entanto, eu tenho mais dúvidas do que quando comecei a ouvir o podcast. Esse livro sintetiza o Brasil sujo como é, as influências políticas, a corrupção, a ganância, a intolerância religiosa, a herança deixada pela ditadura militar e não poupa o leitor de tudo mais nojento que ainda persiste no Brasil.

Lari Guimarães - @lendocomanatureza 27/01/2022

Chocante, revoltante e triste!
É difícil falar sobre esse livro, não sei nem por onde começar...

Comecei essa leitura sem saber absolutamente nada do caso e acabei me surpreendendo absurdamente ao descobrir cada desdobramento desse assassinato e investigação absurda!

Enfim, indico muito mas já deixo avisado que é um livro extremamente denso e com cenas bem fortes.

Dri - @leiturainsone 09/02/2022

Um fã de true crime que resolveu pesquisar um caso concluído e encontrou novas prova que mudaram tudo!
O podcast Projeto Humanos, produzido por Ivan Mizanzuk, tinha como objetivo produzir conteúdo em formato storytelling, contando histórias de pessoas reais com uma estrutura narrativa muito próxima do documentário, mas em formato de áudio.

A ideia da temporada 4 era a de contar a história de um crime brutal que abalou a comunidade paranaense no início dos anos 90, época em que Ivan era apenas uma criança. Um crime que ficou conhecido como As Bruxas de Guaratuba.

Quando nomeou a temporada de O Caso Evandro, tinha em mente contar a história de uma criança desaparecida que havia, supostamente, sido sacrificada em um ritual satânico. O caso já havia sido concluído há muito tempo e os culpados estavam presos, mas Ivan se debruçou sobre as milhares de páginas que compunham o processo, entrevistou pessoas [incluindo alguns dos acusados] e montou uma enciclopédia no site do Projeto Humanos para ajudar os ouvintes a acompanharem melhor a história.

Foram anos de pesquisa, produção e publicação dos episódios em áudio, até que, no meio da produção, tudo mudou!

Imagina que você, um fanático por true crime, resolve contar a história de um crime que já foi concluído e acaba esbarrando em provas que mudam completamente a vida dos envolvidos!!!

Pois foi exatamente o que aconteceu com Mizanzuk. O sucesso do podcast que resultou em livro e em documentário produzido pela Globo não foi à toa.

Eu acompanhei de perto a produção da temporada O Caso Evandro desde a publicação de seu primeiro episódio, mas ler toda a história explicada nesse livro foi uma experiência diferente, mesmo que, em certos momentos, parecer que eu estava escutando a narração do texto na voz de Mizanzuk.

O livro publicado pela Haper Collins resume bem o caso e é uma ótima pedida para quem não quer escutar os mais de 30 episódios do podcast.

E, para aqueles que tem estômago forte e querem complementar certas partes do livro, especialmente as novas provas que mudam todo o caso, que são apresentadas no capítulo 12, escutem o episódio 25 do podcast.

site: https://www.instagram.com/p/CZrpKhOLotK/?utm_source=ig_web_copy_link

Tatinha.Car 20/04/2023

Indignação.
Fiquei chocada com esse livro do começo ao fim da morte brutal de uma criança até a prisão, confissões e a condenação dos supostos acusados.
Olhando para trás já tivemos muitos avanços, mas ainda temos uma polícia violenta no país e os telejornais não se negam. Outro problema é a falta de investimento na polícia civil, um judiciário lento e um código penal ultrapassado é também necessário também um sistema interligado das polícias entre os estados e municípios.
É muito triste e revoltante ver tantos crimes sem respostas.

Que esse livro seja exemplo para que nunca mais aconteça as atrocidades e injustiças presentes nesse caso.

" Numa história com tantas injustiças, respeitar as dores de quem se viu envolvido numa trama que roubou parte de suas vidas é o único caminho possível."

Alice 24/07/2021

Revoltante
Admiro profundamente o comprometimento do Ivan com a pesquisa.

Pra quem já ouviu o podcast e assistiu a série, não há grandes descobertas, ainda assim vale a leitura, sem dúvidas. Particularmente, acho que a transcrição do conteúdo das (muitas) fitas ajudam a fixar o conteúdo delas.

Não me sinto à vontade para fazer maiores comentários a respeito do descaso da atuação do mp e da(s) policia(s). Sobretudo porque não sou especialista, o pouco que sei sobre o caso se resume ao conteúdo produzido pelo Ivan, e sei que há diversos grupos que há anos estudam esse caso.

O livro é incrível, a história é de tirar o fôlego, recomendo!

Obs: o livro é revoltante e há gatilhos de violência, estupro, tortura. O próprio autor não recomenda para pessoas sensíveis. Vale ressaltar.

Giovanna Batalha 21/09/2022

Quanta má vontade em uma investigação (duas, na verdade). Fico com a impressão que quiseram só tachar alguém de culpado do que fazer, de fato, uma investigação de verdade.

O Ivan fez um ótimo trabalho tanto na escrita quanto na pesquisa para o livro.

Leandro 06/04/2022

Ivan Mizanzuk fez um trabalho primoroso na pesquisa do Caso Evandro, tanto que conseguiu alterar os rumos do caso e expor todos os erros cometidos pelo Estado e a imprensa à época.
O livro condensa bem esse trabalho, numa escrita fluída e que consegue estabelecer alguma ordem em um caso tão complexo e caótico.