O Caso Evandro

O Caso Evandro Ivan Mizanzuk

Resenhas - O caso Evandro

Sabrina.Leonhardt 02/01/2022

Sensacional!
Um prato mais do que cheio para os fãs de casos criminais!
Ivan traz os mais variados detalhes ao longo da narrativa que a cada vez te surpreende mais. Levando você a pensar durante toda a leitura sobre quem realmente foi o culpado desse caso que é envolto de mistérios e teorias da conspiração.

jaquelinecrzs 06/03/2022

foda!
sem palavras pro ivan, que trabalho excelente, o livro tem uma riqueza de detalhes assustadora, na realidade eu não li, devorei cada palavra. não terminei de ouvir o podcast então o final me surpreendeu MUITO, definitivamente não era isso que eu tava esperando até porque conforme a leitura fui tirando minhas próprias conclusões. agora é assistir o documentário da globoplay, mas pra quem gosta de caso criminal, recomendo demais, o cara é foda, que puta investigação!

Bell 19/03/2022

Já conhecia o caso,ouvi o podcast do Ivan, Projeto Humanos, em 2019, e fiquei chocada com todas as informações.

O livro é excelente, com linguagem simples, escrita fluída e direta,o autor esmiúça o caso, expondo todos os acontecimentos em ordem cronológica, detalhes do desaparecimento de Evandro, a história política da cidade, os outros desaparecimentos, o passo a passo da investigação, a ação da polícia, os erros, suspeitos, "confissões". Tudo detalhado. O autor coloca sua opinião pessoal, mas apresenta todos os lados da história, o que torna a leitura muito mais interessante, pois vc fica livre pra formar uma opinião.

Eu já tinha uma opinião formada, e o livro só reforçou a mesma.

Tbm assisti a série no Globoplay, e indico aos interessados, a série é muito bem produzida, com imagens da época, e entrevistas atuais de vários envolvidos.

joana 22/03/2022

Mundo cruel
Não acompanhei o podcast mas assisti a série da Globoplay. O caso Evandro é a prova que muitas vezes o crime compensa, principalmente em um Brasil que fecha olhos pra justiça e vai juntando provas do além quando quem mata está bem vivo. Este caso sempre ficou marcado na minha infância e ler o trabalho exigente do Ivan foi ótimo. Um livro que mexeu muito comigo e que todo mundo tem opinião sobre o que aconteceu com o garoto. Um triste fim para um anjinho.

alexandra 02/08/2022

Muito bom porém denso
Sou acostumada a ler livros que relatam casos criminais reais, nesse caso, me chocar é difícil mas a história fez isso com maestria. É impossível não se chocar com uma história que inicialmente conta um satanismo e sacrifício de crianças e em seguida relata tortura. Parei o livro diversas vezes pra refletir sobre o que eu tava lendo, não era possível que houvesse tanta negligência e irresponsabilidade em cima do assassinato de uma criança. Mas sim, era possível. Pra quem lê o livro em 2022, o final do livro muda completamente o cenário uma vez que o corpo de Leandro Bossi já foi identificado.

O autor reforça várias vezes que ele não é jornalista e que esse seria sua primeira publicação, apesar disso, sua escritura é fluída mesmo com a história e os momentos em que o autor opina sobre o caso é bom porque te norteia de certa forma.

Um livro denso e difícil ser lido pela sua historia, mas que vale a pena

Victoria.Bispo 07/02/2022

Beeeem detalhado
Acho que quem gosta de casos policiais reais vai amar esse livro. Ele tem todas as versões e lados da história. Achei ele muito cansativo mas recompensante

Lucas.Augustinho 27/07/2021

Já tinha ouvido o podcast inteiro e achado ele maravilhoso, já que era algo que eu nunca tinha ouvido. O livro é uma síntese de todo o podcast e é muito bom. Sem contar que se você não ouviu o podcast ou assistiu a série do Globoplay, acaba ficando atiçado a ouvir e ver

Letícia 01/01/2022

Conheci a história pelo podcast modus operandi, fiquei bastante interessada por ser uma história brasileira, mas confesso que tive preguiça de ouvir o podcast kkk

Pretendo ouvir e assistir tb a série em breve

Denise 28/12/2021

O caso Evandro
Quando li, já tinha assistido à série na Globoplay, fiquei simplesmente estarrecida com este episódio dos anos 90, que tanta coisa pudesse acontecer em nossa recente democracia. Também fiquei bastante emocionada ao assistir aos vídeos e ouvir os áudios das torturas, é de doer muito mesmo, só de imaginar o que os sete aguentaram. Posso dizer que recomendo bastante este livro, uma ideia muito clara de uma histeria, surto coletivo no nosso país há quase 30 anos. Gostaria muito de ver um dia esclarecido o que teria ocorrido realmente com Evandro, Leandro e a menina não identificada.

Lay 10/12/2021

Um baita livro
O livro sobre o caso Evandro que ficou popularmente conhecido no Paraná como "As bruxas de Guaratuba", foi baseado no podcast Projeto Humanos - O caso Evandro. Esse livro é extremamente necessário e bem escrito.
É impactante e surpreendente conhecer os fatos por trás de um dos maiores erros judiciários já ocorridos no Brasil.
Além do livro e do podcast, é possível assistir a série sobre o caso produzida pela Globo play que está igualmente incrível.
O Ivan Mizanzuk fez um trabalho impecável no podcast, no livro e na série. Vale cada segundo e para aqueles que curtem o gênero true crime é sem dúvidas uma experiência e tanto.?

Bernardo 22/07/2022

Sensacional
Uma história absurda, contada por meio de uma narrativa impecável, mérito do trabalho excepcional do Ivan.

Patricia 11/10/2021

Apesar de ser um livro difícil de se ler, por ser um assunto tão intragável, muitas datas, muitas pessoas, o livro é muito rico em detalhes e muito esclarecedor.
Infelizmente deixa nítido a bagunça que foi o caso Evandro e a quantidade de erros na análise desse caso.

Daniel Muniz 09/09/2021

O caso Evandro
Achei um bom livro, gostei bastante da investigação. Nunca escutei o podcast e não vi a série de tv, então foi tudo através do livro. Achei o início do livro meio confuso devido a vários nomes citados e muitos depoimentos, as vezes iguais. Passando isso, a leitura foi me envolvendo e se tornando prazerosa. Do capítulo 11 em diante, o livro me conquistou de vez. Reviravoltas na trama, muito mistério, e tudo muito bem trabalhado é descrito por Mizanzuk. O final é primoroso e o autor ainda nos deixa com um gostinho de quero mais, já citando seu próximo projeto. Imperdível pra quem gosta de leitura de crime scene...