Os leões da Sicília

Resenhas - Os leões da Sicília

1 | 2 | 3 | 4 | 5

ritita 24/03/2021

òtimo
A família Florio era originária de Bagnara, Calábria, na província de Reggio Calabria. Devido a um trágico terremoto que atingiu a Calábria em 1783, ela foi forçada a deixar sua terra natal e se mudar para a Sicília. Provavelmente, a escolha recaiu sobre esta terra pela prosperidade de que gozava na época e pela paz estabelecida pelo rei Fernando de Bourbon.

Pobres, honrados e trabalhadores incansáveis, construíram uma das maiores fortunas da Itália entre os secs XVIII e XX.
Paolo Florio mudou-se para Palermo onde decidiu retomar o seu negócio anterior, abrindo uma pequena loja de especiarias, produtos coloniais e quinino, um remédio contra a malária.

Minha opinião:

Depois de Mauá (Jorge Caldeira), não lembro de ler uma biografia tão completa e perfeita.
Perfeita nos detalhes históricos de uma Itália antes da unificação*, perfeita ao mostrar os meandros domésticos, onde as mulheres, por mais inteligentes e ricas que fossem não deveriam opinar, muito menos pensar além das paredes domésticas.

A narrativa é linear, muitíssimo bem escrita e totalmente voltada aos negócios de Paolo e Ignácio - os pioneiros, e aos seus descendentes: Vicenso, Ignácio, Vicenso, Ignácio. Sim, como o nome da primeira loja de especiarias em Palermo traz o nome dos dois irmãos, combinou-se que todos os herdeiros homens teriam esse nome.

Vicenso, filho de Paolo quer igualar-se aos muito ricos da cidade e entorno, todos antigos nobres, tem ampla visão empresarial, e aos poucos diversifica suas atividades ainda que seja através de chantagens comerciais e sociais.

Passa a trabalhar com importação & exportação de diversos víveres, comerciando com toda a América, inclusive Brasil. Funda uma cia de navegação .....

Apesar da grande fortuna amealhada em pouco tempo, os nobres, ainda que falidos, não o respeitam como tal. Sua maior pretensão era ser aceito socialmente por eles, para tanto educa o filho Ignácio com o refinamento necessário às grandes fortunas europeias da época.
Eu não gostei de Vicenso, o homem é grosseiro, ardiloso, extremamente obcecado por fortuna e ascensão social; tem duas filhas, mas apenas Ignácio o interessa por ser o futuro herdeiro da Casa Florio.

Mas que o homem tinha uma visão além do seu tempo, como tinha!

Sempre tem um romance no meio para deixar a história mais leve, né? No caso o romance entre Vicenso e Giulia - mulher a frente do seu tempo, mas com pouca voz junto ao marido.
Muitos testemunhos da vida da família Florio e suas numerosas atividades ainda são visíveis hoje na região da Sicília e de Palermo em particular.

Na Piazza Principe di Camporeale existia um grande parque propriedade da família Florio, com dois esplêndidos edifícios: o Villino Florio em estilo Liberty e a residência da família no bairro de Olivuzza.

* Um pouco sobre a unificação italiana.
A unificação da Itália foi um processo de união entre os vários reinos que compunham a Península Itálica, após a expulsão dos austríacos.
Com isto, os reinos passaram a formar um só país, o Reino da Itália, sob o reinado de Victor Manuel II.
O processo tardio resultou no atraso do desenvolvimento industrial italiano e na corrida para ocupação de territórios na África.
A unificação da Itália teve seu fim no ano de 1929, quando após anos e anos de resistência da autoridade papal, o tratado de Latrão completou a formação da nação italiana.

eduardaqf 15/06/2021

gostei bastante! livro bem leve, com aspectos históricos do local e que envolve o leitor na trama.

Caroline1321 15/01/2024

Mais um favorito pra vida!
Romance histórico maravilhoso!
Foi uma experiência indescritível conhecer esse início da história da família Florio

Livro tão rico nos detalhes históricos, políticos e culturais da época.. a escrita impecável me fez sentir como se estivesse em Palermo no século XIX

O que falar da sensibilidade descrita nos conflitos familiares e nos romances? Fiquei sem palavras, simplesmente perfeito!

Amei demais!!

Lê Rebeschini 30/01/2024

Com uma narrativa passada na Itália que aborda desde 1799 até 1866, linear, densa, com fatos históricos e políticos (pra você poder se situar em tudo que estava acontecendo na Itália enquanto os Florio buscavam sua ascensão), mas que pra mim em nenhum momento se tornou chata, essa releitura só confirmou que o livro é maravilhoso, espetacular!!
Confesso que algumas partes fiquei sem entender a parte política e histórica (principalmente a histórica porque a Itália mudou muito), mas isso não tirou o brilho do livro (até porque faz todo sentido a autora inserir isso para o leitor ter mais noção de tudo que os Florio passou pra chegar aonde chegaram).
É daqueles livros que enquanto você está lendo tem tanta informação que não consegue assimilar algumas partes dele, mas quando você termina e para pra pensar em tudo que leu, é muito difícil não amar!!
Sei que ele não vai servir pra todo mundo, mas se você gosta desse tipo de leitura, vai carregar pra sempre essa história no coração!
Fabrício Lôbo 30/01/2024minha estante
Você assistiu a minissérie da Disney ? Está disponível pelo star+

Lê Rebeschini 31/01/2024minha estante
Não. Preciso!

fernandaugusta 14/05/2022

Os Leões da Sicília - @sabe.aquele.livro
"Os Leões da Sicília" é um romance histórico que abrange três gerações e conta a saga da família Florio, uma das mais importantes da Sicília.

Iniciamos em 1799, durante um terremoto na Calábria. Os irmãos Paolo e Ignazio são pequenos comerciantes de especiarias e Paolo decide que quer mais para si e sua família. Decide então se mudar para Palermo, na Sicília, contra a vontade da esposa, Giuseppina. Com o filho Vincenzo recém-nascido eles chegam em Palermo e tentam fazer crescer sua pequena botica.

O fato de serem calabreses e pobres dificulta muito as coisas, mas com muito trabalho, Paolo e Ignazio veem o negócio prosperar, apesar da concorrência desleal e do preconceito que sofrem diariamente. Mesmo assim, Giuseppina cria um distanciamento do marido, ao mesmo tempo que tem uma paixão platônica pelo cunhado, Ignazio. Paolo desenvolve tuberculose e morre e Ignazio então se vê responsável pelos negócios e pela crianção de Vincenzo, seu sobrinho.

Vincenzo cresce para fazer a Casa Florio virar um império. Já homem, sua personalidade torna-se pragmática e obcecada por diversificar e inovar os negócios, não aceitando o acinte de sempre ser considerado um "carregador" pela nobreza local, apesar de toda a sua fortuna. Após um começo horrível - que não posso contar por motivos de spoiler -, Vincenzo casa-se com Giulia, a filha de um mercador, que na terceira gravidez deu à luz o herdeiro dos Florio, Ignazio.

Acompanhamos então toda a vida de Vincenzo e o amadurecimento de Ignazio, suas relações familiares e comerciais, tendo como cenário Palermo e a rocambolesca política italiana do século XIX.

Stefania Auci recria Palermo com vividez e o grande ponto forte deste livro é o calor das relações familiares, típico do povo italiano. O sangue quente, as brigas, discussões, desaforos, voltas e reviravoltas da família Florio são o grande destaque do livro. A obsessão dos homens por dinheiro e poder, na minha opinião, fica eclipsada pelas mulheres Florio: Giuseppina, uma mulher amarga pela vida sem amor, que azeda toda cena que entra e Giulia, a melhor personagem do livro - uma rocha de sensatez e força, simplesmente aguentou as maiores humilhações da sogra e até mesmo do marido, com graça e altivez.

Em alguns momentos odiei Vincenzo por simplesmente não ter escrúpulo nenhum. Mas ele se redime com um espírito inventivo que o faz sair da botica para as grandes indústrias, uma fundição, uma vinícola e a inovação do atum em conserva de óleo, seguradoras, banco, barcos a vapor, serviço postal - tudo a partir de um barquinho e um armazém.

Confesso que me enrolei na parte política, apesar de sentir que é uma questão importante, para mim, o mais cansativo desta leitura foi contextualizar o momento da Casa Florio com a intensa movimentação política da Itália na época. É muita informação, e às vezes, ficou cansativo.

O final deste livro é lindo, apesar de triste, mas acredito que haverá uma segunda parte contando a vida de Ignazio - o filho de Vincenzo e Giulia que finalmente conseguiu casar-se com uma nobre e sabe-se Deus lá como fará da Casa Florio uma potência ainda maior do que já era. Espero que saia em breve, valeu a pena até aqui acompanhar "Os Leões da Sicília". Pra quem gosta de romance histórico com personagens fortes e rica trama familiar, é diversão garantida.

Cesar Garcia 02/03/2024

Um livro sobre família
O livro que conta a saga da família Florio na Sicília é um épico que fala de amor, luta, ganância, traições e que cobre fatos históricos da Itália do século XIX.
Bem escrito e muito fácil de ler, a saga da família Florio nos mostra personagens humanos, com atitudes nem sempre boas, mas com uma vontade ferrenha de ter seu lugar no mundo.

Caroline1321 31/01/2024minha estante
Que resenha MARAVILHOSA! Esse livro é perfeito demais mesmo ???? tu vai amar os outros 2 também Camis!

nimoriarty 16/07/2023

História entusiástica
O que me convenceu a conhecer "Os leões da Sicília" foi antes de tudo a ambientação em Palermo, de onde supostamente eu herdei sobrenome e sangue. E de resto foi um vlog literário feito pela Helena Sanches (Maravilhosa, por sinal), então não me restava mais motivos.

Escrito por Stefania Auci, é uma obra de ficção histórica envolvente que nos transporta para a vibrante e turbulenta ilha da Sicília, no sul da Itália, durante o século XIX. O livro retrata a história de uma família ao longo de três gerações, em meio a um cenário de lutas políticas, mudanças sociais e sofrimento que marcaram profundamente a região.

A narrativa é habilmente construída, mesclando eventos históricos reais com a história fictícia da família Florio. O autora mergulhou nas complexidades das relações familiares, revelando as ambições, os segredos e os conflitos entre os membros da família. Além disso, ele também explora questões como a lealdade, a traição, o amor e a busca pelo poder, criando personagens cativantes e multidimensionais.

Acredito que outro fato notório foi um tema tão atual presente em um livro que passa no século XIX, que é como os interesses e ideais da burguesia e nobreza irão fazer de tudo para mantê-los independente do lado em que estiverem. Afinal, dinheiro controla nossa existência.

ziza 12/05/2021

Valeu a pena esperar | 5 ?+??
Um belo dia eu estava vendo os próximos lançamentos e me deparei com este livro. Já coloquei na tbr e esperei o momento de poder ler. Posso dizer que com certeza, valeu a pena esperar.
O livro traz personagens bem estruturados, embasamento histórico, dramas familiares, negócios e uma pequena pitadinha de romance. E eu gosto de tudo isso.
Meu personagem preferido com certeza foi Ignazio, apesar de compreender e até me identificar com Vincenzo e principalmente com Giulia. O fato de ser baseado em uma história real deixa tudo muito mais interessante.

Ju Ribon 22/10/2023

Eu amei esse livro a historia maravilhosa , apesa de foca muito na familia mais eu amo esse tipo de livro de romance que alem de foca no casal foca na historia e na familia , e ambientaçao tambem foi d e milhoes , quero logo ler a continuaçao pra saber oque vai acontece com essa familia .
Eu fiquei com uma enorme vontade de conhecer Parlemo e a sicilia acha ja Sicilia linda por foto agora ficou melhor ainda ameiiiiii muito recomendo muito .

Luiza 30/04/2023

Os Leões de Sicília
Ótima leitura. Com muitas tramas e brigas, romances e traições.

Perfeito para quem gosta de um romance de época, porém com o toque diferente de se passar na Itália.

Muito bom ver a família evoluindo e como cada membro dela foi se comportando com essas mudanças, mudando seus valores e desejos.

Bia 25/07/2023

Comecei esse livro achando que seria uma vibe Poderoso Chefão + Tetralogia napolitana, mas o livro passa longe disso, achei muito reto, sem grandes plots ou reviravoltas, personagens até profundos, mas pouco cativantes.

InfinitaTBR- Jana 27/07/2021

Maravilhoso
Com base em uma vasta documentação, ???????? ???? escreveu uma história poderosa sobre três gerações da família ??????, um dos nomes mais importantes da Europa.

O livro é um romance de época na ??????? (Itália) do século XIX: terremotos, revoluções e guerras.

Aqui temos homens determinados e mulheres com sangue nos zóio. Cada personagem marca profundamente a leitura. Para mim, ?????? foi a pessoa mais incrível dessa narrativa: paciente, apaixonada, mãe amorosa e mulher decidida. Uma fortaleza para o marido.

Eu não esperava que ?? ??õ?? ?? ???í??? pudesse ser uma leitura tão espetacular, mas foi e ainda deixou saudades.

Marília 14/01/2022

"C nesci, arrinesci - Quem sai, consegue"
Especiarias, seda, quinino, renda, atum... Acompanhar o desenvolvimento e visão de futuro da família Florio e a expansão sociedade de Palermo, em meio a uma Itália ainda em formação, pela visão de Stefania foi uma experiência incrível.

A autora soube de uma forma genial detalhar as informações históricas e os lugares juntamente com as características, romances e dramas de cada personagem dessa tão fascinante família de comerciantes ambiciosos que conquistaram mais que o império desejado.

Achei interessante ver que, apesar das grandes conquistas de poder e finanças ao longo de três gerações, o amor foi a principal delas.

Recomendo demais para quem quer saber um pouco mais sobre a Sicília ou se encantar por algum dos leões dela.

Isabela 06/07/2023

Único homem aceitável desse livro é o Ignazio tio, o resto só jesus na causa. Mas sendo baseado em pessoas reais, fica compreensível.

1 | 2 | 3 | 4 | 5