Almas Gêmeas

Almas Gêmeas Fernanda Matias

Resenhas - Almas Gêmeas

Literatura 15/12/2011

Mais do que passar pela adolescência, sobreviver por ela é uma grande responsabilidade. E para esta galera, mais ainda. Camila é a perfeita patricinha da escola que, ao tocar acidentalmente em Sílvio, um garoto interessante, mas que senta entre os esquisitos da escola (nesta lista inclui até Penélope, a sua ex-melhor amiga, que parou de falar com ela sem motivos), descobre uma sensibilidade fora do comum.
Depois disso, nada mais na vida dela acontece da mesma forma. Seu corpo desperta para poderes que ela nunca imaginou possíveis e descobre que tem mais em comum com a turma dos "esquisitos" do que pensava.
Junto a Fábio, o amigo da família que é apaixonado por ela desde a infância, ela se une a Sílvio, Penépole e seus amigos, saindo em busca da verdade. Afinal, qual seria o limite destes dons que cada um deles possui?

Leia a resenha completa no Literatura de Cabeça

Mirela L. 24/08/2011

Resenha que eu fiz para o Inteiramente Diva
Gosta de livros que abordam o tema sobrenatural? Quer algo diferente de vampiros e anjos, que estão tão em voga na atualidade? Almas Gêmeas é um livro especialmente para você! Ele é o primeiro volume da Série Evolução [composta por 4 volumes] e relata a estória de um grupo de adolescentes que se aproximam por dividirem habilidades misteriosas [me lembrou bastante os X-men, rs.] e um brilho incomum.

Almas Gêmeas não se trata de um romance melosinho [como muitos podem achar, quando olham para o título e para a capa do livro], mas não deixa de ser uma obra recheada de romance, mas também com mistério, ação e amizade. A Fernanda encontrou a dose certa de romance em meio a toda a ação presente no livro.

A obra possui quatro narradores diferentes: Penélope, Camila, Sílvio e Fábio. E essa é uma característica que curto em livros, afinal é muito legal ficar conhecendo a visão de cada personagem frente às situações colocadas [é um fator que enriquece a trama]. Mas confesso que preferi os capítulos narrados pela Camila e pelo [mega fofo] Fábio. Também gostei dos elementos da biologia que a Fernanda utilizou em Almas Gêmeas; amei a interligação com a natureza em geral #biologiaémuitoamor.

Confesso que me perdi um pouco no início, mas depois fui pegando o ritmo, e também achei que a história demorou um pouco para encontrar o desfecho, além das poucas respostas reveladas, que para uma pessoa ansiosa como eu, foi um pouco angustiante. Mas, independente desses fatores, Almas Gêmeas foi diferente de tudo que eu imaginava ser. Gostei e muito do livro! Fernanda Matias conseguiu reunir dois pontos mega importantes: uma temática envolvente e personagens muito cativantes. SUPER recomendo!

“Muitas vezes me sentia num filme do X-Men. Sempre me escondendo. Mas faltava um professor Xavier. E como fazia falta... Um adulto auxiliando nas mudanças.”

Confere: http://inteiramentediva.blogspot.com/2011/08/resenhando-20-almas-gemeas-fernanda.html ;D

Leia 1 Livro 08/01/2011

Almas Gêmeas
Mais um romance melado onde o casalzinho percebem que ambos nasceram um para o outro....PARE!,NÃO É NADA DISSO!
Almas gêmeas conta a história de Camila e seus amigos.Camila é conhecida por todos na escola, e vive uma vida normal de uma adolescente de 17 anos no 3º Ano do Ensino Médio.Cheia de amigos, uma boa família, nada de diferente,até perceber coisas diferentes ao seu redor. Depois de um fato assustador que ocorre entre ela e seu mais novo amigo Sílvio.

Ela descobre um mundo cheio de novas "habilidades" e o desenrolar da história é exatamente este, descobrir o que realmente está acontecendo com ela e seus amigos,Sílvio,Penélope,Raul,Jorge e Sara.

Continue lendo...

Leia 1 Livro!

marcelo 18/07/2012minha estante
A capa é igual a do "Dália Negra"...

Ray 03/01/2011

Resenha Almas Gêmeas para o blog LIVROS ME MORDAM.
Já para me arrebatar, Fernanda começa o livro com uma citação de Freud. Quem conhece meus costumes de leitura sabe que eu gosto de citações inteligentes, de pessoas que admiro. A citação do cientísta já me fez ter um olhar diferente sob o livro.
A personagem ‘’principal’’ é Camila. A adolescente de 17 anos é popular, está sempre rodeada por quase todos que gostaria e tem uma família estruturada. Com os amigos: Luísa (a dividida), Pedro (o sem-noção) e Bruna (a Besta Traíra) ela passou o terceiro ano muito bem, estudando e se dedicando a passar no vestibular. Blá blá blá para não dar muito spoiler, Camila se reaproxima de Penélope, uma antiga amiga, quando se vê sem saída e precisa de algumas respostas sobre suas novas ''habilidades''.
Autoria nacional tem brotado nas editoras e isto me deixa muito feliz. A Baraúna deu à Fernanda a oportunidade de publicar uma história diferente e com tramas inteligentes. O título – Almas Gêmeas – vem para quebrar o paradigma que temos de que só casais são almas que se completam.
Com vocabulário simples, a autora nos mostra um mundo que envolve biologia, fé e as raízes indígenas do Brasil. O domínio das descrições da história é garantido, já que Fernanda é do Sul e esse é o cenário principal do YA*. Além de dominar as características físicas dos lugares em que enfia suas personagens, a dona da história também injeta seus conhecimentos biológicos para que nós, meros leitores, possamos entender e assimilar tudo que nos é mostrado de maneira mais fácil.
Uma característica que muito me agrada na narrativa do livro é como Fernanda estruturou seus capítulos. De início me assustei, achei que poderia acontecer alguma falha na história, um furo com esse troca-troca de narradores. Mas não. A cada capítulo, uma personagem conta o que acontece. Camila, Penélope, Sílvio e Fábio se revezam para narrar os acontecimentos, cada um à sua forma e com suas características sensacionais. Isso torna o livro muito mais interessante porque não há só a visão da personagem principal, o livro não se torna totalmente floreado pelos sentimentos da moça.

Não se engane e compare Almas Gêmeas a X-Men. Sinceramente? Almas Gêmeas além de genética, tem espiritualidade, destino, amor e outros nós que mostram a história como algo completamente diferente da história do Professor Xavier e seus pupilos.
Mas por ser seu primeiro livro, Fernanda tem pontos fracos. Para mim, um deles é o pouco espaço dado a outros personagens como o próprio irmão de Camila. Durante todo o livro Marcos não pareceu tão próximo da irmã para, no fim, ter um surto de irmão traído e ficar completamente irritado com o relacionamento entre Camila e Fábio, o melhor amigo dele. E essa atitude do irmão me deixou extremamente assustada porque eu tenho a impressão de que ele vai se tornar um Bad Boy (tipo Kaká mesmo. hahahahaha.) Mas só a Fê sabe se isso vai acontecer. =(
O primeiro livro da Serie Evolução é uma leitura bem bacana. A história de Camila aflorou em mim vários sentimentos. Eu, com certeza, indico a leitura para quem quiser. Na medida certa nos são revelados os segredos da história. Nem tanto, nem tão pouco é explicado, nos deixando com aquele gostinho de quero mais.
Parabéns, Fernanda, por se aventurar no mundo dos escritores e trazer ao público essa história

Stephania Tonhá 30/11/2010

“- É que o conceito que você tem de almas gêmeas é diferente do real. É aí que a maior parte das pessoas se confunde. Quando nos relacionamos com as pessoas dividimos certas características, sejam elas mentais, corpóreas ou extracorpóreas. (…) Quando acontece de juntar o extracorpóreo e o mental, podemos chamar de almas gêmeas, porque se compartilha a essência do que você é, é a alma companheira. (…) Normalmente, as pessoas cruzam com suas almas gêmeas e nem se dão conta. Elas sentem uma ligação fortíssima e às vezes mantém a ligação, outras vezes não. Quando a conexão se desfaz, é como se uma parte de você se perdesse por aí.

Olá leitores! Hoje irei apresentar um livro de uma autora brasileira muito simpática: Almas Gêmeas da Fernanda Matias (@serievolucao). O livro veio como cortesia da própria, além de uma dedicatória fofa.

Fernanda Matias é gaúcha, bacharela em biologia e doutora em biotecnologia, cientista e palestrante em inovação e sustentabilidade. “Almas Gêmeas” é o seu primeiro livro de ficção, no qual vocês irão perceber a sua formação, não retirando todo o mistério que envolve a trama.
O livro gira em torno, especificamente, de quatro jovens: Camila, Penélope, Sílvio e Fábio que possuem certas habilidades estranhas e um brilho incomum. Não, eles não são vampiros. Só quem é “especial” pode enxergar o brilho de outro “especial”, uma espécie de aura. Camila é a única que possui uma aura dourada; Sílvio, Penélope e outros possuem aura prata. Fábio é o único que não é especial, mas que consegue enxergar a aura de Camila.
...
para ler mais: http://www.sobrelivros.com.br/resenha-almas-gemeas-fernanda-matias/

danilo_barbosa 12/11/2010

Fernanda Matias, ao escrever este romance, pensou em um público no final da adolescência. Então não esperem um X-MEN ou qualquer outro livros de heróis com lutas mirabolantes e cenas de ação ininterruptas. Ele não parece em nada com isso...
Mais do que aprender e desenvolver os seus poderes, cada personagem tem seus dramas pessoais e emoções para desenvolver em meio as responsabilidades do mundo adulto que chega. E esse é o foco principal.

Veja resenha completa no Literatura de Cabeça:

Psychobooks 08/10/2010

Camila é uma garota de vida perfeita, não é a mais popular da escola, mas não é a ‘não pop’, ela conhece a todos e com todos conversa.

Tem sua panelinha de amigos, pais super presentes, compreensivos, amigos e MODERNOS!
Aparentemente tudo é maravilhoso em sua vida, ate que ela se confronta com um dos garotos do ‘grupo dos esquisitos’.

Estaria ela se apaixonando por ele, ou era apenas seu ego falando mais alto e não aceitando a rejeição do tal garoto (Sílvio)?!

Agora, a parte complica, pois cheguei num ponto da resenha em que eu travei, pois tudo em que penso escrever, são tremendos spoiler, que tirariam o ‘suspense’ do livro, mas prometo tomar cuidado… Bora pra segunda parte \o/

Acontece, que nosso ‘amigo’ Sílvio talvez faça jus ao fazer parte da ‘turma’ dos esquisitos, pois de certa forma eles são sim esquisitos, mas não da forma que Camila pensou.

E de uma hora pra outra, parece que a vida dela se vira de ponta cabeça e, ela passa a fazer parte da turma dos esquisitos e reatar sua amizade com sua antiga amiga de infância e, que ela tanto sentiu falta: Penélope

Mas a situação está complicada, pois Camila tenta se equilibrar em ambas as turmas sem perder a amizade de nínguém.

De um lado a turma dos ‘perfeitos’: Luísa, Pedro e Bruna (que acaba se revelando uma tremenda…)

Do outro a turma dos ‘esquisitos, liderados’ pela Penélope: Raul, Jorge, Sara e Sílvio

Mas de uma forma, mais profunda do que imaginam, estão ambos ligados por um laço além da compreensão…

TPM, reencarnação, almas gêmeas, “X-men” e muitos outros temas são abordados de forma leve e, as vezes, até cômicas, como a Lei de “Smurf

Gostou? Quer ler mais? Acesse:

Sumie 06/10/2010

Ótimo!!!
Está na moda o tema sobrenatural,mas esqueça vampiros,anjos e toda essa modinha,pois não será nada disso que vc vai encontrar nesse livro.O sobrenatural foi tratado de uma forma bem diferente aqui,o que me atraiu muito,por sair dessa mesmice de vampiros e anjos.A cada página vc fica mais ansioso para descobrir o que eles são.

Esse é o primeiro livro de uma saga e deixa algumas pontas soltas e mistérios não solucionados,despertando assim,ainda mais a curiosidade do leitor para saber o que acontecerá na continuação da história.Por conseguir dar um diferencial nesse tema tão batido,a Fernanda,autora do livro,me deixou muito ansiosa para ler a continuação,não vejo a hora de ser lançada.

Bruna Fernández 20/08/2010

Resenha feita para o site www.LivrosEmSerie.com.br
Se você está de fato saturado de histórias de vampiros e procura um livro diferente para ler e gosta de histórias que abordam a área do sobrenatural, comemore: Almas Gêmeas deve entrar na sua lista de livros para ler. O primeiro volume da série Evolução – que serão quatro livros – nos apresenta a história de um grupo de adolescentes que se aproximam e acabam se tornam amigos, apesar das diferenças, por dividirem habilidades não-humanas – prever futuro próximo, explodir coisas, conversar por pensamentos, entre outras – mais ou menos no estilo da conhecida história dos mutantes de X-Men.

Não se deixem enganar pelo título e capa do livro: Almas Gêmeas não é um romance meloso sobre um casal protagonista. A própria autora deixa bem claro através de seus personagens ao longo do livro de que o conceito que a raça humana tem de almas gêmeas é muito diferente do conceito real no livro. Porém, apesar de não ser focado completamente em um romance, ele existe e serve como pano de fundo para a história e junto com o romance também existem as traições, amores antigos, inseguridades e até mesmo um inusitado triângulo amoroso, do qual fica realmente difícil decidir qual par é o seu preferido.

Uma das características mais interessantes da história é que a autora balanceia muito bem as diferentes abordagens que são feitas ao longo das páginas. O drama comum da vida de um adolescente no último ano do colégio – preocupações com a carreira e vestibular, medo do futuro e da incerteza do que pode estar vindo pela frente – se mistura aos relacionamentos, quando não sabemos como agir, as dúvidas e vontades e também à abordagem das habilidades que são um fator de preocupação a mais na vida de um dos grupos, nunca ‘cansando’ o leitor e sempre apresentando novas informações.

Outra característica é que a história possue quatro narradores diferentes: Penélope, Camila, Sílvio e Fábio. Confesso que a princípio achei que isso iria somente atrapalhar a leitura pois a troca de narrador é constante, praticamente um por capítulo, mas me enganei. Não há quebra no ritmo na narrativa em nenhum momento e a troca acaba agregando um olhar múltiplo sobre todos personagens e seus pensamentos e atitudes frente às situações nas quais eles estão envolvidos, algo que não é possível quando se lê um livro que é contado por um só narrador-personagem. Ainda há o diálogo desses personagens que narram a história com o leitor, um recurso que é muito apreciado e te leva mais ainda para dentro do livro, que a autora usa com muito bom senso, sem pecar pelo excesso.

O ponto “fraco” são as páginas finais: poucas respostas são reveladas. Entretanto, acabei de ler o livro com a sensação de saber muito mais sobre o que está acontecendo do que as próprias personagens, ou pelo menos, creio que tenho uma boa teoria. Espero ansiosamente a continuação da série, que, infelizmente, ainda não tem data de lançamento.