Mara

Mara Ritanna Armeni

Resenhas - Mara

Kecia.Viana 24/03/2022

Amo contextos históricos bem feitos
Um dos livros mais bem escritos que já li.

Mara é uma personagem inesquecível.

Uma história emocionante e cheia de contexto histórico que me fez apaixonar.

Já quero ler novamente.

Geisi.Ferla 25/06/2022

Mulheres: sua força e suas dores
Romance histórico sobre as tragédias da segunda guerra partindo do contexto italiano. Narra histórias de mulheres e seus desejos de liberdade, sem abandonar a ternura, o amor e os sonhos.
A leitura é forte, sobre sentimentos, dores, amores e amizade.
Vale muito a pena.

Bia 11/12/2022

Uma amizade mais forte que a guerra
O livro conta a história de Mara e de sua melhor amiga através dos anos de Segunda Guerra Mundial, enfocando seus sonhos compartilhados, os caminhos que divergem e as consequências de suas escolhas. Considerando que quase todas as histórias de guerra são contadas pelos vencedores e do ponto de vista doa homens, este livro traz um novo olhar sobre fatos que a gente achava que sabia tudo.

Miranda 18/09/2022

Em ?Mara, uma mulher que amava Mussolini?, acompanhamos a história de duas amigas e sua trajetória da infância à vida adulta enquanto o regime fascista se desenha e se instaura na Itália. Mara e Nádia são importantes personagens femininas em um livro que conta, principalmente, o papel da mulher nos anos de fascismo na Europa.
Uma das grandes diferenças entre a protagonista e sua amiga é: uma é convicta e fanática por Mussolini e seus ideais, a outra sempre acreditou no seu líder pelo amor à Itália, pelo amor à liberdade. Com o passar do tempo, o agravamento da Guerra e acontecimentos na vida pessoal, a visão de ambas se torna divergente, sem perder a ternura e o afeto mútuo.
Mara percebe que o belo discurso de liberdade e direito femininos não passa de fachada e precisa lutar muito para manter o sustento da família após a morte de seu pai. Afinal, são tempos de guerra, racionamentos, pobreza, medo. Seus deslumbramento e fé por Mussolini e seu regime foram se tornando incertos, e ela passa a questionar se tudo aquilo que acredita realmente visa uma Itália melhor.
Achamos muito interessantes os capítulos (geralmente intercalados) que nos explicam eventos ou fatos da época. Essa diferença pode ser notada pela fonte utilizada e nos permite acompanhar a costura entre ficção e realidade de forma muito sutil e necessária. Esses e outros traços nos ajudaram a entender o sentimento da protagonista e também vivências da própria Ritanna.
Para nós, o papel da mulher foi muito bem colocado e descrito, de forma direta e, ao mesmo tempo, dolorosa. O livro também nos alerta para casos de devoção extrema, de crença e obediência a processos e práticas que desconhecemos. Não devemos acreditar piamente em tudo de primeira, devemos buscar nossos próprios pontos de vista a fim de depositar nossa confiança naquilo que realmente nos representa. Não devemos nos iludir: líderes políticos, de qualquer lado, são capazes de qualquer coisa para livrar a própria pele ou a dos seus. Não é uma questão de julgamentos, mas, sim, de observar o passado e não repetir os mesmos erros no futuro.