A mulher forte e outros poemas

A mulher forte e outros poemas Gabriela Mistral

Resenhas - A Mulher Forte e Outros Poemas

Ludmila 22/05/2021

Lindo! Não sou fã de poesia, mas me tocou profundamente!
Numa tentativa de superar os bloqueios com a poesia, um mês de encontros diários com a chilena Gabriela Mistral, primeiro latino-americano a ganhar o Nobel de Literatura, em 1945.

Antes de ter sua produção poética conhecida, a professora Gabriela se destacou internacionalmente com sua atuação na educação, principalmente das mulheres (obs. foi professora do Neruda). Na atuação internacional, passa de conselheira do Instituto Internacional de Cooperação Intelectual até assumir um posto na diplomacia chilena, pela primeira vez ocupado por uma mulher. E no meio desse ativismo, vem o reconhecimento internacional de sua obras poéticas.

Deixando a Europa no arrefecimento da 2a guerra mundial, estabelece-se no Brasil, vindo parar em Petrópolis, onde faz forte amizade com Stefan Zweig.

"A poesia é em mim, simplesmente, um colo, um sedimento da infância submersa. Ainda que resulte amarga e dura, a poesia que faço me lava das poeiras do mundo e até não sei de que vilania essencial parecida com o que chamamos de pecado original..." (P. 9)

O livro foi lançado no Brasil pela editora Pinard, @pinard.livros, que publica somente a partir de financiamento coletivo pelo catarse.
Super indico o projeto novo deles "Isso não é uma democracia"!

Barbara.Luiza 24/06/2021

O primeiro Nobel da América Latina para uma mulher!
Primeira pessoa da América Latina a receber o Nobel de Literatura, Gabriela Mistral é uma poeta e ativista chilena. Era quase um crime que não tivéssemos no Brasil tradução de sua obra adulta.

Por meio de um financiamento coletivo (e isso significa que se você não garantiu um exemplar vale conferir se ainda há exemplares a venda com a editora logo) a Pinard nos trouxe em edição bilíngue 5 títulos em um único volume.

São eles: Desolação (1922), Ternura (1924), Tala (1938), Lagar (1954) e Poema do Chile (1967).

A escolha de trazer títulos de diversos momentos da vida da autora nos permite conhecer diversas faces da poeta, dos poemas mais devotos aos mais introspectivos, das referências da geografia chilena a mexicana.

A mim me agradam mais os poemas em que a autora vê dentro de si os conflitos sem deixar de espelhá-los no macrocosmo da natureza. Foi assim que Lagar ficou sendo meu livro favorito dentre os aqui reunidos.

O posfácio de Davis Diniz nos apresenta mulher e obra sob uma perspectiva muito bonita. Indico muito a leitura desses textos antes da poesia porque muitos fatores geopolíticos atravessam a obra de Mistral e conhecê-los parece para mim uma forma de acessar novas camadas de texto.

Numa poesia que se arranca da pedra para jogar-se nas águas, o trabalho de Mistral é daqueles que sempre nos convida a retornar para afundar um pouco mais os pés na areia e vislumbrar um novo mergulho, no mar ou de cima dos Andes.
Cristian 24/06/2021minha estante
Muito bom!

Dani 25/01/2022

Mistral
Foram mais de seis meses lendo esse livro.
Não sou uma leitora assídua de poesia mas me conectei coma Gabriela e muitos poemas.

Gosto de como ela pinta em nossa imaginação as paisagens do Chile e de seu povo assim como os seus sentimentos.

Comecei a ler o posfácio com a bio dela quando estava na metade do livro e pra mim fez toda a diferença a partir de então.
Conhecendo mais sobre ela e sua trajetória me conectei ainda mais com sua poesia.

Grande mulher!

Helena 21/05/2021

Uma ótima experiência poética
Eu, que não sou grande leitora de poesia lírica, me apaixonei por Gabriela Mistral com essa antologia. Uma edição bilíngue primorosa da Pinard, com uma excelente tradução que não deixa as versões em português dos poemas atrás das originais. Excepcional seleção de poemas que nos traz um vislumbre da vida e da visão da autora. Indico para os amantes de poesia e também para aqueles que, como eu, ainda não são próximos do gênero.

isabelfilardo 19/06/2021

Uma mulher histórica
Gabriela Mistral não me toca tanto como poetisa, mas por sua relevância merecia uma edição cuidadosa como essa da Pinard Livros. Os temas são temas da terra chilena e da religião, e me remeteram a essa reflexão de como essa força feminina potente de nossa terra foi massacrada e calada em sua história. Mistral era mais fora da caixinha do que permitiram que a história contasse. Lê-la abre uma porta para que sua complexidade completa seja reconhecida.

Pablo Paz 27/07/2022

Ela quis ser nuvem
Vi na poesia dela muita imagética que remete à religião cristã, à geografia do país natal (Chile), à cultura do país que admira (México) e a sonhos. O poema 'Ela quis ser nuvem' é uma obra-prima da imagética do sonho. Mas também há outros excelentes que gostei demais e, dos 57 poemas dessa coletânea, cito-os na ordem em que aparecem: 'À virgem da colina', 'Meus livros', 'A professora rural', 'Sonetos da morte', 'Canção quéchua', 'A outra', 'Minha mãe', 'Mãos de operários', 'O mar' e o já dito 'Ela quis ser nuvem'. Minha impressão é que seus poemas é uma daqueles casos em que, para mim, a biografia do artista não explica a sua obra. Moça do interior, professora rural etc... Alguém poderia esperar uma poesia mais clean, mais concreta e mais cotidiana (como a dos grandes Cora Coralina ou do Manoel de Barros), mas vemos o oposto: muita simbologia religiosa, conhecimento de história, geografia, antenada com o modernismo e até com o meio acadêmico de seu tempo, a julgar por alguns poemas dedicados a grandes intelectuais de sua época, além de preocupações identitárias (sou ameríndia?, basca?) e filosóficas (os poemas mais difíceis tem esse viés filosófico). Na minha opinião de leitor, acho que a boa formação dela deve-se às leituras da Bíblia, como mostra o poema 'Meus livros'... Leitura literária e não necessariamente teológica, quero dizer (sai daqui, oh fanático!), como é comum nos grandes escritores do Ocidente. Não é à-toa que ela ganhou um Nobel de Literatura. Ela quis ser nuvem; conseguiu...

P.S. Essa editora - Pinard - publica livros via financiamento coletivo, na plataforma Catarse. Eu sempre compro os materiais dela porque toda edição é impecável, além de única (mas tu podes encontrar alguns exemplares excedentes no site da editora). Este livro da Gabriela Mistral é o 1º de 5 e faz parte da coleção 'Versos do Vasto Mundo' na qual pretendem, até o momento, publicar mais 4 obras de autores diferentes. O próximo lançamento será de Langston Hughes. Os links da editora e da Catarse estão logo abaixo...

site: [ https://www.pinard.com.br/ ] e [ https://www.catarse.me/users/1257299?user_id=1257299 ]

Leituras di Macondo 25/08/2021

Latinidades
Edição linda, bilíngue, repleta de textos que transbordam poesia e latinidade. Mistral canta os povos originários, seus saberes e fazeres, sua cultura, seus cantos e encantos.

Nath 19/11/2022

A ação da Pinard é linda, poder apoiar esse livro foi ótimo, ainda mais com toda a história da Gabriela. Entretanto, é uma leitura densa, demorada, tentar acompanhar o espanhol não foi muito fácil.

Adriana Scarpin 08/09/2023

Há alguns anos li um livro de poemas da Gabriela Mistral e não me impressionei, a achei muito carola. Acontece que li o livro errado, essa coletânea da Pinard me abriu os olhos para a grande poeta de múltiplas facetas que ela é.

mariaf.skumagai 29/05/2021

Uma incrível descoberta
Não conhecia Gabriela Mistral e suas obras. O livro conta a história dessa incrível escritora, poetisa, que trás tanto da América Latina em sua escrita.
Não achei um livro de leitura fácil, mas ainda sim é encantador!!

Malu 17/12/2021

Uma novidade
Acho que nunca tinha ouvido falar de nada a respeito de Gabriela Mistral até o momento onde ocorreu o financiamento coletivo para a coletânea A mulher forte e outros poemas. Foi surpreendente entrar em contato não apenas com a sua poesia mas com o Chile e o povo chileno que aparecem nelas. Dividido em cinco partes bem distintas - Desolação (1922), Ternura (1924), Tala (1938), Lagar (1954) e Poemas do Chile (1967) o trabalho de Gabriela é envolvente e rico de uma maneira única.

Maia 01/02/2022

Mistral é impecável, não há dúvida, a mim os poemos as vezes trazem um pouco de dificuldade, mas é uma falha pessoal, de leitora iniciante em poemas. Mas as temáticas são lindíssimas, principalmente as que trazem um panorama da natureza no Chile, dá voltade de ir correndo conhecer esse país tão místico e encantador nos versos.