O Trivium de Santo Agostinho

O Trivium de Santo Agostinho Santo Agostinho




Resenhas - O Trivium de Santo Agostinho


3 encontrados | exibindo 1 a 3


Ricardo 28/08/2023

Faltou...
A abordagem de Agostinho às disciplinas do Trivium aqui é muito básica. Não acrescenta muito a quem se interessa por estas disciplinas clássicas nem a quem se interessa pelo Bispo de Hipona. É quase que uma curiosidade apenas.
Mas a grande falta dessa edição é a ausência de uma introdução, ainda que mínima, situando os textos no conjunto das obras e na vida de Agostinho. Uma introdução robusta seria até mais útil que o próprio texto, creio eu.
comentários(0)comente



Vinícius 16/07/2021

O Trivium
Santo Agostinho dedicou uma fase de sua vida ao ensino de gramática e retórica. No livro Trivium, Agostinho introduz princípios da gramática do latim , além de retórica e dialética. Para quem nunca estudou latim se torna mais tedioso pois as primeiras 135 páginas são dedicadas a gramática ou seja, 2/3 do livro. Para quem já tem noção de Latim talvez aproveite mais a leitura.
comentários(0)comente



Júlio 01/05/2021

O Trivium de Santo Agostinho
*De Grammatica* -
"Latinitas est observatio incorrupte loquendi secundum romanam linguam constat"
A essência do latim consiste na observação de se falar corretamente segundo a língua romana. E isso se dá de três maneiras: (I) pela razão, segundo a técnica (gramatical); (II) pela autoridade, segundo os escritos daqueles cuja autoridade é reconhecida; (III) pelo costume, segundo aquilo que é agradável e bem aceito no uso da fala.
A gramática é a arte fundamental da palavra e, para os antigos, serve antes à fala; a escrita correta é consequência desta.
São oito as partes do discurso: nome, pronome, verbo, advérbio, particípio, preposição, conjunção e interjeição.
*De Rethorica"
São cinco as partes da retórica: (I) invenção, consiste em encontrar e conceber argumentos pertinentes; (II) disposição, consiste em bem ordená-los; (III) elocução, consiste na escolha das palavras; (IV) memorização; (V) exposição.
Em todas as coisas, o fim é aquilo a que todas elas se ordenam (?????). O fim do orador é persuadir.
*De Dialectica*
"Dialecta est bene disputandi scientia".
A dialética é a ciência do bem disputar. A disputa consiste em um exame minucioso, uma exposição de argumentos, a fim de se discutir sobre algo.
Na dialética se busca esclarecer a verdade, mas o dialético, se quiser tornar seu discurso aprazível, pode tingi-lo com coloração retórica.
(Nota: quase um mês lendo saporrakkkkl)
Viva Cristo Rei!
comentários(0)comente



3 encontrados | exibindo 1 a 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR