Inclusifique

Inclusifique Stefanie K. Johnson

Resenhas -

Larissa 19/04/2021

Mais inclusificadores e menos discurso
É impressionante como o tema de diversidade muda o tempo todo, novos tópicos e termos surgem cada dia mais. E quando se compara entre diversos países fica ainda mais gritante a realidade de cada um.
O livro trás reflexões muito legais mas não se aplicam muito ao contexto brasileiro, vale a leitura para entender as experiências multiculturais.

Dilaine 11/08/2021

Leitura obrigatória
Inclusifique é uma leitura obrigatória para todos que trabalham em empresas, as pessoas precisam entender a diferença de meritocracia e inclusão.
Um livro que te faz pensar e repensar suas atitudes.

Luiz Henrique 04/06/2023

Leitura necessária sobre Diversidade e Inclusão. Stefanie conta um pouco da sua história como profissional da área e dicas de implantação de D&I nas organizações

Luiza 02/11/2021

Um bom livro sobre diversidade
O livro aborda a questão da diversidade nas empresas e a importância do olhar atento sobre isso.

Traz uma visão de que qualquer pessoa pode se tornar um inclusificador, dividindo os potenciais inclusificadores em grupos de acordo com seus comportamentos e propõe caminhos rumo às inclusificação.

Para mim o livro só deixa a desejar quando coloca todas as pessoas de grupos subrepresentados juntas e ignora as especificidades de mulheres, pessoas pretas, população LGBTQIA+, pessoas com deficiência e demais recortes diversos.

Larissa 01/08/2022

Para praticar ? e internalizar ? o que é inclusão
O livro é incrível para de fato trazer o que é inclusão ao âmbito da prática. Uma vez que vivemos em um mundo diverso, em que já não é mais possível ignorar as diferenças, é muito importante aprender sobre o olhar do outro.

Kaio.Vilhena 09/07/2021

Leitura interessante em minha opinião o viés profissional é bem explorado no livro, ao passo que ta sempre tentando provar que um ambiente mais inclusive deixará o seu local de trabalho mais eficiente, inovador, produtivo e etc.

Gabis 12/08/2021

Essencial.
Inclusifique, para mim, é daqueles livros que todos deveriam ter na cabeceira e consultar de vez em quando.
Foi um pouco criticado no Brasil por não aprofundar tanto na pesquisa nos grupos minoritários, colocando todos na ?mesma caixinha?.
No meu ponto de vista, a autoria condensa todos os anos de estudo em diversidade e inclusão e o foco não são as minorias, mas sim o perfil das loucuras dos líderes não inclusificadores e como lidar com cada um deles.

Cassiano 14/10/2021

Valeu a leitura!
Considerando que foi a primeira obra que li com o tema focado na diversidade, achei o conteúdo muito interessante embora seja bem abrangente e não aprofunde muito os conceitos. Curioso acompanhar os diferentes perfis de pessoas que lidam com o tema em questão, no qual vamos nos identificando em algum ponto ou outro durante a leitura e que traz boas reflexões sobre os nossos vieses inconscientes.
Acho que todo mundo deveria ter acesso a esse tipo de informação, pois muitos não entendem a importância de se ter empatia e de entender as assimetrias que existem na sociedade???. A história traz fatos, o livro trás alguns dados e cabe a nós mudar o futuro não sendo apenas otimistas.

Marília 05/11/2021

Gostei especialmente da parte sobre os vieses inconscientes. Quantas atitudes a gente toma de maneira automática.

@aloeliane 06/02/2022

Necessário para líderes!
O livro traz fórmulas muito boas para que você possa implantar programas de diversidade em sua organização/equipe, bem como explica os vieses de gênero, a formação dos preconceitos e orienta, de forma clara e direta, a responsabilidade de cada e de toda pessoa com os níveis de desigualdade que existem hoje em todas as organizações.

Todas as pessoas em cargo de liderança deveriam ler para que pudessem melhorar as condições de diversidade de suas equipes.

LariLeitão 21/06/2021

Inclusifique
Incluir e fazer sentir que pertence.
Esta obra mostra que o caminho da inclusão é longo. Fazer pertencer e dar isonomia a todos tem muitos viéses.

Porto 19/08/2021

Um olhar prático pra D&I
Livro aborda de maneira muito pratica e clara, com vários exemplos e vivências da autoria, como analisar seu perfil com relação a diversidade e inclusão e com podemos avançar para um perfil inclusificador. Fica claro a importância do tema e que precisamos fazer acontecer.

Pat*Nascimento 28/06/2022

Indispensável para líderes!
O livro é um excelente ponto de partida para entender porque trabalhar inclusão e pertencimento nas organizações. Apresenta os conceitos de forma clara e bem fundamentados, além de proporcionar vários insights para que líderes possam desenvolver este foco na prática.

Nerd Leitor 06/11/2022

É hora de mudar!
O Brasil é (mal) conhecido por ser um país com racismo estrutural, homofobia enraizada e o país que mais mata pessoas trans e travestis no mundo.

Nos últimos anos a discussão sobre a presença de pessoas LGBTQIAP+ no mercado de trabalho ganhou força e é cada vez mais debatido. Afinal, incluir pessoas da comunidade é apenas contratar

Essa e muitas outras discussões estão expostas nesse livro. É uma leitura interessante e essencial para quem quer liderar pessoas, quem já lidera ou até mesmo quer aumentar a inclusão de sua empresa.

São diversos caminhos a serem seguidos e nem sempre sabemos o que é o correto no momento. É interessante ver como o termo "inclusificar" é colocado nesse texto.

Eu recomendo muito para todos (e todes)!

Bruna.Lucas 26/02/2024

A loucura de cada um
O livro começa contextualizando o que significa inclusificar e nos apresenta a teoria da autora. Em seguida se divide em perfis de líderes e traz exemplos reais, baseados em entrevistas e pesquisas com pessoas líderes em grandes empresas dos EUA.

É interessante a maneira como ela conta as histórias, criando o perfis para os líderes (Gerente Meritocrático, Paladino da Cultura, Otimista?), trazendo a ?loucura? de cada um e listando as ações que podem ajuda-los para caminharem rumo a inclusificação. Gostei dos exemplos práticos e das descrições dos perfis, é possível identificar qual é o tipo do seu líder ou o seu, se você for líder. E também refletir sobre o tipo de líder que você seria, se (ainda) não chegou lá.

Acho inteligente usar o termo ?inclusificar? ao invés de ?diversificar?, afasta menos quem tem opiniões conservadoras sobre o assunto. Independente da loucura de cada um, quem não quer se sentir pertencente? E a parte de incluir, acredito que foi bem trabalhada, fala bastante sobre empatia, vieses e escuta ativa.

Trata-se de uma perspetiva norte americana, é o olhar de uma autora hispânica que vive nos EUA. Se for trazer para a realidade brasileira, alguns métodos podem não se aplicar.

A leitura é bem válida para quem está buscando estudar sobre diversidade, ainda mais para quem é líder.