A Calça Dos Mortos

Resenhas - A Calça Dos Mortos

luke - among the living. 11/09/2021

É o fim da bad trip.

Aparentemente.

Ler os livros da série Trainspotting foi uma das melhores escolhas que fiz esse ano, e já sinto saudades. "A Calça dos Mortos" consegue terminar a série de forma sensacional. Virei um fã tremendo do Irvine Welsh, e já pretendo ler outros livros dele.

É isso. Satisfação.

Drigo.Cardoso 19/08/2021

Cabeças do Leith
Foi uma bela trajetória acompanhar os garotos dos conjuntos habitacionais do Leith até aqui, Irvine Welsh encerra de forma magnífica a série Trainspotting sem perder a mão para o humor ácido e a ironia.

Juliano.Ramos 04/06/2021

SPOILER

O livro final, ou o último livro da série trainspoitting é Irvine Welsh em sua melhor fase, todas as pontas soltas dos 4 livros anteriores são amarradas nesse livro. A cada página é como se uma história nossa estivesse acabando, Renton, Sickboy, spud e Franco, formam um quarteto único onde amor e ódio se confrontam, quando um deles morre, é como se alguém próximo estivesse morrido de fato em nossas vidas, "tipo assim cara". Além do humor acido, da violência, da crítica social, futebolística a história desse livro é incrível com um desfecho onde há redenção e incógnitas no ar. Aparentemente a série acabou, mas seria bom voltar a ler esses inúteis, e espero que isso aconteça.

Fábio Morcego 22/02/2023

Restaram pontas soltas.
Não sei se a intenção do autor era acabar por aqui ou se ele pretende esticar a franquia enquanto estiver rendendo mas o fato é que esse livro deixou uma importante "ponta solta" que até parece que vai se resolver mas o livro acaba sem você saber o que será da personagem em questão.
Além do mais fiquei bem triste com o Spoiler da sinopse. (Tanto com o Spoiler quanto com quem ocorreu o fato).
Mais um livro que só indico para quem é fã da franquia e já leu os anteriores.
TNad7 22/02/2023minha estante
Ele continua a franquia com personagens secundários em vários outros livros, só não sei se ele fecha essa tal ponta, ainda tô lendo skagboys.
Os livros que continuam se não me engano é "cola" e "uma boa corrida" mas talvez ainda tenha mais alguns, sei que um deles é com o terry refresco do livro 2 e outro é com o rapaz que o sickboy transforma em ator Pornô.

Paulyne 25/04/2021

"Olá, velho amigo. Já faz um tempão que não te vejo." A frase que encerra "O Artista da Faca" serve de gancho para o livro final da série Trainspotting. Estive esperando demais esse reencontro acontecer, e o dos quatro juntos é melhor ainda (mesmo sem Rab).
Palavras que definem este livro: reencontro, confusão, morte e redenção.
Carla.Maciel 27/04/2021minha estante
estou louco para ler esse livro.
O autor mata mesmo um deles!

Natiele Soares 18/05/2021minha estante
Ganhei esse livro, mas estou sem informações sobre ele. Esse livro pode ser lido de forma independente do restante da coleção ou ter que ler em ordem?

Paulyne 23/05/2021minha estante
Carla Maciel: Sim! :/
Natiele Soares: Recomendo ler em ordem

Zeka.Sixx 11/03/2022

Mais um imperdível capítulo do "Welshverso"
Este é o quarto - e último - livro da "saga Trainspotting", formada pela "prequel" Skagboys, pelo celebrado "Trainspotting" e por sua continuação, "Pornô". Poderia incluir também o livro "O Artista da Faca" - que não li -, mas ele é mais uma "aventura solo" do personagem Begbie, então não conta.

Ambientado em 2015/2016, o romance se passa cerca de 17 anos após os eventos de "Pornô". Renton, Sick Boy, Spud e Begbie, os velhos amigos do bairro do Leith (em Edimburgo/Escócia), estão todos agora na casa dos 50 anos. Renton se tornou um bem-sucedido empresário de DJs de música eletrônica; Sick Boy mora em Londres e tenta emplacar sua mais nova empreitada, uma agência de acompanhantes de alto nível; Spud continua vivendo à margem da sociedade e o ex-psicopata Begbie, de forma surpreendente, se reinventou como um artista plástico de sucesso, morando na Califórnia com sua esposa e duas filhas.

Como esperado, não demora muito para que as coincidências cósmicas do destino façam com que os caminhos dos quatro amigos voltem a se cruzar. Antigos rancores são despertados, rivalidades são reacesas, contas são acertadas. Welsh insere todos os elementos nos quais é mestre: drogas, violência, sexo, nostalgia, futebol (há um capítulo memorável sobre uma vitória épica dos Hibs, time do coração dos protagonistas), referências à cultura pop...

Mas o que mais se destaca é um elemento que já havia me chamado a atenção em "Pornô": o peso da passagem do tempo sobre os personagens. Se em "Pornô" eles refletiam sobre o impacto de ter rompido a barreira dos 30 anos, aqui eles enfrentam os clássicos dilemas da meia-idade, enfrentando a dura realidade de que se tornaram tiozões, obsoletos em um mundo em que tudo é efêmero como uma postagem de rede social, enquanto, por mais que se esforcem em maior ou menor grau para mudar, seguem cometendo os mesmos erros e mantendo os maus hábitos que os detonaram trinta anos antes.

Senti um sensação de "fim de ciclo" nesse livro; me parece que será realmente o último da gangue de Trainspotting, já que não ficam pontas soltas para uma eventual continuação. Se for assim, Welsh nos deixou mais uma obra-prima do seu "Welshverso".

"- Os DJs não usam vinil desde que John Robertson torcia pros Hibs. Se você não estivesse doidão desde a merda do 11 de Setembro, teria percebido essa [*****]. É por isso que você tem braços de uma merda de macaco, carregando essas caixas. Uma merda de USB, é só disso que você precisa. Larga seu set no Pioneer, aperta play e dá socos no ar como um babaca imbecil. É ISSO que é ser DJ agora. Tome tecnologia, não ecstasy!"

Raoni Pereira 12/01/2023

Será o fim da gangue do Leith?
Irvine Welsh conseguiu reunir os personagens principais na obra iniciada "Trainspotting". Muitos eventos e mudanças aconteceram desde o clássico dos anos 90's.

Não se enganem, as drogas deixaram de ser o centro da vida de Renton, Sick Boy, Spud e Frank Begbie, mas não foram totalmente eliminadas de suas narrativas.

Há algumas reconciliações, porém as trapaças continuam presente. Com humor ácido, sarcasmo e críticas a "era das redes sociais", o enredo é bem atual sem perder as características comuns aos personagens.