Sobre a terra somos belos por um instante

Sobre a terra somos belos por um instante Ocean Vuong

Resenhas - Sobre a Terra Somos Belos por um Instante

juliadeletras 01/10/2023

Foi uma experiência muito boa a leitura desse livro. É lindo ver as descobertas do personagem e há uma urgência e angústia em muitas partes da história dele que ele está contando em cartas. É um livro muito bom, apesar de ser um livro super denso e demorado de se ler.

Eu fiz um vídeo sobre esse livro no meu canal. Vai ser um prazer te ver por lá :)
Moringan 01/10/2023minha estante
Qual o seu canal? Deixa aqui.
Adoraria ver o vídeo

juliadeletras 01/10/2023minha estante
é esse video aqui https://youtu.be/xSq9KiOe4fQ

juliadeletras 01/10/2023minha estante
É o mesmo nome daqui, Júlia de Letras. Tem o link na bio, mas é só pesquisar o nome do livro no YouTube que eu acho que aparece lá

Moringan 01/10/2023minha estante
Está certo, obrigada!

Lima 30/09/2023

Poesia em forma de memória
Sobre a terra somos belos por um instante com toda certeza é um livro muito emocionante, peguei ele para ler sem saber de absolutamente nada e fui surpreendido por uma enxurrada de acontecimentos em meio das memórias de um filho vietnamita.
O livro trata de diversos assuntos e críticas, a homossexualidade, a xenofobia, o vicio, e uma relação confusa, carregada de magoas e amor, sobre não apenas um sobrevivente, mas em tudo aquilo que a sobrevivência carregou.
A escrita do autor em alguns pontos se torna confusa, ja que, o livro é um remendado de memórias não necessariamente lineares, apesar desse detalhe, sua escrita poetica me conquistou e não me impediu de compreender e desfrutar de sua história.
Definitivamente foi um livro maravilhoso, amei a obra e a forma como a autodescoberta do "cachorrinho" sobre si mesmo, sua própria identidade e interesses foi transmitida, fazendo a leitura ser bonita e marcante.
Dep quá

Fabio.Nunes 22/09/2023

Dep quá - É bonito
Sobre a terra somos belos por um instante - Ocean Vuong
Editora: Rocco, 2019

Já deu para ver só com o título que se trata de uma obra melancólica?
Vuong, num texto que mescla prosa e prosa poética - mesclando fases temporais diferentes - nos coloca na pele de "cachorrinho", nosso protagonista. Descendente de vietnamitas, vive com a avó e a mãe nos EUA.
Todo o texto escrito em forma de carta para a própria mãe.

Este é um romance que trata de exclusão, de desestrutura familiar, de abusos, de autodescoberta, de segregação étnica, de abuso de drogas, do horror da guerra, de morte; mas também de pertencimento pelo amor.

A escrita vai muito bem na prosa mas não me convenceu tanto na parte poética, flertando com a ininteligibilidade em alguns momentos.

O livro todo tem uma tonalidade cinza, pesada, mas sem exageros. E você percebe isso por conta do contraste que o autor deliberadamente propõe com a inserção de Paul na estória. Paul é um lugar de respiro - lembre-se disso caso leia o livro.

Recomendo a leitura.

Gabi 20/09/2023

Ocean Vuog em menos de 300 palavras nos entrega uma enxurrada de acontecimentos que aos poucos se unem e formam essa obra de arte. O livro se trata de uma carta íntima e sincera de um filho para sua mãe, e nos leva a conhecer uma família imigrante que possui traumas da guerra do Vietnã e como é dolorosa a perda gradativa da sua cultura e sua língua para adaptar-se a realidade americana.
Livro belíssimo, do começo ao fim. Amei demais

Alice587 20/09/2023

Apesar de ser um livro curto, foi uma leitura muito impactante. Ler sobre os sentimentos e confusões de outra pessoa sempre me ajuda a refletir sobre minha própria vida.

Micheli Marques 18/09/2023

Acho que fui com muita expectativa para a leitura, apesar de ser um estilo que eu gosto, no caso quando uma pessoa conta "algo" à uma outra, não me prendeu, achei bem lento e um pouco massante. Como já ouvi muitos elogios ao livro pode ser que li em uma época errada, mas infelizmente não gostei.

skuser02844 15/09/2023

Eu só não dou cinco estrelas, porque o final pra mim foi meio embaçado e demorei pra ler! Mas é muito bom, meu livro no Kindle tá inteirinho marcado, vale o hype!

lipeleu 13/09/2023

Ouvi tanto sobre esse livro que acabei indo com muita expectativa. Apesar de ter trechos bem interessantes, não funcionou pra mim. Uma pena.

Julia Ledra 13/09/2023

Me decepcionei um pouco com esse livro…
É o tipo de livro que não acontece muita coisa, são devaneios e divagações do narrador te mostrando momentos da vida dele de uma forma não linear. E pessoalmente eu achei isso tão sem rumo e sem propósito que me dava muita preguiça de ler o livro - tipo pra que que eu vou ler o livro se ele não tá indo pra lugar nenhum?

Por outro lado, mesmo o livro tendo um objetivo, enquanto eu lia ele eu conseguia ler por muito tempo, porque ele é fácil de ler e esse formato meio sem rumo remete bastante à uma conversa com um amigo, então dá pra seguir por muito tempo sem cansar.

Mas apesar disso, quando eu parava de ler eu pensava: sobre o que é esse livro?

O livro fala sobre xenofobia, solidão, traumas geracionais, se descobrir LGBT, primeiro romance… Ele mostra momentos da vida do protagonista em que esses temas são vistos, mas a narrativa é quase como um fluxo de consciência, misturando parágrafos sobre um tema com o outro, o que cria uma confusão na história.

Isso dificultou que eu me importasse com qualquer coisa que acontecia no livro, porque me afastava de todo mundo. A única parte que eu gostei de verdade foi a história da avó do protagonista (e isso se passou em 1 capítulo…).

DéboraMP 10/09/2023

Sobre a terra somos belos por um instante
Esse livro é curto, mas não é rápido de ler. Bom, até pode ser, mas minha dica é que seja lido com calma, sem pressa.

Ele é uma prosa poética, então tem muitas mensagens nas entrelinhas, bastante sofrimento, muitas memórias que se fundem e é preciso bastante atenção para entender como essas fusões conversam.

Aqui, acompanhamos a história de Cachorrinho, um menino com descendência vietnamita. Ele escreve uma carta para sua mãe, que não sabe ler, e então sente-se a vontade para revelar muitos segredos à ela.

Nessa carta, que na verdade é o livro todo, Cachorrinho traz suas memórias de criança e adolescente, revivendo a relação conturbada que teve com sua mãe, a relação afetuosa com a avó e um romance bastante problemático com Trevor.

Através dessa história conhecemos um pouco da cultura vietnamita, os impactos da guerra que perduram por gerações. O livro também fala sobre violência, homosexualidade, drogas, o poder da escrita.

O personagem propõe reflexões sobre como a nacionalidade e a língua falada podem ser fatores que te condenam para a vida toda. Sobre quanto dura uma guerra que, mesmo terminada, afeta ainda muitas gerações que tem essas histórias revividas e recontadas de geração em geração, até que percam força.

Eu sofri junto com as personagens. Eu queria acolher, ajudar, queria mudar a história deles; tão envolvida me vi lendo essa história.

A história é, em sua maioria, bastante dramática, mas tem as partes hot, tem partes ternas e engraçadas - embora sejam pouquíssimas.

Gostei muito dessa experiência de leitura!

Alessandra.Adams 09/09/2023

"Em um mundo infnito como o nosso,
O olhar é um ato singular: olhar para
algo é preencher toda a minha vida
com aquilo, ainda que brevemente."

Dani.Odete 09/09/2023

Arrastado!!
A história de um filho que escreve uma carta a sua mãe analfabeta,em meio a tantas lembranças e dores poderia ser perfeito e inesquecível se não fosse a escrita arrastada e floreada demais do autor,a ponto de ter me feito desconectar de um relato que realmente me emocionou no início. Mas do meio para o final o livro fica pesado e lento além de sair por vários capítulos da narrativa. Que pena,esse foi o livro de 200 pags.mais longo e demorado que já li.

Camila 09/09/2023

Demorei mais do que gostaria.
É doloroso. A narrativa de um filho, que discorre sobre os traumas geracionais, e sobre como as vivências da família e o passado impactaram na sua criação e formação como ser.
Uma existência política, um descente de imigrantes, um filho que não viveu a guerra mas lidou com os impactos dela.
Sua relação visceral com a mãe, o pouco entendimento sobre o mundo, mas ainda assim, um tentando entender as dores do outro.
Não somos monstros.

O final me soou abrupto, pouco desfecho, mas há algum desfecho na vida?

clara! (taylor's version) 08/09/2023

Leitura obrigatória, um livro que consegue tratar sobre assuntos inimagináveis no contexto de uma família vietnamita superando a guerra. cada página vale a pena.
fontbooks 08/09/2023minha estante
oi pode curtir minha última publicação

Claudia 08/09/2023

Fui atropelada pelas palavras deste autor vietnamita. Encantamento, assombro, tristeza, raiva, incômodo são alguns sentimentos que essa leitura despertou em mim.
Recomendo muito!!