Como cultivar uma vida de leitura C. S. Lewis

Resenhas -

AsaReader 02/01/2022

Um livro para todos os leitores!
Mais um queridinho que terminei de ler e amei. Um livro que fala sobre livros; amo! É uma daquelas leituras que fluem e quando vc se dá conta já foi!

Neste livro você encontra a reunião de escritos e cartas sobre a importância e alegria de uma vida dedicada aos livros. O autor revela o que amava na leitura e o que significa aprender por meio da literatura. O livro é cheio de dicas preciosas para quem lê e quotes maravilhosos. Ainda tem várias resenhas sobre livros do Tolkien, a Divina comédia, sobre Jane Austen, Platão e Aristóteles entre outros.

Clive Staples Lewis (1898-1963) foi um dos gigantes intelectuais do século XX e provavelmente o escritor mais influente de seu tempo. Era professor e tutor de Literatura Inglesa na Universidade de Oxford até 1954, quando foi unanimemente eleito para a cadeira de Inglês Medieval e Renascentista na Universidade de Cambridge, posição que manteve até a aposentadoria. Lewis escreveu mais de 30 livros que são lidos até hoje.

Deixo uma citação favorita desse livro para sua reflexão:

"[...] Ao ler grande literatura, eu me torno mil homens e, mesmo assim, continuo a ser eu mesmo."

Por essas e outras que sempre vale muito a pena ler C.S. Lewis.

Larissa.Arcanjo 17/08/2021

"Ver através do olhar de outros"
Esse livro me deixou com um sorriso no rosto. É uma seleção de vários textos e cartas com o tema da leitura, e é notável o prazer que o autor tinha nessa atividade e como isso fazia parte de quem ele era, como a leitura o moldava.

Me fez refletir bastante sobre a qualidade das minhas leituras, tanto sobre tipo de livros que estou lendo quanto a forma em que os leio. O quanto a leitura tem me mudado e me moldado? Com certeza vou pensar mais nisso em minhas próximas leituras.

Além de tudo, como existem seleções de algumas cartas no livro, me senti como se estivesse em uma conversa particular com o autor hahaha.

Vale muito a leitura, principalmente se você é um amante da literatura.

25/05/2021

Como cultivar uma vida de leitura
Nessa obra, Lewis aborda de forma extremamente leve a importância da leitura e como ela pode mudar nossa maneira de enxergar o mundo. Além disso, ele revela como fazer da leitura um prazer e não uma obrigação.

"A criança não despreza as florestas reais porque leu sobre florestas encantadas; a leitura faz todas as florestas reais um pouco encantadas."
Laura Lima 25/05/2021minha estante
Lewis nunca deixa a desejar ?

Rike 25/05/2021minha estante
Acredito que Lewis traz algumas reflexões ao leitor. Porém, tive algumas discordâncias (poucas) com o livro Cristianismo Puro e Simples.

26/05/2021minha estante
Laura, queria ser amiga dele hahaha! ?

Rike, ainda não tive a oportunidade de ler esse livro (Cristianismo Puro e simples) iniciei mas tive que parar no primeiro capítulo. Pretendo finalizar esse ano ainda. Discordar faz parte, não é? ?

Rike 26/05/2021minha estante
Faz parte

yaslendo0 25/05/2022

????
Literalmente se fizessem um livro de lista de compras do C.S. Lewis e botassem pra vender eu compraria com tranquilidade, tudo de bom! Já posso tirar minha carteira de literata?

_Luiza_ 28/05/2023

?A leitura faz todas as florestas reais um pouco encantadas?
Esse livro é perfeito para todos os leitores porque é simplesmente um livro que fala sobre a leitura e é uma delíciaaaa de ler. Ele é bem curtinho e quando você vai ver já acabou. Me identifiquei demais com várias partes e tem quotes maravilhosas! 5 ESTRELASSSS QUOTES FAVS: ?Ao ler grande literatura, eu me torno mil homens e, mesmo assim, continuo a ser eu mesmo.? ?Queremos ver com outros olhos, imaginar com outras imaginações, sentir com outros corações, e com os nossos próprios também.? ? Os meus olhos não são o bastante para mim. Eu vejo através dos olhos dos outros. A realidade, mesmo vista através dos olhos de muitos, não é o bastante. Eu verei o que outros inventaram.? ?a leitura faz todas as florestas reais um pouco encantadas.? ?

Sarah Santiago 15/10/2023

Eu normalmente gosto de livros do C.S Lewis,mas esse foi um pouco tediante d cansativo. Não me chamou tanta atenção quanto os outros.

22/10/2023

Na obra Como Cultivar uma Vida de Leitura, C. S. Lewis presenteia-nos com um compêndio de sugestões, dicas e observações reunidas de forma concisa sobre como qualquer pessoa pode cultivar o hábito da leitura. Por meio de uma linguagem deveras acessível e análises simples, mas proporcionalmente categóricas na mensagem que pretendem transmitir, o autor apresenta ao leitor maneiras de se buscar a beleza de se ler para além de algo que seja mecânico e, por vezes, até feito por obrigação. A própria obra propõe-se a ser uma imagem agradável dessa beleza que o autor deseja demonstrar.

Beka 23/06/2022

Marcante
Que livro maravilhoso! Sem dúvida alguma me marcou muito, me considero com outra visão literária após essa leitura, recomendo para qualquer pessoa, independente da idade ou gosto, leitura necessária.

Day 14/06/2023

Que livro incrível.
Este livro é basicamente de como ser um leitor e aprimorar mais uma vida de leitura ávida e alegre.Acho que todo leitor deveria ler esse livro.
Ele citando Jane Austen AAA
Por que lemos?
"Queremos ver com outros olhos,
Imaginar com outras imaginações,
Sentir com outros corações,e com os
nossos próprios também."

Só LEIAM!!

ClaOex 03/05/2023

Maravilhoso!
Esse livro é uma leitura muito rápida e isso melhora: é um livro que fala de livros ??
É um livro muito reflexivo e que eu super indicaria a alguém!! rsrs

Daniela Dos Santos 04/04/2023

Se tão somente nós desafiamos para ler mais, para reler os livros que nos ajudaram de alguma forma, certamente nossos pensamentos seriam outros.
Esse livro me fez pensar nos livros, autores que eu gosto, porque eu gosto? Esse livro mostra que devemos ler com prazer.

-Ka 19/12/2023

Como cultivar uma vida de leitura
?Não neles, mas por meio deles: Os livros ou as músicas nos quais pensamos que a beleza estava localizada nos trairão, se confiarmos neles; não é que isso estava neles, apenas que veio por meio deles, e aquilo que veio por intermédio deles era apenas um anseio.?
Não é um livro ?escrito? por ele, é uma junção de pedaços de cartas, resenhas e capítulos de livros do Lewis. Partes que falam sobre livros, leitura etc. Achei maravilhoso, a visão dele sobre esse mundo e principalmente sobre conto de fadas me agrada muito, aprendi com esse livro e recomendo a leitura.