Projeto Ares

Projeto Ares Goldfield

Resenhas - Projeto Ares

marcosyyk 09/10/2023

Gostei!
Fiquei curioso quando li as resenhas do livro e decidi ler para ver como isso funcionaria, e olha, amei! O livro funciona muito bem e de certa forma me trouxe uma nostalgia de alguns jogos que joguei. Fiquei imaginando algumas cenas da história, e isso tornou a leitura ainda mais nostálgica, pois nessas cenas eu tentei imaginar com alguns personagens de jogos que já joguei.

A história é bem clichê, mas funciona incrivelmente bem, e é bem fluida, cheia de ações, momentos tensos e também emocionantes. Algumas descobertas eu já imaginava, mas mesmo assim elas foram bastante chocante. Fiquei bem feliz e satisfeito com o final, toda a construção foi bastante emocionante e foi merecido para os personagens.

Curti bastante todos os personagens, mesmo aqueles que tiveram pouco tempo de ?tela?. Alguns eu torci para que estivessem bem e no fim queria que tivessem se lascado no lugar de outros, mas faz parte.

Quero conhecer mais desse universo e de outras obras do autor, achei bem diferente e interessante essa ideia do livro, além de ter sido uma leitura bem gostosa para mim.

A.A_Hansen 27/12/2022

Zerei a tripa
É tudo muito clichê pra quem conhece games e ama resident evil ?
Sim, tava tudo realmente ali na nossa cara o tempo todo.
A fórmula toda ali sendo seguida mais mesmo assim é de uma audácia a forma com que a história prende.
Eu comecei a ler e simplesmente não conseguia parar de pensar na caçulinha lá naquela ilha.
Essa história não só é uma linda homenagem as outras obras (games e filmes) com todo esse contexto mais sinceramente acho que deveria se converter em um pois eu iria consumir até o talo com certeza
Senhor Goldfield, saiba que quando eu crescer quero escrever como você.

Luiz Teodosio 30/04/2021

Para quem curte o survivor horror dos jogos
Quer tentar experimentar a narrativa clássica de um survivor horror no formato de um livro? Talvez Projeto Ares: A Ilha X seja uma boa pedida. Bastante inspirada em Resident Evil, acompanhamos a luta pela sobrevivência em uma ilha repleta de mutantes criados nos laboratórios de uma empresa farmacêutica. Além das inspirações, há bastante referências e easter eggs a Resident Evil, o que pode gerar alguns momentos de “eu entendia a referência” a fãs da franquia.

O desenvolvimento da trama segue o estilo dos jogos desse gênero, com bastante exploração, leitura de “documentos” e “quebra-cabeças” para acessar novas áreas. A escrita parece seguir os moldes dos livros escritos por S.D.Perry para a franquia RE, com bastante descrição de cenário enquanto a protagonista explora todos os cantos de onde ela está presa. Contudo, acredito que o autor pesa a mão ao tentar descrever cada recinto da forma mais minuciosa possível, o que acaba prejudicando o ritmo do livro após algum tempo. Há também um excesso no tamanho dos documentos, que poderiam ser mais enxutos.

Uma ideia muito bacana são os mapas feitos ao estilo RE. Eles auxiliam bastante na visualização do trajeto da personagem. Porém aqui faço mais uma crítica. Um novo mapa só aparece depois que a personagem explora quase todos os cantos dele, e o autor aproveita para marcar elementos e eventos da história no próprio mapa. No entanto, assim como os mapas nos livros de fantasia já estão acessíveis para o leitor já nas páginas iniciais, a fim de ajudá-lo a se guiar geograficamente no universo da história, os mapas da Ilha X também poderiam estar disponíveis logo no começo, para que a qualquer momento ele possa ser acessado (tal como é num survivor horror, que, embora seja necessário achar o mapa primeiro, é mais fácil memorizar a imagem do cenário do que descrito num livro). Se o autor for escrever um próximo livro nesse estilo, minha recomendação é manter os mapas com os “spoilers” no meio dos capítulos, mas adicionar os mapas em seu formato cru no começo do livro.

Curiosamente, esse livro faz parte de um universo literário do autor: o Adamsverso O epílogo causa um pouco de estranhamento, já que esse é o primeiro livro desse universo que eu leio. Contudo, é uma história fechada que não depende de outras leituras para ser compreendida.

Nota: 7.0

site: https://literaponto.wordpress.com/