Notas para uma definição do leitor ideal

Notas para uma definição do leitor ideal Alberto Manguel

Resenhas - Notas para uma Definição do Leitor Ideal

Danilo Parente 14/01/2022

Em Notas para uma definição do leitor ideal, Manguel traz reflexões sobre diversos temas que norteiam o mundo dos livros. São ensaios sobre o papel do leitor, do escritor, do editor e do tradutor, e também sobre censura, democracia e fake news. Manguel também fala da importância de ler um livro de forma profunda e não de forma rasa, pois quando lemos algo de forma a explorar os nossos limites, estaremos reconhecendo a nossa própria biografia. Citando Pinóquio como exemplo, Manguel recorre ao fato de que quando Pinóquio aprendeu a ler, ele sabia assimilar as palavras, mas não as digeria. Nesse sentido, essa é a questão que Manguel aborda: "...os livros não passam a ser realmente seus, porque ele, no final de suas aventuras, continua sendo incapaz de aplicá-los à sua própria experiência."

De forma geral, achei um bom livro, pois traz opiniões muito importantes sobre o universo da leitura e sua aplicabilidade na nossa vida cotidiana. Contudo, tiveram alguns ensaios que eu não consegui aproveitar bem e acabei achando a leitura um pouco enfadonha. Talvez eu possa aproveitar melhor esses ensaios numa releitura. Esse foi o meu primeiro contato com Manguel e gostei da experiência.
Flávia 16/03/2023minha estante
Leia "Com Borges" e "Encaixotando minha biblioteca". Acho que como o livro é uma coletânea de textos, acaba dando essa sensação mesmo.

Coruja 17/06/2021

Manguel é um daqueles autores que quando anunciam “vai sair livro novo”, eu já saio pulando e gritando “cadê, cadê, cadê?”. Embora eu deva fazer um adendo: gosto demasiado dele como ensaísta, mas não tanto como romancista. Enfim… bati o olho na pré-venda de Notas para uma Definição do Leitor Ideal e morri de felicidade de saber que tinha coisa nova dele para ler.

É curioso porque o ensaio que dá título ao livro já tinha saído por aqui (em outra coletânea, À Mesa com o Chapeleiro Maluco), mas, exceto por ele, todos os outros textos me eram inéditos. Na verdade, de uma certa maneira, todos os livros do Manguel parecem dialogar entre si, giram em torno do mesmo tema - então quer tenha ou não lido algo antes, há familiaridade em todo novo título. Inclusive porque, como de hábito, Manguel dá mostras de sua erudição com uma simpatia e uma paixão pela literatura que são inspiradoras.

Nos textos aqui coletados - entre artigos e palestras - fala-se do livro e de todos os seus desdobramentos; de dicionários, censura e educação; dos papéis de leitor, autor, editor; adentra-se o papel social dos intelectuais como vozes importantes na luta pela democracia, fake news e outras variantes. Tudo, sempre, com um tom afável que te faz pensar estar tomando um café com o Manguel. Uma delícia, sem dúvida (e ótimo para dar ganchos e ter ideias para futuros ensaios para o blog).

site: https://owlsroof.blogspot.com/2021/06/o-resumo-da-opera-leituras-e-releituras.html

EduardoCDias 25/11/2022

Leitor sempre
Excelentes reflexões sobre literatura, livros e leitores. Vários textos que nos envolvem, juntamente com escritores e personagens, no mundo das letras.

borocochxo 30/01/2023

decepcionada
tem alguns ensaios ótimos, mas a seleção de forma geral é ruim. talvez eu tivesse altas expectativas.

Carolina 20/08/2023

"Os livros são então mundos de papel e tinta..."
Um livro repleto de textos de coletânea, onde Alberto Manguel nos traz reflexões sobre o que nos faz leitores ideias. Grandes histórias sobre a criação dos livros, sobre grandes escritores, sobre todo o processo da escrita, das capas, das traduções, enfim. Esse livro não teve um canto sequer em que eu não tenha rabiscado e feito marcações.

"E meus livros me davam a imensamente generosa possibilidade de ser quem eu bem entendesse."

A forma que eu me enxergava como leitora mudou completamente após a descoberta desse livro, me permitindo embarcar na literatura exatamente como eu deva ser. Aquela que escolhe bem o que lê e como o lê, no ritmo mais único, sem pressa. Que pense tudo um pouco e sem medo dos julgamentos. Sempre me cobrei muito em cumprir metas (metas essas que eu mesma me colocava) e com o dia a dia, se tornava impossível.

"A leitura me oferecia, e ainda me oferece, como espectador privilegiado, o reino deste mundo e de qualquer outro mundo imaginável, de maneira mais íntima e convincente que a própria realidade."
Leo 21/08/2023minha estante
Nossa, que resenha maravilhosa!

Fabio.Nunes 19/07/2023

Entrei numa cilada
Comprei o livro achando que encontraria um ensaio sobre o hábito da leitura e talvez com dicas e análises literárias. Era uma cilada, Bino.
Essa é uma obra de ensaios totalmente diversos e compilados num nome que é tão somente o último capítulo.
Não rolou.

JuKirchhof 20/04/2024

Brilhante como sempre
Manuel é uma das mentes mais incríveis que podemos acessar através dos livros. O conhecimento que absorveu e a forma como ele relaciona em seus ensaios todos os anos e experiências tornam cada leitura um momento único. Um livro relativamente curto, mas para ser acompanhado com calma, grifando, anotando, curtindo.

Lívia Berci 21/01/2023

Boas reflexões sobre literatura, porém ensaios com spoilers
Gostei mto da forma que o autor aborda assuntos relacionados à literatura e ao mundo dos livros. Achei q superou as minhas expectativas, porque não ficou só no papel do leitor, mas abordou também outros aspectos, a exemplo das capas, relação com editores entre outros. O que não curti mto (apesar de entender que a ideia era fomentar as discussões) foi o fato de mtas histórias de livros exemplificadas virem com mtos spoilers. Aí ficava com vontade de pular certas partes. Mas, no geral, acho que é uma leitura que nos acrescenta bastante.
Flávia 16/03/2023minha estante
Engraçado que são os spoilers que ele dá que me levam a me interessar por ler outros livros.

Cacau @dra.leitora 23/01/2023

Livro que merece ser lido
Não tenho o hábito de ler livros de não ficção, mas esse realmente foi surpreendente, li junto com o pessoal do Clube Doutores Leitores e foi uma experiencia impressionante.
No livro encontramos 24 ensaios que falam desde clássicos da literatura até coisas extremamente banais. O autor algumas vezes faz juízo de valor comparando alguns tipos de livros, o que eu achei um pouco complicado, mas mesmo assim recomendo a leitura.
Textos curtos, de fácil leitura e com observações extremamente relevantes.

Valéria Cristina 15/04/2024

Ler esse autor é certeza de satisfação
Todas as vezes que leio Manguel, fico encantada com sua erudição. Em textos claros, fácies de ler, o autor nos entrega tantas coisas que é preciso lê-lo atentamente, com um bloquinho de apontamentos.

Neste livro, por exemplo, fala da relação entre leitor e escritor, entre escritor e editor, mas também comenta grande obras da literatura universal, desde Alice no País das Maravilhas até o Fausto, bem como discorre a respeito do mercado editorial.

Cada um dos ensaios foca temas importantes para nosso momento histórico: a democracia, a censura, a importância da leitura como ato civilizatório, a necessidade de os intelectuais denunciarem os atentados à ordem social. Ainda, discorre acerca dos pontos de convergência entre Shakespeare e Cervantes, da importância da escrita para o resgate da história, entre diversos outros tópicos.

Ao longo do texto, o autor cita diversos outros autores e suas obras que vale a pena anotar e no último capítulo, expõe diversos conceitos do que seria o leitor ideal.

Notas para uma definição do leitor ideal é um livro inédito de Alberto Manguel que reúne vinte e quatro ensaios, parte adaptações de discursos proferidos pelo autor em conferências e congressos e parte artigos publicados em jornais como The New York Times e El País.

Alberto Manguel é um escritor, tradutor, ensaísta e editor argentino e atualmente cidadão canadense. É autor de vários livros de não-ficção e análise literária, a maioria deles em inglês.

Nay__ 05/07/2022

Deu vontade de ler
Ler mais do Manguel, ler mais clássicos, ler crítica literária, pegar tudo o que tenho na estante e ler. Ele fala com paixão, quase uma declaração de amor pelos livros.

Como são discursos, ensaios ou aberturas, são textos curtos e algumas vezes alguma coisa se repete, mas isso só colabora com a fluidez da leitura.

Mara.Okiyama 07/01/2023

Ótimo livro
Notas para a definição de um leitor ideal é um daqueles livros que você não sabe que precisar ler até começar a ler! Dividido em pequenos ensaios, o autor, Alberto Manguel, consegue nos transmitir todo seu amor pelos livros, pela literatura, pelos autores, escritores, editores, leitores e personagens. Faz citações de clássicos para exemplificar questões do nosso cotidiano nos deixando a vontade para perceber que podemos ler qualquer coisa que desejarmos. Perpassa por questões políticas, pelos posicionamentos e questionamentos democráticos ou não que aconteceram ao longo de décadas e até chegar nas famosas fake News tão comuns nos dias de hoje, nos aproximando mais ainda da literatura.
Por fim deixa claro que podemos ter várias
características de um leitor ideal ou nenhuma e ainda sim aproveitarmos esse maravilhoso mundo dos livros.

Edu 16/03/2024

Uma ode à leitura
Uma reunião de textosl que reflete sobre livros, literatura, leitura, personagens, gêneros, história, dicionário, semântica e, obviamente, sobre o leitor.

Alberto Manguel é aquele escritor/leitor que puxa uma cadeira e começa a conversar contigo trivialidades essenciais, enquanto toma um café.

Não é um livro que você precisa ler, não é essencial, não é uma leitura imperativa. Isto posto, recomendo muito essa conversa de botequim em meio a uma biblioteca.