O fantasma da Biblioteca Raveliana

O fantasma da Biblioteca Raveliana Farrel Kautely

Resenhas - O fantasma da Biblioteca Raveliana

emanoelle.santos1 21/12/2023

O fantasma da biblioteca Raveliana
Vinícius é contratado para ser repositor da biblioteca Raveliana no turno da noite até ele encontrar o fantasma do escritor Eduardo Rapim numa bela noite.

Eduardo passa assombrar Vinícius ao ponto deste ser considerado louco e , consequentemente, internado. Depois de muito tormento ele consegue a paz que tanto queria por um tempo.

Giovana 10/07/2023

Acho que eu não era o público
Não lembro como nem quando esse livro foi parar no meu kindle, mas pegando a sinopse do livro na Amazon descobri que a idade recomendada de leitura é de 12 a 18 anos então talvez não seja justo eu avaliar.

Mas já que eu li, aqui vão as minhas rápidas opiniões:

Não consegui me conectar com nenhum personagem, achei todo mundo meio chato.
Apesar de ser uma ideia interessante, a história não me pegou.

E é basicamente isso, achei um livro bem razoável. Mas agora fiquei interessada na opinião do publico alvo. Diz aí, se você tem entre 12 e 18 anos e leu esse livro, VOCÊ gostou?

site: https://www.instagram.com/p/CtzuLyyPyqJ/
Farrel 13/07/2023minha estante
Valeu pelo feedback. Qual sua idade? Fiquei curioso hehehe

Giovana 13/07/2023minha estante
Tenho 27 ?

Bianca 23/03/2023

Fantasma tóxico
Eu tive muitas sensações lendo esse livro, foi uma experiência bem única!
Primeiro achei o protagonista chato, o Vinícius começa um personagem legal, mas conforme a história avança ele vai ficando mais e mais chato e o Eduardo também, mas acho que isso equilibra a relação deles.
A história avança legal, mesmo com alguns furos de roteiro, acho que o final me decepcionou um pouco não pela solução em si, mas sinto que ficou corrido e não mostra o que aconteceu a outros personagens importantes da história.
O livro me fez pensar sobre apegos e também senti uma crítica aos próprios escritores, enfim, é uma boa história.

Vinhoinhoinho 08/01/2023

Meu sentimento com o livro foi o mesmo do protagonista com a assombração: irritante, azeda e eu torci pra acabar logo.

A leitura foi cansativa, maioria dos personagens eram desagradáveis ou sem muita carisma (tirando o Davi, eu gostei dele). Protagonista sem sal que sofreu pra cacete com o fantasma e o velho. Diria até que ele sofreu mais q Jesus.

Loruama.Batista 09/12/2022

Assombração Literária
Você acabou de conseguir um emprego em uma das bibliotecas mais famosas e grandiosa da cidade, só teria de repor os livros após o fechamento da biblioteca ás 20 da noite.

Entretanto, esse emprego acaba vindo com uma assombração com total de zero empatia por qualquer um e com uma sede gigasteca de continuar publicando suas obras literárias de "Sucesso"

E acredite a última coisa na qual ela vai se importar é se sua saúde mental / física vai ficar comprometida no final.

Adorei o desenvolvimento, e como o autor colocou a comédia no começo e foi passando de pouquinho em pouquinho para uma fina histeria e loucura, gostei dos personagens também.

Entretanto, algumas pontas ainda ficaram soltas como não ter explicado porque o Michelangelo fala sozinho de madrugada na biblioteca e quando é questionado se ele também vê o fantasma ele diz que não, me deixou curiosa.

Mas para um e-book curto tá de parabéns?

Excertos do e-book:

"Chega a ser ridículo como as pessoas tomam as outras como loucas com tanta facilidade" (Eduardo vulgo assombração)

"?Pelo menos tive uma ideia. Você só fala, fala e não faz nada.
?Ideias ruins são tão inúteis quanto a ausência delas." (Vinicius e Eduardo)

"Nada é mais eficiente em trazer á mente pensamentos perturbadores que o escuro"

"Então sacrifício para os deuses, bençãos para os povos."

"A morte é na pior das hipóteses, um sono sem sonho. Boa noite!"

Obrigada por ler até aqui (???;)

Camila1857 18/11/2022

Livro com uma ótima escrita e um enredo interessante: um autor passa a assombrar a biblioteca onde estão as primeiras publicações de seus livros, ou melhor, passa a atormentar a vida de Vinícius (estudante que trabalha na biblioteca). Apesar da escrita fluída o livro não me conquistou, achei o personagem principal chato e o fantasma sem carisma... Mas merece menção honrosa o bibliotecário Michelangelo: rabugento, cri cri cri, mas que eu iria achar divertido conviver.
De maneira geral, mesmo não estando entre as leituras que me conquistaram, recomendo a leitura.

Duda 12/10/2022

Eduardo muitos te odeiam mas eu te amo
O livro em si não é nada ruim, por ao contrário, ele é muito bom! O único problema, que não é um problema, foi o final, eu imaginei que o Eduardo iria voltar a assombrar o Vinicius e aí sim iria acabar o livro.

Também imaginei o Eduardo parando de perturbar o Vinicius e ele sentindo um pouco de falta do Eduardo, mas não aconteceu nada disso.

Fora isso o livro é muito bom, em alguns momentos eu fiquei muito surpresa

E é um ótimo livro pra te tirar da ressaca literária
Farrel 15/10/2022minha estante
Foi prazeroso ver sua reação ao longo da leitura.

Gostei dos seus apontamentos, têm me dado muito o que pensar.
s2

Mih 13/06/2022

Surpreendente!
Comecei a ler descompromissada, e fui totalmente surpreendida pela narrativa! Eu estou numa empreitada de descobrir e ler mais autores nacionais, e O Fantasma da Biblioteca Raveliana com certeza ultrapassou todas as minhas expectativas.

Foi uma leitura fácil, rápida e e envolvente que com certeza recomendo!

Até falei sobre ele no Booktok!
Farrel 22/07/2022minha estante
Felizão que tenha gostado, Mih! Vou pesquisar sobre o Booktok, nunca ouvi falar.

luanastefanie 24/05/2022

Eu amei?
Eis um livro que quando começou eu não fazia a mínima ideia que poderia acabar como terminou, haha.

E foi uma experiência divertida e também particularmente assustadora, pois do nada um defunto apegado volta pra assombrar um serzinho aleatório.

Juro que o final que imaginei tinha a ver com o Vinícius apenas se apoderando das histórias do Eduardo, mas me surpreendi positivamente. Foi muito legal acompanhar.
Farrel 22/07/2022minha estante
Que bom que gostou, Luana! s2

Juliana 06/04/2022

Divertidíssimo.
Entre críticas ácidas e sacadas inteligentes o autor cutuca a classe à qual pertence: a dos escritores.
Uma obra que rende boas risadas, que vale a pena cada página lida. Um dos meus livros favoritos da vida!

karen472 22/03/2022

o fantasma mais difícil de se livrar que eu já li
esse livro foi um surpresa incrível, peguei gratuito pela amazon quando teve a promo, fui ler não esperando nada e me entregou tudo.
muito engraçado, dei muita risada em diversas situações, e fiquei com muita dó do Vinícius, apenas não dei 5 estrelas pq depois de toda a assombração do livro eu esperava que no final eles se livrassem dele de um jeito mais dramático, mas mesmo assim foi muito bom, super recomendo.

4.5/5

sammy 21/03/2022

Sobre um fantasma insuportável
De primeira, a ambientação em torno de uma biblioteca já chamou a minha atenção, porque esse lugar é um verdadeiro universo de possibilidades e possui a sua própria atmosfera. Então, temos o nosso protagonista estagiando na biblioteca raveliana e isso irá mudar a vida dele de cabeça para baixo da noite para o dia, assim fazendo-o questionar acerca da sua própria sanidade. Com uma construção dinâmica a partir de capítulos curtos, eu não percebi o tempo passar ao longo da leitura e a cada final de capítulo tinha um gancho para o próximo, que eu não conseguia parar de ler até ter respostas. Por fim, o final da jornada entregou reviravoltas que fiquei boquiaberta várias vezes, sendo essas bem desenvolvidas ao longo de toda a narrativa, mas que não deixaram de ser chocantes ao pensar nas jogadas geniais que levaram para um desfecho surpreendente.

mars 10/02/2022

O fantasma da biblioteca raveliana
Vou começar dizendo que esse livro me pegou de surpresa. Quando peguei pra ler não botava tanta fé, já que não estou acostumada a ler livros desse gênero, mas felizmente a história superou todas as minhas expectativas.

Foi uma leitura gostosinha. Poucos personagens, capítulos curtos, cenas envolventes e uma escrita muito boa. Passei raiva várias vezes e deu pra rir bastante também.