Eu não sei quem você é

Eu não sei quem você é Penny Hancock

Resenhas - Eu não sei quem você é

Denise 02/03/2021

Enredo extraordinário
2021 está só começando e eu me arrisco a dizer que esse é o melhor livro que li até agora.
Que história emocionante, me fez sentir como se eu tivesse dentro da história, compartilhando dos sentimentos de cada um dos personagens.
O enredo nos traz muitas reflexões acerca de consentimento, liberdade, igualdade, respeito, misoginia... Fiquei tensa, apreensiva, amedrontada... questionei muitas atitudes, exercitei minha empatia me colocando no lugar de cada um e refletindo se determinadas atitudes seriam coerentes. Vislumbrei as relações interpessoais e o que determinadas situações são capazes de revelar sobre personalidades e relacionamentos.
Simplesmente fiquei presa no livro e não consegui parar de ler... no final, dei um suspiro como se tivesse segurado a respiração durante toda a leitura.
Até agora estou digerindo
Dany.Marques 03/03/2021minha estante
Estou sentindo a msm coisa, comecei a ler ontem e não consigo parar. Preciso saber o q acontece e confirmar minhas teorias rs, pq tenho muitas. Estou amando

Vieira 04/03/2021minha estante
Finalmente acabei e posso dizer que esse livro foi até agora o melhor de 2021. E compartilho a mesma opinião, parecia que estava segurando a respiração até o livro acabar. ??

Liana 16/03/2021minha estante
Tb não conseguia parar de ler. ??

Dany.Marques 17/03/2021minha estante
Foi a minha melhor leitura até agora tbm. Foi meu primeiro livro da TAG e estou impressionada.

Li Castilho 29/03/2021minha estante
Também me fez refletir muito e não consegui largar.

Beta 11/06/2021minha estante
Me senti fã mês a forma

Ma Mattar 30/08/2021minha estante
Amei tb!!!??

Jeff.Jammer 06/02/2022minha estante
Um dia lendo, estou na metade. Engraçado, o ritmo da históriia não é frenético, mas realmente prende. Estou esperando uma reviravolta para não o que estou imaginando. Vamos de Fé??! Hahahahaha

Albieri 01/07/2021

Cheio de emoções
18° Livro do Ano
?????
EU NÃO SEI QUEM VOCÊ É - PENNY HANCOCK

Um livro que mexeu com as minhas emoções. O desenrolar dos fatos e a descoberta de segredos do passado que deixam os sentimentos a flor da pele. Uma mistura de sentimentos. A dor da separação, a crença inabalável, a raiva descontrolada, a mentira que transforma a vida de todos.

Um estupro, a voz silenciada, o medo do que as pessoas vão dizer. E finalmente uma gravidez que faz a verdade, mesmo que seja através da mentira vir a tona.

Sentimento forte que você sente com todos os personagens e um final brilhante.

#Tagineditos #livro #book #Eunaoseiquemvocee #PennyHancock #IthoughtIKnewYou #LiteraturaInglesa #EditoraDublinense #minhaestante #cabeceira #amoler #leitura #biblioteca

Nicole.Gorni 05/04/2021

Surpreende
Olha, eu comecei a leitura não esperando muito e já com ódio dos personagens, mas depois eu simplesmente não conseguia parar de ler kkkkkkkk.
É plot atrás de plot, tem que ter um coração saudável pra ler.
O final realmente me impressionou e me emocionou, no fim tudo faz sentido.
Super recomendado.

Viviane.Cordeiro 14/09/2021

Livro cheio de reviravoltas e que não dá vontade de parar de ler. O que a princípio parece uma mentira infantil se desdobra em acontecimentos surpreendentes e nos faz questionar até que ponto conhecemos e confiamos nas pessoas, principalmente as mais próximas.

Kira 31/03/2021

De tirar o fôlego
"Os sentimentos vão me acompanhar para qualquer canto que eu for.
Para sempre."

Fazia muito tempo que não lia algo que me fazia sentir sem ar, que me tirasse do chão como se a gravidade não existisse mais e que eu sentisse desesperadamente a vontade de terminar sua história... Bem foi o que aconteceu.

O tema central do livro é uma acusação de estupro, que tira tudo do eixo e transforma a vida de todos ao redor de cabeça pra baixo.
Com certeza o fatídico acontecimento desperta o pior em todos os personagens, aliás o único personagem que eu realmente gostei do começo ao fim foi a detetive Maria Shimwell e ela é somente um elemento externo do enredo hahaha
É um livro muito humano, todos ali erraram alguma vez e mostraram sua pior face, causando dor e magoando uns aos outros e a todo momento nos faz questionar sobre o certo e errado.
Nos faz pensar sobre os nossos limites e até onde se pode ir por quem a gente ama, que determinada situações nos levam a ser pessoas que nunca imaginamos.
Cito esse trecho:
"No fundo, a gente nunca conhece uma pessoa de verdade.
É impossível. Coloque uma pessoa num contexto diferente do que ela está acostumada e essa pessoa vai revelar certas características que nem ela mesma imagina que tem."
É o que acontece constantemente com a Holly, batendo fundo e profundo no poço da hipocrisia.
A história tenta mostrar diversas vezes que todo mundo pode ser bom estando em sua zona de conforto, mas e quando se é tirado dela? Como você reagiria? Os valores tem de estar muito sólidos para se seguir com suas convicções e mesmo assim elas ainda podem rachar, quando não desmoronar.
Teve algumas problemáticas que não gostei da forma que a autora abordou, mas acredito que não tira todo o mérito do livro e considero que faltou muito pouco para ser favoritado.

Por fim quero deixar este recorte da revista da TAG:

"Se formos além das imagens estáticas que sustentamos de nós mesmos e dos outros, talvez possamos aprender a ter mais dúvidas do que certezas, a apreciar as transformações profundas que os bons e os maus acontecimentos nos impõem e a revisar nossos valores para sermos sempre melhores. Esperamos que, ao final do livro, você também se sinta convocado a amar pessoas inteiras, com suas contradições e pontos de sombra e luz."
Angie - @livros_libras 02/04/2021minha estante
Uhuu, finalmente li a tua resenha. Mesmo os que dizem que não tem spoiler no texto eu prefiro terminar primeiro o livro para ler os conteúdos extras de vocês. :)

Kira 03/04/2021minha estante
Eu tbm só leio as resenhas depois que eu termino hahaha

Gé.siqueira 03/04/2021minha estante
Ai ai ai, suas resenhas fazendo aumentar minha estante de leitura para 2021......

Kira 03/04/2021minha estante
Amo hahaha

Larissa @laridallabrida 05/04/2021

Leitura devorada em dois dias
Livro incrível.
Narrativa perfeita
Personagens muito bem trabalhados.
Amei demais.

Nadia 28/02/2024

Sensível e comovente!
Livro com tema extremamente sensível e que traz a perspectiva e o sofrimento das mães da possível vítima e do possível abusador, sem contar que se trata de adolescentes. Essa história mexeu muito comigo, fiquei muito comovida com as dores da Holly que se viu sem saber em quem realmente podia acreditar.

Mari 02/04/2021

Não conhecemos ninguém
É incrível como o livro trata o grande taboo de que não conhecemos ninguém, nem a nós mesmos, de verdade. Tire a pessoa daquele contexto com a qual está acostumada, confortável e não a reconhecerá. Traz uma reflexão muito boa e achei o final muito coerente com o decorrer das situações.

Vania.Evangelista 16/03/2021

Impossível parar de ler. Até o momento, este livro se tornou um dos meus favoritos da Tag Inéditos. O livro nos faz refletir acerca das relações humanas e suas fragilidades, segredos e mentiras. Questionar atitudes e principalmente nos envolver de forma tão profunda que nos faz ter empatia e sentimentos por determinadas atitudes dos personagens.
A escrita maravilhosa e fluída, com personagens profundos, realistas e bem desenvolvidos em seu enredo. Porém, não se torna uma leitura fácil quando temas como estupro, abuso sexual de menores, violência doméstica, machismo, suicídio e homicídio, que são pontos principais deste ótimo thriller psicológico.
And 16/03/2021minha estante
Fiquei impressionada com a vivacidade dos personagens. Que dor eu senti pela Holly, quando achou que tinha perdido Saul.

Daiane 24/03/2021

Essa leitura me surpreendeu, não consegui ficar quieta até terminar. Fiquei analisando vários dilemas e até que ponto conhecemos tão bem uma pessoa para defendê- la de um crime, e sustentar isso por mais que as evidências em alguns momentos digam ao contrário.

Elineuza.Crescenci 14/03/2021

ENTRE METIRAS E DESCONFIANÇAS.
Tema: Leituras de Março 2021 (3)

Título: Eu não sei quem você é
Autor: Penny Hancock
País: Blanckheat – Londres – Reino Unido
Páginas: 416
Avaliação: 5/5
Término da leitura: 14/03/2021
Dublindense Editora 2021

A Autora
Nascido em Blanckheath, Londres, Reino Unido em 1959. É professora primária e mora em Cambridge.

A Obra
Uma amizade, uma mentira, uma série de questionamentos e atitudes que envolvem as famílias. São questões impostas a partir da atitude um tanto quanto inconsequente de uma garota de treze anos ao acusar seu amigo e “irmão especial” de estupro envolvendo seus pais, enteados, profissionais da escola e pessoas da comunidade onde residem. Uma acusação de estupro, o sumiço de um garoto são elementos de uma trama envolvente que nos fazem não queres parar de ler.

Considerações

1. Livro impactante que nos leva a reflexão quanto a tomada de decisões.
2. A relação entre pais e filhos a cumplicidade o respeito e os questionamentos.
3. Recomendo a leitura.
4. Primeiro livro da autora que leio.

Ana K. 24/03/2021

Leitura frenética, final decepcionante
É um livro bastante envolvente, que nos faz querer continuar a ler sem parar, a fim de descobrir como os problemas irão se resolver. É interessante, também, o modo como a história vai nos colocando diante de sentimentos conflituosos em relação a cada personagem: em quem acreditar, concordar ou não com as condutas etc. Apesar de tudo isso, considerei um livro bastante mediano. A construção das personagens e das cenas não me convenceu, muitas vezes. Além disso, achei que o final traz soluções muito apaziguadoras e até distantes do núcleo da trama.

Mari Pereira 04/06/2021

Te prende do início ao fim
Um ótimo thriller, um dos melhores do gênero que li esse ano.
Provoca uma série de emoções conflitantes.
Pra mim, ficou uma grande questão: até onde somos fiéis às nossas crenças quando se trata dos nossos filhos e filhas? Ou de quem realmente amamos e pensamos conhecer?
Um ótimo livro para demonstrar como a violência (em especial a violência de gênero) desarticula e abala toda uma comunidade, em uma espécie de reação em cadeia.
Não dou 5 ? porque acho que algumas questões e personagens ficaram muito rasos e poderiam ter sido melhor explorados.
Mas é uma ótima leitura. Acredito também que daria uma ótima adaptação para o cinema.
Simon.Xavier 04/06/2021minha estante
Ótima colocação Mari, concordo contigo! Deixa esse questionamento de até onde aplicamos nossas crenças e prende bastante!!

vicqs 06/03/2022

Não entendi!
Eu realmente não entendi o porque a avaliação deste livro é alta, o enredo e super ruim, os personagens não são nada cativantes, eu li na marra e fiquei super decepcionada, estava com altas expectativas, sem duvidas minha pior leitura até agora
ana ð 04/04/2022minha estante
eu tô nessa!!! mas decidi abandonar, como foi o final.

ana ð 04/04/2022minha estante
*?

vicqs 05/04/2022minha estante
Igual ao livro, muito ruim!

ana ð 05/04/2022minha estante
misericórdia ???? mas o que rolou vc lembra? tipo queria saber se o garoto realmente estuprou ela e se não pq ela inventou que foi ele