Respire James Nestor

Resenhas - Respire

Tati Mila 16/02/2024

Respire
Ótimo livro para aprender sobre a respiração, assunto super relevante, que por inúmeras vezes deixamos passar despercebido.
Sabemos respirar da forma correta?
O autor nos revela ótimos dados, com base em muitas pesquisas, vivências e pelo experimento de respirar somente pela boca e somente pelo nariz por determinado tempo.
Gostei da leitura, fonte de conhecimento!
Gostaria do livro físico, porém o valor do mesmo está acima de R$500 na internet?
Na livraria da minha cidade não tem ?
Recomendo vivamente, conteúdo rico sobre o assunto!

Andreza 14/12/2023

Respirando
Este livro nos leva a prestar maia atenção no que fazemos automaticamente sem pensar. Ele traz dados históricos e científico, exercícios e praticas de respiração para ter um corpo mais saudável e uma respiração mais saudável. O livro nos leva a perceber como é importante respirar, o ritmo da inspiração, expiração e o quanto isso afeta nossa saúde, a importância de respirar pelo nariz e não pela boca, a diferença que faz em nosso humor. E desde que li o livro não tive mais nenhuma crise de renite. Recomendo para quem quer melhorar sua respiração e o sistema respirarório em geral.

Clelia5 03/12/2023

Respire - a nova ciência de uma arte perdida
Esse livro é um misto de experiência pessoal e jornalística da arte de respirar. James Nestor é um jornalista que tem problemas problemas respiratórios crônicos. Na busca por "aprender a respirar melhor" ele entra numa jornada de visitar centros de pesquisas, com a Universidade de Stanford, e ser cobaio de um experimento clínico, visitar museu e cemitério para analisar as medidas morfométricas dos crânios de nossos antepassados e até a vir ao Brasil para entender os fundamentos dos pranas da yoga com um especialista. No final tem um apêndice no livro que explica as técnicas e benefícios e uma extensão bibliografia que ajuda quem quer aprender mais. O livro foi prejudicado por alguns erros de tradução que muitas vezes prejudicaram o entendimento.

SkolZes 21/05/2023

Respire, Respire e Respire para assim sobreviver. Rsrs
Livro bem Legal de se Ler, Contém muitas histórias sobre técnicas e bases históricas sobre a arte de respirar..

No entanto, poderia ser melhor se Houvesse imagens dos equipamentos utilizados e posições de Yoga e entras técnicas..

Mas o Livro Tem seus Valores e Recomendo, aos que quiserem conhecer mais sobre a arte de respirar..

caiocorrea_art 05/01/2023

Pare e respire
Respire, de James Nestor, é um livro que eu diria como necessário para todos os seres humanos que tem oportunidade de acesso a esse tipo de conteúdo.?Um livro revolucionário e transformador na forma de você encarar, observar e lidar o ato mais básico da sua sobrevivência, o ato de respirar.
Respire narra a história do autor durante seu mergulho (sem fazer jogo de palavras com os pulmonautas e mergulhadores que ele cita no livro) para entender o quanto a respiração interfere em nossa saúde e até na evolução da nossa espécie. Nestor foi uma pessoa que conviveu com problemas respiratórios, estresse e outros problemas tidos como normais e autuais, até que resolveu buscar por conta própria as respostas para perguntas que antes eram dadas apenas em forma de cápsulas. Nessa busca ele descobriu técnicas e abordagens renovadoras sobre o quanto a qualidade da nossa respiração está relacionada com a nossa saúde e qualidade de vida de uma maneira que você, meu caro amigo leitor, não pode imaginar.?Problemas de coluna, odontológicos, bexiga, estresse, digestão, cansaço , esquizofrenia e muito mais, são revelados com uma interação e relação com o simples ato de respirar que eu, que estudo isso diariamente, não tinha ideia.
A primeira coisa que fazemos ao nascer, é inspirar. A último que fazemos antes de morrer é exalar. Nesse meio do caminho a nossa caminhada é, basicamente, ar que entra e ar que sai.?Que tal darmos uma atenção maior para essa nossa companheira da vida toda?

Não deixem de ler, dêem de presente, e façam esse livro chegar a mais pessoas. Vale a pena!
Livre-se

Luciano.Martins 31/12/2022

Respirei
Pelo título não se dá muita coisa, mais lendo vc caminha muitas história e pesquisas só o tema, vc começa a pensar se outra forma sobre a respiração

Elisio Rebouças 02/10/2022

Interessante
O começo do livro e muito legal. Mostra a conscientização e as alterações que levaram alguns seres-humanos modernos a respirarem de forma errada, levando a mazelas como a apneia obstrutiva do sono. Após a metade o livro vai mais para o lado espiritual da coisa. Nada contra, mas eu esperava alguma coisa mais científica nessa leitura.

Val 31/05/2022

Respire
O livro aborda a importância de respirar corretamente, o autor se faz de cobaia e procura vários especialistas na área, também traz uma bibliografia rica onde podemos nos aprofundar.
Gostei muito do livro, é um assunto que chama minha atenção, com a vida corrida que levamos não damos importância aos atos cotidianos e fazemos tudo no automático, não imaginamos o preço que pagaremos por isso. O livro é um ponta pé para quem se interessa pelo assunto, recomendo.

Jazi @jazibooks 10/02/2022

Vale a leitura
O livro é bom, tem uma proposta muito bacana, mas é um tanto quanto prolixo em alguns momentos, o que dificulta um pouco o fluxo da leitura. Mas vale a pena pelos exercícios respiratórios que o autor propõe, eu confesso que sinto algumas mudanças cognitivas e físicas aplicando algumas coisas que aprendi com o livro.
Tem um capítulo que ele escreve sobre a vinda dele ao Brasil pra falar com o DeRose, achei essa parte bem legal também.
De modo geral é isso, vale a pena, mas sabendo que em alguns momentos pode cansar um pouco, nesse momento, respire e siga lendo, rs.

Day 13/12/2021

Uma visão completamente diferente sobre nossa respiração. Mesmo sabendo dos benefícios da meditação com foco na respiração, o livro mostra um universo de benefícios que temos ao darmos uma atenção maior a nossa respiração

Artur.Alves 18/10/2021

Um achado!
O livro é sensacional! Nestes tempos de COVID, quem não quer aumentar a capacidade pulmonar e respirar melhor?
Quanta coisa a gente consegue fazer melhor ao controlar a respiração! Extremamente útil para quem pratica esportes.
Consegui melhorar minha distância correndo com algumas das técnicas que o livro menciona.
E o melhor são os exercícios práticos para que a gente possa evoluir na nossa capacidade respiratória.

Bruno 29/08/2021

Entre os livros mais importantes que já li
Com certeza o livro de James Nestor figura entre os mais importantes que já li na vida e trata algo que temos cada vez mais negligenciado: a respiração. Leia, aprenda e respire!

Edgard7 19/06/2021

Tão simples... e tão complicado...
Normalmente, consideramos a respiração como um mero reflexo de um estado de calma ou de excitação.
Perceber que podemos, justamente, utilizar a respiração como ferramenta para atingir estes estados, é libertador.
De fato, não há qualquer tipo de recurso que esteja mais disponível a qualquer pessoa do que o ar, e compreender (ou lembrar!) a melhor forma de utilizá-lo pode fazer maravilhas à nossa saúde e bem-estar.

Cassio Kendi 15/03/2021

Senti na pele a importância de respirar pelo nariz depois de realizar uma cirurgia de desvio de septo e remover as amígdalas. Simplesmente parei de respirar pela boca, hábito que tinha desde pequeno, e com isso meu sono e nível de energia melhoraram consideravelmente. O mérito do livro é reforçar a ideia de que respirar corretamente importa, e passar alguns exercícios e procedimentos para atingir este objetivo.

Dito isso, o livro peca um pouco ao oferecer mais evidências anedóticas do que baseadas cientificamente. Várias partes do livro seguem a linha 'esta prática milenar foi estudada no século XX por tal pessoa, mas não recebeu crédito da comunidade médico-científica, e agora emergem estudos comprovando que funciona'. Isto enfraquece a argumentação, e passa a impressão de não haver um consenso empírico sobre o assunto.

Por fim, placebo ou não, me senti bem fazendo os exercícios.
Duda 21/03/2021minha estante
Desculpe a pergunta, mas com quantos anos tu fez a operação de correção do desvio?

Cassio Kendi 21/03/2021minha estante
Oi Duda, tranquilo?
Tinha 26 quando fiz a cirurgia de desvio de septo e 29 quando removi as amígdalas. Depois da primeira, nunca mais tive nariz entupido, e depois da segunda, nunca mais ronquei. Também antes da segunda cirurgia, sempre nessa época de mudança de estação eu ficava ou resfriado ou com uma tosse que persistia por semanas. Depois da remoção, não tive mais nem um nem outro. E também, como escrevi na avaliação, parei de respirar pela boca.
Melhor coisa que fiz em termos de saúde!

Duda 22/03/2021minha estante
Ahhh que ótimo!! Eu fiz duas cirurgias, uma para raspar a carne esponjosa, com uns 12 anos e depois a correção com uns 15, só que o meu desvio voltou depois de uns 6 meses, fiquei muito chateada, mas acredito que seja por eu estar em crescimento, acho que vou fazer com 25/26!

Cassio Kendi 25/03/2021minha estante
Sim, espero que dê certo, faz uma baita diferença!

Duda 25/03/2021minha estante
Obrigada!!!