A filha de Auschwitz

Resenhas - A filha de Auschwitz

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Cláudia - @diariodeduasleitoras 17/04/2024

A filha de Auschwitz
?Nasci em um mundo que proibiu minha existência.?

?A Filha de Auschwitz? é o segundo romance histórico da autora (primeiro é ?O segredo da livraria de Paris? - que eu amei), com uma temática que sempre leio e tenho muito respeito: segunda guerra mundial. Uma história comovente sobre a resiliência das mulheres diante da crueldade dos campos de concentração. A força da amizade e como a esperança pode ser mantida nos tempos mais sombrios.

Em 1942, Eva Adami embarca em um trem para Auschwitz. No vagão, quase incapaz de respirar e exausta por ficar em pé durante dois dias, ela só consegue pensar em seu tão esperado reencontro com Michal, seu marido, que foi enviado para lá seis meses antes. Mas, quando Eva chega ao campo, percebe que a chance de reencontá-lo é mínima, e sobreviver à terrível realidade pode ser seu maior desafio. Com o passar dos dias, Sofie, sua colega de beliche, torna-se sua grande confidente, e as duas mulheres compartilham histórias e sonhos em comum: Eva encontrará Michal vivo, e Sofie conseguirá ter seu filho de volta. Porém, quando Eva descobre que está grávida, sua sobrevivência corre ainda mais perigo e as duas se unem para proteger uma à outra, caso o pior aconteça. Sofie e Eva estão determinadas e se agarram à última esperança: as crianças permanecerão vivas e serão responsáveis por contar a trajetória de suas mães.?
Ps: Leiam a carta da autora depois da conclusão da história. Vocês irão se surpreender ao descobrir os relatos reais de sobreviventes, aos quais ela teve acesso.

Kerol 27/03/2024

Décima leitura do ano finalizada

?????

Mais de 700 bebês nasceram em Auschwitz e esse livro é inspirado na história de um deles.

Um romance que conta o cotidiano de um casal, arrastados para o caos do Holocausto, separados, torturados, espancados, a beira da morte e como traz Eva:

"Achei que o que tinha me dado forças para sobreviver fosse a esperança, mas hoje percebo que o que me permitiu sobreviver a tudo isso, foi meu amor por você Michal"

Um romance conscientizando e relembrando o ocorrido, para nunca retrocedermos.

Afinal, vidas são vidas e discriminação/preconceito não deveria ser o ideal.

Recomendo a leitura ??

Mari 18/03/2024

Já li alguns livros com histórias reais em Auschwitz e esse é, assim como os outros, uma obra impactante.

Malu 13/03/2024

Mais uma vez um livro que despedaçou meu coração. Impossível não se entristecer com os horrores narrados dessa injustiça surreal de nossa história.

Sa 08/03/2024

Esse livro me chocou muito e me deixou muito triste, porque ele me levou a uma perspectiva diferente sobre como eram os campos de concentração e as vidas das pessoas nele. Eu recomendo ele mas esteja com o coração preparado!

lau.zi 28/02/2024

Bastante enrolado pra chegar na filha, que é o título. Não é uma leitura cansativa, mostra todo momento a importância da família e amigos, principalmente de Eva e Sophie (não me recordo se esse o nome da outra moça mesmo).

Catia Gama 17/02/2024

Quantas perdas alguém é capaz de suportar?
Um livro inspirador sobre família, amizade, amor e perseverança, apesar de toda a maldade e da crueldade nazistas, lutar pela sobrevivência e ter esperança fez toda a diferença para os sobreviventes!
Que possamos aprender com a história!

lilies of the valley 18/01/2024

A Filha de Auschwitz
Eu não tenho palavras para descrever como esse livro é bom, cada detalhe nele é bom.
eu senti vontade de chorar muitas vezes lendo ele (ainda mais que é inspirado em uma história real)
fiquei com raiva, pena, alegria, medo MEU DEUS

Nessa 13/01/2024

É o segundo livro que leio da autora, romances históricos com a Segunda Guerra Mundial são meus preferidos.
Em A Filha de Auschwitz, conhecemos a História de Eva e Nadeje, além de outros personagens extremamente bem construídos de forma que podemos sentir seus medos, suas alegrias e perceber suas personalidades.
Eva deu à luz a Nadeje no pior lugar do mundo e teve que lutar com todos seus escassos recursos físicos e psicológicos pela sobrevivência da filha. Perdeu familiares, amigos, mas não aceitava a possibilidade de perder a filha.
Uma comovente narrativa com riqueza histórica, momentos de pausa para continuar a leitura, e baseada em histórias reais!

leitora_surtada 03/01/2024

Esperava bem mais
Gostei da leitura, foi interessante e tudo, mas achei que a parte do bebê demorou muito pra chegar e não teve tanto destaque, mesmo sendo o que dá título ao livro.

Além disso, a história tem vários saltos temporais, o que me incomodou bastante, porque era sempre numa parte interessante e estragava o clima. Minha vontade era de pular tudo, eu tava lá querendo saber o que aconteceu no campo e a autora vinha contar do passado da Eva e da Sofie - certo, é importante e útil, mas não tinha nenhum momento melhor?

Tirando isso, no geral, o livro foi bom, apesar de meio fraco, só não gostei de ficar viajando no tempo toda hora.

Mika 18/11/2023

A Filha de Auschwitz
Foi uma leitura emocionante, assim como o esperado. Apesar de já se ter uma ideia do final, você fica cada vez mais interessado em saber como tudo aconteceu.
É muito triste, muito ruim ler todas as descrições de tudo o que essas pessoas foram forçadas a passar, o que fizeram para sobreviver e quem elas perderam no caminho.

Esse livro não foi baseado em uma única história, foram relatos de vários sobreviventes, várias histórias diferentes porém quase iguais.
É uma leitura que vale a pena???

Paty 22/10/2023

Todo livro que retrata acontecimentos da segunda guerra e as atrocidades cometidas pelos nazistas só consigo pensar no quanto o ser humano pode ser cruel para com outro por motivos tao banais.. e quanto um insano pode levantar uma nação e fazer pessoas até então relativamente "boas" a fazerem coisas inimaginaveis com o simples argumento de patriotismo.
Ler sobre essas atrocidades é uma forma de nunca deixar algo tão insano ser esquecido..
Esse livro retrata muitos atos cruéis com uma incrível precisão de detalhes e ser baseado em histórias reais de sobreviventes tor na td muito nitido e preciso.. chocante em todos os aspectos..leitura forte e necessária...recomendo.

Kenneth.29 12/10/2023

Gostei bastante do livro, não costumo ler sobre o tema mas esse em específico me prendeu bastante
O livro traz bastantes reflexões sobre vários aspectos da nossa vida que deveriam ser mais valorizados, é o tipo de leitura que todos deveriam fazer, uma história de superação, persistência e força
Terminando de ler o livro me veio a música "Mais uma vez" do Renato Russo e acho que pode ser encaixada no contexto
Uma boa leitura para quem tiver interesse

VioletaLpz 23/09/2023

Lindo lindo lindo
O tanto que chorei com esse livro num ta escrito
É muito triste,claro,pelo tema delicado e pesado
A autora escreve com fluidez e detalhes perfeitos

Não largava o livro por nada a cada página

Incrível demais,só se prepare para chorar caso se apegue à história/personagem

Maravilhoso?

Sil 05/08/2023

Excelente romance histórico!

Inspirado em fatos reais, baseado em histórias e relatos de sobreviventes, o livro retrata dor, esperança e coragem dos que passaram por Auschwitz.

1 | 2 | 3 | 4 | 5