O Assassinato de Roger Ackroyd

Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - O Assassinato de Roger Ackroyd

Clara3550 23/01/2024

Um livro que conta a história de uma perspectiva diferente do costume dos livros da Agatha. Achei um pouco maçante e me perdia muito rápido nas fofocas KKKK. Mas gostei do final, foi uma reviravolta e tanto! Não esperava de jeito nenhum.

Priih | Blog Infinitas Vidas 22/01/2024

Uma opção divertida no gênero "whodunnit"
Confesso que, de início, demorei um pouco a me conectar com o livro. Somos apresentados a muitos personagens em uma dinâmica cheia de diálogos que parecem supérfluos. Aos poucos, porém, o leitor vai compreendendo que as fofocas dos personagens dão o tom que representam o clima geral de King’s Abbott: todos ali cuidam da vida uns dos outros, vigiam seus afazeres e sabem detalhes não ditos que podem interferir na investigação de Poirot. Entender esse padrão de comportamento, esse “pacto de silêncio” para manter os próprios segredos (e fofocas), é fundamental pra compreender qual é a atmosfera geral da ambientação da história, e aos poucos essa estranheza passa e a peculiaridade dos personagens se torna natural. Todos as pessoas que conviveram com Ackroyd no dia de sua morte – funcionários, amigos e familiares – são investigados por Hercule Poirot, e ele não deixa pedra sobre pedra, ainda que não fique claro pra ninguém qual é a linha investigativa que está sendo utilizada. Agatha Christie não divide os pensamentos de seu detetive com o leitor, mantendo-o misterioso para os personagens e para nós.

Ou, pelo menos, era isso que ela esperava aqui. Diferente do que vi muita gente comentando por aí, de que o final é surpreendente e pega o leitor desprevenido, eu consegui descobrir o assassino com as pistas que foram sendo dadas ao longo da história. Os diálogos de Poirot com alguns personagens – com o suspeito, em especial – foram plantando a semente da desconfiança na minha cabeça. Quando a autora conduziu a revelação, não houve surpresa. Isso acabou tirando parte do brilho da história e um pouco da graça também, já que é divertido ser surpreendida pelo plot twist em livros policiais. Contudo, como aspecto positivo, reconheço que as pontas soltas ao longo da história foram bem amarradas para levar à conclusão apresentada e para a pessoa responsável pelo assassinato, então nesse sentido fiquei satisfeita.

[...] O Assassinato de Roger Ackroyd é um livro policial que entretém e apresenta um Poirot afiado, mesmo aposentado. Ele mostra ao leitor e às pessoas de King’s Abbott que não deve ser subestimado, mesmo quando seu foco é apenas relaxar plantando abobrinhas rs. Achei que o livro começa de forma lenta e demorou um pouco pra me fisgar, mas conforme a investigação do detetive ganha ritmo, o livro fica mais divertido e envolvente. Mesmo que eu tenha descoberto o assassino, o processo de tentar fazer isso foi muito divertido. Eu tenho lido muitos thrillers, e estava com saudades de ler um livro policial raiz, no estilo “whodunnit”, e me distrair tentando descobrir o culpado por trás do crime. Se você também gosta desse estilo, acho que você vai curtir essa leitura!

Resenha completa no blog. Bora conferir?

site: https://infinitasvidas.wordpress.com/2023/12/31/resenha-o-assassinato-de-roger-ackroyd-agatha-christie/

Adson 22/01/2024

Registrando a leitura
Em uma noite de setembro, o milionário Roger Ackroyd é encontrado morto, esfaqueado com uma adaga tunisiana – objeto raro de sua coleção particular – no quarto da mansão Fernly Park na pacata vila de King’s Abbott. A morte do fidalgo industrial é a terceira de uma misteriosa sequência de crimes, iniciada com a de Ashley Ferrars, que pode ter sido causada ou por uma ingestão acidental de soníferos ou envenenamento articulado por sua esposa – esta, aliás, completa a sequência de mortes, num provável suicídio.

Os três crimes em série chamam a atenção da velha Caroline Sheppard, irmã do dr. Sheppard, médico da cidade e narrador da história. Suspeitando de que haja uma relação entre as mortes, dada a proximidade de miss Ferrars com o também viúvo Roger Ackroyd, Caroline pede a ajuda do então aposentado detetive belga Hercule Poirot, que passava suas merecidas férias na vila.

Ameaças, chantagens, vícios, heranças, obsessões amorosas e uma carta reveladora deixada por miss Ferrars compõem o cenário desta surpreendente trama, cujo transcorrer elenca novos suspeitos a todo instante, exigindo a habitual perspicácia do detetive Poirot em seu retorno ao mundo das investigações. O assassinato de Roger Ackroyd é um dos mais famosos romances policiais da rainha do crime.

ceci.maggi 20/01/2024

Achei a leitura um pouco massante, não me prendeu tanto assim. Também achei previsível o plot, mas ainda assim me impressionei com os pequenos detalhes que o Poirot conseguiu captar e a forma como ele resolveu o crime!

Heloisa.Cristofoli 20/01/2024

O livro é de leitura fácil, muito intrigante e com várias reviravoltas. É escrito na visão de um médico local que se torna companheiro de Hércules durante a investigação, se tornando um narrador não tão confiável quanto acreditamos durante todo o decorrer do livro. Algumas reviravoltas eu tinha previsto, agora eu não cogitei o assassino em nenhum momento

Amandað 20/01/2024

O livro é bom, é um suspense que prende a gente. Mas o final poderia ser melhor. Fiquei com a sensação que tinha que ter mais alguma coisa kkkk

Mari Ayub 20/01/2024

#MLV2024
Amei esse livro. Por ter um narrador diferente dos outros livros que li da Agatha com casos do Poirot. E achei o final fantástico. Amei!
Iris.Kawane 20/01/2024minha estante
Amei tbmmm

Mah 19/01/2024

Nem parece um livro dela..
Nossa que livro cansativo.. não via a hora de acabar infelizmente.
Li na força do... preciso terminar esse livro para a maratona rs
Primeiro livro da Agatha que eu não curto.. achei que os personagens não cativam.. o morto não dá vontade de saber quem matou rsrsrsr e o grande mistério eu já peguei no começo do livro rs
Não curti.

Philipe 19/01/2024

É excelente, porém eu acertei o plot twist final, porque já tinham me falado que tinha uma grande reviravolta. A única situação que poderia surpreender o leitor aquela altura era o que aconteceu. Gostaria de ter me surpreendido com esse como aconteceu com ?E não sobrou nenhum?.
Ps: na minha opinião tem um livro muito hypado de suspense na atualidade que se inspira demais nesse aqui rs

Nina Pina 18/01/2024

O final é surpreendente
Em uma pequena cidade rural aconteceu um estranho assassinato.
Uma herança, um detetive famoso, o doutor da família, a própria família, amigos próximos, uma fofoqueira da cidade, e muitos empregados, intrigas, mortes misteriosas que ocorreram no passado, compõe, essa fabulosa trama que precisa ser investigada para saciar a curiosidade dos leitores com urgência.
Como sempre, a autora nos faz desconfiar até do vizinho mais próximo. Leitura ótima recomendo ??

Pérola 18/01/2024

Foi o meu primeiro e único (até então) livro de suspense, e eu me apaixonei completamente por ele. A escrita é perfeita, é uma leitura que flui facilmente, perfeito, perfeito! Fui enganada o livro todo, me senti uma palhaça

Ellen 17/01/2024

Amei
Leitura bem fluida, te prende do começo ao fim. Como sempre Poirot arrasando em desvendar mistérios.

dan â 17/01/2024

Já pode me contratar Hercule Poirot ?
Primeiro livro da diva, e quero elogiar a escrita dela, porque é simplesmente magnífica, cativante e ME TIROU DE UMA RESSACA LITERÁRIA ?

e o que falar desse livro, ein?
Uma bomba de informações a todo instante, soltadas na intensidade certa; não nos deixando saber de tudo, porém, nos deixando o suficiente informados para levantar suspeitas. E isso contribuiu bastante para o desenvolvimento do livro e para a minha curiosidade sobre o desfecho dessa história.

Mesmo eu já desconfiando e tendo 99% de certeza do assassino, eu ainda duvidei do meu próprio julgamento inúmeras vezes, e tipo?? ISSO FOI MUITO GENIAL P MIM ?
Com toda a certeza do mundo, lerei Agatha Christie de novo!