O Assassinato de Roger Ackroyd

Resenhas - O Assassinato de Roger Ackroyd

claracoutorosa 22/02/2024

TE AMO POIROT!
QUE LIVRO!

Amo o fato que Hercule Poirot está sempre prestes a se aposentar (e cultivando abobrinhas) quando recebe um novo caso irrecusável. O melhor dos detetives.

elybranca 22/02/2024

Ágatha é F*da
História envolvente.
Primeiro livro que conheço o detetive Hercule Poroit e já achei o cara um gênio perspicaz.
Ansiosa pra conhecer mais sobre ele e seus casos.
Confesso que gostei do livro, porém ainda não tira de ?e não sobrou nenhum? o título de melhor livro da Ágatha.
Recomendo!

vero 20/02/2024

Adorei??? tipo, que livro bom oxe
mistério bem elaborado; adorei a escrita meio carta, quebrando um pouco a quarta parede (e tbm adorei descobrir o plot ?). Poirot não tá chato aqui ? (continua metido e convencido, mas não tá chato). Só não gostei dessa mania de colocar coisa em outro idioma sem traduzir ? é tão difícil assim pôr uma nota de rodapé??
não tenho justificativa pra não dar cinco estrelas, uma boa noite a todos

Melissa 19/02/2024

O assassino estava aqui o tempo todo
Em O Assassinato de Roger Arckroid, temos um Hercule Poirot pseudo-aposentado, cultivando batatas ou seriam abobrinhas? Já não lembro bem o legume ou o tubérculo em questão, o fato é que, a pedido de sua vizinha, a irmã do médico da região, Dr. Shephard, Poirot começa a investigar a misteriosa morte do riquíssimo Mr. Roger Arckroid. Então, a partir disso, percorremos um longo caminho entre diversos suspeitos e pistas falsas. A narrativa aqui é feita pelo Dr. Shephard e temos uma construção de pensamento a partir do ponto de vista dele, diferente do que geralmente acontece nos livros de Agatha Christie. Assim, com o desenrolar dos acontecimentos, vamos percebendo que algo não está correto, alguma coisa não está fazendo sentido sob a perspectiva adotada por todos que liga os 2 assassinatos, de Mr. Arckroid e de Mrs. Ferraz, que é a de que o sobrinho, até, então, desaparecido, de Mr. Arckroid seria o executor dos crimes. E, qual não é a nossa surpresa quando percebemos que o verdadeiro assassino estava ali durante toda o enredo e que, sequer, desconfiamos dele por um minuto? Somos enganados, assim como todos os personagens foram, a exceção de Poirot, claro. E, que final, meus amigos! Com direito a gramofone e flagrante do assassino! Muito bom mesmo, incrível!

Talita09Matias 18/02/2024

Uma boa leitura no geral. Agatha Christie tem aquele toque de te fazer ficar remoendo detalhes e é claro, desconfiar de tudo e todos! Confesso que me surpreendi bastante com o desfecho. Algumas coisas ainda estão um pouco nebulosas, porém, é um efeito que Agatha sempre me causa....

Herick 18/02/2024

Esse é, até aqui, o melhor romance de Christie.

acompanhamos a história contada do ponto de vista do dr. James Sheppard, um dos moradores de um pequeno povoado inglês, onde um misterioso assassinato acontece. quando tudo aponta para que o filho adotivo/enteado de Roger Ackroyd, Ralph Paton, tenha cometido o assassinato (já que ele encontrava-se em uma preocupante situação financeira e seu padrasto era o homem mais rico da região), é quando as reviravoltas começam.

apesar de todas as evidências apontarem para ele, e o fato de ele ter desaparecido logo após a descoberta do assassinato pesar ainda mais de forma negativa, Paton não é o único que se beneficiaria com a morte de Ackroyd. quase todos aqueles que conviviam com o homem teriam alguma vantagem com a sua morte, e nos vemos o tempo todo desconfiando de todos eles.

eis que entra em cena o mais amado detetive belga. Poirot, que se aposentou e está passando um tempo no interior aproveitando a recente aposentadoria, é trazido para auxiliar na investigação do crime, e, com a sagacidade de sempre (e dessa vez desacompanhado de Hastings, espaço preenchido aqui pelo dr. Sheppard) encontra o autor do tão espantoso crime.

um excelente romance.

resenhasdajulia 15/02/2024

Depois de três mortes suspeitas na vila de King?s Abbott, incluindo a do milionário Roger Ackroyd, que foi encontrado esfaqueado, Caroline, a irmã do Dr. Sheppard, médico da cidade (e narrador da história), pede ajuda a Poirot, que está ali curtindo as férias.

Vi muita gente dizendo que esse é o melhor livro da autora, mas para mim não foi. Não odiei, mas nem de longe é um dos que mais gostei dela.

Quanto à reviravolta, para mim não foi surpresa nenhuma, mas isso não reflete na minha nota, porque avalio uma leitura de acordo com o tanto que me conectei com a história e com os personagens, e não porque fui surpreendida ou não.

Não sei se foi porque não consegui me envolver tanto com a história, mas achei um pouco enrolada.

Karla.Colmanetti 14/02/2024

Pov
Esse livro constava de uma lista que peguei na Internet dos melhores livros da Agatha, ele foi arrastado no começo, só no quarto final que gostei, mas foi interessante.

MoniqueEvelyn 13/02/2024

Desconfiei de absolutamente TODO MUNDO e apesar de perto do final ter descoberto o plot ainda assim ele me surpreendeu muito, só senti falta de saber o que aconteceu depois da descoberta, foi meu primeiro livro da Ágatha e pretendo ler outros.

Diogo494 11/02/2024

Rápida, leve
Leitura rápida e leve, fácil. A autora (óbvio) é primorosa em histórias do gênero. Não é uma história ?história?, não traz shippers, conflitos, camadas. É um tiro curto sobre um crime, ponto. Por isso que é quase uma leitura simples, algo infanto-juvenil mesmo. Senti falta de mais. O que mais? Tudo?

Débora.Araujo 09/02/2024

O livro que menos gostei da Agatha.
Amo os livros da Agatha Christie, mas devo confessar que de todos que eu li esse foi o que me decepcionou.
Demorei muito e tive muita dificuldade de iniciar o livro, pois logo no início achei um pouco chato. Eu começava a leitura, desistia e depois recomeçava. Fiz isso algumas vezes.
Em uma das tentativas consegui dar prosseguimento à leitura e cheguei a me empolgar com o enredo até chegar perto da metade do livro, que foi o momento em que a história voltou a ficar chata e acabei desistindo do livro.
Voltei então a ler o livro tempos depois consegui ler em um dia a outra metade que faltava, movida pela curiosidade, mas não pelo entusiasmo que normalmente sinto ao ler seus livros.
Na metade do livro, pela primeira vez na vida, acertei quem era o assassino antes que ela o revelasse na história. Na metade do livro fiz um palpite de quem poderia ser o assassino e ao longo da história cada acontecimento foi me dando mais certeza de que meu palpite estava certo.
Agatha foi muito inteligente, mais uma vez, ao colocar quem era o assassino, mas dessa vez foi mais fácil saber quem era ao me basear na incrível capacidade e tentativa dela de colocar o assassino como o suspeito menos provável.
Me decepcionei com o livro, pois diziam ser o segundo melhor livro da autora, mas outros livros superam esse.
Vale a pena a leitura para quem gosta desse gênero literário, mas achei a leitura mediana.