O Assassinato de Roger Ackroyd

Agatha Christie

Resenhas - O Assassinato de Roger Ackroyd

Cristiane 29/01/2024

Gostei!!
O que mais me prendeu nesse livro foi a escolha de ponto de vista pelo qual a história está sendo contada.
A autora nos passa uma enorme confiança através do narrador o que torna tudo mais interessante, principalmente o final.
Nem preciso explicar que fui enganada quase todo o livro, me acordando para o óbvio somente nos capítulos finais, como sempre!?
Agatha Christie sempre tem as mesmas fórmulas em todos os seus livros, mas algumas singelas mudanças fazem com que seus livros sejam originais de uma forma geral.
A cada livro é uma surpresa, e os personagens cumprem bem os seus papéis ao longo de toda a trama.
Vale muito a pena, como todo bom mistério!
Recomendo!

Camila.Santos 28/01/2024

Um dos melhores da rainha do crime que li até agora. Como sempre, me senti como se fizesse parte da investigação e tentei resolver o mistério e acompanhar o raciocínio do detetive belga. Porém devo confessar que o final me deixou com um pouco de raiva, mas não posso dizer o motivo. De qualquer forma, vale demais a leitura, e é tão fácil de ler que você nem percebe e quando vê já acabou.

Maíra 27/01/2024

De todos os livros que já li da Agatha até agora, esse foi o que mais me surpreendeu. A história me prendeu bastante, e com tantos suspeitos criei 300 mil teorias, para no final não ser nada do que pensei.

laissa33 25/01/2024

Eu adivinhei o assassino!
Agatha, mulher!!!!! Que livro.

Os personagens são muito bem trabalhados nesse livro, e muito mais complexos de todos os livros que eu já li dela até a agora.
A história, então? cheia de reviravoltas.
E muito cheia de detalhes e pequenos suspenses.

Eu consegui adivinhar o plot, nao TODO o plot, mas o assassino sim. Eu já tinha em mente de quem se tratava, mas não fazia ideia de como
ele fez isso.. mas fez! E eu acertei.

Só não avalio como 5 estrelas porque no meio do livro ficou bem cansativo.
Clara3550 25/01/2024minha estante
Eu NUNCA teria pensado que aquela pessoa era a assassina. Me senti enganada KKKKKK

Yasmim 24/01/2024

Sou discípula de hercule poirot
Formada em agatha christie mores, tá difícil essa mulher me enganar (fui enganada no começo do mês)

mas agora não rolou kkkkk primeiro que demorei horrores pra engatar na leitura pq tava achando chato a narrativa, comecei a me entreter lá perto dos 35% e começou a ficar interessante mesmo lá pra metade. tanto que até então eu só queria acabar a leitura logo pela MLV.

segundo que eu já sabia que esse era um livro meio revolucionário na história do gênero de romance policial por causa da escolha do assassino.

sendo formada em agatha christie e romance policial eu acabei adivinhando o assassino bem no começo e segui com a minha teoria até o fim.

tanto que eu sempre me perguntava qual livro dela usaria esse plot pq eu já li quase 20 livros da queen e ela não tinha usado esse recurso ainda, presumi que ela tivesse sido pioneira nesse recurso e acabei conseguindo encaixar com o que diziam desse livro.

eu esperava ser surpreendida pelo menos pela justificativa do crime, mas não kkkk

dou 3,5 pq ela foi muito mãe no que diz respeitou a maneira que a narração consegue esconder a verdade e ao mesmo tempo a deixar implícita a partir dos diálogos (eu li as entrelinhas e ô mulher inteligente).

mas não posso dar mais que 3,5 pq tem outros livros da agatha que amei bem mais que levaram 4, seria injusto kkkkk

ainda mais considerando que levei uns 50% do livro pra mergulhar na história... e que eu adivinhei o plot.

mas entendo o pioneirismo da obra e tiro meu chapéu como sempre pra dama do crime

minha escritora favorita, não tem jeito!! (nascemos no mesmo dia inclusive hehe

Giovanna 24/01/2024

Muito bom! ??
Segunda leitura do ano finalizada! Achei o livro maravilhoso, o único problema foi o início que achei meio parado, não consegui me apegar tanto a história. Mas do meio pro final ficou muito interessante... Li em mais de 10 dias por causa dos compromissos do cotidiano, mas indico a leitura! A autora conseguiu me enganar direitinho, fiquei chocada kkkkk

Anderson.Rodrigues 23/01/2024

Após ler a trilogia Mr. Mercedes, de Stephen King, fui tomado pela vontade de me aventurar por livros de detetives, mistérios e plots que possam vir. Então, conheci este livro. Se antes, sem motivos, não olhava para as histórias da autora, agora, terá sempre lugar na minha estante para seus livros.
Hercule Poirot tem algo que me cativa, mas ainda é cedo para dizer o que é; embora compartilhemos a necessidade de utilizar a "massa cinzenta" - e ater aos detalhes.
Ansioso pelo nosso próximo encontro, mas agora sabendo que "a pessoa deve sempre proceder com método".

Clara3550 23/01/2024

Um livro que conta a história de uma perspectiva diferente do costume dos livros da Agatha. Achei um pouco maçante e me perdia muito rápido nas fofocas KKKK. Mas gostei do final, foi uma reviravolta e tanto! Não esperava de jeito nenhum.

Priih | Blog Infinitas Vidas 22/01/2024

Uma opção divertida no gênero "whodunnit"
Confesso que, de início, demorei um pouco a me conectar com o livro. Somos apresentados a muitos personagens em uma dinâmica cheia de diálogos que parecem supérfluos. Aos poucos, porém, o leitor vai compreendendo que as fofocas dos personagens dão o tom que representam o clima geral de King’s Abbott: todos ali cuidam da vida uns dos outros, vigiam seus afazeres e sabem detalhes não ditos que podem interferir na investigação de Poirot. Entender esse padrão de comportamento, esse “pacto de silêncio” para manter os próprios segredos (e fofocas), é fundamental pra compreender qual é a atmosfera geral da ambientação da história, e aos poucos essa estranheza passa e a peculiaridade dos personagens se torna natural. Todos as pessoas que conviveram com Ackroyd no dia de sua morte – funcionários, amigos e familiares – são investigados por Hercule Poirot, e ele não deixa pedra sobre pedra, ainda que não fique claro pra ninguém qual é a linha investigativa que está sendo utilizada. Agatha Christie não divide os pensamentos de seu detetive com o leitor, mantendo-o misterioso para os personagens e para nós.

Ou, pelo menos, era isso que ela esperava aqui. Diferente do que vi muita gente comentando por aí, de que o final é surpreendente e pega o leitor desprevenido, eu consegui descobrir o assassino com as pistas que foram sendo dadas ao longo da história. Os diálogos de Poirot com alguns personagens – com o suspeito, em especial – foram plantando a semente da desconfiança na minha cabeça. Quando a autora conduziu a revelação, não houve surpresa. Isso acabou tirando parte do brilho da história e um pouco da graça também, já que é divertido ser surpreendida pelo plot twist em livros policiais. Contudo, como aspecto positivo, reconheço que as pontas soltas ao longo da história foram bem amarradas para levar à conclusão apresentada e para a pessoa responsável pelo assassinato, então nesse sentido fiquei satisfeita.

[...] O Assassinato de Roger Ackroyd é um livro policial que entretém e apresenta um Poirot afiado, mesmo aposentado. Ele mostra ao leitor e às pessoas de King’s Abbott que não deve ser subestimado, mesmo quando seu foco é apenas relaxar plantando abobrinhas rs. Achei que o livro começa de forma lenta e demorou um pouco pra me fisgar, mas conforme a investigação do detetive ganha ritmo, o livro fica mais divertido e envolvente. Mesmo que eu tenha descoberto o assassino, o processo de tentar fazer isso foi muito divertido. Eu tenho lido muitos thrillers, e estava com saudades de ler um livro policial raiz, no estilo “whodunnit”, e me distrair tentando descobrir o culpado por trás do crime. Se você também gosta desse estilo, acho que você vai curtir essa leitura!

Resenha completa no blog. Bora conferir?

site: https://infinitasvidas.wordpress.com/2023/12/31/resenha-o-assassinato-de-roger-ackroyd-agatha-christie/

Adson 22/01/2024

Registrando a leitura
Em uma noite de setembro, o milionário Roger Ackroyd é encontrado morto, esfaqueado com uma adaga tunisiana – objeto raro de sua coleção particular – no quarto da mansão Fernly Park na pacata vila de King’s Abbott. A morte do fidalgo industrial é a terceira de uma misteriosa sequência de crimes, iniciada com a de Ashley Ferrars, que pode ter sido causada ou por uma ingestão acidental de soníferos ou envenenamento articulado por sua esposa – esta, aliás, completa a sequência de mortes, num provável suicídio.

Os três crimes em série chamam a atenção da velha Caroline Sheppard, irmã do dr. Sheppard, médico da cidade e narrador da história. Suspeitando de que haja uma relação entre as mortes, dada a proximidade de miss Ferrars com o também viúvo Roger Ackroyd, Caroline pede a ajuda do então aposentado detetive belga Hercule Poirot, que passava suas merecidas férias na vila.

Ameaças, chantagens, vícios, heranças, obsessões amorosas e uma carta reveladora deixada por miss Ferrars compõem o cenário desta surpreendente trama, cujo transcorrer elenca novos suspeitos a todo instante, exigindo a habitual perspicácia do detetive Poirot em seu retorno ao mundo das investigações. O assassinato de Roger Ackroyd é um dos mais famosos romances policiais da rainha do crime.

ceci.maggi 20/01/2024

Achei a leitura um pouco massante, não me prendeu tanto assim. Também achei previsível o plot, mas ainda assim me impressionei com os pequenos detalhes que o Poirot conseguiu captar e a forma como ele resolveu o crime!

Heloisa.Cristofoli 20/01/2024

O livro é de leitura fácil, muito intrigante e com várias reviravoltas. É escrito na visão de um médico local que se torna companheiro de Hércules durante a investigação, se tornando um narrador não tão confiável quanto acreditamos durante todo o decorrer do livro. Algumas reviravoltas eu tinha previsto, agora eu não cogitei o assassino em nenhum momento

Amandað 20/01/2024

O livro é bom, é um suspense que prende a gente. Mas o final poderia ser melhor. Fiquei com a sensação que tinha que ter mais alguma coisa kkkk