O Assassinato de Roger Ackroyd Agatha Christie
Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - O Assassinato de Roger Ackroyd

Gustavo Rodrigues 21/05/2021

Foi o meu primeiro contato com a autora e não posso negar que me arrependo de não ter lido nada dela antes.

O livro é bom em tudo que se propõe. Intrigante, engraçado, fluido, com uma investigação complexa e interessantíssima. É tanta informação que as vezes as coisas embolam um pouco ?

Hercule Poirot é uma figura! Engraçado quando deve ser, meticuloso quando convém, é extramamente carismático. Gosto muito de como ele esconde tudo, mas ao mesmo tempo vai soltando pequenas dicas meio aleatórias. Isso não quer dizer que você vá conseguir descobrir o que ele tá querendo dizer, mas pelo menos tu tenta ?.

Vale aqui uma menção honrosa a Caroline, que é a personagem mais curiosa e fofoqueira de todos os tempos!

Eu cheguei a desconfiar do(a) assassino(a) por um tempo mas logo descartei, e obviamente me surpreendi quando descobri. Bom de verdade, recomendo demais.
Mari 21/05/2021minha estante
Ótima resenha! Despertou minha curiosidade. Poirot é muito bom mesmo

B.norte 22/05/2021minha estante
Opaaa! Vou ler ainda esse ano!

Cleber 23/05/2021minha estante
Não conhecia esse livro da Agatha, valeu pela resenha

amanda 09/06/2021minha estante
Mesma coisa comigo. Foi meu primeiro contato com a autora e me arrependo de não ter começado a ler antes. Com certeza esse livro é um passo ótimo para quem quer iniciar nesse gênero de suspense/investigação. Cheguei a desconfiar do verdadeiro assassino, mas rapidamente caiu por terra pois pensa num personagem meticuloso em duas palavras. Esse livro é incrível.

Larissa Amaral 07/07/2021minha estante
Também está sendo o primeiro livro dessa autora que estou lendo. Nunca tinha lido nada dela e estou gostando muito da história.

Ca 05/08/2022minha estante
Você desconfia de todos

Larizocaa 06/03/2023minha estante
Ja logo no inicio tem uma morte mdss esse livro tem muito plot!!

Camila 02/06/2022

Com certeza esse foi o que mais gostei até agora!
As coisas vão acontecendo e nos perguntamos quem está mentindo ou não.
São muitos suspeitos, muitos fatos relatados e muitos segredos escondidos.
Amo as histórias de Poirot!
Nesse eu acertei o criminoso kkkkkk... Fiquei feliz por isso! Agatha Christie não decepciona no quesito mistério!
Marcos 11/06/2022minha estante
Eu errei quem era o assassino (para variar Kkkkkkkk), meu livro favorito da gata triste ?

Camila 11/06/2022minha estante
Esse foi um dos poucos que eu acertei kkkkkkk... Tbm é meu favorito (até o momento).

Marcos 11/06/2022minha estante
Você está de parabéns uai, te juro que não passou pela minha cabeça quem era o assassino

mfru 12/06/2022minha estante
Esse é ótimo. Meu segundo preferido, pq o primeiro é o Caso dos 10 negrinhos.

Johnny 26/06/2022minha estante
O que eu mais gosto é "O caso dos 10 negrinhos" Mas este está no meu pódio de melhores dela. Principalmente pq tmb acertei o assassino kkkk

Gi 22/07/2022minha estante
Pra mim é um dos melhores justamente porque eu fui enganada e não descobri quem era o assassino kkkkk é o meu preferido da Christie

-Vicentino- 13/08/2022minha estante
To doidaaaaa pra ler scrr

duda 23/05/2020

Suspeitei do assassino desde o princípio hahahahha Minhas suspeitas parava mas depois voltava.. E que final foi esse, meu pai.... Agatha Christie ícone.
Adriana.Aparecida 15/04/2021minha estante
Final surpreendente. História é maravilhosa

Pedro.Baldez 19/05/2021minha estante
Eu também suspeitei só por uma questão de diálogo dele no início. Mas depois parava kkkk

Lara.Bia 17/09/2020

Estava com saudades dos livros dela
Essa autora é simplesmente genial, consegue manter a minha curiosidade aguçada do começo até a revelação do crime, e sempre sou surpreendida.
Esse livro é muito bom, principalmente seu final. Acredito que quando você lê, sabendo quem é o assassino, seja possível perceber pequenas pistas, mas na primeira vez, simplesmente não dá.
Recomendo bastante para quem gosta de crimes investigacionais estilo Sherlock holmes

Aline MSS 04/08/2023

Um dos MELHORES da rainha do crime! ?
[7°LIVRO] Aqui a Agatha brilhou, viu? Um dos melhores livros dela disparado e quem não concorda não leu direito. ???

Pela sinopse, a história se passa numa pequena vila inglesa, onde o detetive Hercule Poirot alugou uma casa para curtir sua tranquila aposentadoria. Mas como nem tudo são flores, nessa mesma vila, duas mortes estranhas acontecem que tiram o detetive de sua tentativa de descanso, para a tristeza e desespero do criminoso.

Oq tem no livro:
- Chantagem;
- Rede de FOFOCA;
- Casamento escondido;
- Muitos suspeitos (mas não ao ponto do leitor se perder na história);
- Tem aquele gran finale de revelação do ocorrido;
- O Poirot NÃO é a "estrela" do caso;
- O plot twist no final não é previsível!

Não tem como não gostar desse livro! Indicaria pra qualquer pessoa, principalmente pra quem nunca leu nada da autora. Esse aqui é ELITE!

Li o e-book da editora Globo e indico demais!
Gleidson 04/08/2023minha estante
Muito bom saber disso, Aline! Vou pegar esse pra ler qualquer hora.

Aline MSS 04/08/2023minha estante
Faz mto bem, Gleidson. É rapidinho de ler. Vc vai gostar! ???

Fred 06/08/2023minha estante
Boa. Tenho grande expectativa com esse livro. Está na minha mira pra ser lido faz tempo, mas nunca consigo encaixa-lo. Talvez agora com sua resenha, aconteça

Aline MSS 07/08/2023minha estante
Eu tb, Fred. Eu já tinha visto mta gente falando bem dele, mas tive q me aguentar por estar lendo na ordem de publicação. Esse vale a fama q tem!???

Brujo 08/08/2023minha estante
Eu não lembro de nada da história, mas lembro que quando li foi o que mais gostei dos livros da Agatha!! Preciso ler novamente

Aline MSS 08/08/2023minha estante
Estou contigo, Brujo. Acho q esse é o melhor dos q eu já li. Vale a releitura! ??

Davi785 21/08/2023minha estante
Eu quero muito ler esse, qualquer dia eu vou comprar e ler

Aline MSS 21/08/2023minha estante
Pode investir, Davi. Esse vale! ??

Jean.Jablonski 16/08/2021

Não é possível que este era o primeiro romance criminal dela
Completamente sem palavra com o final deste livro, como de todos os outros, ela me chamou de trouxa em 50 línguas diferentes, a mulher é simplesmente uma gênia.
Para uma obra de início de carreira da rainha do crime estará ser uma leitura básica, não tão boa como os que vieram à seguir, mas olha ela me ganhou com isto livro, pelo que se dapra perceber, a mulher era uma pessoa de intelectual grandioso.
Gata Triste.....?
Obs: Não sei pq achei que tivesse lendo o primeiro dela, mas fui feito de trouxa mais uma vez?
CammisFiggueiredo 16/08/2021minha estante
Amo esseee

Tuts 16/08/2021minha estante
Esse na verdade não foi o primeiro livro. Foi o sétimo,na ordem de publicação. É maravilhoso,foi o primeiro livro dela que as pessoas realmente consideraram uma obra prima

Jéssica 16/08/2021minha estante
Esse livro eh mt perfeito, me senti mal pelo final porque acreditei nela kkkkk mt bom!!

Marcos 20/02/2022

O Assassinato de Roger Ackroyd
Um misterioso assassinato em uma grande mansão. Boa hora para tirar Hercule Poirot da aposentadoria.

Baita livro! Baita plot final? e que final foi esse ? Eu nunca esperava uma reviravolta tão grande assim. Eu só descobri o assassino no último capítulo? e nunca passou pela minha cabeça que seria aquela pessoa.

Mais uma vez Hercule Poirot brilha! No contexto em que se encontrava, ele foi impecável em sua investigação.

Melhor livro de investigação que eu já li! Super recomendo. Não posso comentar muito por aqui para evitar grandes spoilers? mas para aqueles que ainda não leram? se preparem para uma grande investigação.
Bruna 21/02/2022minha estante
Uauuuuu mais um livro que terei que ler? adorei sua resenha, ja me fez colocar esse livro no meu carrinho?. Rsrsrsrrs

Marcos 21/02/2022minha estante
Brunaaaa você precisa ler kkkkkkkk é um final diferente! Os livros da gata triste, no que diz respeito a investigação, são os melhores que eu li. (Sr.Arthur que me perdoe com o Sherlock dele kkkkkkkk)

Bruna 21/02/2022minha estante
Adoreiiiiiii

Ca 05/08/2022minha estante
Nem sequer cheguei a sonhar que seria ele(a)

William LGZ 10/06/2022

Uma obra-prima do gênero
Confesso desde já que não foi o meu favorito de Agatha Christie, mas agora entendo porque me foi tão recomendado e ouvi falar tanto desse livro como o melhor dela. Seu mistério é fenomenal e te prende até o final, este que é definitivamente inesquecível!

Eu realmente me esforcei para desvendar o assassino antes de Poirot e bolei inúmeras teorias durante todo o processo, com a trama dando bastante material para elas, porém, falhei miseravelmente ao fim...

Entretanto, a solução realmente me agradou, e muito! Mal tenho o que reclamar sobre essa magnifica obra, que inclusive salvou um péssimo dia meu, sugiro à todos que a leiam imediatamente quando tiverem chance.
Cyntia44 11/06/2022minha estante
Se o "não preferido" é bom e intrigante assim, já estou imaginando o preferido. ?

Marcos 11/06/2022minha estante
Qual seu preferido? O meu é "O caso dos 10 negrinhos"

William LGZ 11/06/2022minha estante
Já li esse, e o meu preferido é O Assassinato no Expresso Oriente

Marcos 12/06/2022minha estante
Também já li. Excelente.

Fabio Shiva 20/12/2010

Tudo considerado, penso que esse é o melhor romance policial já escrito!!!
Li pela segunda vez agora, e se for possível digo que gostei ainda mais dessa obra-prima da literatura de mistério.

Uma vez que eu já sabia muito bem quem era o culpado, reservei essa leitura para o exclusivo deleite de apreciar a maestria de nossa Rainha ao tecer, enrolar e revelar sua trama! Achei muito apropriada a observação dos editores ao final do livro:

“Ao longo do tempo, também sua técnica se manteve inalterada: desafiar o leitor a resolver uma equação nascida sob mil detalhes secundários; mas, no último instante, a montagem da narrativa, aparentemente complexa, é reduzida a uma simplicidade absoluta, e o efeito final é o de uma catarse que deixa o leitor extenuado mas satisfeito com o jogo intelectual que lhe é proposto.”

Aproveitei também essa segunda leitura para identificar o porquê de “O Assassinato de Roger Ackroyd” ser tão superior à maioria dos outros livros de Agatha e, sem dúvida, também aos livros de outros autores do mesmo gênero.

Evocando novamente o maravilhoso aprendizado que tive com Hermann Broch e seu “Os Inocentes”, esse autor propõe que todo romance deve expressar uma totalidade. Pois então. Em raros momentos na literatura policial essa totalidade foi tão bem alcançada quanto nessa obra-prima de Agatha Christie.

Raríssimas vezes as tramas e personagens secundários são construídos com tanto esmero, cada detalhe ligado a outro e assim por diante, numa verdadeira teia de pistas e despistes... Em um determinado ponto da leitura tive a nítida impressão de ouvir os instrumentos de uma orquestra, como se o livro fosse uma inspirada sinfonia repleta de belíssimos contrapontos...

Romance policial é Arte sim senhor!!!

Para quem tiver olhos para ver, sem dúvida!!!

(20.12.10)
Douglas 01/05/2013minha estante
Perfeita sua resenha.

Fabio Shiva 01/05/2013minha estante
Valeu Douglas! :)

Douglas 28/08/2013minha estante
Resenha muito boa, lerei ele novamente :D

Fabio Shiva 28/08/2013minha estante
Valeu Douglas! :)

Douglas 11/08/2014minha estante
Adorei a resenha, quero muito ler.

Thatianny.Louisy 24/02/2017minha estante
Ameiii esse livro. Sou suspeita pra falar porque amo a Agatha, mas esse está na lista dos meus preferidos. Junto com ele está O caso dos 10 negrinhos (li umas 5 vezes), O homem do terno marrom e Assassinato no expresso oriente.

Jéssica 24/02/2017minha estante
Também acabo de ler pela segunda vez (depois de muitos anos) e concordo totalmente! Sabendo quem era o assassino, também prestei mais atenção aos detalhes e pistas deixadas para que aquela pessoa fosse culpada. É um dos livros da Agatha que se sobressaem por ter um final mais surpreendente, pois a maioria é feita com a mesma receita ( li mais de 30 livros dela).

Readhim 29/09/2020

Início: 4
Desenrolar: 5
Personagens: 5
Escrita: 4
Conclusão: 5
Pedróviz 23/10/2020minha estante
Não vi nenhum livro da Agatha até hoje na minha vida. Melhor providenciar algo a respeito.

Readhim 23/10/2020minha estante
Foi meu primeiro contato com a autora e acho que esse é um bom livro para começar. Indico fortemente!

NathyFischer 21/02/2021

Livro que prendeu muito a minha atenção e a todo tempo eu ficava tentando desvendar quem era o assassino. Desconfiei de vários personagens... e por fim o assassino era quem eu menos esperava.
O fim é muito surpreendente, mostrando várias pistas de quem é o assassino. Mas eu fiquei tão entretida na leitura que acabei apostando na pessoa errada!!

Mais uma leitura da Agatha Christie que me surpreendeu muito. Livro muuuito bom!!
Fred 30/05/2021minha estante
Eu gosto desse tipo de livro pq eu sempre tento desvendar o caso antes que ele mostre pra mim. As vezes encho uma folha de sulfite com anotações. As vezes acerto, as vezes passo longe e as vezes qdo erro, acho que minhas teorias são melhores que a do autor ??

Mari1835 15/08/2022

MDS O FINAL
Eu surtei muitooo, sério, foi tão bem feito que eu nem suspeitava, eu fui enganada facilmente pela narrativa, que nem desconfiei. A Agatha serviu muitoo nesse livro, ele é perfeito, o final te deixa louco demais. Sério, leiam.
Aidan 15/08/2022minha estante
Eu fiquei pasme com o final do livro, a única pessoa na qual eu não tive desconfiança em momento algum era a culpada e eu nunca imaginei isso. Livro perfeito?

Sue 27/12/2021

Caramba!
Todo o livro que eu pego da Agatha para ler sempre tenho a esperança que naquele sim, finalmente eu vou descobrir o criminoso antes de ela revelar. Não, isso não acontece. Gosto das histórias e da criatividade e genialidade dela, só uma coisa me incomoda, ela não te dá chance de descobrir, não solta pistas suficientes, aí fica meio "facil" esconder alguém. Ela esconde a personalidade, depois de descoberto(a) o(a) criminoso(a) vira facilmente um(a) psicopata e até ali ele/ela era uma pessoa como qualquer outra. Dizem que este é o livro favorito dela, entendo o porquê, ela se superou nos detalhes, sem dúvida.
Binha 27/12/2021minha estante
Leia então os elefantes não esquecem!!! Foi o único q eu descobri o final antes de chegar nele, não é um dos melhores dela, mas é mt bom tb!!! Agatha é sempre incrível!!!

Sue 27/12/2021minha estante
Binha, já anotei!! Valeu pela dica. Vamos ver se finalmente vai rsrs

Lucas Garcia 24/02/2022

Pego de surpresa
Dos poucos livros da Agatha que eu li, esse foi o melhor.

É um daqueles que te pegam de surpresa e te deixam sem reação ao final do livro.
Eu nunca que ia descobrir o assassino, suspeitei de um personagem nada haver kkkkkkk

melzinhols 26/08/2021

pra falar a verdade, ele começa muito bom mas fica um pouco entediante no meio, apesar das explicações um pouco corridas, esse final é impecável demais pqp apenas....